Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.58
17/05/2024
- 24/05/2024: complementamos o texto da matéria Rotinas de integração de bens para integrar o ICMS.
Tarefas liberadas: 45
Identificadores e parâmetros
Sugestão de lotes com disponibilidades de faturamento ao fechar nota fiscal de saída
Alteramos o comportamento dos identificadores GER-000EUDLE01, VEN-120LOTPA01, GER-120EUDLE01, VEN-135LOTPA01, VEN-135LOTPA02, VEN-135EUDLE02, GER-135EUDLE01, GER-140EUDLE01 e VEN-140EUDLE02 no que se refere a sugestão de lotes de forma automática. Com isso, também foram adicionados links diretos para a nova documentação em cada identificador modificado. Essa documentação fornece um resumo detalhado de como a sugestão de lotes é realizada, facilitando o entendimento e a aplicação correta das funcionalidades em rotinas específicas.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras > Identificador de Regras (F098REG)
Controladoria
Importação e exportação de formas de contabilização com extensão xml
Problema: esta tela permite a exportação de formas de contabilização para um arquivo com extensão XML, e também a importação através de arquivo no mesmo formato, porém este recurso é exclusivo do produto ERP GO UP devido as particularidades existentes na rotina que são voltadas para este produto, indevidamente esta tela era apresentada no menu do ERP Full.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que este recurso seja acessível somente através do produto ERP GO UP.
Local: Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Formas de Contabilização > Importação e Exportação de Formas de Contabilização (F048FEI)
Melhorias na integração dos registros R-4010 e R-4020
Fizemos correções e melhorias na integração dos registros R-4010 e R-4020 quando o parâmetro global "IniNovIre=S- Sim" está definido:
- A integração dos títulos de comissões foi tratada para reconhecer corretamente o valor do IR retido quando o título de comissão possui mais de um movimento de baixa.
- O campo Valor Bruto era integrado incorretamente quando a natureza de rendimentos estava parametrizada com Fato Gerador IR = "Não tributada" e Ret. Cont. Sociais = "Pagamento".
- Baixas de títulos sem ligação com a nota fiscal não eram integradas quando havia imposto retido no pagamento
Além disso, modificamos a mensagem de confirmação ao importar as naturezas de rendimentos via F055NRE.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Natureza de Rendimentos (F055NRE)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração > EFD-Reinf - Integração (F690ILA)
Filiais
Rotinas de integração de bens para integrar o ICMS
Ajustamos as rotinas de integração de bens para incluir o ICMS como parcela a ser excluída da base de cálculo do PIS/COFINS quando a opção Base Cálculo Bem p/ Crédito Pis/Cofins estiver configurada como C - Valor do Custo do Bem, na tela Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF). Anteriormente, essa parcela a ser excluída era considerada apenas quando configurada como A - Valor da Aquisição do Bem. Ajustamos também o erro floating division by zero na tela Cadastro de Bens via NFE - Impostos (F670EBI) quando listada NF do tipo 8.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos > Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF)
- Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Recebimento > Cadastro de Bens via NFE - Recebimentos (F670EBN)
- Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Acréscimo via NFE/Requisição > Cadastro de Acréscimos via NFE/Requisição (F670EBA)
- Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Tributos > Cadastro de Bens via NFE - Impostos (F670EBI)
- Manual do Usuário > Segmentos > Controladoria > Gestão de Patrimônio > Cálculo de Crédito
Transações
Nome e descrição do campo Soma Seguro no frete
Ajustamos a documentação da tela Transações de Compras (F001TCP), alterando o nome do campo Soma Seguro no frete, que constava apenas como Soma Seguro, bem como realizando o ajuste da descrição deste campo.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras
Configuração de Devolução Proporcional para geração de nota fiscal
Complementamos a documentação do processo Devolução com Cálculo Proporcional, inserindo a informação de que a configuração deste pode afetar o processo de geração de nota fiscal para devolução parcial final de um item que tenha sido devolvido anteriormente, sem o cálculo proporcional de impostos, gerando rejeição da nota fiscal de entrada. Ademais, foi incluído um exemplo de cenário da situação.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras
- Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Transações de Vendas
Clientes e Fornecedores
Parâmetro global para atualização ou não de campos tributários do fornecedor ao alterar cliente e vice-versa
Disponibilizamos o parâmetro global AltFisCad para definir quais dados devem ser copiados no cadastro do cliente para o fornecedor e vice-versa. Anteriormente, quando opção de copiar os dados era marcada, todos os campos eram replicados, dentre eles, dados cadastrais e parametrizações fiscais.
Com este parâmetro ativo, será aplicada apenas a cópia dos dados cadastrais, porém, parametrizações de recuperação e tributação de impostos não seriam copiados, podendo com isso manter uma parametrização no cadastro do fornecedor distinta do que está no cadastro de cliente.
O valor padrão do parâmetro global AltFisCad é S - Sim, e, desta forma, os campos fiscais são atualizados normalmente.
Ao definir se os campos referente a tributação do cadastro de Cliente serão atualizados no cadastro do Fornecedor vinculado, os seguintes campos são alterados no Fornecedor ao incluir/alterar um Cliente:
- Tributa IPI
- Tributa ICMS
- Retenção PIS
- Retenção COFINS
- Retenção CSLL
- Out.Ret.
- Retenção por Produto
- Retenção IRRF
- Recupera IPI
- Recupera ICMS
- Recupera Cofins
- Recupera PIS
Ao definir se os campos referente a tributação do cadastro de Fornecedor serão atualizados no cadastro do Cliente vinculado, os seguintes campos são alterados no Cliente ao incluir/alterar um Fornecedor:
- Tributa IPI
- Tributa ICMS
- Retenção PIS
- Retenção COFINS
- Retenção CSLL
- Out.Ret.
- Retenção por Produto
- Retenção IRRF
- Tributa COFINS
- Tributa PIS
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores> Clientes > Cadastro de Clientes (F085CAD)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores> Fornecedores > Cadastro (F085CAD)
Gestão de Tributos
Apuração do imposto do tipo 68 - Simples Nacional Anexo III
Problema: na apuração do imposto do tipo 68 - Simples Nacional Anexo III na tela Apuração dos Impostos (F661PAI), o valor a recolher ficava menor do que o esperado, pois as faixas de alíquotas corretas não estavam sendo aplicadas durante a retenção de ISS pela nota.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de apuração do imposto do tipo 68 - Simples Nacional Anexo III, aplicando corretamente as alíquotas das faixas.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Geração do relatório 082 - Documentos que compõem o R-1400 do SPED Fiscal (CIOO082.GER)
Problema: o nome da Empresa e Filial, localizados no cabeçalho do relatório 082 - Documentos que compõem o R-1400 do SPED Fiscal (CIOO082.GER), eram exibidos com erro, pois na seção Cabeçalho o código comparava o CODEMP com CODFIL.
Correção efetuada: ajustamos os campos no relatório para que seja gerado corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Relatórios > Operacionais > 082 - Documentos que compõem o R-1400 do SPED Fiscal (CIOO082.GER)
Exportação da EFD Reinf para abrangência de filiais
Problema: ao exportar registros na tela EFD-Reinf (F669ERE) usando a opção de filiais no filtro, se houvesse filiais com períodos fechados, o sistema não permitia exportar os registros das outras filiais com períodos em aberto.
Correção realizada: ajustamos a exportação das outras filiais na seleção para incluir apenas aquelas com períodos abertos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Exportação > EFD-Reinf (F669ERE)
Integração do registro R-4020 da EFD Reinf com notas fiscais e itens
Ao integrar o R-4020 da EFD Reinf com notas fiscais contendo itens com e sem naturezas de rendimentos, eram integrados valores diferentes para o movimento do IRRF e das Contribuições Sociais Retidas.
Alteramos os rateios de valores entre os itens da nota para que o valor bruto seja integrado corretamente em ambos os impostos. Esta correção tem aplicação apenas para empresas que habilitarem a nova integração da EFD Reinf através do parâmetro global IniNovIre igual a S - Sim pela tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração > EFD-Reinf - Integração (F690ILA)
Adequação do sistema com as normativas mais recentes do SPED ECF
Para adequar o nosso sistema com as normativas mais recentes do SPED ECF, disponibilizamos uma melhoria de acordo com a publicação do guia prático em 01/04/2024. As seguintes modificações foram feitas:
- Lista do campo 03 (Tipo de Transação) do Registro X370.
- Lista do campo 05 (Natureza de Operação) do Registro Y520.
Para conferir, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contábil Fiscal (F669ECF)
Melhorias na integração dos registros R-4010 e R-4020
Fizemos correções e melhorias na integração dos registros R-4010 e R-4020 quando o parâmetro global "IniNovIre=S- Sim" está definido:
- A integração dos títulos de comissões foi tratada para reconhecer corretamente o valor do IR retido quando o título de comissão possui mais de um movimento de baixa.
- O campo Valor Bruto era integrado incorretamente quando a natureza de rendimentos estava parametrizada com Fato Gerador IR = "Não tributada" e Ret. Cont. Sociais = "Pagamento".
- Baixas de títulos sem ligação com a nota fiscal não eram integradas quando havia imposto retido no pagamento
Além disso, modificamos a mensagem de confirmação ao importar as naturezas de rendimentos via F055NRE.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Natureza de Rendimentos (F055NRE)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração > EFD-Reinf - Integração (F690ILA)
Ordenação do registro 1400 no SPED Fiscal
Problema: ao utilizar o dispositivo para ordenar o registro 1400, o arquivo era gerado com o código invertido.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o registro 1400 seja gerado conforme a ordenação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal > Tributos SPED Fiscal (EFD) (F669EFD)
Gestão de Contabilidade
Emissão do relatório de inversão gerencial contendo até seis dígitos
Problema: ao emitir o relatório CCCG003.GER (Inversão Gerencial via Programa) através do botão Imprimir na tela Inversão Gerencial (F650ING), com o percentual da diferença calculado em um valor de cinco casas antes da virgula, era apresentado um aviso: O controle FrPerDif possui a máscara "#-#ZZ.ZZ9,9" inferior ao valor 99999,99 que está sendo atribuído neste momento. Para corrigir altere a máscara do controle FrPerDif e salve a alteração no modelo..
Correção efetuada: ajustamos a emissão do relatório para comportar valores com até seis dígitos antes da virgula (ex: 999.999,99).
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Inversão Gerencial (F650ING)
Gestão de Contas a Pagar
Consulta de título pelo filtro crédito de cliente do Contas a Receber
Problema: quando consultamos um título pelo filtro crédito de cliente, guia Cta.Receber na tela Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM), não eram exibidos os dados de Banco, Agência e Conta Corrente informados na grade títulos.
Correção efetuada: ajustamos para apresentar a informação de Banco, Agência e Conta Corrente, quando consultado através do filtro de Contas a Receber na tela (F510PRM), opção 6. Caso estas informações estejam vazias, irá buscar do histórico do cliente.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Gestão de Tesouraria
Parcelas de competências saltadas nos contratos de compra e venda
Problema: as parcelas de competências saltadas nos contratos de compras eram apresentadas indevidamente na tela de Parâmetros do Fluxo de Caixa (F610PFL).
Correção efetuada: corrigimos para que as parcelas de competências saltadas de contratos de compras e contratos de venda não sejam apresentadas no fluxo de caixa das telas Parâmetros do Fluxo de Caixa (F610PFL) e Parâmetros do Fluxo de Caixa Gerencial (F611PFC).
Locais:
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Fluxo de Caixa > Parâmetros do Fluxo de Caixa (F610PFL)
- Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Fluxo de Caixa Gerencial > Parâmetros do Fluxo de Caixa Gerencial (F611PFC)
Web services
Importação de títulos previstos via web service
Problema: ao utilizar o web service Com.senior.g5.co.mfi.tes.creditofornecedor, porta GerarCredito, era permitida a importação de títulos previstos que estão movimentando a Tesouraria. Esta operação não é permitida.
Correção efetuada: ajustamos o web service para validar e rejeitar importação de títulos previstos, gerando uma mensagem de erro.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Web services
Adição de informações na tela F064CAT e em campos do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Complementamos a documentação da tela Categorias de Clientes (F064CAT) e do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedido, porta GravarPedidos. Na primeira tela incluímos informações sobre sua funcionalidade e campos disponíveis. No web service, por sua vez, foram inseridas informações sobre os campos CatCli e DatPrv.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Obrigatoriedade do parâmetro enderecosEntrega.seqEnv
Problema: no web service Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, o parâmetro enderecosEntrega.seqEnv aparecia como opcional para preenchimento.
Correção efetuada: ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, alterando a obrigatoriedade do parâmetro enderecosEntrega.seqEnv para obrigatório.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Exportação do tipo de recebimento no reenvio da ordem de recebimento após erro de campo nulo
Problema: ao realizar uma transferência de depósito pelo ERP para ser integrado com o WMS, caso a transação não estivesse configurada corretamente na tela F037VDS, ao chegar na plataforma, era retornado o erro The TipoDeRecebimento field is required., e, mesmo após corrigir o mesmo e tentar reenviar, o registro era mantido como incorreto na plataforma.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que a ordem de recebimento seja integrada corretamente.
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Criação do identificador de regras GER-000LOTEWIS
Implementamos o identificador de regras GER-000LOTEWIS para que a data de fabricação do lote do produto utilizada no retorno do recebimento do WMS WIS seja a que consta na tabela Estoques - Produtos por Depósito, Data Entrada/Validade, Lote e Série (E210DLS) ao invés do comportamento padrão, onde é utilizada da tabela Compras . Notas Fiscais de Entrada - Entrada, Vencimento, Lote, Série (E440DLS).
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Gestão de Engenharia de Produto/Serviço
Aprimoramento na documentação da função ArredondarParaCima
Alteramos a documentação da função ArredondarParaCima(<Valor Base>) e modificamos o local onde essa documentação está disponível, visto que esta não é uma função de programador e sim uma fórmula para cálculo do consumo. Desta forma, também alteramos o título da página com esta informação.
Local: Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Ficha Técnica > Composição (Modelo) > Composição Produto/Serviço > Fórmula para cálculo do consumo
Gestão de Distribuição
Ajuste no processo de geração de pendência de entregas futuras
Problema: estava frequente a possibilidade da ausência do número do pedido da entrega durante a geração de pendência de integração para o sistema de Gestão de Lojas.
Correção efetuada: realizamos uma melhoria no processo de geração de pendência, de forma que a pendência em questão seja gerada adequadamente, recuperando o número do pedido do item da entrega.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Agrupado e Entrega Via CD (F149ECD)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Mensagem do sistema de divisão por zero ao fechar nota fiscal de saída
Problema: na tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF), ao gerar uma nota fiscal de saída utilizando um bem, juntamente com um acréscimo negativo parametrizado para esse último, o sistema apresentava a mensagem de erro: Não foi possível fechar a Nota fiscal: Floating point division by zero.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que, ao fechar uma nota fiscal de saída com código de bem informado no item, e com acréscimo negativo parametrizado para esse bem, o sistema não apresente erro.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Sugestão do valor do campo Percentual DF para o arquivo XML da nota fiscal de saída
Problema: na tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF), ao gerar uma nota fiscal de saída e emitir o XML, a tag <pCredPresumido> era gerada com o percentual original do dispositivo fiscal, em vez do percentual alterado no dispositivo fiscal na nota fiscal de saída.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que, ao fechar uma nota fiscal de saída e emitir o XML, a tag <pCredPresumido> seja gerada com o percentual alterado no dispositivo fiscal na nota fiscal de saída, em vez do percentual original do dispositivo fiscal.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gravação do valor informado manualmente para o campo Benefício Fiscal
Problema: na tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF), quando o Benefício Fiscal era informado de forma manual para o item da nota fiscal de saída, sem a sugestão de um dispositivo fiscal, o sistema apagava o valor informado nesse campo.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o código do Benefício Fiscal, inserido manualmente e sem sugestão de dispositivo fiscal, seja acatado. Se houver a sugestão do dispositivo fiscal, juntamente com um Benefício Fiscal informado de forma manual, o sistema alterará o valor desse campo pela sugestão. Esse funcionamento ocorre de acordo com o valor do parâmetro global AtuCodBnf.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Gestão de Vendas
Substituição indevida do valor do campo % Desconto
Problema: na tela Entrada de Pedidos via Contrato de Licitação (F120PVC), ao passar pelo campo % Desconto, o valor deste era sobreposto pelo valor herdado do cadastro de cliente para o pedido, sem que o usuário percebesse a alteração.
Correção efetuada:alteramos o sistema para que, ao passar pelo campo Pedido, o campo % Desconto receba o valor de desconto cadastrado nas definições do cliente.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Pedido via Contrato > Contrato de Licitação (F120PVC)
Gestor Senior
Nova interface e acesso às novidades e atualizações
Visando melhorar a sua experiência e a comunicação sobre as novidades implementadas, atualizamos o Aplicativo Gestor Senior, com modificações na tela inicial (home) e menu. São elas:
- Home: Atualizações na página inicial! A partir de agora, as atualizações do aplicativo são apresentadas no primeiro acesso à página inicial. Esta tela é exibida uma única vez na home e também está acessível através do menu, permitindo que o usuário confira as novidades sempre que desejar.
- Menu: Aprimoramos e redesenhamos a interface do menu, deixando-o mais organizado. Também inserimos o item de menu Novidades para acesso às novidades do aplicativo, conforme mencionado acima.
Locais:
- Aplicativo Gestor Senior > Home
- Aplicativo Gestor Senior > Menu
Gestão de Compras
Consistência de conta contábil inativa
Problema: ao duplicar uma ordem de compra com uma conta contábil inativada, o sistema não apresentava uma consistência, informando que a conta contábil estava inativa.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para consistir a conta contábil, apresentando a mensagem A conta contábil XXX está com situação inativa..
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Duplicação (F420DOC)
Parâmetro para controle dos campos Qtd. Contratada do contrato
Implementamos o parâmetro global AltQtdCtr que permite ou não alterar o campo Qtd. Contratada da tela Contrato de Compra com Participação de Fornecedores (F460PFO), em contratos do tipo 7 - Comercial com Participação que estejam aprovados ou no qual o item já foi movimentado. Quando este parâmetro estiver definido igual a S, o campo ficará habilitado para edição independentemente da situação do contrato.
Esta implementação atende a necessidade de controlar o campo de forma independente no cadastro de contrato de compra com participação de fornecedores deixando o mesmo habilitado ou não para alteração, conforme ativação ou não do parâmetro global.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Contrato de Compra com Participação de Fornecedores (F460PFO)
Quantidade Comprada divergente da Quantidade Múltipla do produto
Problema: ao processar ou simular uma ordem de compra via solicitação, quando o sistema tinha o parâmetro global HabConOsc igual a S - Sim, em alguns casos, mesmo que a quantidade comprada fosse múltipla, era apresentada a mensagem: Alguns itens selecionados para a simulação possuem quantidades divergentes com suas quantidades mínimas/máximas/múltiplas definidas nos cadastros de produtos e/ou ligações. Isso pode ocasionar mudanças nas quantidades/valores simulados.
Correção efetuada: ajustamos uma falha técnica que gerava falsos positivos, na validação da quantidade múltipla do produto.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Solicitação de Compra (F420OSC)
Simulação de ordem de compra na tela F420OSC
Problema: ao processar ou simular uma ordem de compra via solicitação, quando o sistema tinha o identificador de regras CPR-410COTCU01 ativo, a quantidade comprada era ignorada e sempre era utilizado como base a quantidade 1.
Correção efetuada: ajustamos uma falha técnica no funcionamento do identificador de regras, permitindo que, na realização do processo a quantidade comprada seja considerada corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Solicitação de Compra (F420OSC)
Gestão de Recebimento
Valor de Arredondamento zerado ao gerar devolução de cálculo proporcional
Problema: ao gerar uma nota de devolução, informando uma nota de saída com Valor de Arredondamento negativo, o sistema zerava seu valor durante o recálculo proporcional.
Correção efetuada: ajustamos uma falha no sistema que zerava valores negativos, sem considerar os campos que permitem valores negativos.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Posição do cursor do campo Lote Fabricante
Problema: quando utilizado produtos controlados por lote e clicar no botão Dist. Lote, a tela F000DLS era aberta, e, ao passar pelo campo Fabricante pressionando o Tab ou Enter, o cursor posicionava para o campo Cód.Prod. Fab, ao invés no campo Lote Fabricante.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima para que o sistema posicione no campo Lote Fabricante. Além disso, o sistema consistirá o campo Cód. Prod. Fab com o Fabricante vazio, com a mensagem É necessário informar o Fabricante.. Caso o Cód. Prod. Fab que não esteja ligado com o Fabricante existente via tela Ligação Produto X Fabricante (F075PPF), será exibida a mensagem: Este código do produto no fabricante não existe ou não esta disponível..
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Mensagem do sistema na geração do título do royalty no recebimento
Problema: ao efetuar a geração da nota fiscal na tela de manutenção de ticket (FF435MDT), em casos esporádicos, no momento de gerar o título do royalty ocorria mensagem de Access Violation impedindo o prosseguimento do processo.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de manutenção de ticket para que a geração da nota ocorra normalmente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Ticket (F435MDT)
Geração de tag <CNPJ> com zero esquerda para nota fiscal de entrada do tipo 7
Problema: ao gerar e fechar uma nota fiscal de entrada do tipo 7 - NF Geração Manual com o CNPJ Adquirente/Encomendante contendo um zero à esquerda da importação e ao consultar a nota fiscal gerada em XML, a tag <CNPJ> da tag <DI> não era gerado com zero à esquerda, o que gerava recusa pelo eDocs ao enviar o registro.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração do XML para que, na situação apresentada, seja gerada a tag <CNPJ> com zero à esquerda.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Regras de nota fiscal de origem e tipos de nota
Complementamos as documentações do web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, bem como da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE). Na primeira, incluímos a informação de que não devem ser enviadas notas fiscais de origem quando o tipo da nota não for 8 - NF Frete/Serviços Agregados, 9 - NF Acerto ou 10 - NF Acerto (NF Saída). Na segunda, incluímos a informação de que a alteração do tipo da nota para um tipo que não considere nota fiscal de origem, fará com que os registros destas NF de origem, na tabela Compras - Notas Fiscais de Entrada - Ligação Notas de Frete (E440EXF), sejam ignorados. Dito isso, é possível observar um comportamento diferente nas duas telas.
Locais:
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Web services
Emissão de bloqueto financeiro para títulos agrupados via web service
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.ger.relatorio, guia Bloqueto Financeiro, informando que este web service não comtempla o funcionamento com bloquetos agrupados. Para coferir acesse a página
Local: Recursos > Implementações > Web services
Ajuste de elementos nulos no XML de retorno dos serviços
Problema: o retorno das requisições HTTP apresentavam elementos nulos quando havia uma alta demanda de chamadas simultâneas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de retorno do serviço para compreender o alto volume de requisições.
Componentes Visuais
Ajuste de posicionamento de botão em tela
Problema: foi identificado que o botão Proteger não era exibido na tela Adicionar porta de serviço ao inserir uma nova porta em um serviço através do Editor de web services.
Correção efetuada: ajustamos o posicionamento do botão na tela, permitindo, assim, que ele seja exibido corretamente.
CBDS
Atualização em documentação sobre número de caracteres em campo via CBDS
Atualizamos a documentação relacionada a quantidade de caracteres em campo via CBDS, para ficar claro ao cliente que a quantidade máxima de caracteres é de 255.
Relatórios
Alteração de exportação de relatório com campo double para XLSX
Problema: ao exportar um relatório com um campo double para XLSX, não tínhamos a opção da célula vir com o formato numérico no arquivo quando a máscara do número ultrapassava nove números ou quando o campo era negativo.
Correção efetuada: alteramos a rotina para adicionar uma forma de exportar estes campos com o formato de célula numérico quando o sinal de negativo está à esquerda do número e, também, informando qualquer tipo de máscara sem ser com o sinal de negativo à direita.
Rotinas Auxiliares
Adição de nova chave para controle de timeout de agente java
Problema: ocorria um fechamento inesperado do sistema durante a finalização da exportação de uma planilha (.xlsx) com um alto volume de dados.
Correção efetuada: indicamos a ativação de uma nova chave que habilita o uso de um agente Java (zipfolder.jar) para gerar/exportar planilhas de alto volume compatíveis com Microsoft Office e LibreOffice.
Integrações
Adição de informações na tela F064CAT e em campos do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Complementamos a documentação da tela Categorias de Clientes (F064CAT) e do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedido, porta GravarPedidos. Na primeira tela incluímos informações sobre sua funcionalidade e campos disponíveis. No web service, por sua vez, foram inseridas informações sobre os campos CatCli e DatPrv.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Obrigatoriedade do parâmetro enderecosEntrega.seqEnv
Problema: no web service Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, o parâmetro enderecosEntrega.seqEnv aparecia como opcional para preenchimento.
Correção efetuada: ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, alterando a obrigatoriedade do parâmetro enderecosEntrega.seqEnv para obrigatório.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes
Tecnologia
Emissão de bloqueto financeiro para títulos agrupados via web service
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.ger.relatorio, guia Bloqueto Financeiro, informando que este web service não comtempla o funcionamento com bloquetos agrupados. Para coferir acesse a página
Local: Recursos > Implementações > Web services
Finanças
Importação de títulos previstos via web service
Problema: ao utilizar o web service Com.senior.g5.co.mfi.tes.creditofornecedor, porta GerarCredito, era permitida a importação de títulos previstos que estão movimentando a Tesouraria. Esta operação não é permitida.
Correção efetuada: ajustamos o web service para validar e rejeitar importação de títulos previstos, gerando uma mensagem de erro.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Menu
Alterações no vínculo de usuários com a senior X Platform e tradução da tela de login
Atualizamos o processo de vinculação de usuários na senior X Platform, com mensagens adicionais, visando fornecer melhor compreensão em caso de erro, além de orientações sobre como corrigí-lo. Também ajustamos a tela de login do sistema para que seja traduzida corretamente quando o ERP estiver configurado em outro idioma.
Locais:
- Gestão Empresarial | ERP > Menu > Dados do usuário
- Gestão Empresarial | ERP > Login