Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.7
26/05/2023
Tarefas liberadas: 57
Segmentos
Cadastro do campo Código Moeda Unidade Padrão Fiscal no manual de processos para impostos específicos do MT
Problema: a documentação sobre os Impostos específicos para o Estado do Mato Grosso, na parametrização do cadastro de cotação do índice fiscal, no item 2, informava de forma desatualizada que o campo Código Moeda Unidade Padrão Fiscal deveria ser configurado na tela Compras e Recebimento (F070FCP).
Correção efetuada: atualizamos a documentação deste manual de processo, informando que o campo Código Moeda Unidade Padrão Fiscal deve ser parametrizado na tela de Cadastros de Tributos (F051IMP), conforme divulgado no notas da versão da 5.10.2.86.
Também adicionamos na tela de Cadastros de Tributos (F051IMP), uma informação sobre campos Código Moeda Unidade Padrão Fiscal e Tipo de período, que são visíveis apenas quando se tratam de cadastros referentes ao agronegócio.
Locais:
- Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos > Impostos específicos para o Estado do Mato Grosso
- Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro
Integrações
Geração de Saldo do Estoque do Depósito por Família enviado ao Gestão Safra
Problema: no processo de integração entre o ERP x Gestão Safra, o Gestão Empresarial | ERP estava gerando de forma errada o Saldo do Estoque do Deposito que era enviado ao Gestão Safra.
Correção efetuada: corrigimos o fechamento de estoque para o Gestão Safra, normalizando o envio da geração do Saldo do Estoque do Depósito por Família.
- Processo Agendado 157 - Integração ERP x Gestão Safra
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Web services
Web service saldoestoqueloteserie disponibilizado para a integração com a GAtec
Disponibilizamos o web service com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoqueloteserie, porta Exportar, para que os clientes que possuem o sistema integrado com a GAtec, possam realizar a exportação dos dados dos lotes de produto com saldo disponível por lote e série.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Impostos
Rotina para o processo de inclusão de vendas com taxa de CDO para o produtor de arroz em casca
Disponibilizamos no Manual do Usuário do Gestão Empresarial | ERP, a documentação sobre o processo de vendas com a taxa CDO (Cooperação e Defesa da Orizicultura) para produtores de arroz em casca.
Entre as parametrizações para este processo, estão as seguintes especificações:
- Cadastro do imposto e índice da taxa CDO;
- Configuração do imposto para a filial;
- Imposto no cadastro do produto;
- Parametrização da transação e conversões;
- Fixação com CDO;
- Detalhes do cálculo na Nota Fiscal de Saída;
Acesse a documentação e confira todos os detalhes do processo de vendas com a aplicação da taxa CDO.
Local: Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos > Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO)
Suprimentos
Processo de cálculo de valores de devolução no Imposto Agro
Problema: quando era lançada uma nota Fiscal do Tipo 3 - Devolução (NF de Saída) e clicado no botão Nota fiscal Saída, o sistema não buscava corretamente os impostos agro de acordo com a transação.
Correção efetuada: realizamos os ajustes dos seguintes processos para a Nota Fiscal de Entrada Agrupada:
- Ajustamos os cálculos de valores referentes a devolução da Nota Fiscal de Entrada Agrupada, para que, na opção do Tipo 3 - Devolução (NF de Saída), após informar a nota de saída através do botão Nota Saída(1), seja contemplado corretamente, de forma parcial ou total, o cálculo do Imposto agro e os demais valores.
- Efetuamos também um ajuste no processo de recalcular os valores após as alterações de informações pertinentes ao cálculo do Imposto agro, para que, quando for realizada a alteração de algum parâmetro ou informação referente aos dados do cálculo, junto ao processo de recalcular através do botão Recalcular(M), os valores sejam retornados corretamente.
Com estas alterações, o sistema passa a retornar corretamente os valores em processos que envolvem o Imposto Agro.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Cadastros
Geração de pendências para fazer a integração das cotações por data/hora
Realizamos uma melhoria no sistema referente à geração de pendências para realizar a integração das cotações por data/hora. Agora, ao executar o processo automático 151 - Integração ERP x App do Produtor - Envio ou fazer a carga inicial, será gerada a pendência de integração para o tipo de informação 118 - Cotação de Moeda na tela Moedas - Índice por hora (F031IMH). Essa alteração visa melhorar o processo de integração de informações entre o Gestão Empresarial | ERP e o App do Produtor Rural, além de melhor atender os clientes que utilizam as cotações de moeda por hora.
Observação
Apenas serão geradas as pendências para os registros que tiverem valor no campo Cotação.
Local: Cadastros > Finanças > Moedas e Índices > Índice por hora (F031IMH)
Transações
Melhoria na descrição do campo Calcula Diferença Alíquota da tela F001TCP
Atualizamos a descrição do campo Calcula Diferença Alíquota na tela Transações de Compras (F001TCP) para esclarecer que, no caso do Regime Simples Nacional, não é observado se tributa ou não o ICMS, uma vez que o sistema sempre busca uma base de ICMS. Neste caso, para não calcular um diferencial apenas em determinadas operações é necessário utilizar uma transação específica, definindo o campo Calcula Diferença Alíquota como N - Não.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras
Identificadores e parâmetros
Remoção de caracteres especiais do XML através de identificadores de regras
Ajustamos a documentação do identificador de regra VEN-140NEESP01, informando sobre o comportamento dele em relação ao tratamento dos caracteres especiais e acentuação na geração do XML da nota eletrônica de serviços.
Além disso, adicionamos também na documentação do identificador de regra VEN-140NEESP02, um aviso informando que este foi descontinuado, pois a partir da nota 3.10, não será mais utilizado o CDATA. Por este motivo, o padrão é não gerar a função CDATA, ou seja, os caracteres especiais serão removidos, os caracteres acentuados serão trocados por caracteres não acentuados no XML.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Documentação do identificador de regras COM-135NUMAN01
Problema: o identificador de regras COM-135NUMAN01 não estava documentado no manual do Gestão Empresarial | ERP.
Correção efetuada: adicionamos a documentação do identificador de regras e complementamos com informações sobre o funcionamento dele nas telas Atendimento Manual de Pedidos (Pré-fatura) (F135APM), Tratamento de Veículos das Cargas (F135TVC), Manutenção de Pré-faturas (F135MPF) e no Processo de Separação, que envolve o ERP e o Gestão de Armazenagem | WMS.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Manual de Pedido
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Manter cargas > Tratamento de Veículos da Carga
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Manutenção de Pré-faturas
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Processos > Separação
Identificador de regras GER-075DERAO01
Problema: os identificadores de regras CPA-501LEITO01 e GER-075DERAO01 possuem a mesma variável de nome VSCodBar, porém são de tipos diferentes (tipo NÚMERO no GER-075DERAO01 e ALFA no CPA-501LEITO01), desta forma, não ocorria a compilação das regras retornando a mensagem Regra XXX: Definição inválida: variável "VSCODBAR" já está definida como alfa.
Correção efetuada: disponibilizamos no identificador de regras GER-075DERAO01 a variável GerNCodBar do tipo NUMERO para ser utilizada ao invés da variável VSCodBar.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Utilização do identificador de regras GER-000SELEF01 e tratamento de filtros de uma tabela
Complementamos a documentação do identificador de regras GER-000SELEF01 sobre casos em que exista a necessidade de realizar o tratamento de filtros de uma tabela, porém a tabela que está sendo criado o registro é a outra, é preciso considerar as duas tabelas na regra. Adicionamos também um exemplo do funcionamento à documentação.
Local: Ferramentas > Identificador de Regras
Adição do identificador EST-215VADEV01 no índice de identificadores de regras
Complementamos o índice de identificadores de regras disponíveis no Gestão Empresarial | ERP com o link e descrição do identificador EST-215VADEV01 para consulta.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Mercado e Suprimentos
Bloqueio do campo Depósito Virtual na tela de Depósitos
Problema: havendo movimentações em um depósito que não era virtual, sendo que estas movimentações geraram saldos no estoque, ao transformar o depósito em um depósito virtual, o sistema trazia os saldos dos movimentos consignados que foram feitos antes da mudança.
Correção efetuada: criamos o parâmetro global AltDepVir, que bloqueia ou não a alteração do campo Depósito Virtual na tela de Depósitos (F205DEP). Com ele ativado, ainda assim será mostrada uma mensagem informando o usuário que o campo é sensível e afeta os saldos de estoque e o estoque do Bloco K do SPED.
Locais:
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos (F205DEP)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Integrações
Informações da rotina 30 - Pedido de Venda na tela F999IGS
Problema: a tela de Monitoramento de Integrações com Gestor Senior App (F999IGS) não mostrava nenhum dado quando a rotina selecionada era a 30 - Pedido de Venda.
Correção efetuada: ajustamos a tela para mostrar os dados de integração da rotina 30.
Local: Cadastros > Integrações > Workflow 2.0 > Monitorar Registros (F999IGS)
Clientes e Fornecedores
Novo parâmetro global para remoção de vínculo do CNPJ/CPF
Criamos o parâmetro global RemVinFxC, que indica se deve ser removido o vínculo Cliente (F085CAD) X Fornecedor (F095CAD) e vice versa, ao alterar o CNPJ/CPF cadastrado. Esta alteração evita que sejam apresentadas mensagens pelo sistema quando houver este tipo de alteração.
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro de Clientes (F085CAD)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)
Recursos
Processamento de web service quando possuía TBS com campos de usuário para a tabela E085CLI
Problema: ao processar o web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes_5, quando possuía TBS com campos de usuário para a tabela Cadastros - Clientes (E085CLI) era apresentado o erro Invalid Variant Type Conversion.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o web service seja processado corretamente.
Local: Cadastros > Recursos > WebServices
Web services
Campos de usuários nos web services de produto e serviço
Disponibilizamos campos de usuário para controle nos seguintes web services:
- Com.senior.g5.co.ger.cad.produto, porta Cadastrar (produto e derivação)
- Com.senior.g5.co.ger.cad.servico, porta Cadastrar
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Tributos
Melhoria na documentação da tela F661ICP
Atualizamos a nota de observação no início da documentação da tela Geração de Títulos (F661ICP) para fornecer informações mais completas. A partir desta versão, a informação está apresentada da seguinte forma: para que os títulos sejam gerados, é necessário que haja valores nas parcelas do seus respectivos impostos. Essa informação pode ser visualizada na guia Imposto a Recolher da apuração em questão. Além disso, deve ser parametrizado o campo Forma Compensação/Restituição, localizado na guia Impostos 2 da tela Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF).
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Geração de Títulos
Base e valor de ICMS substituído destacado na integração de notas para Tributos
Problema: ao fazer a integração de notas fiscais para Tributos, os valores da base e o valor de ICMS substituído destacado não eram importados.
Correção efetuada: ajustamos a integração de notas para importar os valores acima corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
Crédito do fundo de combate à pobreza como Outros Débitos
Problema: ao apurar o imposto tipo 04 - ICMS Substituto por meio da tela de Apuração (F661PAI), o sistema trazia o valor da devolução do Fundo de Combate à Pobreza ST no campo 2 - Outros Débitos, somando aos saldos a pagar, sendo que deveria ser levado ao campo 2 - Outros Créditos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o valor de devolução do FCP ST seja levado ao campo 2 - Outros Créditos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração (F661PAI)
Registro H010 do SPED Fiscal com estoque vazio
Problema: no SPED Fiscal (F669EFD), o sistema gerava os registros H010 incorretamente quando o estoque estava vazio.
Correção efetuada: corrigimos a geração do arquivo para não apresentar o registro H010 e filhos quando o estoque estiver zerado.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Títulos baixados por adiantamento no registro 1601 do SPED Fiscal
Problema: ao gerar o registro 1601 do SPED Fiscal, os valores não eram distribuídos corretamente quando havia títulos baixados por adiantamento.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para fazer a distribuição correta dos valores no registro 1601.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Página sobre recursos de customização para a Gestão de Controladoria
Disponibilizamos uma página no Portal com recursos de customização para a Gestão de Controladoria, incluindo:
- Regras vinculadas ao cadastro de declarações
- Forma de busca de dados
- Particularidades em leiautes de importação
- Regras parciais nas formas de contabilização
O Cadastro de Declarações (F049DEC) permite alterar a forma de busca padrão dos registros de determinados arquivos fiscais e contábeis gerados pelo Gestão Empresarial | ERP. É possível montar ou modificar a busca de informações usando as tabelas de usuários e do sistema, além de aplicar alterações nos dados apresentados em cada linha dos arquivos eletrônicos.
Acesse a documentação e saiba mais!
Local: Manual do Usuário > Segmentos > Controladoria > Recursos de customização para a Gestão de Controladoria
Gestão de Contabilidade
Mensagem ao agrupar rateios na integração contábil
Problema: ao fazer a integração contábil de um registro com duas contas contábeis ou financeiras diferentes, porém com o mesmo centro de custos, era apresentada a mensagem de erro Não foi possível agrupar rateios!
Correção efetuada: corrigimos a rotina de integração contábil para que o agrupamento de rateios funcione corretamente quando a empresa estiver parametrizada para usar projeto e fase (E070Emp.IndPrj = S).
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis (F645CTB)
Gestão de Contas a Pagar
Performance da rotina de comissões de representantes
Melhoramos a performance da rotina de geração de comissões de representantes via tela Cálculo/Pagto. (F504RCP), afetando também a geração via telas Resumo Analítico de Comissões (F504RAC) e Entradas (F600GEC) e o tempo de transação. A melhoria foi de 70% em relação ao tempo original.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Comissões > Cálculo/Pagto. (F504RCP)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas (F600GEC)
Gestão de Tesouraria
Melhoria na documentação do campo Contrato Externo da tela F600GEC
Melhoramos a documentação do campo Contrato Externo, presente na tela Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC). Inserimos a informação de que esse campo apresenta os contratos externos dos títulos de pagamento, transferência e crédito. O campo Contrato Externo, que é apenas para consulta, traz o número do contrato externo presente nos títulos de Contas a Pagar (tela F502CCP) e Contas a Receber (tela F302CCR).
O campo Contrato Externo, por sua vez, é utilizado apenas quando existe integração com sistemas parceiros (GAtec, por exemplo). E a informação presente neste campo é gerada pelo sistema parceiro, e não pelo ERP da Senior. Com isso, a informação deste campo não pode ser alterada, ela é apenas para consulta.
A inserção dessas informações visa ajudar o usuário, clarificando o comportamento do campo Contrato Externo.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas
Access violation durante estorno de lançamentos
Problema: na tela de Estorno de Lançamentos (F600ELC), ao estornar um movimento com a rotina de aprovação multinível 27 ativa e um título sem nenhum nível de aprovação, já que estes foram zerados via identificador de regras GER-000APRMU01, era apresentada a mensagem Access violation at address XXXXXXXX in module sa_geral_nucleo.bpl. Read of address XXXXXXXX.
Correção efetuada: alteramos a rotina para que, em casos onde o título não tem níveis de aprovação, o estorno do lançamento ocorra normalmente.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Movimento > Estorno de Lançamentos (F600ELC)
Cotei
Utilização do Cotei por fornecedores
Atualizamos a FAQ da documentação de integração com o Cotei, no tópico Sou fornecedor. Como utilizo o Cotei?, adicionando dois links da nossa Base de Conhecimento, que auxiliarão o usuário fornecedor com o passo a passo para que utilizem o aplicativo ao receber sua primeira cotação, bem como as formas de acessar/testar o Cotei sendo comprador no Gestão Empresarial para avaliar a ferramenta na visão de fornecedor.
Local: Integrações com outros sistemas > Cotações de preços - Cotei
Web services
Comportamento da porta GravarNotasFiscaisSaida do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal
Problema: não informava, na documentação da porta GravarNotasFiscaisSaida, que o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal não permite a inclusção de itens em um NF já gerada.
Correção efetuada: complementamos a documentação com a descrição do comportamento da porta GravarNotasFiscaisSaida, que permite apenas a alteração de dados que já tenha informações gravadas e não permite a inclusão de novos itens.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal
Adicionado novo campo na grade Dados Gerais do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal
Implementamos no web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, o novo campo CodSac para que seja possível passar valor para o campo Código Sacado dos dados gerais da nota fiscal de saída.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Retorno de nota fiscal com tipo de integração E - Específico
Alteramos o comportamento do web service com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, porta Exportar, para que, ao utilizar o tipo de integração E - Específico, a nota seja sempre retornada conforme os parâmetros informados, mesmo que mão possua pendência de exportação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de PCP
Novo identificador de modelo possibilita utilizar vários modelos de relatórios na tela F820SRE
Disponibilizamos o identificador de modelo F820SRE que atua na tela de mesmo código, permitindo executar relatórios a partir do botão Imprimir desta tela. Esta implementação visa facilitar a criação de novos modelos de relatórios, pois anteriormente a tela possuía apenas relatórios padronizados.
Locais:
- Manufatura > Gestão de PCP > Carga de Recursos da Produção > Consultas > Simula Carga Recursos p/ Produto/Pedido (F820SRE)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Modelos (F096MDR)
Abertura de pesquisa no campo de itens de pedido na tela F820SRE
Problema: ao acessar a tela de Simulação de Carga de Recursos (F820SRE), durante a pesquisa por itens da opção Pedido específico, havia lentidão para abrir a tela de consulta.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a tela de busca abra rapidamente.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Carga de Recursos da Produção > Consultas > Simula Carga Recursos p/ Produto/Pedido (F820SRE)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Parâmetro global RmvZroEsq para definir se remove os zeros à esquerda ou permanece a formação com três números no campo Série legal
Problema: o sistema alterava o valor do campo Série legal após passar pelos campos na tela Notas fiscais referenciadas (F140NSR) no relacionamento de uma nota fiscal de entrada com uma nota fiscal de saída, ocasionando erros para o usuário ao utilizar a nota fiscal de saída no SPED.
Correção efetuada: alteramos para que, ao utilizar o parâmetro global RmvZroEsq implementado, possa optar por remover os zeros à esquerda do campo Série legal ou permanecer com a formatação com três números, no relacionamento entre notas.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas fiscais referenciadas (F140NSR)
Parâmetro global ObsMsgIpm possibilita concatenar mensagem dinâmica com a observação da nota fiscal na tag xTexto
Problema: concatenava a mensagem informada no campo Observações do item de produto da nota fiscal junto com o conteúdo de uma mensagem dinâmica criada com o campo Interesse Mensagem com valor O (responsável por criar a tag <xTexto>). A concatenação ocorria ao final do conteúdo da tag <xTexto> no grupo <ObsItem>.
Correção efetuada: alteramos para que, ao utilizar o novo parâmetro global ObsMsgIpm implementado, o usuário possa optar pela concatenação da observação do item da nota fiscal ao final do conteúdo da tag <xTexto> criada por uma mensagem dinâmica com Interesse Mensagem = O.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Manter a tributação do ICMS Diferido no faturamento
Problema: na geração da nota fiscal de saída na tela F140PRE, o ICMS Normal era mantido e o Diferido era zerado, mesmo utilizando o parâmetro na filial para herdar do pedido e mantê-lo. Este problema ocorria porque a transação estava configurada para isentar ICMS e, então, o sistema zerava o diferimento.
Correção efetuada: ajustamos, na geração da nota fiscal de saída na tela F140PRE, para utilizar o parâmetro na filial para herdar o ICMS do pedido e mantê-lo. Implementamos o parâmetro global IcmDifFat que indicará quais ICMS o parâmetro da filial mantém no Faturamento (ICMS Normal e/ou ICMS Diferido), mantendo o ICMS no faturamento.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) (F140PRE)
Baixa de pendências de estoque assíncrono executadas com inventário em aberto
Problema: quando era utilizada parametrização para baixa de estoque assíncrono, mesmo havendo inventário de estoque com bloqueio de movimentos em aberto, o sistema permitia que fossem executadas as pendências geradas pelo estoque estoque assíncrono.
Correção efetuada: para que isso não ocorra, ajustamos a rotina para que as pendências de produtos que estiverem em inventário com bloqueio de movimentos em aberto, não sejam executadas.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Execução das pendências (F141CMV)
Comando de busca para execução na base de dados, utilizando a tela F140ENT
Problema: ao utilizar a tela Entregas (F140ENT) para fazer busca das entregas de mercadorias que foram feitas dentro de uma data específica, passada por parâmetros na própria tela, o sistema exibia a seguinte mensagem de erro: Erro de acesso ao banco de dados: Incorrect syntax near E140ENT, Incorrect syntax near E073TRA.
Correção efetuada: alteramos para que, ao utilizar a tela F140ENT para fazer busca das entregas de mercadorias que foram feitas dentro de uma data específica, passada por parâmetros na própria tela, a busca seja concluída com sucesso.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Entregas (F140ENT)
Cálculo de quantidade de embalagens
Problema: na tela Faturamento grade (Análise de embalagens) (F140FGR) ao processar um pedido ou mais que mais de uma embalagem poderia ocorrer a contagem incorreta dessas embalagens que seriam visualizados F140ENL que é aberta ao finalizar o processar.
Correção efetuada: adicionamos uma ordenação no comando de busca das informações.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Faturamento grade (Análise de embalagens) (F140FGR)
Emissão de nota de combustível utilizando agrupamento de itens
Problema: em alguns momentos, apresentava um erro de Access violation nos casos onde era gerado o arquivo XML de uma nota utilizando agrupamento de produto.
Correção efetuada: ajustamos para que a geração de nota, utilizando agrupamento de produto, ocorra corretamente.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Gestão de Distribuição
Implementação para permitir escolher se deseja executar o identificador de regras COM-135CGFCA02 sem avisos, quando ativo
Implementamos a opção de configuração Executar o identificador COM-135CGFCA02 (quando ativo), ao invés do identificador COM-135CGFCA01 , na tela F135SCA acessada pela F135FCP, que chama a execução do identificador COM-135CGFCA02 quando estiver ativo juntamente com a opção de gravar a cada pré-fatura. E, também com o identificador COM-135CGFA01 ativo, não exibe a mensagem de aviso que era exibida anteriormente.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos (F135FCP)
Web services
Geração de embalagens de acordo com pedidos passados através de web service
Problema: ao gerar uma nota fiscal de saída pelo web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, vinculando mais de um pedido com embalagens, o sistema não gerava corretamente elas de acordo com as embalagens de ambos os pedidos e gerava apenas uma para a nota fiscal de saída.
Correção efetuada: alteramos para que ao utilizar o web service em questão para gerar notas fiscais de saída, com mais de um pedido com embalagens, crie as embalagens corretamente com base nas embalagens dos pedidos que estão sendo faturados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Recebimento
Título da fixação não era gerado com valor integral
Problema: ao gerar uma fixação selecionando um título do Contas a Pagar para abatimento, o título da fixação não era gerado com o valor integral, mesmo que a Filial estivesse parametrizada para isso.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao gerar uma fixação informando um título do Contas a Pagar para abatimento, seja gerado o título da fixação com o valor integral e não com o valor líquido da fixação.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Melhoria de documentação nas telas F001TCP e F000INE sobre Tipo Cálculo Devolução
Visando clarificar sobre a conversão das unidades de medida nas notas fiscais, ajustamos as documentações das telas F001TCP e F000INE, conforme abaixo:
- F001TCP: adicionada uma nova observação no tópico Importante do campo Tipo Cálculo Devolução, em Dados Gerais 2, informando que o campo também impacta outras notas fiscais de entrada do tipo 2, 3, 4, 5, 7, 8, e 11.
- F000INE: adicionado no tópico Importante do campo Unidade de Medida Nota (ERP), em Guias > Itens > Produto, informando que nas notas fiscais do tipo 2, 3, 4, 5, 7, 8, e 11, o campo Tipo Cálculo Devolução da F001TCP, pode impactar nas conversões e que recomenda-se a opção R - Recálculo de Valores para estas notas.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico
Desconto do valor do ICMS da base do PIS e COFINS
Problema: ao fazer o cadastro de transações de compra, o sistema permitia que fossem parametrizados os campos Desconta ICMS da base do PIS e PIS Recuperar Base ICMS simultaneamente para que incidissem nas bases do ICMS e PIS respectivamente, o que não era correto.
Correção efetuada: implementamos uma consistência no sistema para não permitir essa parametrização.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Data de entrada retornada pelo identificador de regras CPR-440DTNFT01
Problema: quando gerada uma nota fiscal de entrada de transferência a partir do fechamento de uma nota fiscal de saída, caso o identificador de regras CPR-440DTNFT01 estivesse ativo para retornar uma data de entrada para a nota fiscal de entrada, o mesmo não permitia que essa data retornada fosse menor em relação a data atual, porém como é permitido que a data de emissão da nota fiscal de saída seja menor que a data atual, esse comportamento se faz necessário.
Correção efetuada: alteramos o identificador de regras para permitir o retorno de uma data de entrada menor ou igual a data atual desde que essa mesma data seja maior ou igual a data de emissão da nota fiscal de saída.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Erro ao fechar ou reabilitar NF de entrada vinculada a uma ordem de compra
Problema: ao fechar uma Nota de entrada com itens vinculados a uma ordem de compra, quando o identificador de regras CPR-440APRAT01 estava ativo, a mensagem Access violation era apresentada.
Correção efetuada: ajustamos um problema no rateio que ocorria ao ter o identificador de regras CPR-440APRAT01 ativado, que impedia o fechamento e reabilitação da ordem de compra.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Reabilitação de nota de entrada vinculada a uma ordem de compra com recebimento parcial
Problema: ao reabilitar uma nota de entrada com itens vinculados a uma ordem de compra com o identificador de regras CPR-440APRAT01 ativo, ocorria um erro de Access violation quando o item da ordem de compra foi recebido parcialmente.
Correção efetuada: corrigimos a situação no rateio que impedia a reabilitação da ordem de compra com itens de recebimento parcial quando o identificador de regras CPR-440APRAT01 estava ativo.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gestão de Estoques
Divergência do preço médio entre as tabelas E210MVP e E210MED
Problema: quando o parâmetro global OtiAtuEst estava definido com o valor S e havia um período fechado, ao lançar um movimento de estoque para o período em aberto e atualizar o estoque para calcular o preço médio, por algum motivo, era necessário excluir esse lançamento de estoque do período em aberto (com o preço médio já calculado). Ao realizar a atualização de estoque para corrigir o preço médio, o sistema não refazia o cálculo, pois a data que ficava gravada para iniciar a atualização de estoque, o campo E070PFO.PDIATE, estava com a data do último lançamento. Desta forma, o sistema utilizava-se desta data em diante e não corrigia o preço médio, ficando diferença entre os campos E210MVP.PRMEST e E210MED.PREMED.
Correção efetuada: modificamos a rotina para que, ao excluir o lançamento, o sistema execute algumas validações e corrija o preço médio da tabela Estoques - Preço médio por filial (E210MED) caso o último lançamento esteja em um período já fechado.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Individuais (F210MVP)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Agrupados (F210LOT)
Funcionalidade do botão Críticas da tela F215FES
Acrescentamos uma nota na documentação do botão Críticas da tela Fechamento dos Estoques (F215FES) para informar que ao encontrar as críticas, será gerado um arquivo de log na pasta padrão de logs do ERP. Além disso, no log, será disponibilizada a chave da tabela de movimento de estoque, informando a mensagem: MOVIMENTO COM PARÂMETRO(S) DA TRANSAÇÃO EM BRANCO para cada movimento inconsistente.
Por fim, informamos que também será adicionado ao log a chave da tabela de movimento de estoque e a chave do produto na mensagem PRODUTO SEM PREÇO DE CUSTO, para cada produto inconsistente encontrado durante as validações.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques
Cálculo da quantidade anterior do estoque
Problema: ao executar um fechamento de estoques por origem, quando a parâmetro global CalQtdAnt estivesse ligado e a origem em fechamento estivesse com o seu período inicial maior em relação a filial, o cálculo do campo QDTANT não estava ficando correto.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de fechamento de estoques para que quando estiver nesse cenário, a data inicial utilizada para buscar o saldo anterior seja a da origem e não a da filial.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Botão de Ajuda na mensagem para depósitos integrados ao WMS
Adicionamos um botão de Ajuda à mensagem de depósito integrado ao WMS mostrada na tela de Diferenças/Acertos (F220DAI):
- Para depósitos integrados com o WMS, não são permitidos movimentos de estoque manuais. Estes movimentos devem ser realizados no sistema WMS. No ERP é permitido apenas movimentos de transferência
O botão vai direcionar para o artigo 24719 - Consistência Inventário F220DAI - ERP x WMS WIS da Base de Conhecimento, que explica como resolver essa questão.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Diferenças/Acertos (F220DAI)
Gestão de Compras
Alteração do código do produto via identificador de regras VEN-000ALPRO01
Problema: ao utilizar o identificador de regras VEN-000ALPRO01 para alterar o produto na geração do pedido, quando o pedido era gerado através do fechamento de uma ordem de compra em outra filial e o produto atribuído na regra não possuía máscara de derivação, o sistema tentava gerar o pedido inserindo a máscara de derivação que consta no item do produto da ordem de compra, retornando a mensagem Erro - Derivação X não encontrada para produto XXX.
Correção efetuada: alteramos a rotina de geração de pedidos via ordem de compra para ser gerado o pedido na filial destino considerando se o produto destino possui ou não máscara de derivação, caso não possuir, não será enviado a derivação do produto da ordem de compra para o pedido.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Web services
Access violation ao gerar requisição de estoque com rateio via web service
Problema: ao gerar uma requisição via web service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes, porta requisicaoAgrupada, ocorria um erro de Access violation durante a geração do rateio, isto quando houve troca de empresa ou filial no processamento.
Correção efetuada: ajustamos a geração de requisição para que funcione corretamente quando houver troca de empresa ou filial.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Rotinas de Banco de Dados
Processo de execução do Gestão Empresarial após finalizado
Problema: ao fechar o sistema, uma falha deixava o processo de execução do Gestão Empresarial com alto consumo de processamento.
Correção efetuada: realizamos tratamento para que o processo referente ao Gestão Empresarial não permaneça em execução após o fechamento do sistema.
Rotinas Auxiliares
Envio de e-mail com corpo contendo muitos caracteres, utilizando a autenticação via OAuth2
Problema: quando realizada o envio de e-mail com corpo de e-mail com muitos caracteres com autenticação via OAuth2, apresentava a mensagem de erro: Erro ao enviar e-mail: Não foi possível executar: "C:\Senior\Sapiens\..\java\jre\bin\java.exe" - jar.
Correção efetuada: ajustamos para enviar corretamente e-mails que possuem corpo de e-mail com muitos caracteres, quando utilizada a autenticação via OAuth2.
Integrações
Comportamento da porta GravarNotasFiscaisSaida do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal
Problema: não informava, na documentação da porta GravarNotasFiscaisSaida, que o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal não permite a inclusção de itens em um NF já gerada.
Correção efetuada: complementamos a documentação com a descrição do comportamento da porta GravarNotasFiscaisSaida, que permite apenas a alteração de dados que já tenha informações gravadas e não permite a inclusão de novos itens.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal
Adicionado novo campo na grade Dados Gerais do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal
Implementamos no web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, o novo campo CodSac para que seja possível passar valor para o campo Código Sacado dos dados gerais da nota fiscal de saída.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Retorno de nota fiscal com tipo de integração E - Específico
Alteramos o comportamento do web service com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, porta Exportar, para que, ao utilizar o tipo de integração E - Específico, a nota seja sempre retornada conforme os parâmetros informados, mesmo que mão possua pendência de exportação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mercado
Geração de embalagens de acordo com pedidos passados através de web service
Problema: ao gerar uma nota fiscal de saída pelo web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, vinculando mais de um pedido com embalagens, o sistema não gerava corretamente elas de acordo com as embalagens de ambos os pedidos e gerava apenas uma para a nota fiscal de saída.
Correção efetuada: alteramos para que ao utilizar o web service em questão para gerar notas fiscais de saída, com mais de um pedido com embalagens, crie as embalagens corretamente com base nas embalagens dos pedidos que estão sendo faturados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Suprimentos
Access violation ao gerar requisição de estoque com rateio via web service
Problema: ao gerar uma requisição via web service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes, porta requisicaoAgrupada, ocorria um erro de Access violation durante a geração do rateio, isto quando houve troca de empresa ou filial no processamento.
Correção efetuada: ajustamos a geração de requisição para que funcione corretamente quando houver troca de empresa ou filial.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cadastros
Campos de usuários nos web services de produto e serviço
Disponibilizamos campos de usuário para controle nos seguintes web services:
- Com.senior.g5.co.ger.cad.produto, porta Cadastrar (produto e derivação)
- Com.senior.g5.co.ger.cad.servico, porta Cadastrar
Local: Recursos > Implementações > Web services
Performance do sistema ao fazer login e utilização da função XTended Offline
Problema: ao realizar login com um usuário vinculado à senior X Platform, o sistema travava e impedia a abertura. Além disso, ao utilizar a função XTended Offline, disponível na Central de Configurações Senior, o sistema apresentava uma tela branca e não permitia o uso.
Correção efetuada: corrigimos o comportamento de travamento ao realizar o login e adicionamos novas funções para garantir que o login aconteça corretamente. Na situação sobre o uso da função XTended Offline, ajustamos a forma que o sistema buscava os arquivos disponíveis localmente para carregar o menu XTended, fazendo com que não apresente a tela branca.
Local: XTended > Login