Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.75
Importante
A versão 5.10.4 foi oficialmente liberada para mercado nesta data. Nessa versão, realizamos a troca do servidor Java EE.
O GlassFish foi descontinuado, sendo substituído pelo WildFly; uma solução atualizada e de fácil utilização. Como resultado, também homologamos a utilização do Java 17, visto que ele é um pré-requisito para o funcionamento do WildFly.
Para mais informações, acesse a matéria relacionada à mudança de servidor Java EE.
13/09/2024
Tarefas liberadas: 30
Suprimentos
Fixação de preços com parcelas especiais
Problema: quando o preço unitário de um item na fixação ficava menor que o preço unitário do mesmo produto na nota de entrada informada na pesagem, e a fixação possuia parcelas especiais, o sistema não conseguia gerar o título do contas a pagar baseado no valor de complemento.
Correção efetuada: corrigimos a situação para que agora a fixação passa a validar também quando o valor do complemento for negativo na geração de títulos com parcelas especiais.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Mercado e Suprimentos
Complemento de descrição do campo referente a pagamento antecipado
Atualizamos as documentações das telas abaixo relacionadas complementando a descrição do campo Pagamento Antecipado. Nos pedidos de venda, essa informação será herdada da condição de pagamento, e o sistema, ao gerar a pré-fatura, identificará o pagamento antecipado, fixará o preço e bloqueará a pré-fatura até que o pagamento seja realizado. No caso de geração de cargas, o pagamento antecipado refere-se à carga, e não ao pedido, podendo haver pedidos com pagamentos antecipados ou não. O valor é determinado pela Tabela de Parâmetro da Análise de Embarque (E004PAE).
Abaixo como o sistema apresenta este campo em cada uma das telas:
- Tela Condições de Pagamento (F028GCP) > Campo Pagamento antecipado
- Tela Parâmetros da Carga (F004PAE) > Campo Só pagamento Antecipado
- Tela Entrada de Pedidos Agrupado - Diversos (F120DIV) > Campo Pgto. Antecipado
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Condições de Pagamento > Cadastro
- Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros da Carga
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Pedido Agrupado > Diversos
Identificadores e parâmetros
Acionamento de identificador de regra na tela F900RST
Atualizamos a documentação do identificador de regra CPR-420EMAOC04, incluindo a informação de que ele também pode ser acionado pela tela Remessa de serviços p/ Terceiros (F900RST), além de detalhar as condições necessárias para seu acionamento por meio dessa tela.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Remessa/Retorno de Serviço de Terceiros > Remessa (F900RST)
Execução do identificador GER-000DIRAN02 na alteração de registros
Problema: o identificador de regras GER-000DIRAN02 não era executado na tela Controle de Anexos (F000ANX) durante a alteração dos registros.
Correção efetuada: alteramos o identificador de regras para que seja executado também durante a alteração dos registros.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras > Cadastro de Identificador de Regras (F098REG)
Produtos e Serviços
Aplicação de valores para campos de usuário
Problema: na tela Parâmetros fiscais (F075PFF), ao clicar no botão Aplicar e escolher a opção Todas Colunas, os valores dos campos de usuário eram aplicados também para os campos que não estavam visíveis na grade.
Correção efetuada: alteramos para que os valores sejam aplicados somente aos campos de usuário que estão visíveis na tela.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Parâmetros fiscais (F075PFF)
Controladoria
Parâmetro e agrupamento de filiais vinculado ao cadastro de empresa
Ajustamos o comportamento do parâmetro Usa Agrupamento de Filiais na tela Cadastro de Empresa (F070EMP). Antes, quando esse campo estava configurado como N-Não, mas em Cadastro de Filiais (F070FCA) havia um código de agrupamento, algumas telas da Gestão de Controladoria não funcionavam corretamente ou apresentavam uma crítica dizendo que a filial matriz não foi localizada.
A partir desta versão, o comportamento será:
- Se na tela Cadastro de Empresa (F070EMP) o parâmetro Usa Agrupamento de Filiais indicar que não utiliza agrupamento, a filial matriz será localizada através do parâmetro Filial Matriz no Cadastro de Filiais (F070FCA). Esta matriz será única por empresa.
- Se na tela Cadastro de Empresa (F070EMP) o parâmetro Usa Agrupamento de Filiais indicar que utiliza agrupamento, a(s) filial(is) matriz serão identificadas pela filial informada no cadastro de Agrupamento de Filiais (F070AFI). Esta matriz será única por agrupamento de filiais.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Ligação de Apuração do Imposto por Usuário > Ligação de Apuração do Imposto por Usuário (F055CIU)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Crédito Apropriação Direta PIS/COFINS (F661CAD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF)
Integrações
Melhorias no gerenciador de requisições
Disponibilizamos melhorias no gerenciador de requisições assíncronas para que as requisições sejam geradas respeitando a quantidade de processos em andamento; a quantidade disponível será enviada. Também alteramos o sistema para capturar exceções da integração contábil, permitindo a verificação na tela de Consulta de Requisições (F660REQ).
Locais:
- Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis (F645CTB)
- Cadastros > Integrações > Consulta de Plano de Requisições (F660REQ)
Gestão de Tributos
Integração do registro R4010 utilizando identificador de regra
Problema: ao utilizar o identificador IMP-690NATREND na integração do registro R4010, quando a regra não retornava um valor no campo IMPNIDEREN, os títulos não eram integrados e era apresentada a mensagem: Título não integrado, pois a natureza de rendimento não está preenchida no cadastro de transação.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os valores da natureza de rendimento permaneçam inalterados caso o campo IMPNIDEREN não seja alimentado via regra.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração > EFD-Reinf - Integração (F690ILA)
Tela disponível somente quando a filial for Matriz
Atualizamos a documentação da tela Integração de documentos não fiscais (F660IDN), adicionando a informação de que a tela estará ativa somente quando a filial for Matriz.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Integração de documentos não fiscais
Parâmetro e agrupamento de filiais vinculado ao cadastro de empresa
Ajustamos o comportamento do parâmetro Usa Agrupamento de Filiais na tela Cadastro de Empresa (F070EMP). Antes, quando esse campo estava configurado como N-Não, mas em Cadastro de Filiais (F070FCA) havia um código de agrupamento, algumas telas da Gestão de Controladoria não funcionavam corretamente ou apresentavam uma crítica dizendo que a filial matriz não foi localizada.
A partir desta versão, o comportamento será:
- Se na tela Cadastro de Empresa (F070EMP) o parâmetro Usa Agrupamento de Filiais indicar que não utiliza agrupamento, a filial matriz será localizada através do parâmetro Filial Matriz no Cadastro de Filiais (F070FCA). Esta matriz será única por empresa.
- Se na tela Cadastro de Empresa (F070EMP) o parâmetro Usa Agrupamento de Filiais indicar que utiliza agrupamento, a(s) filial(is) matriz serão identificadas pela filial informada no cadastro de Agrupamento de Filiais (F070AFI). Esta matriz será única por agrupamento de filiais.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Ligação de Apuração do Imposto por Usuário > Ligação de Apuração do Imposto por Usuário (F055CIU)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Crédito Apropriação Direta PIS/COFINS (F661CAD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF)
Gestão de Contabilidade
Filtro de filial ao utilizar o botão imprimir
Problema: na tela de Consulta de Lançamentos Contábeis(F650CLC), quando não era informado valor para o filtro Filial, ao utilizar o botão Imprimir, carregava o código da filial logada no relatório CCCO003 - Lançamentos.
Correção efetuada: realizamos o ajuste para aceitar a opção de carregar lançamentos de todas as filiais, respeitando os filtros utilizados.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Consultas > Lançamentos > Consulta de Lançamentos Contábeis(F650CLC)
Melhorias no gerenciador de requisições
Disponibilizamos melhorias no gerenciador de requisições assíncronas para que as requisições sejam geradas respeitando a quantidade de processos em andamento; a quantidade disponível será enviada. Também alteramos o sistema para capturar exceções da integração contábil, permitindo a verificação na tela de Consulta de Requisições (F660REQ).
Locais:
- Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis (F645CTB)
- Cadastros > Integrações > Consulta de Plano de Requisições (F660REQ)
Gestão de Preço para Indústria
Disponibilização de variáveis em identificador de regras
Disponibilizamos no identificador de regras FPR-623VLRCP01 as variáveis FprNCodEmp e FprNNumMtc. Consulte a documentação para mais detalhes.
Local: Custos > Gestão de Preço para Indústria > Formação de Preços > Capacidades Produtivas (F623CPT)
Gestão de Contas a Receber
Utilização do botão seleção na consulta de títulos do contas receber
Problema: quando abríamos a tela Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR) e utilizávamos o botão Seleção, não era possível usar os botões OK e Sair se a tela Alteração do Vencimento do Contas a Receber (F301AVP) também estivesse aberta no sistema.
Correção efetuada: ajustamos a tela do botão Seleção da Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR) para funcionar corretamente mesmo com a tela Alteração do Vencimento do Contas a Receber (F301AVP) aberta.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR)
Instrução de baixa de títulos em importação de remessa bancária
Problema: ao importar um arquivo de retorno de remessa bancária do Contas a Receber com instrução de baixa na tela Retorno da Cobrança Escritural (F310RTB), o campo Nosso Número do título não era limpo.
Correção efetuada: ajustamos o programa para limpar o campo Nosso Número quando o arquivo de remessa bancária retornar com instrução de Baixa para aquele título.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno da Cobrança Escritural (F310RTB)
Gestão Orçamentária e Projetos
Composição do campo Classificação
Complementamos a documentação da tela Hierarquia de fases, inserindo mais informações acerca da composição do valor do campo Classificação, valor este que é construído pela combinação dos valores anteriores da mesma coluna, considerando tanto o Nível quanto a Fase Pai a que está associado.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Controle Financeiro > Classificação de Fases
Web services
Replicação de campo de usuário em pedidos que não contêm essa informação
Problema: no webservice Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos, nos Dados Gerais, o campo de usuário estava sendo replicado indevidamente em outros pedidos que não contêm essa informação.
Correção efetuada: alteramos o sistema para evitar a duplicação indevida do campo de usuário em pedidos que não contêm essa informação
Local: Recursos > Implementações > Web services
Criação do campo Vlr Desc para o item de serviço em web service
Problema: o campo Vlr Desc existia na guia Produtos do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos.simularPedidos, porém não estava disponível na guia serviço do mesmo web service.
Correção efetuada: alteramos o sistema para adicionar o campo Vlr Desc no item de serviço do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos.simularPedidos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de PCP
O.P./O.S. vinculada a um item de pedido inexistente
Problema: ao consultar as operações da O.P./O.S., era exibida a mensagem Não encontrou Item de Pedido na Tabela de Pedidos devido à inexistência do item do pedido.
Correção efetuada: ajustamos para exibir um aviso informando que o item de pedido não existe, mas as operações da O.P./O.S. serão mostradas, permitindo a consulta da O.P.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Ordens de Produção/Serviço > Consultas > Ordens de Produção/Serviço (F901ACP)
Gestão de Chão de Fábrica
Baixa dos componentes na ordem de produção via processo agendado
Implementamos o identificador de regras CHA-900RETGP01 no Retorno de serviços de Terceiros (F900RET), permitindo que a baixa dos componentes na ordem de produção ocorra via processo agendado, ou seja, não no momento da execução.
Local: Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Remessa/Retorno de Serviço de Terceiros > Retorno (F900RET)
Gestão de Distribuição
Monitoria para quantidade de reserva exclusiva do pedido
Criamos uma monitoria para validar as quantidades de reserva exclusiva no pedido antes e após o processamento de algumas telas, as quais: Manutenção de Pré-faturas (F135MPF), Exclusão de Cargas (F135ECA) e web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.prefatura, porta CancelarPreFatura.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Manutenção de Pré-faturas (F135MPF)
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Manter cargas > Exclusão (F135ECA)
- Recursos > Implementações > Web services
Sobreposição de Dispositivos Fiscais ao gerar Nota Fiscal de Saída de mesma numeração e por dois usuários
Problema: quando dois usuários geravam a nota fiscal simultaneamente com a mesma numeração, o sistema sobrepunha os Dispositivos Fiscais sugeridos na primeira instância pelos da segunda.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, quando dois usuários gerarem a mesma nota fiscal e houver sugestão de Dispositivo Fiscal para ambas, o sistema gere os registros dos Dispositivos Fiscais para suas respectivas notas, tendo em vista que o sistema gera uma nova numeração de nota fiscal ao verificar que a numeração da nota fiscal já é existente.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > F140GNF - Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > F140GNF - Notas Fiscais de Saída (F149GNC)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Por Filial (F149GNF)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Agrupado (F149GNA)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Processo de atualização da última NF da Série da Nota
Problema: a documentação da tela Processo de atualização da última NF da Série da Nota não constava no menu do portal de documentação.
Correção efetuada: disponibilizamos a documentação no menu, abaixo de Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas, e Suprimentos > Gestão de Recebimento.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento
Processos Automáticos
Filtro por tipo e período de geração dos logs
A tela Consulta Logs (F000LPA) não possuía filtro por período de geração dos logs nem por tipo de log, o que causava lentidão nas pesquisas e dificultava a localização de registros de um tipo específico de log. Para melhorar o desempenho e a usabilidade, acrescentamos filtros por Período e por Tipo de Log, facilitando o uso da tela e tornando as pesquisas mais ágeis e eficientes.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Consulta Logs (F000LPA)
Gestão de Recebimento
Informações sobre parâmetro Pes. deve ser realizada na U.M estoque do produto
Inserimos na documentação da tela Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), informações sobre o parâmetro Pes. deve ser realizada na U.M estoque do produto. Além disso, nas documentações de Entrada via balança e Pré-requisitos, inserimos uma referência à tela Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP).
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via balança
- Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Recebimento de produtos > Pré-requisitos
Peso bruto e líquido zerados com identificador CPR-440MANIR01 ativo
Problema: ao processar a nota fiscal de entrada com o identificador CPR-440MANIR01 ativo à regra vinculada, com pesos informados nos dados gerais, os campos Peso Bruto/Líquido eram zerados indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para que os campos mantenham os valores dos pesos.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Orçamento de projeto ao fechar uma nota fiscal de entrada
Problema: ao fechar uma Nota Fiscal de Entrada (F440GNE) que tinha origem em uma ordem de compra com parcelas especiais, era apresentado um bloqueio do consumo do saldo do projeto, informando que o orçamento estava excedido, embora o projeto ainda tivesse orçamento suficiente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina do rateio de projetos para considerar corretamente as parcelas especiais da ordem de compra.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Preenchimento do Portador em pedido gerado via nota de entrada de devolução simbólica
Problema: ao realizar o processo de devolução simbólica com a transação 2919, esta foi ajustada para gerar um pedido de venda, porém, ao tentar fechar a nota de devolução, o sistema apresentava o seguinte erro mesmo tendo um portador definido nesta situação: Erro - Empresa X Filial X Nota Fiscal de Entrada X, Série X, Fornecedor X. É necessário informar o código do portador..
Correção efetuada: alteramos a lógica do sistema para que pedidos gerados através das notas de devolução também preencham o portador.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Notas fiscais de entrada da filial logada
Problema: ao clicar no botão Lupa do campo Nota Fiscal, eram apresentadas as notas fiscais de entrada de outras filiais e da filial logada indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para apresentar apenas as notas fiscais de entrada apenas da filial logada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gestão de Compras
Alteração de rateio dos itens do Contrato de Compra
Problema: ao acessar um contrato gerado para alterar os campos relacionados ao rateio no contrato do item, Número Projeto, Fase Projeto, Conta Financeira, Conta Contábil e Centro Custos, e ao clicar no botão Rateios, os campos mencionados não estavam atualizados conforme os dados alterados nos itens.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima e o sistema para atualizar os dados dos campos mencionados do botão Rateios.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Comercial/Financeiro/Eventos (F460CTR)
Execução do relatório padrão SCOC052
Atualizamos a documentação da tela Consulta de Vencimentos de Ordens de Compra (F423COV), destacando que o relatório SCOC052, padrão dessa tela, deve ser executado exclusivamente através do botão Imprimir. Caso o relatório seja emitido por meio de outra tela, estará incompleto.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Consultas > Vencimentos
Regras e Funções
Reparo nas rotinas de funções LSP para execução em servidores SFTP
Problema: ao executar a função LSP FtpDownload em servidores com configuração SFTP, o sistema exibia a mensagem Erro na função FtpDownload: invalid privatekey: [...] ou travava a ação sem obter retorno. O mesmo problema ocorria com a função FtpListar.
Correção efetuada: ajustamos as rotinas de execução das funções LSP, garantindo que a execução dessas funções em servidores SFTP ocorra corretamente.
Integrações
Replicação de campo de usuário em pedidos que não contêm essa informação
Problema: no webservice Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos, nos Dados Gerais, o campo de usuário estava sendo replicado indevidamente em outros pedidos que não contêm essa informação.
Correção efetuada: alteramos o sistema para evitar a duplicação indevida do campo de usuário em pedidos que não contêm essa informação
Local: Recursos > Implementações > Web services
Criação do campo Vlr Desc para o item de serviço em web service
Problema: o campo Vlr Desc existia na guia Produtos do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos.simularPedidos, porém não estava disponível na guia serviço do mesmo web service.
Correção efetuada: alteramos o sistema para adicionar o campo Vlr Desc no item de serviço do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos.simularPedidos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
English
Español
English
Español


