Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.8
02/06/2023
Tarefas liberadas: 55
Adição de informação na página Pré-requisitos - Fixação de preços
Melhoramos a documentação da página Pré-requisitos - Fixação de preços, onde adicionamos no item de número 4 a informação de que, para evitar o erro de Valor da Nota Fiscal menor ou igual a zero ao gerar a Nota de devolução na rotina de fixação (F439FIX), o parâmetro Tipo Cálculo Devolução deve estar definido como R - Recálculo de valores.
A adição dessa informação visa clarificar a utilização do sistema e esclarecer possíveis dúvidas dos usuários. Para consultar a documentação completa da página Pré-requisitos - Fixação de preços, acesse o Manual do Usuário.
Local: Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Fixação de preços > Pré-requisitos
Cadastros
Disponibilizada a documentação do parâmetro dinâmico AGR.PRAZOAPAGARFOTOSBALANCA
Disponibilizamos a documentação do parâmetro dinâmico AGR.PRAZOAPAGARFOTOSBALANCA. Esse parâmetro indica com quanto tempo as fotos de pesagem da balança "antigas" devem ser excluídas. Exemplo: se for configurado como 15 dias, as fotos que têm mais de 15 dias serão apagadas. O valor padrão desse parâmetro, por sua vez, é 20.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos
Recursos
Implementação para o envio de Notas Fiscais com Safra informada
Problema: Em uma liberação recente realizada no Gestão Safra, detectamos um problema na integração sobre as informações de Safra na Nota Fiscal autorizada, onde não era gerada a pendência em transações sem rateios informados na Nota Fiscal.
Correção efetuada: Realizamos duas implementações ao Gestão Empresarial | ERP nesta versão para a integração de Nota Fiscal com a Safra informada:
- Na carga inicial das Notas Fiscais e Notas Fiscais de Devolução, a partir de agora, será considerada as notas que tenham Safra informada e não possua rateios com projeto e fase;
- Na geração de pendências, implementamos para que, ao autorizar as Notas Fiscais, seja considerado as notas que tenham Safra informada e não possua rateios com projeto e fase.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastros > Processos automáticos disponíveis > 157 - Integração ERP x Gestão Safra
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Nota fiscal (F140CAN)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
- Cadastros > Integrações > Varejo > Carga inicial (F000CIV)
Regras e Funções
Documentação da função ArredondarParaCima
Adicionamos uma documentação sobre a função ArredondarParaCima. Ela altera um valor para inteiro, arredondando-o para cima. Vale também para Arredonda_para_Cima.
- ArredondarParaCima(<Valor Base>)
Exemplo
ArredondarParaCima(10) = 10
ArredondarParaCima(10.9) = 11
ArredondarParaCima(10.1) = 11
ArredondarParaCima(10.001) = 11
Na Gestão de Manufatura, ela vai ser usada toda vez que houver um consumo por Frequência.
Confira também o índice de funções.
Locais:
- Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Ficha Técnica > Roteiro (Processo) > Roteiro (Fluxo Processos) (F710RCP)
- Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Ficha Técnica > Composição (Modelo) > Composição Produto/Serviço (F700CMC)
- Manual do Usuário > Ferramentas > Funções para regras e gerador de relatórios > Funções de Programador
Identificadores e parâmetros
Adição de informação na documentação dos identificadores de regra VEN-140MNTEM01 e VEN-140MNTEM02
Na documentação dos identificadores de regra VEN-140MNTEM01 e VEN-140MNTEM02, adicionamos uma nota de observação para informar que:
- Para manter os valores digitados com o identificador VEN-140MNTEM01, é necessário a utilização do identificador VEN-140MNTEM02 em conjunto.
- O identificador VEN-140MNTEM01 atua no fechamento e o VEN-140MNTEM02 no processamento da nota fiscal.
Local: Ferramentas > Identificador de Regras
Atuação do parâmetro global DesIcmBpc na tela F001TCP
Problema: a documentação do parâmetro global DesIcmBpc, não informava que o ele também atua na tela F001TCP, que é responsável pela parametrização dos documentos de entrada, uma vez que o referido parâmetro abrange tanto saídas quanto entradas.
Correção efetuada: complementamos a descrição do parâmetro com a menção à tela F001TCP, bem como informamos que os impostos tratados por esta rotina são PIS e COFINS a Recuperar.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais
Integrações
Documentação da tela Exporta informações p/ sistema TheScheduller (F800TSC)
Complementamos a documentação da tela Exporta informações p/ sistema TheScheduller (F800TSC), inserindo um exemplo de seu funcionamento para uma OP com quantidade prevista de 10, com duas operações A e B.
Para saber mais, acesse a documentação.
Local: Cadastros > Integrações > Escalonador (TheScheduller) > Exportação (F800TSC)
Controle de aprovações
Destaque na documentação de rotinas de aprovação
Destacamos na documentação da tela de Rotinas de Aprovação (F068RNA), no tópico Observação, a informação que não é possível, com um outro usuário do mesmo nível, cancelar a desaprovação feita pelo primeiro usuário. Somente o próprio usuário (ou algum substituto a ele) pode mudar de opinião e trocar sua escolha entre aprovar e desaprovar.
Também adicionamos abaixo desta frase, na mesma nota, que a Rotina 27 - Aprovação Baixas diferente do padrão, permite que outro usuário do mesmo nível aprove o título que foi desaprovado por um outro usuário.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Controle de aprovações > Rotinas > Rotinas
Mercado e Suprimentos
Nova observação adicionada na documentação da tela F019TIE
Adicionamos uma nota de observação na documentação da tela ICMS Especial - Por Estado (F019TIE) para destacar que, quando houver ICMS Especial parametrizado para o estado da filial e a alíquota for menor ou igual ao % ICMS definido para este estado, não haverá cálculo de Diferencial de Alíquota nas entradas.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > ICMS especiais > Por Estado
Transações
Ajuste nas documentações das telas F001TPA e F001TRE referente ao campo Somar ou Subtrair
Complementamos a documentação da tela F001TPA, com a inclusão do campo Somar ou Subtrair, que anteriormente não constava na lista de campos.
Além disso, melhoramos também a documentação da tela F001TRE, corrigindo o nome do campo Adiciona ou Subtrai que anteriormente estava denominado Soma ou Subtrai, e, adicionamos no campo Somar ou Subtrair a lista de opções disponíveis para este campo.
Importante destacar que a tela possui estes dois campos, que mesmo com nomes parecidos, têm funcionalidades diferentes.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar
- Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Receber
Conceito de redução nos campos de desconto de ICMS da base do PIS ou COFINS
Complementamos a documentação dos campos Desconta ICMS da base do PIS e Desconta ICMS da base do COFINS das telas F001TCP e F001TVE, um aviso informando que nesse parâmetro, quando lê-se antes redução ou após redução isto refere-se à redução que será/foi aplicada na base do PIS ou do COFINS, de acordo com o campo utilizado. Essa redução é referente ao cadastro de Reduções e Acréscimos de bases de Cálculos de Impostos - Por Estado (F019TIR) do tipo de imposto reduzido 41 - PIS Não Cumulativo ou 42 - COFINS Não Cumulativo.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras
- Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Transações de Vendas
Produtos e Serviços
Cadastramento de produto sem depósito padrão
Problema: ao cadastrar um novo produto com a família e a origem do tipo de produto igual a D - Passagem direta e que não tivesse depósito padrão, o sistema exibia a mensagem: Depósito Padrão não encontrado nas tabelas de Origem/Família/Produto/Derivação. Produto: XXX Derivação:.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a mensagem mencionada não seja mais apresentada.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cadastro de Produtos (F075GFP)
Gestão de Tributos
Posição incorreta dos campos na Nova GIA - SP
Problema: ao gerar o relatório 013 - SP - Nova GIA - Guia de Inf. e Apuração do ICMS (CIAE013.GER), os valores dos campos Substituto e Substituído eram impressos nas posições incorretas. Além disso, o valor do FCP Retido por substituição tributária não era considerado na composição de Outros Impostos.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que os campos Substituto e Substituído sejam impressos nas posições corretas e o valor do FCP Retido por substituição tributária seja considerado em Outros Impostos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 013 - SP - Nova GIA - Guia de Inf. e Apuração do ICMS (CIAE013.GER)
Ordem dos registros no Bloco F do SPED Contribuições
Problema: os registros do Bloco F do SPED Contribuições (F669SPC) não eram gerados na ordem hierárquica correta. Isto causava o seguinte erro no validador: Organização hierárquica dos blocos/registros do arquivo está fora dos padrões estabelecidos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os registros sejam gerados na ordem correta.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Geração do registro E240 do SPED Fiscal
Problema: o registro E240 do SPED Fiscal (F669EFD) não imprimia os valores corretamente quando a Nota Fiscal tinha duas sequências com o mesmo código de produto, valor e dispositivo fiscal.
Correção efetuada: ajustamos a geração do registro para que os valores sejam impressos corretamente no cenário acima.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Web services
Web service de importação do registro R-4020 da EFD-Reinf com documentação incorreta
Problema: a documentação do web service com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoajuridica indicava a existência de alguns campos, indevidamente. A saber:
- VlrCre
- CnpScp
- Tag imposto
- imposto.tipRet
- imposto.vlrRet
- imposto.vlrBas
- imposto.vlrRsu
- imposto.vlrBsu
- imposto.vlrDep
Correção efetuada: corrigimos a documentação retirando esses campos, visto que eles foram descontinuados após atualização de leiaute e tabelas.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoajuridica
Gestão de Patrimônio
Inclusão agrupada ao cadastrar um bem
Problema: na tela de Gestão de Recebimento (F670EBN), ao gerar um bem a partir de uma nota fiscal de entrada com a opção Inclusão agrupada marcada diretamente no item da grade, o sistema abria a tela para Cadastro de Bens Agrupados (F670LOT), indevidamente.
Correção efetuada: corrigimos a geração do bem quando a opção Inclusão agrupada estiver selecionada diretamente no item.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Recebimento (F670EBN)
Web services
Web service para estornar baixas gerava movimentos duplicados
Problema: com o parâmetro global CtrLotBai ativo, ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EstornoBaixaTitulosCR para fazer o estono de baixas do Contas a Receber, eram gerados dois movimentos de estorno na conta interna, indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o web service para que, no cenário acima, gere somente um movimento de estorno.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Melhoria de performance no web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos
Implementamos ajustes no web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR com o objetivo de melhorar a performance na execução do serviço.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contas a Pagar
Remessa de pagamento eletrônico com dados do PIX
Problema: na tela de Remessa (F510PRM), ao preparar uma remessa de títulos de devolução/adiantamento do Contas a Receber (opção 6 do botão Seleção da tela), informar os dados do PIX, processar e aprovar a remessa, os dados do PIX não eram carregados na grade.
Correção efetuada: ajustamos a tela para carregar os dados do PIX corretamente na hora de enviar a remessa de títulos de devolução/adiantamento do Contas a Receber.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa (F510PRM)
Variáveis sem valor no retorno do pagamento eletrônico
Problema: ao processar o retorno do pagamento eletrônico com a preparação configurada na Tesouraria, estando o identificador de regras TES-600ECHHI01 ativo e vinculado a uma regra, as variáveis TesNFilMcp, TesANumMcp, TesATptMcp, TesNCodFor e TesNSeqMcp não retornavam as informações do título.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que as variáveis acima retornem as informações do título, desde que haja uma preparação ativa na Tesouraria e a origem da solicitação de emissão de cheque ou aviso de débito seja do Contas a Pagar.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Retorno (F510PRT)
Documentação do botão Aplicar da tela F510PPR
Disponibilizamos a documentação do botão Aplicar da tela Preparação de Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PPR). Informamos que esse botão permite efetuar alterações no campo Agrupamento da grade de Títulos, desde que a caixa de seleção do registro desejado esteja marcada. Dessa forma, ao selecionar o registro desejado e clicar em Aplicar, a informação de agrupamento será alterada para os registros que ainda não possuem uma informação de agrupamento. No entanto, se um número de agrupamento já estiver presente, essa informação não será alterada.
Por fim, destacamos que este botão não atua nos demais campos existentes na grade Títulos.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Preparação Remessa
Accesss violation no cálculo de comissão
Problema: ao desmarcar um item da tela Resumo Analítico de Comissões (F504RAC), acessada via botão Analítico da tela Cadastro\Manutenção de Comissões (F504CAP), ou processar um registro com alguma inconsistência, ocorria um erro de Access violation.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração de comissões de representantes para que funcione corretamente na telas de Cálculo\Pagamento de Comissões (F504RCP) e F504RAC.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Comissões > Cálculo/Pagto. (F504RCP)
Gestão de Contas a Receber
Tela não mostrava o título completo na guia
Problema: a tela de Baixa por Créditos do Contas a Receber (F301BAA) não mostrava seu título nas guias do sistema, apenas o código.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para mostrar o título completo: Por Créditos (Adtos./Pagtos. Indevidos/Devol.).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Por Créditos (Adtos./Pagtos. Indevidos/Devol.) (F301BAA)
Ações SID
Procedimento para finalização de cotações após utilização de ação SID
Complementamos a documentação da ação SID Gravar Cotação, informando que as cotações são geradas e gravadas, mas não são finalizadas ao executar esta ação SID. Após gravar as cotações, é necessário filtrar pela solicitação utilizada na geração e clicar no botão Finalizar da tela F410CEA, e posteriormente aprovar a cotação. Além disso, informamos também que o identificador de regras GER-000APRMU01 não é acionado na execução da ação SID e este somente será executado também, ao clicar no botão Finalizar da tela F410CEA.
Local: Integrações com outros sistemas > Ações SID > Suprimentos > Cotações > SID.Cot.Gravar (SCCP) - Gravar Cotação
Integração de solicitação de compras via ação SID
Problema: quando utilizada a ação SID para integração de solicitações de compra, era retornada a mensagem: ERRO: TSLink: Classe não localizada: TC405SOL e a integração não era finalizada. Verificamos que o problema era relacionado a limpeza executada nos USES, o qual havia sido retirado o pacote u405chk do fonte da ação SID referente a solicitação de compra, fazendo com que ocorresse o problema.
Correção efetuada: voltamos o pacote u405chk no USES, resolvendo esta situação, fazendo com que o sistema não apresente mais este erro.
Local: Ação SID.Est.GravarSolCompra
Web services
Parâmetro de requisição NumInt do web service Com.senior.g5.co.mfi.tes.transferenciatesouraria
Alteramos a descrição do parâmetro de requisição lancamentos.numInt na documentação do web service Com.senior.g5.co.mfi.tes.transferenciatesouraria, porta TransferenciaTesouraria, informando que ele é opcional.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mfi.tes.transferenciatesouraria
Envio de retorno da nota fiscal autorizada ao ERP
Problema: o eDocs enviava o retorno da nota fiscal autorizada ao ERP, porém, apresentava a mensagem de erro: ERRO: Erro ao gravar registro da nota fiscal. Mensagem Original: Parâmetro DATALT não encontrado.
Correção efetuada: ajustamos para que o eDocs envie o retorno da nota fiscal autorizada ao ERP e não apresente o erro.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alteração do item de serviço na ordem de compra
Problema: ao executar o webservice com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, para alterar um item de serviço com rateio, mesmo a transação de compra estando corretamente parametrizada para rateio sem confirmação, era retornada a mensagem O rateio da transação "90406 - Entrada de Ordem de Compra Serviços" para execução através de serviços deve ser sem confirmação ou sem rateio e a alteração não era executada. Isso ocorria porque a alteração no rateio não era gravada e ao fechar a ordem de compra, como o valor do rateio não era igual ao item, a tela do rateio seria executada para o usuário ajustar, porém como o processo estava sendo executado através de um web service, a consistência ocorria.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a alteração no rateio seja gravada corretamente e assim a consistência não ocorra.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS Alcis
Valor da variável IntNQuantidade era ignorado
Problema: ao enviar uma quantidade por embalagens ao Gestão de Armazenagem | WMS Alcis, o valor da variável IntNQuantidade do identificador de regras GER-000INWMS16 não era atribuído à quantidade da embalagem do produto.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a variável IntNQuantidade funcione corretamente.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Gestão de PCP
Ajuste na documentação da tela F900ISO
Problema: a documentação da tela de Inclusão de Seq. de Roteiro na O.P./O.S. (F900ISO), deixava claro que a operação não precisar existir no roteiro, mas não informava que o serviço a ser inserido precisa estar cadastrado no modelo.
Correção efetuada: corrigimos a documentação no tópico Inclusão de Operações externas em um estágio interno do roteiro, informando que não é necessário que a operação esteja inserida no roteiro para realizar a inclusão, mas o serviço a ser informado deve estar cadastrado no modelo do produto.
Local: Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de PCP > Manutenção de Ordens de Produção/Serviço > Inclusão de Sequência de Operações
Gestão de Relacionamento (CRM)
Informações contidas no campo Pedidos em Aberto da tela F085INC
Melhoramos a documentação do campo Pedidos em Aberto da tela de Consulta de Informações do Cliente (F085INC), adicionando uma nota informando que a informação contida neste campo considera apenas itens de pedidos cuja situação dos itens seja 1 - Aberto total, 2 - Aberto parcial ou 3 - Suspenso, para formar o total de pedidos em aberto. Itens de pedido, quando são ligados a uma pré-fatura ou a uma nota digitada, não são mais considerados neste cálculo, pois estes itens não estão nem faturados nem disponíveis, uma vez que estão na situação 8 - Preparação Análise ou NF.
Também informamos que quando uma pré-fatura que foi gerada faturando parcialmente um item de pedido for faturada, então o item do pedido voltará ao status 2 - Aberto parcial e então será considerado no campo Pedidos em Aberto.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Relacionamento (CRM) > Controle de Atendimento > Consultas > Informações de Clientes
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Geração da tag Faturas no arquivo XML ao fechar nota fiscal eletrônica de serviço sem títulos
Problema: na tela Digitação de Notas manuais (F140GNF), ao gerar uma nota fiscal eletrônica de serviço que não possuía títulos, a tag <Faturas> era gerava de forma incoerente no arquivo XML.
Correção efetuada: alteramos para que na tela F140GNF, ao gerar a nota fiscal eletrônica de serviços sem títulos, a tag <Faturas> não seja gerada no arquivo XML.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Web services
Código da carteira no título gerado via web service de nota fiscal de saída
Problema: na geração de uma nota fiscal através do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, o título gerado através da nota não herdava o código da carteira que foi definido nas parcelas da nota fiscal. Sempre herdava a carteira definida na tela F070FRE, mesmo enviando uma carteira diferente na requisição do web service.
Correção efetuada: alteramos a rotina de geração das notas fiscais para que, ao gerar o título da nota fiscal, seja considerado a carteira definida nas parcelas da requisição do web service.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Identificador de regras VEN-140WSNFD1 ativo na utilização do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal
Problema: ao utilizar o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, para gerar nota fiscal de saída, com o identificador de regras VEN-140WSNFPD1 ativo e informando para utilizar a situação tributária informada no web service para a nota, o sistema exibia a seguinte mensagem de erro Falha ao processar item de produto de sequência 1: Origem fiscal da mercadoria (0) incompatível com o código de situação tributária informado (160).
Correção efetuada: alteramos para utilizar as informação passada através do web service para o campo OriMer, caso a nova variável VenAOriMerWS criada para o identificador de regras VEN-140WSNFPD1 esteja com o valor S, para indicar o uso do valor passado através do web service para este campo.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Código do representante no título gerado via web service de nota fiscal de saída
Problema: na geração de uma nota fiscal através do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, o título gerado através da nota não herdava o código do representante que foi definido na nota fiscal. Sempre herdava o representante das definições do cliente.
Correção efetuada: alteramos a rotina de geração das notas fiscais para que, ao gerar o título da nota fiscal, seja considerado o representante da nota fiscal enviado na requisição do web service.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Transporte (TMS)
Valor de outras despesas no CT-e de anulação
Problema: ao tentar fechar um CT-e do tipo 2 - CT-e de Anulação que possui Valor Outras Despesas, apresentava a mensagem de erro Não foi possível processar o CT-e: O Valor de Outras dos Itens (XX,XX) não fecha com o Valor de Outras da Nota Fiscal (X,XX) e não permitia seguir com o fechamento.
Correção efetuada: ajustamos para que, ao tentar fechar um CT-e do tipo 2 - CT-e de Anulação que possui Valor Outras Despesas, não apresente a mensagem de erro e permita seguir com o fechamento.
Local: Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração >Preparação de CTRC (F140COL)
Gestão de Vendas
Geração de relatório, através da tela F121CPD, com os pedidos pré-selecionados
Problema: quando utilizado o ERP com integração com varejo, após consultar os pedidos através da tela F121CPD, o usuário gera relatório apenas com os pedidos que selecionou. Mas, no relatório gerado, não continha apenas os pedidos selecionados e, sim, todos os pedidos.
Correção efetuada: alteramos para gerar o relatório apenas com os pedidos que foram selecionados na tela F121CPD.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Consultas > Dados gerais (F121CPD)
Processos Automáticos
Inclusão de processo automático 154 - Exclusão de Logs no índice da documentação
Atualizamos a lista de Processos automáticos disponíveis no Gestão Empresarial, adicionando o processo 154 - Exclusão de Logs. A documentação deste processo já existia, porém, como não constava no índice, só poderia ser encontrada através da pesquisa.
Local: Ajuda por telas > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis no Gestão Empresarial
Gestão de Manutenção
Validações do sistema para alteração de requisições originadas na manutenção
Problema:a documentação da tela Apontamento de O.S. de Manutenção (F103AIO) não citava que a requisição não podia ser alterada e não demonstrava como o sistema faz a validação. Desta forma, quando a manutenção possui uma requisição vinculada e, essa requisição possui uma quantidade atendida maior que a requisitada pela manutenção, o sistema apresentava uma mensagem na finalização do apontamento da manutenção.
Correção efetuada: ajustamos a documentação de conceito do apontamento de manutenção que tenha requisição eletrônica com quantidade diferente da original gerada pela manutenção, destacando que o apontamento não pode ter quantidade requisitada diferente da original pressuposta pela manutenção gerada. Confira mais detalhes na documentação da tela, no tópico Validações.
Local: Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Execução > Apontamento Tempos
Gestão de Compras
Documentação do campo Meses Intervalo da tela de contratos
Complementamos a documentação da tela Contrato de Compra (Comercial/Financeiro/Eventos) (F460CTR) indicando que a data de geração dos títulos considera o campo Meses Intervalo da guia Complementos para determinar a quantidade de meses que vai haver de intervalo entre um título e outro.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Contrato de Compra (Comercial/Financeiro/Eventos) (F460CTR)
Exemplo detalhado do cálculo do Valor Presente
Visando facilitar o entendimento do Cálculo do Valor Presente, adicionamos ao fim da página desta documentação, um exemplo detalhado do funcionamento do cálculo, mostrando um cenário, cada etapa do cálculo, bem como os campos que originam diversos dados que compõem a fórmula.
Locais:
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Produtos - Individual > Cálculo do Valor Presente
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Serviços > Cálculo do Valor Presente
Fechamento de ordens de compra com número de sequência de entrega
Problema: ao fechar uma ordem de compra com o número de sequência de entrega informada nos Dados Gerais, o sistema exibia a mensagem: Não foi possível posicionar na tabela de Endereços de entrega..
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a mensagem mencionada não seja mais apresentada.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Ordem de Compra Agrupada (F420GOC)
Exclusão de ordens de compra geradas simultaneamente
Problema: ao gerar ordens de compras simultaneamente com usuários diferentes e a filial (F070FCP) estiver parametrizada com o campo Tipo Busca Número OC igual a T - Buscar número livre em todos os processos, o mesmo número de ordem de compra era atribuído para os dois usuários. Com esta situação, era possível que ao um dos usuários clicar no botão Excluir, mesmo que o outro usuário processasse a ordem de compra, aquela ordem de compra fosse excluída da base e muitas vezes o usuário que processou não percebia que a ordem de compra havia sido excluída.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o botão Excluir fique desabilitado até que a ordem de compra seja gravada na base, fazendo com que o usuário não consiga excluir indevidamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Gestão de Recebimento
Melhoria na documentação da tela F000INE
Na documentação da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), complementamos o tópico Processos para acrescentar informações sobre a tag CNPJ do fabricante (CNPJFab). Para isso destacamos que:
- A consistência O Produto possui indicativo de produção em escala não relevante e o fabricante não foi informado. Informe o código do fabricante será executada quando: no XML houver um CNPJ de fabricante (tag CNPJFab) informado, a tag indEscala estiver definida como N e, no Cadastro de Fabricantes (F076FAB), não for encontrado um fabricante com o mesmo CNPJ constante no XML.
- Caso seja necessário que a consistência não seja executada, pode-se utilizar o identificador de regras CPR-000INECM02. Nesse caso, pode-se alterar o campo E000NFC.INDESC para S e, desta forma, a consistência não será executada para os itens alterados.
- O campo Produção em Escala Relevante presente da derivação do produto somente será considerado quando: no XML houver CNPJ do fabricante (tag CNPJFab ) informado, não houver a tag indEscala informada e o CNPJ do fabricante do XML estiver parametrizado no ERP (F076FAB).
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico
Código da forma de pagamento quando um título é aprovado via regra CPA-501TCPEA01
Problema: ao realizar uma aprovação automática de um título do Contas a Pagar, via identificador de regra CPA-501TCPEA01, o código da forma de pagamento não era exibido na tela F501LOT, e desta forma, ao realizar a baixa do título o código da forma de pagamento vinha zerado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que, ao realizar a aprovação, seja adicionado o valor do código da forma de pagamento, no campo correto que é o Forma de Pagamento Aprovado.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Informações do campo Justificativa ao gerar evento na manifestação do destinatário
Problema: ao gerar uma manifestação do destinatário de evento 210220 - Desconhecimento da Operação, o campo Justificativa não era mantido após clicar em Processar.
Correção efetuada: ajustamos a geração da manifestação do destinatário para manter o campo Justificativa após o processamento.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Controle de Eventos da Manifestação do Destinatário (F440MDE)
Melhoria na documentação do botão Processar da tela F000INE
Complementamos a documentação do botão Processar da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE) para informar que no recebimento de uma Nota Fiscal de Compra (NFC) que contém dois itens no XML para o atendimento do mesmo item da Ordem de Compra (OC) e cada linha do XML possuir a quantidade total da ordem, as consistências da tela não serão executadas, uma vez que essas são executadas linha a linha.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico
Gestão de Estoques
Identificador de regras EST-215VADEV01 considerando depósitos iguais
Problema: ao utilizar o identificador de regras EST-215VADEV01 para que a valorização de movimentos de estoques referentes a notas fiscais de 2 - Devolução, 5 - Retorno (Industrialização) ou 6 - Retorno (Outros) seja com base no valor do movimento da nota de entrada, era necessário que o depósito dos dois movimentos fossem iguais. Porém, esse comportamento não é necessário, pois a valorização é por filial e não por depósito.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o depósito não faça parte da busca do movimento da nota de entrada, retirando assim a necessidade dos depósitos serem iguais.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Relatórios
Carregamento de arquivos DXF em modelos de relatórios
Problema: falha no carregamento de arquivos DXF nos modelos de relatórios que impedia a utilização dos controles do tipo imagem vetorial.
Correção efetuada: ajustamos o carregamento dos arquivos DXF permitindo a execução correta do controle dentro dos modelos de relatórios.
SGI
Validação de campos de tabela com vínculo para tabela externa
Problema: os campos de tabela com ligação para tabela externa não validam valores informados que não correspondiam com cadastro da tabela vinculada.
Correção efetuada: ajustamos para realizar a validação corretamente da ligação cadastrada no campo.
Web services
Retorno da requisição de serviço de execução de modelos de relatório
Problema: retornava o erro NOT_FOUND_ERR: Houve uma tentativa de fazer referência a um nó em um contexto no qual ele não existe quando realizava uma requisição HTTP, com a Bridge ativa, para o serviço de execução de modelos de relatório enviando filtros que resultem em Não houve informações a listar.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de tratamento dos erros de execução dos serviços para dar o retorno correto na requisição.
Plataformas Homologadas
Homologação do Windows Server 2022
Homologamos o Windows Server 2022 como sistema operacional de servidor. Para mais informações sobre todas as plataformas homologadas, acesse a documentação disponível.
Finanças
Web service para estornar baixas gerava movimentos duplicados
Problema: com o parâmetro global CtrLotBai ativo, ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EstornoBaixaTitulosCR para fazer o estono de baixas do Contas a Receber, eram gerados dois movimentos de estorno na conta interna, indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o web service para que, no cenário acima, gere somente um movimento de estorno.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Melhoria de performance no web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos
Implementamos ajustes no web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR com o objetivo de melhorar a performance na execução do serviço.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Controladoria
Web service de importação do registro R-4020 da EFD-Reinf com documentação incorreta
Problema: a documentação do web service com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoajuridica indicava a existência de alguns campos, indevidamente. A saber:
- VlrCre
- CnpScp
- Tag imposto
- imposto.tipRet
- imposto.vlrRet
- imposto.vlrBas
- imposto.vlrRsu
- imposto.vlrBsu
- imposto.vlrDep
Correção efetuada: corrigimos a documentação retirando esses campos, visto que eles foram descontinuados após atualização de leiaute e tabelas.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoajuridica
Integrações
Parâmetro de requisição NumInt do web service Com.senior.g5.co.mfi.tes.transferenciatesouraria
Alteramos a descrição do parâmetro de requisição lancamentos.numInt na documentação do web service Com.senior.g5.co.mfi.tes.transferenciatesouraria, porta TransferenciaTesouraria, informando que ele é opcional.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mfi.tes.transferenciatesouraria
Envio de retorno da nota fiscal autorizada ao ERP
Problema: o eDocs enviava o retorno da nota fiscal autorizada ao ERP, porém, apresentava a mensagem de erro: ERRO: Erro ao gravar registro da nota fiscal. Mensagem Original: Parâmetro DATALT não encontrado.
Correção efetuada: ajustamos para que o eDocs envie o retorno da nota fiscal autorizada ao ERP e não apresente o erro.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alteração do item de serviço na ordem de compra
Problema: ao executar o webservice com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, para alterar um item de serviço com rateio, mesmo a transação de compra estando corretamente parametrizada para rateio sem confirmação, era retornada a mensagem O rateio da transação "90406 - Entrada de Ordem de Compra Serviços" para execução através de serviços deve ser sem confirmação ou sem rateio e a alteração não era executada. Isso ocorria porque a alteração no rateio não era gravada e ao fechar a ordem de compra, como o valor do rateio não era igual ao item, a tela do rateio seria executada para o usuário ajustar, porém como o processo estava sendo executado através de um web service, a consistência ocorria.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a alteração no rateio seja gravada corretamente e assim a consistência não ocorra.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mercado
Código da carteira no título gerado via web service de nota fiscal de saída
Problema: na geração de uma nota fiscal através do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, o título gerado através da nota não herdava o código da carteira que foi definido nas parcelas da nota fiscal. Sempre herdava a carteira definida na tela F070FRE, mesmo enviando uma carteira diferente na requisição do web service.
Correção efetuada: alteramos a rotina de geração das notas fiscais para que, ao gerar o título da nota fiscal, seja considerado a carteira definida nas parcelas da requisição do web service.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Identificador de regras VEN-140WSNFD1 ativo na utilização do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal
Problema: ao utilizar o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, para gerar nota fiscal de saída, com o identificador de regras VEN-140WSNFPD1 ativo e informando para utilizar a situação tributária informada no web service para a nota, o sistema exibia a seguinte mensagem de erro Falha ao processar item de produto de sequência 1: Origem fiscal da mercadoria (0) incompatível com o código de situação tributária informado (160).
Correção efetuada: alteramos para utilizar as informação passada através do web service para o campo OriMer, caso a nova variável VenAOriMerWS criada para o identificador de regras VEN-140WSNFPD1 esteja com o valor S, para indicar o uso do valor passado através do web service para este campo.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Código do representante no título gerado via web service de nota fiscal de saída
Problema: na geração de uma nota fiscal através do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, o título gerado através da nota não herdava o código do representante que foi definido na nota fiscal. Sempre herdava o representante das definições do cliente.
Correção efetuada: alteramos a rotina de geração das notas fiscais para que, ao gerar o título da nota fiscal, seja considerado o representante da nota fiscal enviado na requisição do web service.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Tecnologia
Retorno da requisição de serviço de execução de modelos de relatório
Problema: retornava o erro NOT_FOUND_ERR: Houve uma tentativa de fazer referência a um nó em um contexto no qual ele não existe quando realizava uma requisição HTTP, com a Bridge ativa, para o serviço de execução de modelos de relatório enviando filtros que resultem em Não houve informações a listar.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de tratamento dos erros de execução dos serviços para dar o retorno correto na requisição.
Comportamento da rotina de Notificações da senior X Platform no uso do Gestão Empresarial XT
Adicionamos na FAQ do Gestão Empresarial XT, no tópico Funcionamento, um novo item explicando se a rotina de Notificações da senior X Platform tem o mesmo comportamento no ERP XT.
Neste caso, informamos que não, por que o sistema possui uma limitação onde as notificações da Senior podem ser exibidas, mas ao clicar em cada uma delas, não haverá a abertura da notificação. A abertura da notificação deverá ser realizada através de um Navegador, como Chrome ou Edge, por exemplo. Além disso, o sistema pode não apresentar toda a lista de notificações que eventualmente seja exibida no acesso a senior X Platform diretamente no navegador.
Local: XTended > Ativação ERP XT > FAQ
Analytics
Integração com Analytics ERP não ocorre em ambientes de homologação
Problema: a documentação de integração dos dados do Analytics ERP, não deixava claro para o usuário que quando o ambiente utilizado for de Homologação, não há integração do Gestão Empresarial com o Analytics.
Correção efetuada: complementamos a documentação adicionando esta informação e orientando o usuário para que valide na Central de Configurações Senior, em Plataforma XT > Configuração de integração, qual o Ambiente que está em utilização.
Local: XTended > Analytics ERP > Integração