Gestão Empresarial | ERP - 5.10.4.11
12/07/2024
- 07/08/2024: adicionamos a matéria Visualização de cards desabilitados do Analytics ERP.
Tarefas liberadas: 54
Mercado
Exibição de tela na resolução 1024 x 768
Problema: quando utilizada a tela Bula (F113BUL), em resolução 1024 x 768, o sistema não estava montando a tela corretamente, escondendo valores de alguns campos.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o desenho da tela seja consistente em resoluções 1024 x 768 (resolução mínima para atender as telas do sistema de Gestão Empresarial) ou maiores.
Local: Cadastros > Receituário Agronômico > Bula
Suprimentos
Fixação com unidade de medida diferente do cadastrado no produto
Problema: na geração de uma fixação a depósito para fornecedor pessoa jurídica, ao informar uma nota com as devidas quantidades, porém com uma unidade de medida diferente, ocorria uma mensagem de quantidades diferentes, impedindo o prosseguimento do processo.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de fixação para que, ao informar uma nota do tipo 1 cuja unidade de medida seja diferente do cadastrado do produto, caso haja a conversão das referidas unidades de medida no Gestão Empresarial | ERP, a conversão será feita e o processo seguirá normalmente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Agrupamento das notas de acréscimo financeiro de contrato antes da emissão
Modificamos a rotina de fixação para que, durante o processo via tela de Fixação de Preços (F439FIX), as notas de acréscimo financeiro de contrato sejam agrupadas na tela Emissão de Nota Fiscal de Saída Agrupada (F140ENL), antes de serem enviadas para a SEFAZ. Esse processo é semelhante ao que ocorre com as demais notas, gravando as notas antes de serem enviadas para emissão, de forma que fiquem registradas ainda que não sejam autorizadas pelo sistema da SEFAZ.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Emissão da contra nota de diferimento de ICMS via tela de Emissão de Nota Fiscal de Saída Agrupada (F140ENL)
Com o objetivo de aumentar a resiliência do processo de fixação de preços, implementamos a emissão da contra nota de diferimento de ICMS pela tela de Emissão de Nota Fiscal de Saída Agrupada (F140ENL). Anteriormente, o processo de geração da contra nota de diferimento de ICMS já fechava e enviava a nota para a SEFAZ, que por vezes não estava disponível ou gerava rejeição, interrompendo o processo. Com essa implementação, a contra nota é gerada mas fica aguardando emissão pela tela de Emissão... (F140ENL). sendo enviada para a SEFAZ apenas ao fim do processo de fixação.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Cálculo do valor de royalties após alteração da quantidade a fixar ou preço a fixar
Problema: na tela de Fixação de Preços (F439FIX), ao alterar o Valor a Fixar ou Qtde. a Fixar de um item da grade Ordens de Compra em Aberto - A Fixar (4), por vezes a rotina calculava o valor de Royalties com valor negativo.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de cálculo de royalties para calcular corretamente quando há alteração do valor a fixar ou da quantidade a fixar.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Cadastros
Acompanhamento de exportação de clientes na integração com o App do Produtor Rural
Com o objetivo de agilizar e facilitar o acompanhamento das integrações com outros sistemas, adicionamos na tela de Integrações - Painel de Exportações (F000PEX), a listagem de erros de integração de clientes, com o App do Produtor Rural. Para utilizar essa funcionalidade, tendo cadastrada e ativada a integração com o App do Produtor Rural, é preciso selecionar essa integração em Sistema, selecionar Cliente em Tipo de Informação e a Opção de Erros de Integração (4).
Local: Cadastros > Integrações > TMS > Integrações - Painel de Exportações (F000PEX)
Web services
Consistência do mês de referência da safra da cana de açúcar, na integração via web service
Para aumentar a confiabilidade dos registros na integração com outros sistemas, adicionamos nova consistência no web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, para o campo DatCpt (mês de referência), nas informações de aquisição de cana de açúcar. Esse mês de referência deve estar dentro do período cadastrado para a safra, na tela Safra (F113SAF), campos Competência Inicial e Competência Final. Caso o DatCpt não esteja compreendido entre essas duas datas, o sistema retornará erro.
Locais:
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
- Cadastros > Produtos e Serviços > Lote > Safra (F113SAF)
Nova porta Exportar no web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.planocontacontabil
Atualizamos a porta Exportar, do web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.planocontacontabil, para a versão 3. Essa nova versão da porta disponibiliza o campo SeqInt, referente ao número sequencial dos registros da integração. Com essa informação, é possível agora retornar para a o web service de confirmação de integração os registros que não foram integrados. Também realizamos ajustes para manter os dados da integração nas tabelas E000CIX (Controle de Registros de Integrações) e E000PLA (Integração - Plano de Conta Contábil).
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mct.ctb.planocontacontabil
Manual do Usuário
Atualização do exemplo de regra para o identificador de regras INT-115PRPCM01
Problema: ao utilizar o Identificador de Regra INT-115PRPCM01, que permite a customização dos dados enviados ao App do Produtor Rural, e tendo o configurado conforme o exemplo de regra listado na documentação do identificador de regras, o sistema retornava erro de SQL. Isso ocorria pois o exemplo não utilizava a função CONVERT em uma parte da regra, onde a função era necessária.
Correção efetuada: atualizamos a documentação do identificador de regras para incluir regra de exemplo que utilize a função CONVERT necessária, produzindo o resultado esperado.
Local: Manual do Usuário > Ferramentas > Identificadores de Regra > INT-115PRPCM01
Identificadores e parâmetros
Objetivo do uso do identificador de regra e valor de variável VsDisQtdLid
Adicionamos à documentação do identificador de regra VEN-135CBCCA01 a informação de que o identificador de regra VEN-135CBCCA02 posiciona a grade de itens não conferidos da pré-fatura em um registro específico, requerendo cadastro e vinculação a uma regra que retorne o código do produto, a derivação e a sequência do item, para que, ao acionar o identificador de regras VEN-135CBCCA01, o sistema se posicione corretamente e a variável VsDisQtdLid seja carregada com a quantidade do item.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Características e uso do identificador para alterar informações
Ajustamos a documentação do identificador de regra VEN-140LTRAS01 no que se refere às suas características. Além disso, a documentação referente aos Leiautes NF-e e NFC-e foi alterada no grupo I80, coluna Origem, informando que, caso seja necessário alterar o valor de alguns campos, deve-se utilizar o identificador de regra VEN-140LTRAS01. Por fim, na documentação sobre Parametrizações para NF-e 4.0, inserimos a informação de que, em casos de produtos com enquadramento do tipo 9 - Outros (Sujeito a rastreabilidade), como não há obrigatoriedade de geração do grupo <rastro> para esses produtos, pode-se optar por mudar o tipo de enquadramento do produto para 0 - Normal e gerar as informações do Lote do produto na tag <infAdProd> por meio dos identificadores de regras VEN-140NEITE01 ou VEN-140LTRAS01.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Clientes e Fornecedores
Ajustes na tela Chaves PIX de fornecedores quando chamada pela tela de Cadastro
Problema: ao usar o botão Chave Pix na tela Cadastro de Fornecedores (F095FOR), a tela Chaves Pix de Fornecedores (F095FCP) não carregava as informações de Pix corretamente e permitia navegar entre fornecedores diferentes do selecionado.
Correção efetuada: ajustamos a tela para exibir, ao abrir, a primeira chave Pix cadastrada na ordem Empresa/Filial/Fornecedor/Sequência, com as respectivas informações de cadastro. Agora, não será possível visualizar ou cadastrar informações de outros fornecedores. O comportamento da tela F095FCP permanece o mesmo quando acessada pelo menu do sistema.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Chaves PIX de fornecedores (F095FCP)
Transações
Ajuste em documentação do IR GER-001TNSAF01 e nova documentação da tela Duplicação de Transação (F001DUP)
Disponibilizamos a documentação da tela Duplicação de Transação (F001DUP) que é acessada através do botão Duplicar da tela Consulta e Manutenção de Transações (F001MTR). Esta documentação não estava disponível em nosso Portal de Documentação anteriormente.
Além disso, também atualizamos a documentação do identificador de regras GER-001TNSAF01 informando que sua finalidade é disponibilizar a execução de regras definidas pelo usuário depois de incluir, alterar ou excluir um registro referente aos dados gerais da transação, bem como adicionamos a tela F001DUP na lista de telas afetadas pelo identificador.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Manter Transação > Duplicação de Transação
- Ferramentas > Identificadores de Regras
Representantes
Cadastro de novo responsável técnico na tela F113RTC
Problema: ao tentar inserir um novo cadastro de registro de CREA/CFTA por estado para um responsável técnico na tela Responsável técnico (F113RTC), o sistema estava apresentando a mensagem É necessário informar Código Agrônomo.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que não seja apresentada a mensagem sobre a necessidade de um Código do Agrônomo quando no cadastro de um novo registro de CREA/CFTA por estado para o responsável técnico.
Local: Cadastros > Representantes > F113RTC - Responsável Técnico
Produtos e Serviços
Tela não herdava o campo Permite Gerar Orçamento da família
Problema: ao cadastrar um produto na tela de Cadastro de Produto (F075PRO), ele não herdava da família a configuração do campo Permite Gerar Orçamento.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que, ao informar ou alterar o campo Família, o campo Permite Gerar Orçamento seja atribuído de acordo com a configuração cadastrada na família.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
Gestão de Tributos
Base de cálculo do PIS e COFINS em Outros Documentos
Problema: o valor da base de cálculo para o PIS e COFINS de Outros Documentos estava incorreto, pois buscava o valor da nota fiscal, resultando em apuração errada do imposto.
Correção efetuada: ajustamos a base de cálculo do PIS e COFINS para usar o valor do documento gerado, considerando a alíquota cadastrada no produto ou serviço.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Outros Documentos (F660IFI)
Geração do SPED Fiscal dentro do tempo de inatividade estipulado no ambiente Cloud
Problema: ao gerar o SPED Fiscal, o sistema fechava sem aviso por alcançar o tempo limite de inatividade da sessão do usuário no ambiente Cloud.
Correção efetuada: otimizamos a geração do SPED Fiscal para garantir que o arquivo final seja gerado dentro do tempo de inatividade estipulado no ambiente Cloud.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Cálculo da alíquota
Complementamos a documentação da tela Resumo de Apuração do Imposto (F661I20), adicionando a informação de que o sistema considera tanto o faturamento interno como o externo para chegar no valor da alíquota.
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661I20
Endereço de entrega no registro 0150 com identificador ativo
Problema: ao emitir uma nota fiscal com DIFAL, usando o identificador de regras COM-000SIGUF01 para considerar o estado do endereço de entrega na tributação do imposto, a geração do SPED Fiscal não considerava o endereço de entrega no registro 0150 quando o identificador estava ativo.
Correção efetuada: corrigimos o SPED Fiscal para considerar o endereço de entrega quando o identificador de regras COM-000SIGUF01 estiver ativo.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Apuração do imposto 02 - ICMS
Problema: na tela de Apuração (F661PAI), ao apurar o 02 - ICMS e clicar no botão Origens, aparecia a mensagem Error - ORA-00936: missing expression quando havia uma transação cadastrada com o caractere especial aspas duplas.
Correção efetuada: corrigimos a consulta de origens da apuração do ICMS para que funcione corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração (F661PAI)
Identificadores de regras
Ajuste de documentação de IR e parâmetro dinâmico
Fizemos ajustes de documentação, removendo o parâmetro dinâmico EMPRESA.TRANSACAODEVOLUCAOEXTERIOR do manual, visto que ele não está mais em uso no sistema.
Para o identificador de regra GER-000INWMS07, removemos o conteúdo referente à sua característica que descrevia que ele era executado somente se existisse o endereço de origem da mercadoria na nota fiscal de entrada. No entanto, o IR é chamado em todas as notas, independentemente do endereço.
Locais:
- Ferramentas > Identificadores de regras
- Ajuda por telas > Cadastros > Empresas > F070EMP - Cadastro de Empresas
Gestão de Contas a Pagar
Salvar as parametrizações da tela F501SAL
Implementamos a funcionalidade para salvar as parametrizações da tela F501SAL (botão Seleção da F501ATL) por meio do botão OK, permitindo recarregar os campos.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar (F501ATL)
Cálculo do valor da retenção ao pagar o saldo do título
Problema: na tela Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT), ao parametrizar retenções na entrada de adiantamento e pagamento, o valor da retenção não era calculado corretamente ao pagar o saldo do título.
Correção efetuada: ajustamos a tela F501LOT para que a retenção seja calculada corretamente ao pagar o saldo do título.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT)
Título tratado como erro de múltiplos usuários
Complementamos a documentação da tela Débito Direto Autorizado - Seleção (F510SDD), inserindo a informação de que, caso o parâmetro Título Existe ou Associação Automática estiver com valor N - Não, o título será tratado como erro de múltiplos associados com a mensagem Mais de um título a ser associado: fornecedor AAA, vencimento original 01/01/01 e valor original 1,00. Note que os valores apresentados na mensagem são apenas exemplos ilustrativos.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Débito Direto Autorizado por Série > Débito Direto Autorizado - Seleção
Gestão de Tesouraria
Apresentação do valor convertido para moeda empresa
Complementamos a documentação da tela Parâmetros do Fluxo de Caixa (F610PFL). Na seção sobre multimoeda para geração de valores de pedidos e ordens de compra, acrescentamos que, se o Pedido/Ordem de Compra for cadastrado em outra moeda e não possuir a Data da Cotação informada, ao processar o Fluxo de Caixa, será utilizada a data do momento atual desta geração do Fluxo de Caixa na apresentação do valor convertido para moeda empresa. Não será efetuado o cálculo de conversão considerando o campo do filtro Data Base.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Tesouraria > Fluxo de Caixa > F610PFL - Parâmetros do Fluxo de Caixa
Recursos
Regra vinculada a processo automático para execução de web service
Problema: quando havia uma regra vinculada a um processo automático para execução do web service com.senior.g5.co.mfi.tes.creditofornecedor, porta GerarDevolucaoCredito, era exibida a mensagem O recurso TSr600CreditoFornecedor não foi encontrado..
Correção efetuada: alteramos a rotina do processo automático para permitir a execução da regra com o web service com.senior.g5.co.mfi.tes.creditofornecedor, porta GerarDevolucaoCredito.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Gestão de Armazenagem | WMS
Necessidade de depósito no componente da O.P.
Complementamos a documentação do processo de Separação, adicionando, em 7 - Abastecimento de Produção, um novo tópico: é necessária a existência de um depósito previamente inserido no componente da O.P. para habilitar e informar o depósito destino na separação para o WMS
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Processos > Separação
Novo parâmetro para controle de movimento de estoque
Criamos o novo parâmetro FILIAL.INTWMS.MANTERMOVIMENTORETORNOOR que controla os movimentos de estoque no retorno da conferência de uma nota fiscal de entrada.
Sugestão de utilização
- Ao gerar uma nota fiscal de entrada integrada ao WMS, os produtos nem sempre estão fisicamente no estoque ou são conferidos imediatamente. O ERP mantém esses produtos bloqueados até que o WMS complete a conferência, o que pode levar alguns dias;
- Durante esse período, pode ocorrer a abertura de um novo período de estoque enquanto o anterior é fechado. Quando o produto é finalmente conferido e retorna ao ERP, os movimentos de bloqueio são excluídos. No entanto, se o período de estoque correspondente estiver fechado, o ERP não permite alterações na movimentação dessas mercadorias.
Local: Cadastros > Filiais > Cadastro de Filiais (F070FCA)
Web services
Disponibilização de campos em web service de integração com Varejo
Disponibilizamos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, porta Gravar, os campos parcelas.banCar(Bandeira do cartão) e parcelas.nsuHst (Número sequencial único da transação TEF (Host Autorizador).
Disponibilizamos também no web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR, o campo nsuHst (Número sequencial único da transação TEF (Host Autorizador).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Remoção de informações já trazidas pelo sistema
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, retirando as referências a usuGer, datGer e horGer, visto essas informações já serem preenchidas diretamente pelo sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Pedido com produto montado via web service GravarPedidos
Problema: O sistema apresentava inconsistências, solicitando que o produto de montagem fosse informado na tabela de preços ao gerar um pedido montado via o webservice com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para eliminar a inconsistência que solicitava a informação do produto montagem na tabela de preços, dessa forma, efetuando corretamente o pedido via webservice com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestor Senior
Exclusão de documentos integrados com o Gestor Senior App
Problema: o Gestão Empresarial | ERP configurado com a integração do Gestor Senior App, estava permitindo excluir Solicitações de Produto (F405SOL) e Serviço (F405SOS), após a inserção da informação da quantidade cancelada. Na tela de Requisições Agrupada (F207LOT) também estava sendo permitido a exclusão do documento.
Correção efetuada: ajustamos para que, ao excluir o documento, seja feita uma consistência verificando se há configuração da integração com o Senior Gestor App, caso exista, a exclusão será bloqueada.
Local: Aplicativo Gestor Senior
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Novas observações na documentação de Cadastros do WMS WIS
Na documentação de Cadastros referente ao WMS WIS, incluímos observações para os seguintes tipos:
- 6 - Transferência de entrada (WMS);
- 13 - Transferência de saída (WMS).
Indicamos que, nestes casos, na tela F037VDS, a coluna Transação deve ser preenchida com uma transação de entrada ou saída, respectivamente.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Administração de sistema > Parametrizações para integração > Parametrizações no Gestão Empresarial | ERP > Cadastros
senior X Platform
Remanejamento dos movimentos de estoque na integração com a senior X Plataform
Problema: ao reenviar o remanejamento no WMS Alcis que estavam com a situação Aguardando processamento os movimentos de estoque não eram feitos mas a situação de integração era alterada para Concluído na senior X Platform.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o remanejamento integre com o Gestão Empresarial | ERP sem problemas.
Formatação de CEP no retorno de separação do WMS SILT
Problema: em casos onde o cliente, ou algum outro endereço na pré-fatura, possuísse o CEP iniciando com o número 0, estava acorrendo erro no retorno da separação do WMS SILT para o Gestão Empresarial | ERP, onde era relatado que o CEP não estava no padrão correto com 8 números.
Correção efetuada: realizamos um ajuste na formatação de todos os CEPs envolvidos no processo.
Gestão de Vendas
Bookmark inválido ao fechar pedido através da tela F120GPD
Problema: o sistema apresentava a informação de bookmark inválido ao fechar um pedido através da tela Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD).
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, ao fechar um pedido através da tela Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD), não seja exibido a informação de bookmark inválido.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > F120GPD - Entrada de Pedidos Agrupado
Duplicação de observação do pedido
Ajustamos a documentação da tela Entrada de Pedidos por Pedido Base (F120GPP), no que se refere ao campo Duplicar Observação do Pedido. Agora, quando essa caixa de seleção estiver marcada, o sistema carregará a observação do pedido base (campo ObsPed da tabela Vendas - Pedidos - Dados Gerais (E120PED)) no campo Observação do Pedido, na guia Dados Gerais. O campo poderá ser alterado e a observação do pedido novo será a que estiver no campo ,Observação do Pedido no momento do processamento.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Via Pedido base
Inserção e alteração dos campos Código e Data Fator de Correção
Complementamos as documentações das telas Entrada de Pedidos Agrupado - Diversos (F120DIV), Notas Fiscais de Saída - Diversos (F140DIV) e Contratos de Venda (F160NOV). Nas duas primeiras documentações foram inseridos dois novos campos, os quais: Código Fator Correção e Data Fator Correção. Já na documentação da tela F160NOV foi alterado o campo Data Fator de Correção, inserindo a informação de que, quando for informada uma data nesse campo, na geração de notas fiscais de saída através do contrato, a data deste campo será adicionada como sendo a data de Emissão do título.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Pedido Agrupado > Diversos
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > F140GNF - Notas Fiscais de Saída - Diversos
Gestão de Distribuição
Sugestão de Volume PFA em pedidos com faturamento parcial
Problema: ao gerar uma carga de forma parcial e mostrar novamente o pedido, o valor do Volume PFA aparece de forma inconsistente no item do produto, trazendo o valor total do pedido em vez da quantidade restante a faturar. Além disso, foi verificado que, ao alterar a Qtd. a Faturar da grade Produtos (2), não era alterado o valor do Volume PFA da grade Pedidos (1).
Correção efetuada: o sistema foi ajustado para que, ao efetuar parcialmente uma carga de pedido e mostrar novamente, seja trazida somente a quantidade restante a faturar na coluna Volume PFA. Ajustado também para que o Volume PFA da grade Pedidos (1) receba o valor a faturar ao alterar a Qtd. a Faturar da grade Produtos (2).
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Valores de Outras ao executar alterações nos dados diversos da carga
Problema: após informar um Valor de Outras na tela Manutenção de Pré-faturas - Valores Diversos (F135VAL) para uma carga na tela Manutenção de Pré-faturas (F135MPF), se um valor fosse registrado em Dados Diversos através da tela Manutenção de Pré-faturas - Diversos (F135DIV) para a mesma carga, o sistema estava zerando os Valores de Outras previamente informados para a carga.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que ao alterar o Valor Diversos da Carga tendo Valores de Outras informados, esses Valores de Outras não sejam zerados.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Manutenção de Pré-faturas
Cópia e cola de conteúdo no campo Nro. Conhecimento Embarque
Problema: ao gerar um Controle de Embarque através da tela Controle de Embarques (F145EBQ) e o Tipo de Embarque for igual a E - Externo (Exterior), quando o usuário copiava (Ctrl + C) e colava (Ctrl + V) um conteúdo que continha mais de 10 caracteres, o sistema colava apenas os 10 primeiros caracteres no campo Nro. Conhecimento Embarque.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, ao copiar um conteúdo com mais de 10 caracteres e colar no campo Nro. Conhecimento Embarque, todo o conteúdo seja colado, desde que respeite o tamanho máximo do campo. Nesse caso, de 18 caracteres.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Controle de Embarques
Processos automáticos
Nova funcionalidade do ERP XT para sugestão de Insights de Processos Automáticos
A partir desta versão, o ERP XT, possui a capacidade de identificar padrões de uso na tela Análise de Reposição de Estoque Agrupada (F211ARA) e sugerir a automação de processos, eliminando tarefas repetitivas e manuais e liberando tempo para atividades mais estratégicas. A automação de rotinas e processos, aumenta a produtividade e otimiza a jornada de trabalho.
Com o novo recurso de Insights de Processos Automáticos do ERP XT, você recebe sugestões inteligentes para automação de rotinas, permitindo maior foco em atividades de alto valor.
Para tanto, adicionamos ao sistema, duas novas telas.
- A tela Configuração de Insights de Processos Automáticos (F000PPA) é responsável pela parametrização da funcionalidade de Sugestão de Insights de Processos Automáticos. A parametrização do Insight é por empresa e pode ser acessada através do menu Recursos > Processos Automáticos > Parâmetros de Insights.
- Já a tela Insights de Processos Automáticos (F000IPA) é responsável por apresentar informações dos insights em geral, como os que foram sugeridos pela inteligência do ERP XT, assim como os insights que já foram aprovados tornando-os em processos automatizados, e também os insights que tiveram sua reprovação. Esta tela esta disponível no menu Recursos > Processos Automáticos > Insights de Processos Automáticos.
Também disponibilizamos o novo processo automático 170 - Geração de Insights de Processos Automáticos, que tem como objetivo monitorar dados registrados (E000MIN) de usos de telas, para que seja possível identificar estes padrões de uso e sugerir a automação dos processos.
Estamos em constante evolução! Nossa funcionalidade de insights está passando por atualizações e melhorias. Em breve, você terá acesso a novas implementações e a um aperfeiçoamento significativo na apresentação dos dados, especialmente na guia Dados dos Insights da tela F000IPA. Fique atento às novidades e prepare-se para uma experiência ainda mais eficiente e intuitiva!
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Parâmetros de Insights (F000PPA)
- Recursos > Processos Automáticos > Insights de Processos Automáticos (F000IPA)
- Recursos > Processos Automáticos > Insights de Processos Automáticos > Botão Reprovar (F000OBI)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Motivo de situações/observações (F021MOT)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Agrupada (F211ARA)
Gestão de Recebimento
Criação do identificador de regras para controlar a exibição das diferenças de valores no recebimento eletrônico`
Solução:Criamos o identificador de regra CPR-000CONVR01 para permitir que o cliente decida se deseja exibir as diferenças de valores ao processar uma nota ou ignorá-las, deixando a nota como processada com sucesso. Esse identificador será executado somente quando houver diferenças maiores que os limites definidos nas parametrizações do sistema. O intuito é dar flexibilidade para casos onde o valor que vem no XML do fornecedor não condiz com o valor que deve ser pago nas parcelas, o que inviabilizava a validação correta dos valores.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Arredondamento de preço de nota fiscal
Complementamos a documentação da tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), em relação aos comportamentos para arredondamento do valor bruto calculado na tela, os quais são dois. O primeiro leva em consideração o parâmetro global DecEmpLic, e o segundo o tipo de acerto que será feito no valor bruto, sendo A - Arredondar ou T - Truncar.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada
Recálculo de notas geradas via recebimento eletrônico
Complementamos a documentação da tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), adicionando a informação de que, para notas geradas via recebimento eletrônico, caso o identificador de regra CPR-000MTNEL01 estiver ativo, ele também impactará no recálculo da nota, buscando os valores do XML e substituindo os valores gerados pela parametrização do sistema.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada
Parametrizações da tag indDeduzDeson em Notas Fiscais de Devolução
Problema: com a implementação da tag indDeduzDeson, nos xmls de Nf-e, onde é indicado se o Valor do ICMS Desonerado foi deduzido do valor do item. Quando o motivo da desoneração for igual a "7 - Suframa", obrigatoriamente a tag indDeduzDeson deve ser igual a 1. Ocorre que, quando era gerado o xml via nota de saída, a tag recebia o valor de corretamente, porém, quando gerada uma devolução, o sistema preenchia a tag com o valor de 0, sem respeitas as devidas parametrizações.
Correção efetuada: Alteramos a lógica no sistema para que notas de devolução também respeite as parametrizações indicadas.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Geração de nota fiscal de entrada via Código de Barras
Problema: ao gerar a nota fiscal de entrada via Código de Barras, o sistema apresentava erro de Access Violation, não permitindo a geração.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para não apresentar o erro relatado.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Código de Barras (F440VCB)
Zeramento de valores no recalculo após informar uma chave eletrônica na nota
Problema: ao informar uma chave eletrônica, tendo o identificador de regra CPR-000MTNEL01 ativado, o sistema zerava os campos da nota que estivessem informados na regra.
Correção efetuada: ajustamos uma falha no sistema que através do identificador CPR-000MTNEL01, zerava os valores da nota, mesmo que a chave eletrônica informada não fosse de uma nota do recebimento eletrônico.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gestão de Estoques
Movimentos retroativos envolvendo lotes
Complementamos as documentações das telas Geração Individual de Movimentos de Estoque (F210MVP), Geração Agrupada de Movimentos de Estoque (F210LOT) e Estoques - Consulta de Movimentos de Estoque (F212CME) e do web service Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, adicionando a informação de que, para movimentos retroativos envolvendo lotes, a consistência da quantidade é baseada na quantidade atual registrada na tabela Estoques - Produtos por Depósito, Data Entrada/Validade, Lote e Série (E210DLS), sem considerar as datas dos movimentos. Essa consistência garante que não haverá saldo negativo, mas permite, por exemplo, a entrada de 100 quantidades do lote em 15/01 e uma saída retroativa no dia 10/01. Essa saída, no entanto, não poderá ser maior que 100 quantidades.
Locais:
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Agrupados
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Individuais
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Movimentações
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
Mensagem de access violation ao fechar estoque
Problema: quando ativo o identificador de regras EST-215NOTAS01, mesmo sendo encontradas notas fiscais em aberto, caso o usuário progredisse com o fechamento de estoques, era retornado um erro de access violation.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que nesse cenário, o fechamento seja executado corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Parâmetro global permite equilibrar valores do estoque de produtos entre o módulo de estoque e o inventário fiscal
Implementamos o novo parâmetro global VlrEstMvp para a tela Inicialização de saldos mensais (F210ISM) e para o processo automático 49 - Inicialização de Saldos Mensais, para que, mediante sua utilização, a alteração no cálculo do valor de estoque do depósito (registro na tabela de inventário fiscal) utilize como base o valor de estoque da filial no último movimento do produto no mês. O cálculo é feito utilizando a proporção do saldo do depósito em relação ao valor total do estoque da filial .
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Saldos > Inicialização de saldos mensais (F210ISM)
Filtro por Curvas de Estoque liberado em novas telas
Complementando a nova funcionalidade de Curvas de Estoque liberada na versão 5.0.3.63 de 21 de junho de 2024, disponibilizamos a partir desta versão, o filtro por curvas de estoque em todas as telas relacionadas na lista Locais, abaixo.
Além das telas, também adicionamos nos processos automáticos 03 - Análise de Reposição, 27 - Cálculo de Consumo Médio e 30 - Análise de Reposição - Solicitação de Compras, bem como o web service Com.senior.g5.co.mcm.est.analiserepestoqueagrupada.
Para saber mais sobre como funciona esta nova rotina, acesse a documentação completa sobre o assunto e confira todas as informações. No tópico Utilizar classificações por curvas de estoque no Gestão Empresarial, estão listadas todas as telas que permitem utilizar a classificação por curvas de estoque.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Agrupados (F207LOT)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Consultas > Produtos (F207CEM)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Atendimentos (F210AME)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Atendimentos Compacta (F210ARC)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Ressuprimento (F211ARP)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Cálculo de Consumo Médio (F211CCM )
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do Dia > Análise de Reposição (F211RAV)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do Dia > Análise de Reposição s/visualização (F211RSV)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do Dia > Análise de Reposição > Estoques Mínimos p/ Reposição (F210MIN)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Agrupada (F405GSA)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Consultas > Produtos (F406SOL)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Produtos (F410CEA)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Consultas > Cotações (F410CCO)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo (F410NQC)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Consultas > Itens (F422CIO)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Itens - Seleção (F441SIE)
- Recursos > Implementações Web services
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Integrações
Disponibilização de campos em web service de integração com Varejo
Disponibilizamos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, porta Gravar, os campos parcelas.banCar(Bandeira do cartão) e parcelas.nsuHst (Número sequencial único da transação TEF (Host Autorizador).
Disponibilizamos também no web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR, o campo nsuHst (Número sequencial único da transação TEF (Host Autorizador).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Remoção de informações já trazidas pelo sistema
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, retirando as referências a usuGer, datGer e horGer, visto essas informações já serem preenchidas diretamente pelo sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Pedido com produto montado via web service GravarPedidos
Problema: O sistema apresentava inconsistências, solicitando que o produto de montagem fosse informado na tabela de preços ao gerar um pedido montado via o webservice com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para eliminar a inconsistência que solicitava a informação do produto montagem na tabela de preços, dessa forma, efetuando corretamente o pedido via webservice com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Melhorias na tradução do sistema
Melhoramos nossas traduções do sistema para que os campos que tenham atalhos no idioma em português também tenha o mesmo atalho no idioma inglês e espanhol. Melhorando assim, a usabilidade para os usuários.
Analytics
Visualização de cards desabilitados do Analytics ERP
Alteramos a visualização do Analyics ERP para que, quando os cards não possuírem dados disponíveis, estes sejam desabitados e fiquem com um link para a sua documentação. Este comportamento se aplica tanto para a versão web, quanto do aplicativo Gestor Senior.
Locais:
- senior X Platform > Gestão Empresarial > Analytics ERP
- Gestão Empresarial > senior X > Analytics ERP
- Aplicativo Gestor Senior > Analytics
English
Español
English
Español


