Gestão Empresarial | ERP - 5.10.4.40

24/01/2025

Texto alterado em:

Alteração no TBS

Esta versão teve alterações na estrutura da base de dados. Confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.​

Agronegócio

Cadastros

NOVIDADE
Novo campo Dis. Fls. Imp. Agro para registro do Código do Dispositivo Fiscal em Transações do Agronegócio

Adicionamos o campo Dis. FIs. Imp. Agro na tela de Transações do Agronegócio (F001TAG) para registro do Código de Dispositivo Fiscal. O campo possui filtro automático e permite informar apenas dispositivos cujo Tipo de Ajuste seja 3 - Impostos Agro.

Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Transações do Agronegócio

Mercado

NOVIDADE
Geração de dispositivo fiscal para impostos agro a partir da nota fiscal de saída

Implementamos o processo de geração de dispositivo fiscal para Impostos Agro. Dessa forma, ao gerar uma nota fiscal de saída por meio da tela F440GNF, ou de entrada de grãos (F435CCC) e fixação (F439FIX), ocorrerá a geração do dispositivo fiscal, conforme o cálculo do imposto agro configurado.

Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas

Suprimentos

NOVIDADE
Geração de dispositivo fiscal para impostos agro a partir da nota fiscal de entrada

Implementamos o processo de geração de dispositivo fiscal para Impostos Agro. Dessa forma, ao gerar uma nota fiscal de entrada por meio da tela F440GNE, ou de entrada de grãos (F435CCC) e fixação (F439FIX), ocorrerá a geração do dispositivo fiscal, conforme o cálculo do imposto agro configurado.

Locais:

  • Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
  • Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
  • Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)

Cadastros

Identificadores e parâmetros

DOCUMENTAÇÃO
Uso de parâmetro global para manter o Preço Bruto ao utilizar identificador de regras

Alteramos a documentação do identificador de regras VEN-120ALPRE01, adicionando a informação de que, para manter o Preço Bruto ao utilizar o identificador, pode ser necessário fazer uso do parâmetro global VenManBru.

Local: Ferramentas > Identificadores de Regras

DOCUMENTAÇÃO
Atribuição de valor à variável

Modificamos a documentação do identificador de regras CPR-420EMAOC01, inserindo, para a variável VSEMAANX, a informação de que, para alimentá-la, ao informar o caminho do anexo, deve-se utilizar duas barras (//) até o local do arquivo. Caso haja mais de um anexo, estes devem ser separados por ponto e vírgula.

Local: Ferramentas > Identificadores de Regras

DOCUMENTAÇÃO
Execução de identificador de regras na tela F421GSP

Modificamos a documentação do identificador de regras EST-405HRPED01, adicionando a informação de que este também é executado pela tela Solicitação de Compra de Produto via Produção (F421GSP).

Locais:

  • Ferramentas > Identificadores de Regras
  • Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Via Produção (F421GSP)

NOVIDADE
Criação de identificador de regras VEN-140GCRED01

Implementamos o identificador de regras VEN-140GCRED01, o qual possibilita que o usuário gere o grupo gcred, com suas subtags de forma manual.

Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)

DOCUMENTAÇÃO
Execução de regras complexas com o identificador de regra VEN-140NEIMPBO

Modificamos a documentação do identificador de regras VEN-140NEIMPBO, inserindo a informação de que a utilização deste com regras complexas que possam apresentar tempo de execução elevado (superior a 1 segundo), pode afetar diretamente o processo de faturamento da empresa. Assim, recomenda-se fortemente que rotinas customizadas que precisem ser disparadas após autorização do documento eletrônico sejam personalizadas/parametrizadas para serem executadas de forma assíncrona, em vez de dentro desse identificador de regras. Por fim, destacamos também a importância de tomar cuidado com a execução de regras vinculadas a esse identificador, assegurando que, caso a regra precise ser executada apenas uma vez para cada nota fiscal, haja um controle na própria regra para esse tipo de cenário.

Local: Ferramentas > Identificadores de Regras

Usuários

DOCUMENTAÇÃO
Comparação de valores no campo Aprovar NFE Diferença

Modificamos a documentação da tela Parâmetros de Usuário para Compras e Recebimento (F099UCP), inserindo a informação de que o campo Aprovar NFE Diferença soma o valor líquido de todos os itens da ordem de compra informada na nota, bem como o valor líquido de todos os itens da nota, e realiza a comparação entre esses dois valores. Caso o valor da ordem de compra seja maior que o valor da nota, o processo não exibirá nenhuma consistência, pois esse comportamento é interpretado como um benefício econômico e, portanto, não pode ser bloqueado.

Local: Ajuda por telas > Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F099UCP)

Web services

AJUSTE
Código do país no cadastro de fornecedor

Na geração de Fornecedores pelo web services com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores, porta GravarFornecedores, ao informar um CodPai diferente do vinculado ao estado, o sistema gravava o código do país associado ao estado em vez do código enviado na requisição. Alteramos a rotina para gravar corretamente o código do país enviado. Agora, os dados são registrados conforme o valor informado, garantindo mais precisão e consistência.

Local: Recursos > Implementações > Web services

Produtos e Serviços

NOVIDADE
Novidades para complementar a funcionalidade de Curvas de Estoque

Com o objetivo de simplificar e facilitar o cadastro de classificação de produtos na Curva ABC, implementamos o processo automático 185 - Classificação Automática de Produtos em Curvas de Estoque. Esse novo processo automatiza o cadastro das ligações, baseando-se no valor em estoque dos produtos, eliminando a necessidade de intervenções manuais e garantindo maior precisão e agilidade no cadastro.

Além disso, desenvolvemos a tela Histórico de Classificação Automática (F204HCL), que permite aos usuários acompanhar o histórico das classificações automáticas realizadas. Com uma interface intuitiva, essa funcionalidade oferece uma visão clara e detalhada do comportamento das classificações ao longo do tempo, facilitando a tomada de decisões baseadas em dados.

Outra novidade é a inclusão da tela Distribuição de Produtos por Curvas de Estoque (F204GRA), que disponibiliza uma representação gráfica das classificações dos produtos nas curvas de estoque padrões. Essa visualização gráfica proporciona uma compreensão mais rápida e intuitiva da distribuição dos produtos, permitindo uma análise mais eficaz e assertiva.

Essas melhorias reforçam o compromisso com a inovação e a eficiência nos processos de gestão de estoque, complementando a funcionalidade de Curvas de Estoque do Gestão Empresarial!

Locais:

  • Cadastros > Produtos e Serviços > Curvas de Estoque > Distribuição de Produtos por Curvas de Estoque (F204GRA)
  • Cadastros > Produtos e Serviços > Curvas de Estoque > Histórico de Classificação Automática (F204HCL)
  • Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)

Controladoria

Gestão de Tributos

DOCUMENTAÇÃO
Listagem de dispositivos fiscais vinculados nos registros M315 e M365

Complementamos a documentação do Leiaute - SPED Contábil Fiscal (ECF), adicionando, no registro M315, a informação de que neste serão listados os dispositivos fiscais vinculados na apuração do IRPJ > guia M310 >, botão Lançamentos (F664LPA) > botão Disp. Fiscal. Já no dispositivo M365, serão listados os dispositivos fiscais vinculados na apuração da CSLL, > guia M360 >, botão Lançamentos (F664LPA) > botão Disp. Fiscal.

Local: Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > SPED Contábil Fiscal (ECF) > Leiaute - Escrituração Contábil Fiscal (SPED ECF) > Bloco M

AJUSTE
Relação de notas que compõe os valores de devoluções na apuração PIS/COFINS

Na apuração de PIS/COFINS, a tela de ajustes não apresentava a relação de notas que compõem os valores de devoluções de compras. Ajustamos a apuração para que a tela de ajustes exiba corretamente essa relação de notas. Com isso, os usuários agora conseguem visualizar de forma precisa as notas associadas às devoluções, facilitando o processo de conferência e garantindo maior transparência nas apurações.

Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)

AJUSTE
Apuração do Faturamento IRPJ/CSLL - botão detalhes

Devido a alterações para manter a segurança do sistema, os botões de Detalhes foram removidos de algumas mensagens específicas, deixando-as sem esse recurso. Ajustamos a mensagem exibida na tela Apuração do Faturamento (F667RIR) para que seja apresentada corretamente, sem depender de uma caixa específica para os detalhes.

Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Apuração de Faturamento > IRPJ/CSLL > Apuração do Faturamento (F667RIR)

DOCUMENTAÇÃO
Link para documentação da GIA-RS no registro H020 do SPED

Adicionamos, na documentação do Leiaute - SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI), no registro H020, um link para a documentação da GIA-RS.

Local: Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) > Leiaute - SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) > Bloco H

Web services

AJUSTE
Conversão de valores ao executar integração contábil via web services

Ao tentar realizar a integração contábil via web services com.senior.g5.co.mct.ctb.integracao, porta Integrar_8, a falta de preenchimento do campo Id. Plano de Execução gerava uma mensagem de erro: is not a valid integer value. Ajustamos o processo de integração contábil para que, caso o campo Id. Plano de Execução não seja informado, a integração ocorra corretamente.

Local: Recursos > Implementações > Web services

Custos

Gestão de Contabilidade de Custos

AJUSTE
Geração do saldo de OP por estágio

Ao gerar o saldo de produtos por estágio na tela Saldos de Produtos em Elaboração (F630GSE), os dados sobre o saldo atual das OPs não estavam corretos quando a OP estava finalizada. Alteramos a rotina que calcula os saldos dos produtos por estágio para gerar os valores conforme a movimentação da OP no período. Agora, os saldos são exibidos corretamente, refletindo as alterações feitas nas OPs durante o período.

Local: Custos > Gestão de Contabilidade de Custos > Custo Integrado > Saldos de Produtos em Elaboração (F630GSE)

Finanças

Gestão de Contas a Pagar

DOCUMENTAÇÃO
Retorno de títulos previstos/efetivos para conciliação

Modificamos a documentação da tela Conciliação Títulos Previstos/Efetivos (F501CPE), inserindo a informação de que somente títulos efetivos e previstos que possuam Valor Aberto igual ao Valor Original serão retornados na tela para conciliação.

Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Conciliação Títulos Previstos/Efetivos

Gestão de Contas a Receber

AJUSTE
Arredondamento de cotação na tela F301BCD

Ao filtrar títulos para baixa em moedas diferentes e informar a cotação de pagamento na grade de títulos a baixar, o sistema estava arredondando os valores, sem respeitar os valores informados. Corrigimos a tela Baixa por Recebimento de Cheques/Diversos do Contas a Receber (F301BCD), para que a quantidade de casas decimais cadastrada no cadastro da moeda do título seja respeitada ao aplicar o arredondamento. Agora, os valores são calculados corretamente, de acordo com as configurações de cada moeda.

Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Baixa por Recebimento de Cheques/Diversos do Contas a Receber (F301BCD)

Integrações

Gestão de Armazenagem | WMS

NOVIDADE
Validação de CT-e e MDF-e no cancelamento de NF via F140CNW

Foi implementada uma verificação na tela de Cancelamento de Notas Integradas com WMS (F140CNW) para alertar o usuário quando a nota fiscal selecionada para cancelamento estiver associada a um CT-e ou MDF-e. Caso a nota fiscal esteja vinculada a um documento eletrônico de transporte, o sistema solicitará confirmação ao usuário se ele deseja prosseguir com o cancelamento, pois nesse cenário, será gerada uma devolução do documento.

Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Cancelamento de Notas Integradas com WMS (F140CNW)

Cotei

NOVIDADE
Validação do sistema para fechamento de cotação na integração com o Cotei

Ajustamos o sistema, para que, na integração com o Cotei, seja realizada uma validação fazendo com que a cotação seja fechada somente quando há um retorno do fornecedor ou quando a data limite for ultrapassada.

Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)

Web services

DOCUMENTAÇÃO
Comportamento de códigos de produto com hífen em web services

Modificamos a documentação que trata de Configurações especiais, adicionando a informação de que, quando um código de produto contém o caractere hífen ("-"), como em MOPR-000650, as rotinas de busca do sistema dividem o código em duas partes e isso pode causar inconsistências nas buscas. Dessa forma, para o correto funcionamento, deve-se enviar o código do produto entre aspas, por exemplo: "MOPR-000650". Isso garante que a execução ocorrerá corretamente. Esse comportamento é generalizado no ERP para qualquer campo chave que contenha hífen e que possa ser buscado com abrangência em algum web service.

Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Configurações especiais

Gestão de Armazenagem | WMS WIS

AJUSTE
Validação da data de estoque no uso do processo ESTOQUEWMSERP

Realizamos uma alteração no sistema para considerar a validação da data de estoque especificada na tela F070FES no uso do processo agendado ESTOQUEWMSERP da rotina 84, ao buscar movimentações do WMS WIS da tabela INT_S_AJUSTE_ESTOQUE. Essa alteração foi realizada para evitar que o processo gerasse movimentos em períodos de estoque já bloqueados, garantindo maior precisão nas movimentações.

Locais:

  • Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Estoques (F070FES)
  • Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)

Manufatura

Gestão de PCP

AJUSTE
Mensagem ao cancelar necessidades de produção

Ao cancelar as necessidades de produção pela tela Automático (Multinível) (F813CNE), era exibida a mensagem: O centro de custo XXXX não está liberado para o usuário XX, quando o centro de custo do item do pedido não estava relacionado ao usuário.

Ajustamos a rotina para que essa mensagem não seja exibida durante o cancelamento das necessidades de produção.

Local: Manufatura > Gestão de PCP > Cancelamento de Produção > Automático (Multinível) (F813CNE)

Gestão de Chão de Fábrica

DOCUMENTAÇÃO
Informação de Qtd. Material Não Conforme

Modificamos a documentação das telas Baixa de Componentes do Estoque (F900BAC) e Estorno de Componentes que sobraram (F900ECS), inserindo a informação de que, na tela Estorno de Componentes que sobraram (F900ECS), o campo Qtd. Material Não Conforme se refere à quantidade total de material não conforme que consta no componente da O.P.. Atualmente, o usuário não consegue saber o quanto de Material Não Conforme foi movimentado por lote, nos casos em que o componente tem baixa em mais de um lote.

Locais:

  • Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Componentes (O.P./O.S.) > Baixa Normal (Saída Estoque) (F900BAC)
  • Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Ordens de Serviço > Execução > Componentes > Estorno (Entrada Estoque) (F900ECS)

Mercado

Gestão de Vendas

DOCUMENTAÇÃO
Liberação de pedidos bloqueados por análise de crédito

Inserimos, nas documentações das telas Entrada de Pedidos com Avaliação de Produto (F120GPC) e Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD), a informação de que pedidos bloqueados por análise de crédito, decorrentes da parametrização da forma de pagamento, somente podem ser liberados através da tela CRM - Pedidos bloqueados para Análise de Crédito do Cliente (F127APB). Para que esta tela esteja disponível no menu, é necessário que a empresa esteja configurada com o campo Central Crédito igual a S.

Locais:

  • Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos com Avaliação de Produto (F120GPC)
  • Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD)

DOCUMENTAÇÃO
Liberação de pedidos bloqueados por análise de crédito

Inserimos, nas documentações das telas Entrada de Pedidos via Grade de Produtos (F120GRA), Entrada de Pedidos com Avaliação de Produto (F120GPC) e Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD), a informação de que pedidos bloqueados por análise de crédito, decorrentes da parametrização da forma de pagamento, somente podem ser liberados através da tela CRM - Pedidos bloqueados para Análise de Crédito do Cliente (F127APB). Para que esta tela esteja disponível no menu, é necessário que a empresa esteja configurada com o campo Central Crédito igual a S.

Locais:

  • Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos via Grade de Produtos (F120GRA)
  • Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos com Avaliação de Produto (F120GPC)
  • Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD)

Gestão de Faturamento e Outras Saídas

AJUSTE
Exibição de mensagem Grid index out of range na tela F145CME

O sistema exibia a mensagem Grid index out of range ao tentar carregar os registros na tela Manifesto Eletrônico (F145CME) em resoluções pequenas, como em um notebook. Dessa forma, realizamos as alterações necessárias para que os registros sejam carregados corretamente nessas resoluções.

Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Manifesto Eletrônico (F145CME)

Gestão de Transporte (TMS)

AJUSTE
Inconsistência após exclusão de nota fiscal na composição, na tela F140COL

O sistema apresentava uma inconsistência no campo Peso Bruto ao retornar à guia Dados Gerais após a exclusão de uma nota fiscal na composição, na tela Preparação de CTRC (F140COL). O problema ocorria quando o campo Carregar dados da composição, localizado na tela F140SOL, estava marcado. Para resolver, o sistema foi ajustado para garantir que o campo “Peso Bruto” seja preenchido corretamente ao retornar à guia "Dados Gerais" após a exclusão de uma nota fiscal na composição, na tela Preparação de CTRC (F140COL).

Local: Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração (F140COL)

Recursos

Implementações

NOVIDADE
Implementação de dígito da conta no leiaute SAEX10005

O layout SAEX10005 apresentava as posições do dígito verificador da conta corrente em desacordo com o manual bancário Santander 2024. Corrigimos o relatório para garantir que o dígito verificador da conta corrente esteja na posição correta, conforme as especificações do manual bancário.

Local: Recursos >Implementações>Importação/Exportação

AJUSTE
Identificador de regras GER-000INWMS21

Após alterar os dados no identificador de regras GER-000INWMS21, a função GerarOrdemRecebimentoWmsSenior, que utiliza essa regra, não considerava as atualizações. Era necessário sair do sistema e fazer login novamente para que as alterações fossem aplicadas.

Ajustamos a rotina para usar a nova versão compilada da regra, eliminando a dependência do cache.

Local: Recursos > Implementações > Regras > Executar

NOVIDADE
Otimização nos geradores de Importação/Exportação e Layout

Foi identificada uma lentidão ao importar arquivos pelo Gerador de Importação/Exportação e ao exportar leiautes pelo Gerador de Layout, causada pela manipulação direta dos arquivos entre a estação do usuário e o sistema.

Para solucionar esse problema, implementamos o uso de arquivos temporários para otimizar o processo. Agora, o sistema realiza uma cópia do arquivo já processado, contendo as informações necessárias, no local escolhido pelo usuário, reduzindo significativamente o tempo de operação.

Local: Recursos > Implementações > Importação/Exportação > Executar

Processos Automáticos

AJUSTE
Filtro adicional no processo automático 154

Ao executar o processo automático 154 utilizando o identificador de regras GER-000EXCLG01 para aplicar filtros adicionais, era retornada a mensagem de erro relacionada a caracteres inválidos no banco de dados Oracle e SQL Server. Alteramos a rotina de execução do processo automático para garantir que o filtro da regra GER-000EXCLG01 seja aplicado corretamente.

Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > Processo automático 154 - Exclusão de Logs

Suprimentos

Gestão de Estoques

DOCUMENTAÇÃO
Melhoria da performance do processo de inventário

Complementamos a documentação da tela Inicialização do Processo de Inventário (F220INI), acrescentando a informação de que a quantidade de itens informados na inicialização do inventário tem um impacto direto na performance do processo de inventário como um todo. Por isso, uma boa prática é iniciar o inventário apenas com os itens que realmente necessitam ser inventariados. Além disso, incluímos informações adicionais acerca de inventários com lote/série.

Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Geração (F220INI)

AJUSTE
Access Violation ao finalizar inventário de produtos controlados por lote

Foi realizado um ajuste no sistema para evitar que ocorra o erro de Access violation durante a finalização de inventários de produtos controlados por lotes. Agora, o processo pode ser concluído normalmente, mesmo quando o lote inventariado é inserido no inventário no momento da contagem e o identificador de regras EST-220INVRT01 está ativo. Anteriormente, nesse cenário, o sistema apresentava o erro de Access violation, impedindo a continuidade do processo.

Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Diferenças/Acerto (F220DAI)

NOVIDADE
Novidades para complementar a funcionalidade de Curvas de Estoque

Com o objetivo de simplificar e facilitar o cadastro de classificação de produtos na Curva ABC, implementamos o processo automático 185 - Classificação Automática de Produtos em Curvas de Estoque. Esse novo processo automatiza o cadastro das ligações, baseando-se no valor em estoque dos produtos, eliminando a necessidade de intervenções manuais e garantindo maior precisão e agilidade no cadastro.

Além disso, desenvolvemos a tela Histórico de Classificação Automática (F204HCL), que permite aos usuários acompanhar o histórico das classificações automáticas realizadas. Com uma interface intuitiva, essa funcionalidade oferece uma visão clara e detalhada do comportamento das classificações ao longo do tempo, facilitando a tomada de decisões baseadas em dados.

Outra novidade é a inclusão da tela Distribuição de Produtos por Curvas de Estoque (F204GRA), que disponibiliza uma representação gráfica das classificações dos produtos nas curvas de estoque padrões. Essa visualização gráfica proporciona uma compreensão mais rápida e intuitiva da distribuição dos produtos, permitindo uma análise mais eficaz e assertiva.

Essas melhorias reforçam o compromisso com a inovação e a eficiência nos processos de gestão de estoque, complementando a funcionalidade de Curvas de Estoque do Gestão Empresarial!

Locais:

  • Cadastros > Produtos e Serviços > Curvas de Estoque > Distribuição de Produtos por Curvas de Estoque (F204GRA)
  • Cadastros > Produtos e Serviços > Curvas de Estoque > Histórico de Classificação Automática (F204HCL)
  • Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)

Gestão de Recebimento

DOCUMENTAÇÃO
Utilização de dois ou mais fornecedores com mesmo CPF/CNPJ e IE

Alteramos a documentação da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE) e Recebimento Eletrônico, adicionando a informação de que a rotina de Recebimento Eletrônico não suporta a utilização de dois ou mais Fornecedores cadastrados na base de dados que contenham o mesmo CPF/CNPJ e a mesma Inscrição Estadual (IE). Quando isso ocorre, o sistema não consegue determinar o fornecedor a ser utilizado, exibindo a mensagem "Fornecedor inválido ou não cadastrado" ao tentar processar o documento. Recomenda-se inativar os fornecedores duplicados na tela Cadastro de Fornecedores (F095CAD).

Locais:

  • Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
  • Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > NF-e | NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica) > Recebimento eletrônico

DOCUMENTAÇÃO
Melhoria na documentação do campo Contrato da tela F000INE

Alteramos a documentação da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), complementando o campo Contrato da Guia Itens (Produto e Serviço), informando que ao realizar o vínculo do contrato no item de produto/serviço, o sistema não fará a herança dos códigos de produto/serviço do item do contrato.

Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico

DOCUMENTAÇÃO
Atualização de documentação da tela F000INE sobre sequência correta dos itens de ordem de compra

Adicionamos uma observação na documentação da tela Via Recebimento Eletrônico (F000INE), informando que quando o fornecedor não envia no XML a sequência correta dos itens da ordem de compra, ou seja, quando a sequência informada não corresponde àquela cadastrada na ordem de compra, isso pode gerar um vínculo incorreto entre os itens da nota fiscal e os itens da ordem de compra. Esse vínculo errado ocorre porque a rotina utiliza a sequência enviada no XML como base para associar os itens da nota fiscal com os itens da ordem de compra.

Além disso, informamos também que para corrigir esse comportamento, é necessário remover a sequência de itens vinda do XML e permitir que a rotina sugira o vínculo de forma automática, considerando o produto da nota fiscal e o produto da ordem de compra, bem como citamos os identificadores de regras que podem ser utilizados para remoção desta sequência.

Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico

AJUSTE
Comportamento da rotina de estorno de comissão

Ao fechar uma Nota Fiscal de Devolução na tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), ligada a Notas Fiscais de Saída, a rotina não gerava o débito de comissão, mesmo quando configurada para recebimento e com a opção Gera débitos de comissão na entrada de NF devolução definida como S - Sim. Ajustamos a tela para garantir que, ao fechar uma Nota Fiscal de Devolução ligada a Notas Fiscais de Saída, o débito de comissão seja gerado corretamente, sempre que a parametrização estiver configurada para recebimento e com a opção Gera débitos de comissão na entrada de NF devolução marcada como S - Sim.

Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)

AJUSTE
Soma da base do IRRF no cabeçalho de com RPA

Corrigimos um problema na geração de notas com RPA, onde os dados gerais da nota somavam a base de IRRF de todos os itens, mesmo quando apenas alguns deles atingiam a faixa de IRRF. Esse erro ocorria em cenários onde, por exemplo, o primeiro item não atingia a faixa de IRRF, mas o segundo sim. Neste caso, o sistema foi ajustado para que apenas a base dos itens com valor de IRRF seja considerada nos dados gerais da nota.

Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)

DOCUMENTAÇÃO
Observação sobre o campo indPres na documentação de Leiautes NF-e e NFC-e

Alteramos a documentação de Leiautes NF-e e NFC-e, no tópico Grupo B - Identificação da Nota Fiscal Eletrônica, no campo indPres, incluindo uma observação informando que, este campo precisa ser alterado através do identificador de regras VEN-140ALDIV01, quando na emissão de notas de entrada tipo 6 - NF Produtor, 7 - NF Geração Manual e 10 - NF Acerto (NF Saída) a tag precisar ser diferente de 0.

Local: Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > NF-e | NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica) > Nota Fiscal Eletrônica 4.0 > Leiautes NF-e e NFC-e

Gestão de Compras

DOCUMENTAÇÃO
Inclusão de tópico sobre recálculo de rateio na documentação da tela F405SOL

Complementamos a documentação da tela Solicitação de Compra de Produtos Manual (F405SOL), inserindo o tópico Recálculo de Rateio, informando que quando campos como Transação, Quantidade, Conta Financeira, entre outros, são alterados, o sistema exibe a mensagem informando que o rateio será recriado. Isso ocorre porque o rateio baseado em quantidade não permite recálculos incrementais, sendo sempre recriado para refletir os novos valores, diferente de outros tipos de rateio com recálculo automático.

Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Manuais

AJUSTE
Carregamento de campo ao utilizar identificador de regra CPR-460CONDG01

Alteramos o sistema para que o campo Observação Motivo (VSDGOBSMOT) na tela F460CTR passe a carregar corretamente os dados antigos e novos ao utilizar o identificador de regra CPR-460CONDG01. O mesmo ajuste foi aplicado ao campo Observação do Objeto (VSDGOBJCTR). Anteriormente, ao acompanhar os dados antigos e novos que estavam sendo alterados, o campo VSDGOBSMOT não era carregado como os demais campos, o que gerava inconsistências.

Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Comercial/Financeiro/Eventos (F460CTR)

Tecnologia

Web services

DOCUMENTAÇÃO
Obrigatoriedade do caractere ponto (.) em valor decimal no protocolo SOAP

Atualizamos o manual do usuário na seção Ferramentas de Apoio, dentro do tópico Bridge, incluímos uma observação sobre a obrigatoriedade do uso do caractere ponto (.) como separador decimal nos valores, conforme as normas do protocolo SOAP.
Essa atualização reforça a conformidade com o protocolo SOAP e facilita o uso correto da ferramenta.

Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Bridge

Web services

Controladoria

AJUSTE
Conversão de valores ao executar integração contábil via web services

Ao tentar realizar a integração contábil via web services com.senior.g5.co.mct.ctb.integracao, porta Integrar_8, a falta de preenchimento do campo Id. Plano de Execução gerava uma mensagem de erro: is not a valid integer value. Ajustamos o processo de integração contábil para que, caso o campo Id. Plano de Execução não seja informado, a integração ocorra corretamente.

Local: Recursos > Implementações > Web services

Cadastros

AJUSTE
Código do país no cadastro de fornecedor

Na geração de Fornecedores pelo web services com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores, porta GravarFornecedores, ao informar um CodPai diferente do vinculado ao estado, o sistema gravava o código do país associado ao estado em vez do código enviado na requisição. Alteramos a rotina para gravar corretamente o código do país enviado. Agora, os dados são registrados conforme o valor informado, garantindo mais precisão e consistência.

Local: Recursos > Implementações > Web services

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