No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
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Informações sobre status eletrônicos de documentos fiscais

A planilha abaixo mostra todos os status de documentos eletrônicos presentes no ERP. Nela é possível identificar quais documentos eletrônicos utilizam o status, se ele é final e quais status podem ou não receber retorno.

Cód. Status Descrição status Aceita retorno Status final Tipo de documento eletrônicos
NF-e CC-e MF-e NFS-e CT-e MDF-e
1 Não enviada Não Não X X X X X X
2 Enviada 3,4,5 ou 10 Não X X X X X X
3 Autorizada Não Sim X X X X X X
4 Rejeitada 3 (exceto MF-e) Não X X X X X X
5 Denegada Não Sim X       X  
6 Solicitado Inutilização 8 ou 12 Não X       X  
7 Solicitado Cancelamento 9 ou 11 (3 ou 4, em caso de retorno como evento) Não X     X X X
8 Inutilizada Não Sim X       X  
9 Cancelada Não Sim X     X X X
10 Erro Geração Não Não X X X X X X
11 Erro Solicitação Cancelamento Não Não X     X X X
12 Erro Solicitação Inutilização Não Não X       X  
13 Pendente de Cancelamento Situação interna - não é utilizada para ações que envolvem o usuário
14 Solicitação Encerramento (MDF-e) 15 Não           X
15 Encerrado (MDF-e) Não Sim           X

Caso seja necessária a alteração manual do status de um documento eletrônico no ERP, isso deve ser feito por meio de AçõesSID (via SeniorSID – DepuraSID) ou chamada de web service (via MCDebug). Alterações em status de documentos eletrônicos diretamente na base de dados do ERP podem causar inconsistências e devem ser efetuadas somente com acompanhamento da Senior.

Importante

O que foi exposto acima não vale para NFC-e. Esse documento é administrado por outros sistemas de Varejo (Gestão de Lojas, Megasul etc.) e integrados ao ERP já com status finais (autorizado, cancelado ou inutilizado).

Diferença entre status do documento e status do documento eletrônico no ERP

Status significa a situação na qual o documento se encontra no ERP, que indica dois status para um documento eletrônico: o do documento em si (que é um status interno do ERP) e o do documento eletrônico (que é o status do documento eletrônico emitido pelo ERP). O ERP sempre controla os dois status, que podem variar de acordo com as operações realizadas no sistema.

Segue abaixo uma tabela indicando a relação entre os status do documento no ERP e os status do documento eletrônico.

Cód. Status Descrição Status Eletrônico Status do documento no ERP
1 - Digitada 2 - Fechada 3 - Cancelada
1 Não enviada X X  
2 Enviada   X  
3 Autorizada   X  
4 Rejeitada   X  
5 Denegada     X
6 Solicitado Inutilização     X
7 Solicitado Cancelamento     X
8 Inutilizada     X
9 Cancelada     X
10 Erro Geração   X  
11 Erro Solicitação Cancelamento     X
12 Erro Solicitação Inutilização     X
13 Pendente de Cancelamento      
14 Solicitação Encerramento (MDF-e)   X  
15 Encerrado (MDF-e)   X  

Observação

Os status de documentos 4 - Documento fiscal emitido (saída) e 5 - Aguardando fechamento (pós-venda) não estão na segunda tabela pois não possuem relação com rotinas de documentos eletrônicos (são status internos do ERP para controle de entrada e saída via balança).

Por meio da segunda tabela é possível concluir que, por exemplo, um documento eletrônico que possui status de 1 - Digitada não poderá ter um status eletrônico diferente de 1 - Não Enviada. Da mesma forma, um documento eletrônico que possui status de 3 - Cancelada não poderá ter um status eletrônico diferente de 5 - Denegada, 6 - Solicitado Inutilização, 7 - Solicitado Cancelamento, 8 - Inutilizada, 9 - Cancelada, 11 - Erro Solicitação Cancelamento ou 12-Erro Solicitação Inutilização.

Importante

Há duas exceções para a segunda tabela:

  1. Por não haver inutilização de RPS/NFS-e, caso ele seja emitido e esteja com Situação Eletrônica (E140IDE.SitDoe) igual a 4 - Rejeitada, 1 - Não Enviada ou 10 - Erro Geração e depois não for mais utilizado, ao solicitar o cancelamento do RPS na tela Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN), a situação no ERP (E140nfv.SitNfv) ficará como 3 - Cancelada e a Situação Eletrônica da RPS (E140IDE.SitDoe) não será alterada, ou seja, ficará como 1 - Não Enviada, 4 - Rejeitada ou 10 - Erro de Geração. Nesse caso, o registro do cancelamento não será gerado na tela Consulta de Histórico de Documentos Eletrônicos (F141HDE).
  2. Conforme NT 2018.001, a inutilização de NF-e emitida por produtor rural (CPF) não é prevista. Se o campo Tipo Empresa da tela F070FCA for igual a 07 - Produtor Rural, caso a NF-e seja emitida e esteja com Situação Eletrônica (E140IDE.SitDoe) igual a 4 - Rejeitada, 1 - Não Enviada ou 10 - Erro Geração e não seja mais utilizada, ao solicitar o cancelamento na tela F140CAN, a situação da NF-e no ERP (E140nfv.SitNfv) não será alterada e a Situação Eletrônica da NF-e ficará como 9 - Cancelada. Nesse caso, apenas o registro de alteração da situação atual para 9 - Cancelada será gerado.

Diferença de status do documento entre eDocs e Receituário Agronômico

Código Status ERP Descrição Código Status eDocs Descrição
1 Digitada - Nessa etapa o receituário ainda não consta no eDocs.
2 Gerada - Nessa etapa o receituário ainda não consta no eDocs.
3 Cancelada 9 Cancelada
4 Emitida - A emissão de relatório acontece somente o ERP (Gestão Empresarial | ERP).
5 Enviada 3 Autorizada

Consulta de status e histórico de documentos eletrônicos no ERP

O ERP possui duas telas para consulta de status e histórico de documentos eletrônicos:

  1. Consulta de Documentos Eletrônicos (F141CNE): traz informações sobre o status atual de um documento eletrônico (NF-e, NFS-e, CT-e e MDF-e). Por padrão são mostrados os campos que indicam o status do documento internamente no ERP e o status do documento eletrônico:
    • Sit.: código da situação do documento no ERP (situação interna do documento)
    • Descrição (Sit.): descrição do código da situação do documento no ERP (situação interna do documento)
    • Situação NF-e: código da situação eletrônica do documento no ERP. Após todo o processo de emissão de um documento ter sido finalizado, o status eletrônico do documento no ERP deve ficar igual ao status eletrônico armazenado na SEFAZ para este mesmo documento.
    • Desc. Situação NF-e: descrição do código da situação eletrônica do documento no ERP.
  2. Consulta de Históricos de Documentos Eletrônicos (F141HDE): traz informações sobre o histórico de um documento eletrônico (NF-e, NFS-e, CT-e e MDF-e). A consulta dos documentos eletrônicos nessa tela é de extrema importância para avaliação de todos os status que o documento eletrônico assumiu, sendo informada a data e hora que o status do documento eletrônico foi alterado, bem como o usuário responsável pela alteração. É possível identificar o status eletrônico anterior do documento e o status eletrônico para o qual o documento foi alterado. Também é possível verificar a chave eletrônica atual do documento eletrônico no rodapé da tela.

Observação

Caso haja a necessidade de consultar a chave eletrônica na SEFAZ, é possível selecionar a chave e copiá-la.

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