No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > Listas dinâmicas > Cadastro

F049LST - Cadastro de Listas Dinâmicas

Esta tela tem por finalidade permitir o cadastramento de listas.
Toda lista, pode ser associada a vários itens e estes a várias tabelas do sistema, conforme disponibilizado na página de Ligação.

Utilização no SPED ECD

Ao efetuar o cadastro dos aglutinadores destinados a geração do SPED ECD é necessário se atentar a informação de Lista Dinâmica. Esta opção é utilizada para gerar as seguintes informações no registro J100, J150 e J210:

J100 – Balanço Patrimonial

Campo 04 = IND_GRP_BA - Será gerado conforme indicação da lista dinâmica relacionada ao aglutinador e informada na página do registro em "Lista Dinâmica da Definição dos Aglutinadores". Indicador de grupo do balanço, podendo ser:

Campo 07 = IND_DC_BAL - Será gerado conforme indicação da lista dinâmica relacionada ao aglutinador, informada na página do registro em "Lista Dinâmica da Natureza dos Aglutinadores" e a natureza do saldo registrado para o aglutinador. Indicador da situação do saldo informado no campo anterior, podendo ser:

J150 - Demonstração do Resultado do Exercício

Campo 06 = IND_VL - Indicador da situação do valor informado no campo anterior (Valor total da aglutinação do campo 5). Será gerado conforme indicação da lista dinâmica relacionada ao aglutinador, informada na página do registro em "Lista Dinâmica da Natureza dos Aglutinadores" e a natureza do saldo registrado para o aglutinador. Podendo ser:

Ao classificar a lista dinâmica dos aglutinadores da visão contábil da DRE é necessário que o conteúdo deste campo seja condizente ao nível da visão, onde níveis sintéticos devem receber o conteúdo "P" ou "N" e os níveis analíticos devem receber conteúdo "D" ou "R".

Caso a visão seja desenvolvida utilizando-se de aglutinadores, no cadastro do aglutinador é possível classificar de forma manual os conteúdos dos campos em "P", "N", "D" e "R". Ou ainda, utilizar as opções “A” ou “S” para que o sistema realize a classificação automática deste campo, conforme explicação abaixo:

O sistema irá classificar automaticamente o IND_VL em "P", "N", "D" e "R" de forma automática levando em consideração a natureza e o saldo das contas contábeis. Deste modo, pode-se informar "A" para as linhas analíticas (o sistema irá classificar automaticamente em "D" ou "R") e "S" para as linhas sintéticas (o sistema irá classificar automaticamente em "P" ou "N").

Não é recomendado que a classificação sugerida nos aglutinadores da visão contábil seja alterada quando ela for gerada pelo sistema (F043RFB). Esta recomendação irá garantir que o resultado apresentado na consulta e na geração dos SPED's estejam coerentes com o grupo e subgrupo, que as contas contábeis pertencem. Podem assim, existir exceções que irão exigir alterações pontuais.

Quando existem subgrupos com natureza inversa ao grupo principal (exemplo, contas redutoras), é recomendado a utilização direta das classificações que o subgrupo pertence, ou seja, se uma conta redutora é "D-Devedora" dentro de um grupo "C-Credora", recomendamos que neste caso não se utilize "S" ou "A", mas sim a classificação direta como "N" ou "D" para este exemplo.

Importante

Existe a funcionalidade de informar contas diretamente na visão do SPED, não necessitando do cadastro de aglutinadores para todas as linhas da visão. Exceto para Visão DLPA, onde há necessidade de criar aglutinador das contas envolvidas.

Caso na visão seja informada uma conta do plano contábil, e não o conceito de aglutinadores, o sistema irá classificar o conteúdo do campo IND_VL de forma automática, levando em consideração dos níveis da linha da visão, natureza e saldo da conta informada.

Caso as listas dinâmicas (2 - Definição, 3 - Natureza, 4 – Receita/Despesa) não estejam cadastradas é possível inserí-las manualmente em Cadastros > Identificadores e parâmetros > Listas dinâmicas > Cadastro (F049LST ) ou ainda, através do botão Importar.

J210 -

Campo 06 - IND_DC_CTA - Será gerado conforme indicação da lista dinâmica relacionada ao aglutinador, informada na página do registro em "Lista Dinâmica da Natureza dos Aglutinadores" e a natureza do saldo registrado para o aglutinador. Indicador da situação do saldo informado no campo anterior:

Campo 08 - IND_DC_CTA_INI -Será gerado conforme indicação da lista dinâmica relacionada ao aglutinador, informada na página do registro em "Lista Dinâmica da Natureza dos Aglutinadores" e a natureza do saldo registrado para o aglutinador. Indicador da situação do saldo inicial informado no campo anterior:

Campos

Código Lista
Informar um código para o cadastro da lista dinâmica.

Guia Listas

Descrição Lista
Informar uma descrição para a lista dinâmica cadastrada.

Múltipla Seleção
Indicativo para permitir associar vários itens da lista a um único registro no sistema.
Quando com “S” (Sim) a tela de "Associação de Listas" permitirá associar mais de um item da lista para um único registro no ERP, caso esteja “N” (Não) será permitido apenas um item da lista para cada registro.

Tipo de Lista
Indicativo utilizado para indicar se a lista em questão é do usuário ou do sistema.
Caso esteja sendo inserida uma lista nova dentro da rede da Senior, esse estará sempre como “S” (Sistema) e caso o cliente esteja inserindo uma lista em sua empresa o campo aparecera como “U” (Usuário) e sempre estará desabilitado.

Situação Lista
Permite ativar ou desativar uma lista do sistema.

Usuário Geração
Grava o código do usuário a data e a hora que cadastrou a lista dinâmica.

Usuário Atualização
Grava o código do usuário a data e a hora de quem alterou o cadastro da lista dinâmica.

Guia Itens

Código Item
Indica o código do item ligado a lista dinâmica.

Tipo item
Indicativo utilizado para indicar se a lista em questão é do usuário ou do sistema.
Caso esteja sendo inserida uma lista nova dentro da rede da Senior, esse estará estar sempre como “S” (Sistema) e caso o cliente esteja inserindo uma lista em sua empresa o campo aparecera como “U” (Usuário) e sempre estará desabilitado.

Situação Item
Permite ativar ou desativar uma lista do sistema.

Usuário Geração
Grava o código do usuário a data e a hora que cadastrou a lista dinâmica.

Usuário Atualização
Grava o código do usuário a data e a hora de quem alterou o cadastro da lista dinâmica.

Guia Ligação

Sequência Aplicação
Campo seqüencial para informar as tabelas do sistema que serão ligadas aos itens cadastrados.

Tabela
Informar uma das tabelas abaixo:

Ao clicar no botão PESQUISA [...], a tela "Tabelas e Campos"(FTableDef) é exibida.

Observação

Para importar os cadastros das listas dinâmicas atualizados, na pasta Modelos existe o arquivo denominado "DTLD001.XML".

Botões

Exportar
Exibe a tela F049ELS.

Importar
Realiza a importação de listas dinâmicas a partir de um arquivo "XML".

Este artigo ajudou você?