No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Cadastros > Empresas > Manufatura

F070EPR - Parâmetros da Empresa para Manufatura e Serviços

Tem por objetivo definir parâmetros para as gestões de Manufatura e Serviços na empresa.

Campos

Empresa
Código da empresa que deseja cadastrar. É obrigatório primeiro cadastrar a empresa na tela Cadastros > Empresa > Cadastro (F070EMP) para depois cadastrá-la na produção.

Guia Manufatura

Os campos desta guia ficam disponíveis para edição somente se a empresa estiver configurada para utilizar o módulo de manufatura.

Faz Explosão Necessidades Multinível
Indicativo se a empresa utiliza cálculo de explosão de necessidades encadeado (Multinível). Este campo é apenas de leitura.

Considera O.Ps. Digitadas
Define se as quantidades das OPs do tipo "D" (Digitada) devem ou não ser consideradas na quantidade de ordens do estoque. Este campo é apenas de leitura.

As opções "extras" serão gravadas com o valor "N" no campo MovOrp na tabela "E900OOP", sendo que desta forma o sistema saberá exatamente quais são as opções que serão movimentadas.

  1. Se este parâmetro estiver com o valor igual a "S", somente todas as opções das sequências de roteiro serão gravadas na O.P., esta alteração não envolve as opções dos estágios;

Este campo pode ficar em branco, sendo então utilizada na incorporação, uma transação padrão de saída de estoque (a mesma utilizada na baixa de componentes). Essa transação, deve estar ativa, ser do módulo de estoques, ser de saída, não ser de transferência e possuir uma transação de estorno.

Guia Manutenção

Permite informar/consultar transações ativas (E001TNS.SitTns <> 'I') e de saída (E001TNS.EstEos = S).

Guia Outros

Utiliza Nível Origem
Ao optar por "S" (sim), o sistema analisará o nível da origem no cadastro do modelo. Além disso, a fim de atender ao cenário da produção conjunta do Bloco K do SPED Fiscal, a parametrização deste campo com essa opção permite o vínculo de produtos de mesmo nível nos processos da manufatura.

Ao optar por "N" (não), o sistema não irá mais analisar o nível da origem no cadastro do modelo. A única consistência feita será: um produto "X" não poderá ter um componente na sua estrutura multinível, que tenha o mesmo código do produto (X).

Por exemplo, o produto não poderá ser neto e pai na mesma estrutura.

Ao optar por eliminar a estrutura por nível, será permitido incluir qualquer componente no modelo. Quando for feita a busca, será analisado se a estrutura (ficha técnica) é válida. Quando a empresa resolve não utilizar o nível de origem, é importante que antes de utilizar o produto, faça o diagnóstico multinível da estrutura de produtos, na tela "Produção > Engenharia Produto/Serviço > Diagnóstico Estrutura Produto/Serviço" (F731CLP).

Obs: Quando não utiliza o nível origem, se o produto filho possui o mesmo nível origem do pai as datas de início e fim das OPs poderão ser as mesmas.

Recomenda-se utilizar S (sim) para o parâmetro acima. A utilização do N (não) deverá ser uma opção apenas em situações que não foram prevista na estruturação dos níveis de origem.

Para a Contabilidade de Custos podem ocorrer diferenças no fechamento do período entre Custos e Estoques após ajuste do custo multinível, caso a estrutura do produto no modelo não respeite os níveis de origem.

Indica se o nível da origem é utilizado para definir a árvore hierárquica do produto acabado final. É apenas de leitura.

 

Ao optar por "S" - Sim, toda e qualquer parada é direcionada ao equipamento, e quando optado por "N" - Não, as paradas vinculam a origem, estágio e OP ao centro de recurso.

Com este parâmetro definido como "Sim", a empresa passa a adotar uma estrutura de controle para as paradas de máquina por equipamento na manufatura, o qual implica em algumas mudanças no sistema, principalmente em relação ao cadastro de equipamentos e a possibilidade da ligação de paradas de máquina com manutenções de equipamento e a necessidade de informação de equipamento nos apontamento de OP (quando usando centro de recursos limitado por máquina).

Só é possível apagar o valor desse campo, se nenhum equipamento/ferramenta (cadastro geral ou série) possuir tempo limite de desuso informado.

Este artigo ajudou você?