No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Cadastros > Usuários > F099UCA - Cadastro de Usuários

F099UCA - Cadastro de Usuários

Esta tela permite cadastrar os parâmetros gerais dos usuários.

Dados Gerais

Usuário
Código de usuário gerado pelo SGU. Não é possível digitar um código de usuário novo, pois este código somente é gerado pelo sistema SGU.

Cadastro
Campo numérico livre, para informação do número de cadastro deste usuário no sistema de recursos humanos. Este número de cadastro também é usado como sugestão do código do operador na área da Manufatura.

Quando utilizada a opção Duplicar, caso o usuário de destino não tenha valor neste campo, ou seja, o mesmo estiver zerado, será mantido o código zero. Nos casos onde o campo Cadastro já possuir um código informado no usuário de destino, será mantido este código no processo de duplicação.

Turno de trabalho
Informação do turno de trabalho do usuário do sistema.

Superior Imediato
Código do usuário imediatamente superior ao usuário que está sendo cadastrado/alterado.
Este campo é utilizado:

Centro Custo
Código do centro de custo do usuário. Este código de centro de custo será sugerido nas rotinas de Requisição e Solicitação de Compras, no campo Centro Custo Aplicação.

Alterar situação usuário
Indicativo se o usuário pode alterar o campo Situação.

Célula
Célula de produção (Grupo de Trabalho) à qual o usuário pertence. As células de produção são cadastradas na tela F005CEL(Tabelas > Produção > Células de Produção).

Empresa empregado
Código da empresa na qual o usuário trabalha.

Tipo colaborador
Código que identifica o tipo de colaborador do usuário. O tipo de colaborador é um campo numérico livre. Quando utilizado o Senior Gestão de Pessoas, os tipos de colaborador são: empregado, terceiro e parceiro.

E-mail
Endereço eletrônico do colaborador.

Cliente
Código de cliente ligado ao usuário.
Este campo somente possui aplicação para usuários que utilizam o ERP WEB.
Com um código de cliente cadastrado, significa que o usuário somente poderá visualizar informações do cliente ao qual o mesmo está vinculado, desde que a rotina do ERP WEB tenha tratamento para realizar esse filtro.

Fornecedor
Código de fornecedor ligado ao usuário.
Este campo somente possui aplicação para usuários que utilizam o ERP WEB.
Com um código de fornecedor cadastrado, significa que o usuário somente poderá visualizar informações do fornecedor ao qual o mesmo está vinculado, desde que a rotina do ERP WEB tenha tratamento para realizar esse filtro.

Representante
Código de representante ligado ao usuário.
Este campo somente possui aplicação para usuários que utilizam o ERP WEB e também para consistências em rotinas específicas, como, por exemplo, geração de pedidos, consulta de pedidos, ligação de tabela de preço a representante, consulta de informações de clientes, geração de nota fiscal de saída e geração de contratos de venda.
Com um código de representante cadastrado, significa que o usuário somente poderá visualizar informações do representante ao qual o mesmo está vinculado.

Transportadora
Indica qual é a transportadora padrão do usuário.

Portador
Indica qual é o portador padrão do usuário.

Múltiplos logons (Acessos)
Indicativo ([S] Sim ou [N] Não) se é permitido ao usuário realizar mais de uma conexão simultânea ao sistema.

Número máximo acessos simultâneos
Informar a quantidade de acessos simultâneos que cada usuário pode realizar se o campo Múltiplos logons estiver com a opção S - Sim.
Quando estiver definido como "0" (zero), o usuário não possui um limite de acessos simultâneos ao sistema.

Situação
Situação do usuário (Ativa ou Inativa). Somente estará acessível se o campo Alterar Situação Usuário estiver com o valor S - Sim.
Somente usuários ativos conseguem acessar/utilizar o sistema.
Se o usuário está cadastrado em mais de uma empresa como ativo, ao ser inativado em alguma delas, o seu acesso apenas será permitido para aquela(s) em que a sua situação está ativa. Caso o usuário esteja inativo para todas as empresas que está cadastrado, não será permitido o seu acesso no sistema para nenhuma empresa.

Motivo situação
Informação do código do motivo pelo qual a situação do usuário foi alterada.
Os motivos são cadastrados através da tela F021MOT. Somente são apresentados motivos onde o campo Aplicação Motivo possui valor "04" (Situação Usuários).

Observação Motivo
Campo para cadastrar algum complemento para o motivo de alteração da situação do usuário.

Usuário motivo
Código do usuário que processou a última alteração do motivo.

Data motivo
Data da última alteração do motivo.

Hora motivo
Hora da última alteração do motivo.

OP operador movimenta várias OPs?
Define se o usuário operador do sistema pode movimentar várias O.Ps (Ordens de Produção).
Se na origem do produto, este parâmetro estiver "N - Não", é verificado se no usuário está "S - Sim", permitindo o operador movimentar várias O.Ps.

Manter modelo de plano contábil
Indicativo se o usuário pode modificar/visualizar o plano de contas contábil, na tela F043MPC.

Manter modelo de plano financeiro
Indicativo se o usuário pode modificar/visualizar o plano de contas financeiro, na tela F043MPC.

Manter modelo de centro de custo
Indicativo se o usuário pode modificar/visualizar o plano de centro de custos, na tela F043MPC.

Manter modelo de plano de composição auxiliar
Indicativo se o usuário pode modificar/visualizar o plano de composição auxiliar contábil, na tela F043MPC.

Saltar Competência no Contrato de Venda
Indicativo se o usuário pode alterar a competência no contrato.

Permite Aprovar Quantidade Superior Requisição
Indicativo se o usuário pode aprovar quantidade superior na requisição.

Altera histórico fiscal
Indicativo se o usuário pode alterar histórico fiscal.

Responsável por Ocorrências
Indicativo se o usuário pode ser o responsável por ocorrências de montagens.

Gerar Senha Aprovação
Indica se o usuário pode gerar a senha para aprovação de pedidos.

Permissão para formar preços
Indica o tipo de permissão de formação de preço (Custos) do usuário.

Permite reabilitar nota de inventário
Indica se o usuário pode reabilitar uma NF de Inventário.

Representante na Loja
Código do representante associado ao usuário logado no sistema de loja. Esse campo é utilizado no Varejo Senior para realizar uma relação entre o usuário logado no sistema de loja com representante no ERP. Exemplo: O usuário José do ERP está associado ao usuário Maria do Gestão de Lojas.

Dados Gerais 2

Des. XT
Este campo permite desativar os recursos XTended.

Botões

Alterar
Grava as alterações do usuário selecionado. Não é possível alterar os campos Transportadora, Portador, Usuário Motivo, Data motivo e Hora Motivo.

Cancelar
Cancela as alterações e retorna ao campo Usuário.

Excluir
As exclusões somente são permitidas através do SGU.

Duplicar
Permite gerar automaticamente todos os dados do usuário selecionado, para as demais empresas cadastradas no sistema. Para isso, é aberta a tela F099DUP.

Este artigo ajudou você?