No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Tributos > Tabelas Dinâmicas

F660TDS - Tabelas Dinâmicas - Importação

As tabelas dinâmicas são tabelas que padronizam a apresentação dos valores e memória de cálculo das apurações dos impostos do tipo informações econômicas e informações gerais que devem ser apresentadas no SPED ECF.

Processo

Nesta tela é possível fazer a importação das tabelas dinâmicas do PVA da ECF e das tabelas dinâmicas padrão Senior.

Tabelas dinâmicas do PVA (Modelo):
São tabelas que não possuirão interação com o usuário, caracterizando apenas a figura de um modelo/espelho para ser replicado posteriormente nas empresas. Dessa forma será uma cópia fiel da tabela dinâmica existente no guia prático do SPED ECF.

As tabelas serão importadas/atualizadas de forma automática na apuração dos impostos do tipo 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59 e 60 e, na geração do arquivo, caso a sua versão seja diferente da última que se encontra na base. A atualização é realizada de forma automática quando o campo Atualizar via WebService estiver marcado. Quando o parâmetro não estiver marcado a atualização é realizada através das tabelas contidas no PVA instalado, dessa forma deve-se manter o PVA da ECF sempre atualizado.

Observação

Tabelas dinâmicas padrão Senior:
Nem todas as linhas das tabelas modelo possuem fórmulas previamente estabelecidas pelo governo, ou seja, ficará a critério do usuário definir as fórmulas e valores para estas linhas no momento da apuração do imposto e na geração do arquivo. Para facilitar a configuração do usuário criou-se as tabelas dinâmicas padrão Senior com fórmulas pré-definidas pelo sistema para algumas linhas das tabelas dinâmicas.

As tabelas serão importadas/atualizadas de forma automática na apuração dos impostos do tipo 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59 e 60 e, na geração do arquivo, caso a sua versão seja diferente da última versão que se encontra na base.

Processo de Atualização da Tabela Dinâmica

Quando o sistema realiza a Comparação/Atualização das Tabelas Dinâmicas e for encontrada alguma diferença o processo de atualização das informações ocorrerá da seguinte forma:

Registros Novos
Quando encontrado registros novos na tabela dinâmica mais recente, esses registros sempre serão adicionados do modelo novo para o modelo atual.

Registros com Diferenças
Quando encontrado registros com diferenças o tratamento desses registros deverá obedecer as regras as dos itens que seguem abaixo:

Diferenças Entre Modelos (tabelas dinâmica) do Mesmo Tipo
Quando a comparação estiver sendo realizada entre MODELOS do mesmo tipo (Ex: Fisco com Fisco, Senior com Senior), o sistema sempre atribuirá as diferenças do modelo com versão maior para o modelo com versão menor.

Diferenças Entre Modelos (tabelas dinâmica) de Tipos Diferentes
Irá ocorrer quando não existir apuração atual nem apuração anterior, o sistema irá comparar a última versão disponível do modelo do Fisco com a última versão disponível do modelo Senior. Nessa situação o sistema irá interpretar que o modelo Senior é o mais atual independentemente da versão dos modelos Fisco/Senior. Dessa forma todas as diferenças do modelo Senior são atribuídas para o modelo Fisco.

Diferenças Entre Apuração e Modelo (tabela dinâmica)
Quando a comparação estiver sendo realizada entre uma APURAÇÃO e um modelo, o sistema assumirá as diferenças de todos os campos do modelo correspondente (Fisco ou Senior), exceto as diferenças entre as fórmulas e sua origem.

Quando existirem diferenças entre as fórmulas, o sistema deverá se comportar conforme é descrito abaixo:

Diferenças Entre o Modelo Fisco da Apuração e Uma Nova Versão do Modelo Fisco
Quando a origem da fórmula atual da apuração e origem da fórmula nova forem Fisco o sistema assume a nova fórmula e sua origem.

Diferenças Entre a Apuração e Uma Nova Versão do Modelo Fisco/Senior
Quando a origem da fórmula atual da apuração for diferente de Fisco e a origem da nova fórmula for diferente de Fisco então, o sistema agirá conforme a tabela de comparação ilustrada abaixo.

Tabela de Comparação
Origem Apuração Origem Atualização Situação Ação
Fisco Fisco Igual Mantém
Fisco Fisco Diferente Atualiza
Fisco Senior Igual Mantém
Fisco Senior Diferente Atualiza
Senior Fisco Igual Mantém
Senior Fisco Diferente Mantém
Senior Senior Igual Mantém
Senior Senior Diferente Atualiza
Usuário Senior/Fisco Igual Mantém
Usuário Senior/Fisco Diferente Pergunta
Ação
Mantém O sistema mantém tanto a fórmula como sua origem atual presentes na apuração.
Atualiza O sistema assume tanto a fórmula como a origem da fórmula presentes na apuração.
Pergunta O sistema exibe a tela F661COM (Apuração IRPJ/CSLL - Atualização da Tabela Dinâmica) possibilitando ao usuário manter a fórmula atual ou atualizá-la com a nova fórmula e sua origem.

Campos

Ano Base
Permite importar as tabelas de um único ano calendário.
Essa informação unifica a importação das tabelas por ambiente, eliminando o controle por empresa e filial.

Tabela Dinâmica
Informar o código da tabela dinâmica que deve ser mostrada/importada. Se o campo estiver em branco será mostrada/importada todas as tabelas do diretório indicado.

Atualizar via WebService
Quando este parâmetro estiver selecionado, o sistema atualiza as tabelas dinâmicas do Fisco a partir do web service, sem a necessidade de atualizar manualmente o PVA. Caso contrário, as tabelas são atualizadas a partir da instalação do PVA.

Diretório Fisco (Senior)
Neste diretório são armazenadas as informações das tabelas do Fisco obtidas através do web service da Receita Federal (quando opção "Atualizar via WebService" estiver selecionada), ou quando o sistema busca as informações das tabelas do Diretório Fisco (quando opção "Atualizar via WebService" não for selecionada) e replica para este caminho. O caminho do diretório Fisco (Senior) sempre deverá existir. Nessa pasta são salvas as tabelas dinâmicas do governo. A diferença é que o sistema busca via web service ou o sistema busca da pasta de instalação do PVA que está informado no "Diretório Fisco".

Diretório Fisco
Sugere o caminho de instalação do aplicativo SPED ECF, com o subdiretório: "\recursos\tabelas\";

Diretório Senior
Sugere o caminho configurado no SeniorConfigCenter para o diretório de modelos com o subdiretório: "\texto\tabelasdinamicas\".

Grade

Tabelas Dinâmicas

Nesta grade é possível visualizar as tabelas dinâmicas.

Tipo tabela dinâmica
Lista o tipo da tabela, o registro do SPED.

Descrição
Lista a descrição da tabela.

Versão incremental
Lista a versão de controle do sistema.

Versão tabela
Lista a versão da tabela.

Origem tabela
Lista a origem da tabela, fornecida pelo Fisco ou fornecida pela Senior.

Nome arquivo
Lista o diretório de origem da tabela.

Usuário geração
Lista o usuário de geração.

Data/Hora de geração
Lista a data e hora da geração.

Botões

Importar
Ao clicar neste botão o sistema irá importar as tabelas, independente da versão da tabela.

Mostrar
Ao clicar neste botão os dados na grade são apresentados, conforme filtros informados nos campos do cabeçalho. Caso campos obrigatórios não estejam preenchidos, uma mensagem de aviso será exibida com os campos que devem ser informados. Se não existirem dados a serem exibidos, ao clicar neste botão nenhum registro será apresentado na grade.

Cancelar
Este botão cancela qualquer edição pendente, limpa o conteúdo das grades e dos campos de filtro.

Ajuda
Ao clicar neste botão, o arquivo de Ajuda desta tela é exibido.

Sair
Este botão cancela as alterações realizadas na tela e a fecha.

Este artigo ajudou você?