No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > CIAE051 - MT - GIA - Guia de Informação e Apuração do ICMS

CIAE051 - MT - GIA - Guia de Informação e Apuração do ICMS

Este modelo tem por finalidade gerar as informações notas fiscais de entrada e saídas, apuração do cálculo, guias de recolhimento, devoluções e substituição tributária em arquivo com extensão ".XML", para atender a Guia Nacional de Informação e Apuração - GIA do estado de Mato Grosso.

Este modelo possui tratamento de serviços, ou seja, somente serão consideradas notas fiscais de entrada e saída com transações de aplicação de operação diferente de "V"(Serviços) ou aplicação "V"(Serviços), porém, a espécie do documento da nota igual a "01" ou "55".

Quando o parâmetro "Considera NF Entrada de Serviço" estiver com a opção "S"(Sim) na tela F070FEF, serão consideradas também notas fiscais de entrada com transações de aplicação igual a "V"(Serviços) e espécie do documento diferente de "01" ou "55".

Serão contemplados os seguintes registros:

Importante

Para a geração do registro "Anexo IV - Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária GIA - ST", o imposto do tipo "02"(ICMS) deverá conter o imposto do tipo "04"(ICMS Substituto) informado no seu cadastro.

Leiaute

GIA - Compreende o arquivo GIA-ICMS por inteiro
Geral - Informações gerais ref. à GIA-ICMS e ao contribuinte
Identificação - Identificação da GIA-ICMS.
Campo Descrição Documentação
ie Número de inscrição estadual no CCE. Tamanho máximo 10 posições numéricas, sem espaços, “-“ ou caracteres especiais Campo recebe E070FIL.INSEST (Inscrição estadual da filial da empresa).
perIni Data inicial do período a que se refere a GIA-ICMS Capo recebe período inicial da GIA informado na tela de entrada.
perFin Data final do período a que se refere a GIA-ICMS Capo recebe período final da GIA informado na tela de entrada.
tipo 1 - Normal
2 - Substitutiva
Campo recebe o tipo de recolhimento informado na tela de entrada.
motivo 1 - Normal
2 - Baixa
3 - Paralisação temporária
4 - Reativação
5 - Mudança de Domicílio Fiscal
6 - Revisão de Estimativa.
Campo recebe o motivo informado na tela de entrada.
Contribuinte - Dados referentes ao contribuinte
tipoCont Identificar o Tipo de Contribuinte:
1 - Contribuinte Comércio e Indústria
2 - Produtor Rural
3 - Produtor Rural equiparado a Pessoa Jurídica
Campo recebe o tipo de contruinte defino da tela de entrada.
razaosocial Razão Social do contribuinte.
Tamanho máximo 40 caracteres alfanuméricos
Importante: Caso haja o caracter & no campo a ser informado, acrescente amp;
Ex.: SILVA & SILVA utilize SILVA & SILVA
A explicação é que a letra & trata-se de um símbolo especial.
Campo recebe E070FIL.NOMFIL (Razão social da filial da empresa).
fone Número do telefone do Contribuinte. Formato: (OXX)65-611-1212 Campo recebe E070FIL.NUMFON (Número de telefone da filial da empresa).
escrtcontabil Se o contribuinte possui Escrita Contábil Regular (S/N) Campo recebe o a Escrita Contábil Regular (S/N) definida na tela de entrada.
datajucemat Data de cadastramento na JUCEMAT Campo recebe a data de cadastramento na JUCEMAT definido na tela de entrada.
datasefaz Data de cadastramento na SEFAZ-MT Campo recebe a data de cadastramento na SEFAZ-MT definido na tela de entrada.
Outras Informações - Outras informações referentes à GIA-ICMS
periodicidade Informar:
1 - Mensal;
2 - Anual;
3 - Semestral
Campo recebe a periodicidade (1,2,3) de acordo com o período inicial e final definido na tela de entra (perini e perfin).
municipioOrigem Código do domicílio fiscal, município ou distrito, onde se localiza o estabelecimento do declarante. Campo recebe E008CEP.CODFIS (Número do código fiscal do município (escrita fiscal), do município de origem).
cnaeFiscal Código de Atividade Econômica ( não colocar “/” ou ”-“) Campo recebe E070CTB.CTBCAE (Código da atividade da empresa junto ao estado).
caixaInicio Disponibilidade de Caixa/Banco no início do período Campo recebe o valor do Caixa Inicial definido na tela de entrada.
caixaFinal Disponibilidade de Caixa/Banco no final do período Campo recebe o valor do Caixa Final definido na tela de entrada.
funcionariosInicio Número de funcionários no início do período Campo recebe o número de funcionários inicial definidos na tela de entrada.
funcionariosFinal Número de funcionários no final do período Campo recebe o número de funcionários final definidos na tela de entrada.
tipoContabilista Informar:
1 - Contabilista;
2 - Escritório;
3 - Individual
Fixo “1”.
crcContabilista CRC do Contabilista responsável (não colocar “/” ou “-“ , nem deixar espaços entre os valores. Tamanho 11 posições.
Ex. MT0001123PP6
MT - indica o estado
000123 - é o número do CRC
P - situação do CRC
P - situação 2 do CRC
6 - é o dígito verificador)
Caso parâmetro da tela de entrada "CRC Contabilista" diferente de vazio, campo recebe o parâmetro, senão campo recebe E070FIL.CTBCRC (Número do CRC do contador responsável).
dataGeracaoArquivo Informar a data de geração do arquivo Campo recebe a data de geração do relatório.
movimentacaoPeriodo Informar:
S - se a GIA-ICMS possui movimentação
N - se a GIA-ICMS não possui movimentação
Definido na tela de entrada:
S - se a GIA-ICMS possui movimentação
N - se a GIA-ICMS não possui movimentação
movimentacaoExercicio Informar:
S - se houve movimentação Interestadual no Exercício.
N - se não houve movimentação no Interestadual no Exercício.
Definido na tela de entrada:
S - se houve movimentação Interestadual no Exercício.
N - se não houve movimentação no Interestadual no Exercício.
Estoque
Inicial
valrMateriaPrimaTributada Matérias-primas e outros insumos no início do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 2 (Matérias-primas) ou 11 (Outros insumos).
valrMateriaPrimaIsenta Matérias-primas e outros insumos no início do período Fixo 0.00
valrMateriaPrimaOutras Matérias-primas e outros insumos no início do período Fixo 0.00
valrMercadoriaTributada Mercadorias para revenda no início do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 1 (Mercadorias).
valrMercadoriaIsenta Mercadorias para revenda no início do período Fixo 0.00
valrMercadoriaOutras Mercadorias para revenda no início do período Fixo 0.00
valrProdutosAcabadosTributada Produtos acabados de fabricação própria no início do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 5 (Produtos Manufaturados).
valrProdutosAcabadosIsenta Produtos acabados de fabricação própria no início do período Fixo 0.00
valrProdutosAcabadosOutras Produtos acabados de fabricação própria no início do período Fixo 0.00
valrProdutosElaboracaoTributada Produtos em elaboração no início do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 3 (Produtos Intermediários) e 6 (Em fabricação).
valrProdutosElaboracaoIsenta Produtos em elaboração no início do período Fixo 0.00
valrProdutosElaboracaoOutras Produtos em elaboração no início do período Fixo 0.00
valrMaterialConsumoOutras Material de uso e consumo no início do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 8 (Material de uso e consumo).
valrBensAtivoOutras Bens do ativo imobilizado no início do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 9 (Ativo Imobilizado).
valrEstoqueTerceirosOutras Estoque de terceiros no início do período Soma do campo E210SFE.VLRCFO mais a soma do campo E210SFE.VRLCCL.
Final
valrMateriaPrimaTributada Matérias-primas e outros insumos no final do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 2 (Matérias-primas) ou 11 (Outros insumos).
valrMateriaPrimaIsenta Matérias-primas e outros insumos no final do período Fixo 0.00
valrMateriaPrimaOutras Matérias-primas e outros insumos no final do período Fixo 0.00
valrMercadoriaTributada Mercadorias para revenda no final do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 1 (Mercadorias).
valrMercadoriaIsenta Mercadorias para revenda no final do período Fixo 0.00
valrMercadoriaOutras Mercadorias para revenda no final do período Fixo 0.00
valrProdutosAcabadosTributada Produtos acabados de fabricação própria no final do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 5 (Produtos Manufaturados).
valrProdutosAcabadosIsenta Produtos acabados de fabricação própria no final do período Fixo 0.00
valrProdutosAcabadosOutras Produtos acabados de fabricação própria no final do período Fixo 0.00
valrProdutosElaboracaoTributada Produtos em elaboração no final do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 3 (Produtos Intermediários) e 6 (Em fabricação).
valrProdutosElaboracaoIsenta Produtos em elaboração no final do período Fixo 0.00
valrProdutosElaboracaoOutras Produtos em elaboração no final do período Fixo 0.00
valrMaterialConsumoOutras Material de uso e consumo no final do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 8 (Material de uso e consumo).
valrBensAtivoOutras Bens do ativo imobilizado no final do período Soma do campo E210SFE.VLREST dos produtos cujo tipo fiscal (E075PRO.PROIMP) for 9 (Ativo Imobilizado).
valrEstoqueTerceirosOutras Estoque de terceiros no final do período Soma do campo E210SFE.VLRCFO mais a soma do campo E210SFE.VRLCCL.
Apuração
mesReferencia Mês de referência da apuração. Para periodicidade
- Mensal: informar o mês de referência da GIA
- Semestral informar o mês do período final da GIA.
Obs. A Gia semestral compreende os lançamentos efetuados no período de 1 semestre ( Janeiro a Junho ou, Julho a Dezembro).
- Anual: informar o mês referente a cada apuração (de 1 a 12).
Campo recebe o mês de apuração da tabela E661RES.DATAPI (Data inicial do período de apuração do imposto).
valrDebitoImpostoSaidas Débito do imposto pelas saídas Campo recebe E661RES.DEBVL1 (Débito valor 1)
valrCreditoImpostoEntradas Crédito do imposto pelas entradas Campo recebe E661RES.CREVL1 (Crédito valor 1).
valrOutrosDebitos Outros débitos Campo recebe a soma de E661RES.DEBVL2 a E661RES.DEBVL8 +
E661RES.DEBVL11 a E661RES.DEBVL15 (Débito valor 2 a Débito valor 8 + Débito valor 11 a Débito valor 15.).
valrOutrosCreditos Outros créditos Campo recebe a soma de E661RES.CREVL2 a E661RES.CREVL6 + E661RES.CREVL11 a E661RES.CREVL15 (Crédito valor 2 a Crédito valor 6 + Crédito valor 11 a Crédito valor 15.).
valrEstornoCreditos Estorno de créditos Campo recebe E661RES.CREVL7 + E661RES.CREV16 (Crédito valor 7 + Crédito valor 16).
valrEstornoDebitos Estorno de débitos Campo recebe E661RES.DEBVL9 + E661RES.DEBV16 (Débito valor 9 + Débito valor 16).
valrSaldoCredorPeriodoAnterior Saldo credor apurado no final do exercício Fixo “0.00”.
valrSaldoCredorFimPeriodo Saldo credor do período anterior Campo recebe E661RES.CREVL9 - Crédito valor 9.
valrSaldoDevedorFimPeriodo Saldo devedor apurado no período Fixo “0.00”.
Recolhimento
mesReferencia Mês de referência do recolhimento. Para periodicidade
- Mensal: informar o mês de referência da GIA
- Semestral informar o mês do período final da GIA
Obs. A Gia semestral compreende os lançamentos efetuados no período de 1 semestre ( Janeiro a Junho ou, Julho a Dezembro).
- Anual: informar o mês referente a cada apuração (de 1 a 12).
Campo recebe o mês de recolhimento da tabela E661GRI.DATAPI - Data inicial do período de apuração do imposto.
valrRecolhidoPrazoIcmsNormal Recolhido ou a recolher no prazo legal: ICMS-Normal ou ICMS-Estimado Se E661GRI.DATPAG <= E661GRI.DATAPI (Data do pagamento do documento de arrecadação <= Data inicial do período de apuração do imposto), campo recebe E661GRI.VLRPRI (Valor principal da guia de recolhimento), senão campo recebe 0;
valrRecolhidoPrazoIcmsImportacao Recolhido ou a recolher no prazo legal: ICMS-Importação Fixo “0.00”.
valrRecolhidoPrazoIcmsDiferencial Recolhido ou a recolher no prazo legal: ICMS-Diferencial de Alíquota de Ativo Imobilizado Se E661GRI.DATPAG <= E661GRI.DATAPI (Data do pagamento do documento de arrecadação <= Data inicial do período de apuração do imposto), campo recebe E661GRI.VLRPRI (Valor principal da guia de recolhimento), senão campo recebe E051IMP.IMPDIE (Código do imposto diferença interestadual / IR adicional correspondente);
valrRecolhidoPrazoIcmsDiferencialConsumo Recolhido ou a recolher no prazo legal: ICMS-Diferencial de Alíquota de Material de Uso ou Consumo Fixo “0.00”.
valrRecolhidoPrazoIcmsSubstituicao Recolhido ou a recolher no prazo legal: ICMS-Substituição Tributária Se E661GRI.DATPAG <= E661GRI.DATAPI (Data do pagamento do documento de arrecadação <= Data inicial do período de apuração do imposto), campo recebe E661GRI.VLRPRI (Valor principal da guia de recolhimento), senão campo recebe E051IMP.IMPICS (Código do imposto substituído / presumido secundário correspondente);
valrRecolhidoPrazoIcmsGarantido ICMS-GARANTIDO recolhido no período base Fixo “0.00”.
valrRecolhidoVencidoIcmsNormal Recolhido após o vencimento: ICMS-Normal ou ICMS-Estimado Se E661GRI.DATPAG > E661GRI.DATAPI (Data do pagamento do documento de arrecadação > Data inicial do período de apuração do imposto), campo recebe E661GRI.VLRREC (Valor recolhido), senão campo recebe 0;
valrRecolhidoVencidoIcmsImportacao Recolhido após o vencimento: ICMS-Importação Fixo “0.00”.
valrRecolhidoVencidoIcmsDiferencial Recolhido após o vencimento: ICMS-Diferencial de Alíquota de Ativo Imobilizado Se E661GRI.DATPAG > E661GRI.DATAPI (Data do pagamento do documento de arrecadação > Data inicial do período de apuração do imposto), campo recebe E661GRI.VLRREC (Valor recolhido), senão campo recebe 0;
valrRecolhidoVencidoIcmsDiferencialConsumo Recolhido após o vencimento: ICMS-Diferencial de Alíquota de Material de Uso ou Consumo Fixo “0.00”.
valrRecolhidoVencidoIcmsSubstituicao Recolhido após o vencimento: ICMS-Substituição Tributária Se E661GRI.DATPAG > E661GRI.DATAPI (Data do pagamento do documento de arrecadação > Data inicial do período de apuração do imposto), campo recebe E661GRI.VLRREC (Valor recolhido), senão campo recebe 0;
valrVencidoNaoRecolhidoIcmsNormal Vencido a recolher: ICMS-Normal ou ICMS-Estimado Se E661GRI.DATPAG > E661GRI.DATAPI (Data do pagamento do documento de arrecadação > Data inicial do período de apuração do imposto), campo recebe E661GRI.VLRPRI (Valor principal da guia de recolhimento), senão campo recebe 0;
valrVencidoNaoRecolhidoIcmsImportacao Vencido a recolher: ICMS-Importação Se E661GRI.DATPAG > E661GRI.DATAPI (Data do pagamento do documento de arrecadação > Data inicial do período de apuração do imposto), campo recebe E661GRI.VLRPRI (Valor principal da guia de recolhimento), senão campo recebe 0;
valrVencidoNaoRecolhidoIcmsDiferencial Vencido a recolher: ICMS-Diferencial de Alíquota de Ativo Imobilizado Se E661GRI.DATPAG > E661GRI.DATAPI (Data do pagamento do documento de arrecadação > Data inicial do período de apuração do imposto), campo recebe E661GRI.VLRREC (Valor recolhido), senão campo recebe 0;
valrVencidoNaoRecolhidoIcmsDiferencialConsumo Vencido a recolher: ICMS-Diferencial de Alíquota de Material de Uso ou Consumo Fixo “0.00”.
valrVencidoNaoRecolhidoIcmsSubstituicao Vencido a recolher: ICMS-Substituição Tributária Fixo “0.00”.
valrBeneficiosFiscaisIcmsNormal ICMS Benefício Fiscal: ICMS-Normal ou ICMS-Estimado Fixo “0.00”.
valrBeneficiosFiscaisIcmsImportacao ICMS Benefício Fiscal: ICMS-Importação Fixo “0.00”.
valrBeneficiosFiscaisIcmsDiferencial ICMS Benefício Fiscal: ICMS-Diferencial de Alíquota de Ativo Imobilizado Fixo “0.00”.
valrDeducoesValorARecolherIcmsNormal Informar o montante das deduções do valor do ICMS a recolher, no período de que trata a GIA-ICMS. Fixo “0.00”.
valrSaldoDevedorEstimativa Saldo Devedor de Estimativa Fixo “0.00”.
valrSaldoCredorEstimativa Saldo Credor de Estimativa Fixo “0.00”.
Entradas / Saídas
codgCfop Preencher com o código fiscal de operações e prestações (C.F.O.P) Campo recebe E660NFV.NOPOPE (Natureza de operação de saída).
valrContabil Refere-se à coluna Valor Contábil do CFOP Campo recebe o valor acumulado de E660NFV.VLRCTB (Valor contábil da nota fiscal).
valrBaseCalculo Refere-se à coluna Base de Cálculo do CFOP Campo recebe o valor acumulado de E660NFV.VLRBIC (Valor base do ICMS)
valrImposto Refere-se à coluna Imposta Creditado/Debitado do CFOP. Campo recebe o valor acumulado de E660NFV.VLRICM (Valor do ICMS)
valrIsentasNaoTributadas Refere-se à coluna Isentas e não Tributadas do CFOP Campo recebe o valor acumulado de E660NFV.VLRIIC (Valor isento ICMS)
valrOutras Refere-se à coluna Outras do CFOP Campo recebe o valor acumulado de E660NFV.VLROIC (Valor outros ICMS)
valrIpi Refere-se à coluna Valor I.P.I do CFOP Campo recebe o valor acumulado de E660NFV.VLRIPI (Valor do IPI)
valrImpostoRetido Refere-se à coluna Imposto Retido do CFOP. Fixo “0.00”.
Anexo - Informações de Anexos da GIA-ICMS
Anexo I - Entradas ou Saídas realizadas e/ou aquisições ou prestações de serviços
tipoAnexo Tipo do Anexo. Preencher com o valor: 1 Fixo “1”.
codgMunicipio Código do domicílio fiscal, município ou distrito, nas condições previstas para este campo. Campo recebe E008CEP.CODFIS (Número do código fiscal do município (escrita fiscal), do município de origem) das entradas e saídas sem devolução.
codgCop Códigos de Operações/Prestações: informá-los nas condições previstas para este campo. Caso E660NFC.TIPNFE igual a 6, campo recebe "5";
Caso E660NFC.TIPNFE diferente 6, campo recebe "8";
Caso for E660NFV, campo recebe "9";
valrContabil “Valor Contábil”: informá-lo nas condições previstas para este campo. Campo recebe o valor acumulado de E660NFC.VLRCTB e E660NFV.VLRCTB (Valor contábil da nota fiscal) das entradas e saídas sem devolução.
Anexo II - Devoluções de entradas ou saídas realizadas e anulações de valores, inclusive de serviços.
tipoAnexo Tipo do Anexo. Preencher com o valor: 2 Fixo “2”.
codgMunicipio Código do domicílio fiscal, município ou distrito, nas condições previstas para este campo. E660NFC.CODFIS ou E660NFV.CODFIS
codgCop Códigos de Operações/Prestações: informá-los nas condições previstas para este campo. Se "E660NFC.NOPOPE" for igual a: "1205 ou 1206 ou 1207 ou 2205 ou 2206 ou 2207 ou 3205 ou 3206 ou 3207" recebe "3"
"1201 ou 1202" recebe "4"
"5201 ou 5202 ou 5210" recebe "5", senão recebe "9".
ou
Se "E660NFV.NOPOPE" for igual a: "1205 ou 1206 ou 1207 ou 2205 ou 2206 ou 2207 ou 3205 ou 3206 ou 3207" recebe "3"
"1201 ou 1202" recebe "4"
"5201 ou 5202 ou 5210" recebe "5", senão recebe "9"
ValorContabil “Valor Contábil”: informá-lo nas condições previstas para este campo. Campo recebe o valor acumulado de E660NFC.VLRCTB e E660NFV.VLRCTB (Valor contábil da nota fiscal) das devoluções de notas fiscais de entrada e saída.
Anexo III - Guia de Informação das Operações e Prestações Interestaduais - GI-ICMS
Entradas - GI-Entradas
codgUfExtendida Preencher com o código da unidade da Federação de origem Campo recebe o código da UF referente a E008CEP.SIGUFS (Sigla do estado da cidade). O referido código é definido pelo programa GIA-ICMS Eletrônica.
valrContabil Preencher com os valores lançados na coluna “Valor Contábil” do livro Registro de Entradas, deduzidos os valores relativos aos ressarcimentos de ICMS retido por substituição tributária, ocorridos no período base a que se refere a GIA-ICMS Campo recebe o valor acumulado de E660NFC.VLRCTB (Valor contábil da nota fiscal).
valrBaseCalculo Preencher com os valores lançados na coluna “Base de Cálculo” do livro Registro de Entradas Campo recebe o valor acumulado de E660NFC.VLRBIC (Valor base do ICMS).
valrOutras Preencher com os valores lançados na coluna “Outras” do livro Registro de Entradas Campo recebe valor acumulado de E660NFC.VLROIC (Valor outros ICMS).
valrPetroleoEnergia Preencher com os valores do ICMS retido, decorrentes das operações com petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados e energia elétrica, lançados na coluna “Observações” do livro Registro de Entradas, deduzidos os ressarcimentos de ICMS ocorridos no período base a que se refere a GIA-ICMS Fixo “0.00”.
valrOutrosProdutos Preencher com os valores do ICMS retido, decorrentes das operações com outros produtos sujeitos à substituição tributária, lançados na coluna “Observações” do livro Registro de Entradas, deduzidos os ressarcimentos de ICMS ocorridos no período base a que se refere a GIA-ICMS Fixo “0.00”.
valrDemaisValores Preencher com a soma dos demais valores necessária à totalização do valor informado na coluna “Valor Contábil” do livro Registro de Entradas Campo recebe valor acumulado de E660NFC.VLRIIC (Valor isento ICMS).
Saídas - GI-Saídas
codgUfExtendida Código da unidade da Federação de destino Campo recebe E660NFV.NOPOPE (Natureza de operação de saída).
valrContabilNaoContribuinte Preencher com os valores lançados na coluna "Valor Contábil" do livro Registro de Saídas com os CFOP 6.107, 6.108, 6.258, 6.307 e 6.357 Se E085CLI.CLICON (Indicativo se o cliente é contribuinte de ICMS) for igual a ‘N’, então campo recebe o valor acumulado de E660NFV.VLRCTB (Valor contábil da nota fiscal), senão recebe ‘0.00’.
valrContabilContribuinte Preencher com os valores lançados na coluna "Valor Contábil" do livro Registro de Saídas, deduzindo-se destes os correspondentes aos CFOP 6.107, 6.108, 6.258, 6.307 e 6.357;, bem como os valores relativos aos ressarcimentos de ICMS retido por substituição tributária, ocorridos no período base a que se refere a GIA-ICMS Se E085CLI.CLICON (Indicativo se o cliente é contribuinte de ICMS) for igual a ‘S’, então campo recebe o valor acumulado de E660NFV.VLRCTB (Valor contábil da nota fiscal), senão recebe ‘0.00’.
valrBaseCalculoNaoContribuinte Preencher com os valores lançados na coluna "Base de Cálculo" do livro Registro de Saídas com os CFOP 6.107, 6.108, 6.258, 6.307 e 6.357 Se E085CLI.CLICON (Indicativo se o cliente é contribuinte de ICMS) for igual a ‘N’, então campo recebe o valor acumulado de E660NFV.VLRBIC (Valor base do ICMS), senão recebe ‘0.00’.
valrBaseCalculoContribuinte Preencher com os valores lançados na coluna "Base de Cálculo" do livro Registro de Saídas, deduzindo-se destes os correspondentes aos CFOP 6.107, 6.108, 6.258, 6.307 e 6.357 Se E085CLI.CLICON (Indicativo se o cliente é contribuinte de ICMS) for igual a ‘S’, então campo recebe o valor acumulado de E660NFV.VLRBIC (Valor base do ICMS), senão recebe ‘0.00’.
valrOutras Preencher com os valores lançados na coluna “Outras” do livro Registro de Saídas Campo recebe valor acumulado de E660NFC.VLROIC (Valor outros ICMS).
valrDemaisValores Preencher com a soma dos demais valores necessária à totalização do valor informado na coluna “Valor Contábil” do livro Registro de Saídas Campo recebe valor acumulado de E660NFC.VLRIIC (Valor isento ICMS).
valrIcmsCobradoPorSubstituicao Preencher com os valores lançados na coluna “Observações” do livro Registro de Saídas, correspondentes ao imposto cobrado por substituição tributária, deduzidos os ressarcimentos de ICMS ocorridos no período base a que se refere a GIA-ICMS Campo recebe E660NFV.VLRSIC (Valor do ICMS substituído).
Anexo IV - Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária GIA-ST
<mesReferencia>   Preenche com o mês que está na tela de entrada.
 
valrProdutos Valor dos Produtos Campo recebe valor acumulado de E660NFV.VLRCTB (Valor contábil da nota fiscal) das notas apuradas no período.
valrIpi Valor I.P.I Campo recebe valor acumulado de E660NFV. VLRIPI (Valor do IPI).
valrDespesasAcessorias Valor Despesas Acessórias Fixo “0.00”.
valrBaseCalculoProprio Valor Base de Cálculo Próprio Campo recebe valor acumulado de E660NFV.VLRBIC (Valor base do ICMS).
valrIcmsProprio Valor ICMS Próprio Campo recebe valor acumulado de E660NFV.VLRICM (Valor do ICMS).
valrBaseCalculoSt Valor Base de Cálculo ST Campo recebe valor acumulado de E660NFV.VLRBSI (Valor base do ICMS substituído).
valrIcmsRetidoSt Valor ICMS Retido por Substituição Tributária Campo recebe valor acumulado de E660NFV.VLRSIC (Valor do ICMS substituído).
valrIcmsDevolucao ICMS de devoluções de mercadorias Campo recebe valor acumulado de E660NFV. VLRCTB (Valor contábil da nota fiscal) caso o E661RES. E660NFV.TIPNFS (Tipo da nota fiscal de saída) for igual a ‘2’ (Devolução).
valrIcmsRessarcimentoApropriados ICMS de ressarcimentos apropriados Fixo “0.00”.
valrCreditoPeriodoAnterior Crédito de período anterior Campo recebe E661RES.CREVL9 (Crédito valor 9).
<valorIcmsDevido> Valor de ICMS devido Campo recebe E661RES.TOTDEB (Soma total dos débitos) - E661RES.TOTCRE (Soma total dos créditos) caso o resultado seja menor que 0, senão campo recebe 0;
<valrRepasseComplIcmsStCombust> Valor de repasse ICMS de Substituição tributária Preenche com o valor zero (0,00);
valrCreditoPeriodoSeguinte Crédito para período seguinte Campo recebe 661RES.TOTCRE (Soma total dos créditos) - E661RES.TOTDEB (Soma total dos débitos), caso o resultado seja maior que 0, senão campo recebe 0;
valrIcmsStARecolher ICMS Substituição Tributária a recolher Campo recebe E661RES.TOTDEB (Soma total dos débitos) - E661RES.TOTCRE (Soma total dos créditos) caso o resultado seja menor que 0, senão campo recebe 0;
Anexo V - (Detalhamento do Valor das saídas isentas ou não tributadas de mercadorias e serviços).
codgRedBaseCalculo Código do tipo de saída isenta ou não tributada. Campo recebe o Cód. Redução Impostos presente na nota (E660INV.COTRD).
valrRedBaseCalculo Valor referente à saída isenta ou não tributada. Campo recebe a soma do Valor Isentos ICMS (E660INV.VLRIIC) com o Valor Outros ICMS (E660INV.VLROIC.
Anexo VI - (Detalhamento do Valor de Outros Créditos informado na apuração).
mesReferencia Mês de referência de Outros Créditos. Para periodicidade. Campo recebe o mês de recolhimento da tabela E661GRI.DATAPI - Data inicial do período de apuração do imposto.
codgEspecfOutrosCreditos Preencher com o código de Especificação de Outros Créditos. Campo recebe até os quatro primeiros digitos numéricos informados na descrição de Outros Créditos definidos no Resumo de Apuração do Imposto. Refere-se a descrição dos seguintes campos:
E661RES.CREDS2; E661RES.CREDS3; E661RES.CREDS4; E661RES.CREDS5; E661RES.CREDS6; E661RES.CRED11; E661RES.CRED12; E661RES.CRED13; E661RES.CRED14; E661RES.CRED15;
valrEspecfOutrosCreditos Valor referente a especificação de Outros Créditos. Campo recebe o valor de Outros Créditos definidos no Resumo de Apuração do Imposto.
E661RES.CREVL2; E661RES.CREVL3; E661RES.CREVL4; E661RES.CREVL5; E661RES.CREVL6; E661RES.CREV11; E661RES.CREV12; E661RES.CREV13; E661RES.CREV14; E661RES.CREV15;

Este artigo ajudou você?