No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > CIAM036 - Declaração de Serviços – DEISS

CIAM036 - Declaração de Serviços – DEISS

Este modelo tem o objetivo de gerar um arquivo com extensão (.XML) para exportação das notas fiscais de entrada e saída de serviços, que possuam transações com aplicação de operação igual a "V"(Serviços). Contagem - MG, Arapongas - PR, Pato Branco - PR, Saquarema - RJ, Gravataí - RS, Horizontina - RS, Gaspar - SC e Tupanciretã - RS.

Serão contemplados os seguintes registros:

Leiaute

Detalhamento do Registros

Registro 'H'
O registro 'H' é um registro obrigatório que identifica, basicamente, o contribuinte declarante. Ele deve ser o primeiro registro do arquivo de importação, devendo obedecer ao seguinte formato:
Sequência Descrição Tipo Tamanho Máximo Obrigatório Documentação
01 Versão do leiaute do arquivo. O conteúdo dessa seqüência deve ser '2' A 1 Sim '3'
02 Identificação do Registro do arquivo. O conteúdo dessa seqüência deve ser 'H' A 1 Sim 'H'
03 CNPJ do declarante, sem barra ou traço, apenas números entre apóstrofos (aspas simples) A 14 Sim E070FIL.NUMCGC
04 Ano da referência que está sendo enviada no arquivo N 4 Sim Tela de Entrada (Período de Referência).
05 Mês da referência que está sendo enviada no arquivo N 2 Sim Tela de Entrada (Período de Referência).
06 Indicação se a declaração é original/inicial (zero) ou complementar (de 1 a 49). Nesta versão de leiaute, esta informação não está sendo tratada, de modo que pode ser enviado sempre o número 0 (zero) N 2 Sim Tela de Entrada (Tipo Declaração)
07 Código de acesso ao sistema. Este é mesmo código que é informado para acessar o sistema (código da contabilidade) N 14 Sim Tela de Entrada (Código da Contabilidade)
08 CNPJ ou CPF da contabilidade/Contador, sem barra ou traço, apenas números entre apóstrofos (aspas simples) A 14 Sim E070FIL.CTBCCR
09 Cadastro municipal do declarante N 15 Sim E070FIL.INSMUN

 

REGISTRO 'N'
O registro 'N' é um registro obrigatório que identifica a nota/recibo que está sendo declarado ou, ainda, pode identificar uma declaração sem movimento, devendo obedecer ao seguinte formato:
Sequência Descrição Tipo Tamanho Máximo Obrigatório Documentação
01 Versão do leiaute do arquivo. O conteúdo dessa seqüência deve ser '2' A 1 Sim '3'
02 Identificação do Registro do arquivo. O conteúdo dessa seqüência deve ser 'N' A 1 Sim 'N'
03 Série da nota fiscal. Se for recibo deve ser enviada a seqüência 'RPA' (Recibo Prestador Autônomo) A 3 Sim E660NFC.CODSNF ou E660NFV.CODSNF
04 Tipo da nota, podendo ser: 'E' para emitida ou própria; 'R' para recebida ou notas de terceiros A 1 Sim 'R' quando E660NFC e 'E' quando E660NFV.
05 Tipo de documento, podendo ser: 'N' para nota fiscal; 'R' para recibo A 1 Sim 'N'
06 Número da nota fiscal ou recibo N 14 Sim E660NFC.NUMNFI ou E660NFV.NUMNFI
07 Data da emissão da nota fiscal ou recibo D 10 Sim E660NFC.DATEMI ou E660NFV.DATEMI
08 CNPJ ou CPF do tomador ou prestador do serviço. O conteúdo desse campo deverá ser formado apenas por números A 14 Sim EE095FOR.CGCCPF/E095ORM.CGCORM* ou E085CLI.CGCCPF/E085ENT.CGCENT*
09 Valor bruto da nota fiscal ou recibo. Este valor deve expressar o valor total da nota ou recibo, mesmo para os casos em que não houver a incidência de ISS N 13.2 Sim E660NFC.VLRCTB ou E660NFV.VLRCTB
10 Tipo de recolhimento. Campo que indica se há ou não a incidência do imposto, bem como, se deverá ser recolhido pelo contribuinte ou por responsável. (ver: TABELA-01, ao final do documento) A 1 Sim

Caso E660NFC.TIPNFE ou E660NFV.TIPNFS igual a 3, o campo recebe 'C';

Caso seja uma nota fiscal de entrada e não possua valor de ISS (E660NFC.VLRISS = 0), o campo recebe 'I';

Caso o valor de ISS da nota fiscal de saída(E660NFV.VLRISS) seja igual a 0, campo recebe 'I';

Caso E001TVE.VENISS ou E001TNS.CPRISS igual a '-' (retido) e:

◾E070FIL.CIDFIL igual a E095FOR.CIDFOR/E095ORM.CIDORM* ou E085CLI.CIDCLI/E085ENT.CIDENT*, campo recebe 'S';

◾E070FIL.CIDFIL diferente de E095FOR.CIDFOR/E095ORM.CIDORM* ou E085CLI.CIDCLI/E085ENT.CIDENT*, campo recebe 'F');

Caso seja uma nota fiscal de entrada e possua valor de ISS, mas a transação E001TNS.CPRISS igual a “N” (Nenhum) campo recebe 'O'; Senão campo recebe 'P'.

11 Razão Social/Nome do tomador ou prestador do serviço. Este campo só tem obrigatoriedade de ser informado quando o tipo de recolhimento da nota for 'F' A 85 Sim E095FOR.NOMFOR ou E085CLI.NOMCLI
12 Cidade do tomador ou prestador do serviço. Este campo só tem obrigatoriedade de ser informado quando o tipo de recolhimento da nota for 'F' A 30 Sim E095FOR.CIDFOR/E095ORM.CIDORM* ou E085CLI.CIDCLI/E085ENT.CIDENT*
13 Estado do tomador ou prestador do serviço. Este campo só tem obrigatoriedade de ser informado quando o tipo de recolhimento da nota for 'F' A 2 Sim E095FOR.SIGUFS/E095ORM.ESTORM* ou E085CLI.SIGUFS/E085ENT.ESTENT*
Nota

Quando o parâmetro global USAENTORI for igual a "S - Sim", será detalhado no registro as informações do endereço de origem da mercadoria(E095ORM) e do endereço de entrega do cliente(E085ENT).

REGISTRO 'I'
O registro 'I' é um registro obrigatório que identifica os serviços de uma determinada nota ou recibo, devendo obedecer ao seguinte formato:
Sequência Descrição Tipo Tamanho Máximo Obrigatório Documentação
01 Versão do leiaute do arquivo. O conteúdo dessa seqüência deve ser '2' A 1 Sim '3'
02 Identificação do Registro do arquivo. O conteúdo dessa seqüência deve ser 'I' A 1 Sim 'I'
03 Código do serviço N 7 Sim E660INC.CODSER ou E660INV.CODSER
04 Valor da base de calculo do serviço da nota fiscal ou recibo, que se refere ao serviço informado no campo anterior. Este é o preço do serviço, o valor sobre o qual vai incidir a alíquota para apurar o valor do imposto N 13.2 Sim E660INC.VLRBIS ou E660INV.VLRBIS
05 Alíquota para empresas enquadradas no Simples Nacional N 2.4 Sim Fixo 0
06 Alíquota do serviço N 2.4 Sim E660INC.PERISS ou E660INV.PERISS
07 Valor do imposto devido. Que será o resultado da base de cálculo multiplicada pelo percentual da alíquota. Este campo deve ter conteúdo mesmo quando o valor devido não for devido pelo declarante N 13.2 Sim Fixo 0

 

REGISTRO 'T'
O registro 'T' é um registro obrigatório que contém a totalização dos valores dos registros. Ele deve ser o último registro do arquivo de importação, devendo obedecer ao seguinte formato:
Sequência Descrição Tipo Tamanho Máximo Obrigatório Documentação
01 Versão do leiaute do arquivo. O conteúdo dessa seqüência deve ser '2' A 1 Sim '3'
02 Identificação do Registro do arquivo. O conteúdo dessa seqüência deve ser 'T' A 1 Sim 'T'
03 Quantidade total de notas que estão no arquivo. É a quantidade de registros do tipo N N 15 Sim Quantidade de linhas do registro N.
04 Quantidade de recibos ou notas emitidas que estão no arquivo (quantidade de registros 'N' com tipo de nota (seqüência 5 do registro 'N') igual a 'E' N 15 Sim Quantidade de linhas do registro N, tipo da nota igual a 'E'.
05 Somatório do campo valor bruto das notas ou recibos emitidos. É o valor correspondente ao somatório da seqüência 09 do registro 'N' das notas emitidas (é o somatório da seqüência 9 dos registros contados na seqüência 4 deste registro) N 13.2 Sim Soma do valor bruto da nota fiscal dos registros onde o tipo da nota igual a 'E'.
06 Somatório do campo valor do imposto das notas ou recibos emitidos. É o valor correspondente ao somatório da seqüência 06 dos registros 'I' das notas emitidas (é o somatório da seqüência 6 dos registros 'I' que sucedem os registros 'N' dos quais obteve-se a seqüência 5 deste registro) N 13.2 Sim Soma do E660INC.VLRISS ou E660INV.VLRISS caso a nota seja do tipo 'E'.
07 Somatório do campo valor do imposto das notas ou recibos emitidos que foi retido por outras empresas. É o valor correspondente ao somatório da seqüência 06 dos registros 'I' das notas emitidas cujo tipo de recolhimento for igual a 'S' ou 'F' (é o somatório da seqüência 6 dos registros 'I'; que sucedem os registros 'N' que tem a seqüência 10 igual a 'S' ou 'F') N 13.2 Sim Soma do E660INC.VLRISS ou E660INV.VLRISS caso a nota seja do tipo 'E' e o tipo de recolhimento for 'S' ou 'F'.
08 Quantidade de recibos ou notas recebidas que estão no arquivo (quantidade de registros 'N' com tipo de nota (seqüência 5 do registro 'N') igual a 'R' N 15 Sim Quantidade de linhas do registro N, tipo da nota igual a 'R'.
09 Somatório do campo valor bruto dos recibos ou notas recebidas. É o valor correspondente ao somatório da seqüência 09 do registro 'N' das notas recebidas (é o somatório da seqüência 9 dos registros contados na seqüência 8 deste registro) N 13.2 Sim Soma do valor bruto da nota fiscal dos registros onde o tipo da nota igual a 'R'.
10 Somatório do campo valor do imposto dos recibos ou notas recebidas. É o valor correspondente ao somatório da seqüência 06 dos registros 'I' das notas recebidas (é o somatório da seqüência 6 dos registros 'I' que sucedem os registros 'N' dos quais se obteve a seqüência 9 deste registro) N 13.2 Sim Soma do E660INC.VLRISS ou E660INV.VLRISS caso a nota seja do tipo 'R'.
Observações Gerais

Cada registro deverá ser gerado em uma única linha. Cara linha deverá ser finalizada com a seqüência CR+LF (Carriage Return/LineFeed).

Estrutura do Arquivo

O arquivo de importação do sistema DEISS deverá obedecer à seguinte estrutura:

Observação

Os itens da nota (registro 'I') deverão ser gravados imediatamente após a gravação da nota (registro 'N'). Dessa forma, se tivermos uma nota com cinco itens, dever-se-á gravar um registro 'N' e cinco registros 'I'.

Este artigo ajudou você?