No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Custos - Parâmetros Gerais

Data inicial da contabilidade de custos

DatIniCtbCustos.jpg (50265 bytes)

A Data Inicial serve para delimitar "quando" a Contabilidade de Custos iniciou e que o sistema não deve considerar apontamentos de OP que foram iniciadas antes desta data.

Consideremos o exemplo conforme a figura, onde a empresa começa a usar a Contabilidade de Custos em janeiro:

Ao processar uma tabela que não tem tabela anterior, como a tabela de janeiro (P1), o sistema sabe que é a primeira e, por padrão, pega os apontamentos das OPs do período, mas somente das OPs que foram iniciadas neste período. Então, ao processar o P1, há movimentos da OP2, OP3 e OP5, mas os movimentos da OP3 serão desconsiderados, pois esta OP iniciou fora do período da tabela.
Ao processar a seguinte tabela, P2, referente ao mês de fevereiro, o sistema sabe que esta tabela não é mais a do primeiro período, portanto estará considerando os apontamentos que aparecerem neste período. Logo, serão considerados os apontamentos da OP4 e OP5, as quais tiveram apontamentos no período. Mas ficaria inconsistente considerarmos os apontamentos da OP4, sendo que não temos os saldos anteriores dela, uma vez que ela não estava sendo considerada na tabela anterior (P1).
Então, se a Data Inicial for informada nos parâmetros gerais, como sendo 01/01/9999, ao processar a P2 o sistema irá pegar todos os apontamentos que aparecem no período, mas desconsiderando apontamentos de OPs que porventura tenham começado antes do início da Contabilidade de Custos. Neste exemplo, desconsideraria os apontamentos da OP4. Por isso se diz que essa data só influencia em tabelas que já tenham uma tabela anterior relacionada, pois a que não tem anterior o sistema já pega automaticamente somente os apontamentos de OP iniciadas no próprio período da tabela e não precisa olhar para a Data Inicial da Contabilidade de Custos.

Cada empresa, quando inicia a Contabilidade de Custos, deve avaliar a maneira que melhor condiz com sua realidade. Algumas vezes é conveniente fazer um levantamento inicial dos Saldos de todas as OPs em andamento, antes de iniciar (o próprio sistema tem dispositivos para auxiliar neste sentido). Ou então, pode-se simplesmente ignorar as OPs anteriores ao início da Cont. Custos - isso quando o lead-time é curto e não compensa essa preocupação. Então, na hora da implantação é preciso verificar essas particularidades e optar pela que melhor se enquadrar com a realidade da empresa.

Este artigo ajudou você?