No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Custos - Produtos de 2ª e 3ª

No cálculo do preço de venda:
Os produtos de 2ª, 3ª qualidade e aos reaproveitados têm seu custo calculado e não herda os valores do produto de 1ª qualidade (produto pai).
Para herdar o custo do produto de 1ª qualidade está disponível o identificador de regras "FPR-621CPPAI01", que quando ativo aplicará o custo aos produtos de 2ª, 3ª qualidade e reaproveitados.

Para produtos de 2ª e 3ª qualidade no cálculo de preço de venda (tab. tipo 8) e de CP e PV por simulação (tabela tipo 9), caso não seja encontrado o custo padrão de algum produto de 2ª ou 3ª qualidade, será buscado o custo padrão do produto "pai" (produto de 1ª). Se o produto de 2ª ou de 3ª for referenciado por mais de um produto de 1ª, será feito a média do custo padrão destes.
Observação: Para que a procura do custo padrão funcione corretamente, o produto de 1ª deve ter as mesmas derivações dos produtos de 2ª e de 3ª informados.

No cálculo do custo ajustado:
Na Geração do Custo dos Produtos Ajustado (tabelas tipo 30) caso não seja encontrado o custo padrão de algum produto de 2ª ou 3ª qualidade, será buscado o custo padrão do produto "pai" (produto de 1ª). Se o produto de 2ª ou de 3ª for referenciado por mais de um produto de 1ª, será feito a média do custo padrão destes.
Observação: Para que a procura do custo padrão funcione corretamente, o produto de 1ª deve ter as mesmas derivações dos produtos de 2ª e de 3ª informados.

Observação

Para o cálculo do Custo Ajustado Multiníveis o valor do custo ajustado do produto de segunda será o mesmo que o do produto de primeira correspondente, pois o custo da OP será distribuído proporcionalmente entre todos os produtos resultantes da mesma, conforme a quantidade de entrada no estoque.
Ex: uma OP tem como produto resultante a RODA de bicicleta, e a OP é para fazer 10 rodas. Mas no seu andamento 2 dessas rodas saíram com algum defeito classificando-as como de segunda qualidade. Então o que vai entrar no estoque quando da finalização desta OP seria: 8 RODAS1 (primeira qualidade) e mais 2 RODAS2 (segunda qualidade). Se a OP custou no total R$2.000,00, o custo de cada produto que finalizou e deu entrada no estoque seria de R$200,00, tanto para RODAS1 quanto para RODAS2.

Este artigo ajudou você?