No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Custos - Controle de Tabelas - Tipos Contabilidade de Custos

Os tipos de tabelas cadastradas serão utilizadas nos processos de custos, ou seja, em alguma tela da Gestão de Custos, as informações contidas nestas tabelas serão utilizadas.

Processos

Nas telas da Gestão de custos haverão campos onde é possível informar estas tabelas.

Ressaltamos que, no controle de tabelas apenas são realizados os cadastros destas tabelas. Para visualizar as informações nas telas dos processos de custos, é necessário processar as tabelas criadas.

Algumas destas informações já virão preenchidas, como por exemplo, o campo Gera cons. padrão de intermed. da guia Parâmetros da tabela tipo "22 - Consumo Padrão de Materiais p/ C.C. Este campo vêm preenchido conforme parametrizado em "Custos - Parâmetros Gerais - Custo Ajustado", lembrando que, o preenchimento é apenas sugestivo e pode ser alterado a qualquer momento.

As tabelas de custos tem uma ligação entre elas, ou seja, a maioria depende uma das outras. Por exemplo, para calcular o custo ajustado dos produtos (Contabilidade de Custos), é necessário por exemplo, conhecer os custos envolvidos no período, os componentes envolvidos. Na Gestão de Custos, uma das tabelas utilizadas para calcular o custo ajustado é a tabela de custo padrão, tipo "7", ou seja, as tabelas estão ligadas, com isto, torna o fechamento da contabilidade de custos com informações mais precisas.

As informações processadas nas tabelas de Formação de Preços, serão utilizadas nas tabelas de Contabilidade de Custos.
Os objetivos destas tabelas de Contabilidade de Custos, é calcular o custo, valorizar o estoque, apurar o custo real da produção, como também, apurar o que foi produzido no mês, o que foi acabado, o que está em elaboração, e claro, ressaltando que tudo isso depende das informações consistentes da Gestão da Produção.

É importante ressaltarmos que na Contabilidade de Custos, um dos fatores mais importantes a ser considerado é o período que estão sendo processadas essas tabelas, pois, na contabilidade de custos há uma grande integração com a Gestão de Estoques e de todos os movimentos ocorridos no período.

Utilizando a Contabilidade de Custos completa, ou seja, todas as informações integradas, é possível reduzir o pagamento de impostos, pois, a valorização dos estoques será realizada conforme movimentação do período e não através do custo alternativo (opção oferecida pelo fisco).

Tipos de tabelas existentes para a Contabilidade de Custos:

Este artigo ajudou você?