No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Campo Número do Título (15 Posições)

O campo Número do Título das tabelas do sistema foram alterados de 10 para 15 posições. Desta forma, todas a telas e processos do sistema que geram títulos ou tem relação com títulos foram alteradas.

Pagamento Eletrônico

O Pagamento Eletrônico do Gestão Empresarial | ERP foi desenvolvido com base no padrão CNAB 240. Os modelos de pagamento eletrônico devem sofrer alterações. Nas linhas dos registros colocava-se o número do título desta forma:

Posição Tamanho Tipo Campo Tabela                             Variável   Edição Lista de/para
189 10                        Alfa WWMEMTITULOS.NUMTIT   U[10]  

Agora será assim:

Posição Tamanho Tipo Campo Tabela                             Variável   Edição Lista de/para
189 10                        Alfa VNUMERO   U[10]  

Na aba Procedimentos dos registros, na opção A cada gravação deverá ser incluído:

Definir Alfa VNumero;

se (FinPEUtiNpe = "S")
VNumero = FinPENumPge;
senao VNumero = FinPENumTit;

Além da alteração do tratamento da informação da remessa, também deve ser colocado nos arquivos de envio o registro que informa se a codificação do título é utilizada, que é o campo UTINPE conforme exemplo:

Posição Tamanho Tipo Campo Tabela                             Variável Edição Lista de/para
202 2                        Alfa VNUMERO WWMEMTITULOS.UTINPE    

O campo UtiNpe (Utiliza número de pagamento gerado), acessado na regra pelo FinPEUtiNpe, serve para informar ao sistema que o número do título foi codificado através de uma fórmula que transforma o NumTit, que tem 15 caracteres, para um número de 10 caracteres. Esses 10 caracteres são colocados no campo NumPge (Número do pagamento gerado) acessado na regra pelo campo FinPENumPge.

Agora, para todos os modelos de pagamento eletrônico os 20 caracteres que identificam o número do título no sistema serão compostos por 20 caracteres da seguinte forma: 6 caracteres para o fornecedor, 10 para o título, 3 para o tipo de título e 1 caracter para informar se o número do título foi codificado. Ou seja, os 10 para o título serão a variável "FinPENumPge" e o caracter que informa se o número do título foi codificado é o "FinPEUtiNpe".

Dessa forma, ficará como no seguinte exemplo:

Posição Tamanho Tipo Campo Tabela Variável Edição Lista de /para
183 6 Numero WWMEMTITULOS.CODFOR   9[6]  
189 10 Alfa VNUMERO   U[10]  
199 3 Alfa WWMEMTITULOS.CODTPT   U[3]  
202 1 Alfa WWMEMTITULOS.UTINPE   A  

Os modelos de retorno de pagamento eletrônico também deveráo ser alterados para que o campo UTINPE também seja lido, ficando da seguinte forma:

Posição Tamanho Tipo Campo Tabela Variável Edição Lista de /para
74 6 Numero CODFOR   9[6]  
80 10 Alfa NUMTIT   U[10]  
90 3 Alfa CODTPT   U[3]  
93 1 Alfa UTINPE   A  

Cobrança Escritural

Com relação aos modelos de cobrança escritural, o padrão CNAB 240 (que é o padrão atual da FEBRABAN) deverá ser adotado para funcionamento da rotina. Nesse padrão, o Número do Título tem 15 caracteres. Para os demais padrões, não há como garantir o funcionamento, pois existem menos de 15 caracteres. Nesse caso, não será possível localizar o título pelo número.

Este artigo ajudou você?