No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F504APC - Apuração Prévia de Comissão

Esta tela permite calcular previamente o valor de comissão a ser pago aos representante, de acordo com o faturamento de um período, sobre um produto, serviço ou assistência técnica.

Cálculos realizados:

Observação

Esta tela está preparada para a apurar as comissões dos Técnicos da Assistência Técnica. A comissão também pode ser apurada pelo identificador de regras VEN-504APCPG01.

Caso a apuração da comissão seja "6 - Via Regra", o sistema não irá considerar nenhum percentual de meta ou comissão cadastrado, apenas irá exibir os valores informados na regra sem consistências.

Passos iniciais para parametrizações:

  1. Primeiramente é necessário definir uma apuração na tela F130PME (Mercado > Gestão de Vendas > Controle de Metas > Acompanhamento sobre Faturamento > Definições > Períodos de Apuração (F130PME);
  2. Em seguida, definir metas para os representantes na tela F130DME (Mercado > Gestão de Vendas > Controle de Metas > Acompanhamento sobre Faturamento > Definições > Composição) utilizando a mesma competência cadastrada na tela F130PME;
  3. Após, definir uma apuração na tela F131PCO (Mercado > Gestão de Vendas > Controle de Metas > Comissionamento > Períodos de Apuração), utilizando a mesma competência informada na definição da meta (F130DME);
  4. Na tela F131DCO ( Mercado > Gestão de Vendas > Controle de Metas > Comissionamento > Composição da Comissão) é necessário definir percentuais de comissão para atingimento de meta na tela, utilizando a mesma competência cadastrada na tela F131PCO;
  5. No campo Transação ger. comissão na apuração de vendas, da tela F070FPA (Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar), deve ser cadastrada a transação padrão para gerar as comissões nesta tela;
  6. Ao final, é possível apurar previamente a comissão nesta tela.

 

Mês/Ano
Busca o período de comissão previamente cadastrado pela tela Período de Apuração (F131PCO).

Tipo Apuração
Indica o tipo de documento que será utilizado, Vendas ou Assistencia Técnica.

Prod. Serv.
Tipo de busca por Produto, Serviço ou Ambos.

Apu. Comissão
Define a forma de cálculo para calcular o valor a ser pago de comissão. Pode ser por Controle de Metas ou Regra.

Ocorrência Ass
Informa o número da ocorrência da assistência técnica, previamente informada pela tela F118OCR, desde que estejam com situação "4 - Finalizadas".

Representante
Informa o representante da venda e/ou da ocorrência.

Cat. Repr.
Informa a categoria do representante para filtro.

Agrupamento
Informa o agrupamento comercial do produto para filtro.

Tipo de Serviço
Informa o tipo de serviço para filtro.

Filial
Informa a filial para filtro.

Opções

Gerar
Informa ao sistema que no processamento, a comissão será gerada e gravada na estrutura financeira (E504CAP). Esta estrutura é um passo anterior ao pagamento efetivo da comissão.

Reverter
Reverte o processo gerado acima e exclui da estrutura de finanças.

Parâmetros para Busca

Carregar comissão do faturamento: Indica ao sistema para que não seja calculado um valor de comissão, mas sim, utilize os valores previamente calculados na geração do documento fiscal. Para isso, no cadastro do representante, deve ser informado um % de pagamento já na efetivação da venda.

Considerar os itens já apurados: Indica ao sistema para que mesmo os itens de faturamento já marcados como apurados, em um processo anterior, sejam novamente considerados na nova apuração.

Considerar apenas itens que geram financeiro: Indica ao sistema para considerar apenas notas fiscais cuja transação utilizada possua integração com o módulo financeiro, ou seja, gerando títulos.

Considerar apenas os títulos pagos dos contratos de serviço: Indica ao sistema para considerar apenas os contratos financeiros que possuam algum título já efetivamente pago pelo cliente. Neste cenário, os títulos são gerados como AS-Aberto Suspenso e precisam de integração externa para serem liquidados.

Guia Produtos

Nessa grade são apresentados todos os representantes que tiveram vendas relativas a produto e que geraram comissão.

Guia Serviços

Nessa grade são apresentados todos os representantes que tiveram vendas relativas a serviço e que geraram comissão.

Guia Ocorrências Ass. Tec.

Nessa grade são apresentados todos os representantes que tiveram ocorrências finalizadas no período, buscando os dados da venda.

O sistema busca por:

Botões rodapé

Represent.
Consultar representante.

Acomp. Meta
Consulta a tela de acompanhamento de metas.

Ocorrências
Consultar as ocorrências de assistência técnica.

Def. Comissão
Consultar a definição prévia de comissão.

Detalhes
Lista a composição de todas as vendas do representante para averiguação.

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