No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Produção - Geração de OPs limitada Mini-Fábrica

Geração Limitada por: Mini-Fábrica

Este recurso possibilita gerar OPs para mini-fábricas e somente é utilizado pela geração de OPs agrupadas.

Este é um conceito utilizado pelas indústrias calçadistas, que permitem gerar várias OPs em apenas um relatório de produção. É uma forma de agrupar OPs em um relatório ou lote de fabricação, dependendo do entendimento de cada ramo de atividade.

Ao escolher esta opção,  habilita-se o campo Mini-Fábrica para seleção ou cadastro de uma nova mini-fábrica, bem como a ligação desta com a família. A partir disto a informação  "Relat. Prod. (Lote)" será tratada na geração de OPs agrupadas. Isto é, trabalhando com este conceito, o sistema estará gerando um registro pai para todas as OPs geradas agrupadas. Isto irá permitir que em algumas rotinas do comercial e da produção, consiga-se rastrear/filtrar as OPs e pedidos que fazem parte de um determinado relatório de produção, pois no botão 'Seleção' de algumas telas foi incluído o campo Relat. Prod. (Lote)  para que o usuário possa filtrar. Nas telas de movimentos por Operador, o relatório também aparece pois ele será levado adiante até a entrada no estoque se usuário assim desejar, ou seja, caso usuário não informar um Lote, será utilizado o próprio código do relatório de produção como o Lote, se o produto controlar lote. Outro detalhe importante é que, quando a origem que está gerando-se as O.Ps., controla por Lote e tem rastreamento, gera-se a reserva no pedido para o relatório de produção escolhido. Isso para futuramente ser utilizado na hora de faturá-lo.

Utilização:

Na tela de geração agrupada de Ops, ao marcar uma família o sistema carregará os relatórios de produção a serem gerados, que obedecerá as quebras ou agrupamentos conforme informado mais abaixo nesta documentação. Porém este código é apenas um controle provisório de sequência de relatório. O código final do relatório  será gravado no momento da geração (processamento) e poderá ser gerado através de regra ou através da tabela E078ULT. Enquanto o usuário estiver na tela marcando e desmarcando, criando várias opções de geração, mas não processar a geração de OPs, o sistema grava apenas um número sequencial provisório para que não seja utilizado um registro oficial de relatório sem utilidade. (Ex: um registro na tabela de últimos números utilizados, que depois fique em branco, pois não houve a geração da OP).

O identificador de regras PCP/910MRPMF01 serve para o usuário montar o código do relatório de produção (Lote).

Quebras do relatório:

As informações de Família, Prioridade/tipo de quebra (categoria de cliente) e grupo de clientes (campos   'CODFAM', 'CATCLI', 'CODGRE') são fatores de quebra de relatórios de produção. Assim como a quantidade limitante por mini-fábrica.

A quebra por quantidade máxima de uma mini-fábrica em diversos relatórios, verifica primeiramente se são de pedidos diferentes, pois não podem ser quebrados os pedidos, neste caso, se a quantidade do pedido ultrapassar a quantidade limitante, mesmo assim o sistema irá gerar apenas 1 relatório. Futuramente, atendendo a outros clientes, serão efetuadas algumas alterações nesse sentido, tanto na montagem do relatório de produção quanto na quantidade máxima por O.P., em virtude de tolerâncias a serem implementadas ainda.

Este artigo ajudou você?