F085INC - Consulta de Informações do Cliente
Essa tela permite ao usuário consultar as informações do cliente.
- Ao informar uma filial específica para consulta, as informações originadas da Filial base serão buscadas pela respectiva filial informada. Caso não seja informada uma filial no campo Filial, será considerada a filial logada como Filial base, porém, caso seja informado um agrupamento de filiais, existe a possibilidade da filial logada não pertencer ao agrupamento e, desta forma, algumas informações podem ser exibidas de forma a causar erro na interpretação do usuário;
- Quando for informado um agrupamento de filiais, será verificado inicialmente se a filial logada faz parte do agrupamento. Em caso afirmativo, então será verificado se o cliente informado possui definições para essa filial/empresa (E085HCL). Caso não haja definições para a filial logada, então será utilizada a filial matriz configurada no agrupamento;
- Caso não haja definições na filial matriz do agrupamento, então será procurada uma filial em que o cliente tenha definições. E, caso não seja encontrada, será apresentada uma mensagem informando que o cliente selecionado não possui definições para nenhuma filial do agrupamento. Se a filial logada não fizer parte do agrupamento de filiais, será verificada a filial matriz do agrupamento ou verificada todas as filiais do agrupamento;
- Se nem o campo de agrupamento e nem o campo de filial forem informados, ao clicar no botão Mostrar, será verificada as informações da filial logada. Quando for informada a filial, o campo de agrupamento de filial será desabilitado. E quando for informado o agrupamento de filial, o campo de filial será desabilitado;
- Se o identificador de regras GER-000SELEF01 for utilizado para filtro com a tabela E090REP, as grades de Pedidos, Notas fiscais e Títulos serão filtradas conforme configuradas na regra;
- Se o identificador de regras VEN-120LIMCL01 for utilizado, o sistema fará a pesquisa considerando todas as empresas e filiais. Ainda em relação à pesquisa, se o parâmetro Analisa Crédito do Cliente por Empresa da tela de Cadastro de Empresas (F070EMP) for igual a S-Sim, o sistema fará a pesquisa de todas as filiais, ou seja, não irá considerar a filial informada no filtro da tela.
Importante
Se o identificador de regras VEN-120LIMCL01 for utilizado, exclusivamente para o campo Pedidos em Aberto, o sistema fará a pesquisa considerando todas as empresas e filiais. Ainda em relação à pesquisa, se o parâmetro Analisa Crédito do Cliente por Empresa da tela de Cadastro de Empresas (F070EMP) for igual a "S - Sim", o sistema fará a pesquisa de todas as filiais, ou seja, não irá considerar a filial informada no filtro da tela.
Apesar das telas F085INC e F302CCR apresentarem informações relacionadas aos títulos do
cliente, no que se refere aos títulos previsto e efetivos, o sistema não possui um campo na
tabela de títulos que determina isso (um campo que indica se o título é previsto ou efetivo). Essa
informação é carregada com base no módulo da transação do Contas a Receber: se for uma
transação do módulo CRE - Contas Receber - Entrada de Títulos, o título será do tipo efetivo; se o módulo da transação for CRP - Contas Receber - Entrada de Previsões, o título será do tipo
previsto.
Assim, ao clicar em Mostrar na tela F302CCR, o sistema verifica essa informação no
cadastro do título listado na tela. Se o módulo for CRP, a
descrição da modalidade será Previsto; se for uma transação CRE, a descrição da modalidade será Efetivo.
A tela F085INC não possui um campo que apresenta a modalidade, pois nessa tela a transação do título não é verificada; seu objetivo é apenas apresentar o valor e alguns outros campos do título.
Botões
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Permite incluir vários relatórios para esta tela e disponibilizará
a partir do identificador de Modelo F085INC os campos: Cliente
(ECodCli), Empresa (ECodEmp), Agrupamento de Filiais (ECodAfi) e
Filial (ECodFil). Este botão ficará habilitado após
Mostrar os dados do Cliente.
- A - Agrupado todas as filiais
- B - Filial base
- G - Geral - todas filiais e empresas
Históricos | |
---|---|
Duplicatas/Outros/Adiantamento | A |
Último Pedido/Valor | A |
Última Fatura/Valor | A |
Último Pagamento/Valor/Quantidade | A |
Último Pagamento Cartório/Valor/Quantidade | A |
Maior Fatura/Valor | A |
Maior Acúmulo/Valor | A |
Maior Atraso/Valor/Quantidade de Dias | A |
Média Atraso em Dias/Quantidade de Cheques em Fundo | A |
Média Faturamento Último Trimestre Quantidade/Valor | G |
Faturamento do Mês/Quantidade/Valor | G |
Faturamento do Mês/Quantidade/Valor | G |
Faturamento do Mês/Quantidade/Valor | G |
Comercial | |
Marca | B |
Representante | B |
Tabela de Preço | B |
Transportadora | B |
Redespacho | B |
Aceita Pedido Parcial | B |
% Desconto Especial-1 | B |
% Desconto Especial-2 | B |
Financeiro | |
Limite Crédito/Valor | A |
Grupo C. Receber/Tipo Título | B |
%Juros Mora/Tolerância | B |
Tipo Juros/Tolerância | B |
%Multa/Tolerância | B |
%Desconto/Desc. anterior | B |
Portador Aceito-1/Aceito-2 | B |
Não Aceito-1/Não Aceito-2 | B |
Instrução-1/Instrução-2 | B |
Carteira | B |
Banco/Agência | B |
Nº CC no Banco/Conta Contábil | B |
Categoria Cliente/Limite Aprovado | B |
Alt. Cliente
Permite realizar alteração do cliente. Ao ser acionado, trará informações conforme cadastro da tela F085CAD, já com o código do cliente preenchido.
Guias
Duplicatas
Soma de todo o valor de duplicatas no cliente.
Último Pedido
Data do pedido no cliente. O campo Valor refere-se ao valor do pedido no cliente.
Data Última Nota
Data da última nota no cliente. O campo Valor Liq. refere-se ao valor líquido da última nota no cliente.
Data Última Nota/Série
Data da última nota e série no cliente. O campo Valor Fin. refere-se ao valor financeiro da nota fiscal de saída.
Último Pagamento
Data do último pagamento no cliente. O campo Valor refere-se ao valor do último pagamento no cliente e o campo Qtde. refere-se à quantidade do último pagamento no cliente.
Último Pgto. Cartório
Data do último pagamento em cartório efetuado pelo cliente. O campo Valor refere-se ao valor do último pagamento efetuado em cartório e o campo Qtde. refere-se à quantidade do último pagamento efetuado em cartório pelo cliente.
Maior Fatura
Data da maior fatura no cliente. O campo Valor refere-se ao valor da maior fatura no cliente.
Maior Acúmulo
Data do maior acúmulo no cliente. O campo Valor refere-se ao maior valor encontrado no maior acúmulo no cliente.
Maior Atraso
Data do maior atraso de pagamento no cliente. O campo Valor refere-se ao valor do maior atraso no cliente e o campo Qtde. Dias refere-se ao maior valor encontrado no maior atraso de pagamento no cliente.
Média Atraso em Dias
Maior valor encontrado na média de atraso em dias.
Média Prazo Médio em Dias
Maior valor encontrado na média de prazo em dias
Qtde. Protestos
Quantidade de protestos no cliente. O campo Valor refere-se ao valor de protestos no cliente.
Média Fat. Últ. Trim: Qtd
Calculo médio da quantidade dos meses faturados. O campo Valor refere-se ao cálculo médio do valor dos meses faturados.
Fat. Mês
Data atual menos 3 meses. O campo Qtd. refere-se à quantidade faturada do mês atual menos 3 meses e o campo Valor refere-se ao valor faturado do mês atual menos 3 meses.
Fat. Mês
Data atual menos 2 meses. O campo Qtd. refere-se à quantidade faturada do mês atual menos 2 meses e o campo Valor refere-se ao valor faturado do mês atual menos 2 meses.
Fat. Mês
Data atual menos 1 mês. O campo Qtd. refere-se à quantidade faturada do mês atual menos 1 mês e o campo Valor refere-se ao valor faturado do mês atual menos 1 mês.
Outros
Soma de todo saldo de outros no cliente.
Qtde. Cheques s/fundo
Soma de todos os cheques sem fundo no cliente.
Qtde. Tít. Recebidos Prazo Médio
Última quantidade encontrada no cliente.
Créditos
Soma de todo saldo de créditos no cliente.
Pedidos em Aberto
Soma de todos os pedidos em abertos pelo cliente.
Nota
A informação contida neste campo considera apenas itens de pedidos cuja situação dos itens seja "1 - Aberto total", "2 - Aberto parcial" ou "3 - Suspenso", para formar o total de pedidos em aberto. Itens de pedido, quando são ligados a uma pré-fatura ou a uma nota digitada, não são mais considerados neste cálculo, pois estes itens não estão nem faturados nem disponíveis, uma vez que estão na situação "8 - Preparação Análise ou NF".
Quando uma pré-fatura que foi gerada faturando parcialmente um item de pedido for faturada, então o item do pedido voltará ao status "2 - Aberto parcial" e então será considerado no campo Pedidos em Aberto.
Pré-Faturas em Aberto
Soma de todas as pré-faturas em aberto ligadas ao cliente.
Início do Prazo Médio
Data do prazo médio no cliente.
Limite Crédito
Soma de todo valor de limite de crédito no cliente.
Saldo Presumido
Apresenta o saldo presumido no cliente, calculado através da fórmula Saldo Presumido - Limite de Crédito - Saldo de duplicatas + Saldo de outros - Saldo de créditos.
Saldo Presumido c/Pedidos
Valor do saldo presumido com pedidos no cliente. Essa informação é calculada pela diferença do Saldo Presumido e o total dos valores de pedidos em aberto, conforme fórmula abaixo:
Saldo Presumido c/Pedidos = Saldo Presumido c/Pedidos - Saldo Presumido - total dos valores de pedidos em aberto.
Saldo Pres. c/ Pré-Faturas
Apresenta o saldo presumido com pré-faturas no cliente, calculado pela fórmula Saldo Pres. c/ Pré-Faturas - Saldo Presumido - Saldo de todas as pré-faturas em aberto.
Saldo Presumido Total
Apresenta o saldo presumido total no cliente. Essa informação é calculada conforme fórmula abaixo:
Saldo Presumido Total = Saldo Presumido Total - Saldo Presumido - Saldo dos pedidos em aberto - Saldo das pré-faturas em aberto.
Botão Avalistas
Quando os pedidos emitidos no Gestão de Lojas possuírem avalistas e forem enviados para análise de crédito na matriz, o analista de crédito poderá visualizá-los através deste botão. o botão ficará habilitado quando a empresa estiver configurada como Varejo Eletromóveis e estará sempre habilitado para visualizar as informações na tela.
Quando o pedido não possuir avalistas, o botão ainda permanecerá habilitado, mas neste caso exibirá mensagem informado que não existem registros.
Vencimento
Vencimento prorrogado do título.
Dias
Para título com valor em aberto, o cálculo deste campo é realizado de acordo com o campo Tipo Vcto selecionado a partir do botão Seleção:
- "1 - Provável Pagamento": será verificado se a data do provável pagamento do título é posterior a Data Juros Mora Calculado da tela F301TCR.
- Se sim, o campo Dias será preenchido com a diferença de dias entre a Data Juros Mora Calculado e a data de hoje;
- Senão, será preenchido com a diferença de dias entre a data do provável pagamento do título e a data de hoje.
- "2 - Vencimento Prorrogado": será verificado se a data do vencimento atual do título é posterior a Data Juros Mora Calculado da tela F301TCR.
- Se sim, o campo Dias será preenchido com a diferença de dias entre a Data Juros Mora Calculado e a data de hoje;
- Senão, será preenchido com a diferença de dias entre a data do vencimento atual do título e a data de hoje.
Quando o título não possui valor em aberto, o cálculo desse campo é realizado da seguinte forma:
- Será verificado se a data do Último Pagamento é maior que a data de Vencimento prorrogado.
- Se sim, o campo Dias será preenchido com a diferença de dias entre a data de Vencimento prorrogado e a data do Último Pagamento.
Rodapé
Valor A.V.
Este campo apresenta o valor a vencer, sendo calculado através do somatório do campo Total dos títulos, onde o campo Valor Aberto é maior que zero e o campo Dias maior ou igual a zero.
Valor Vcdo
Este campo apresenta o valor já vencido, sendo calculado através do somatório do campo Total dos títulos, onde o campo Valor Aberto é maior que zero e o campo Dias é menor que zero.
Total Geral
É o somatório do campo Valor A.V. e o campo Valor Vcdo.
Apresenta o histórico dos retornos dos autenticadores externos realizados para o cliente.
Nova Consulta
Exibe a lista de autenticadores externos de cliente, que estejam com a situação igual a "Ativo", para seleção e execução de uma nova consulta. Serão exibidos também dados de descrição do respectivo autenticador, data da última consulta, e se a respectiva consulta ainda é valida.
Observação
Caso exista uma consulta realizada para o cliente no autenticador e a diferença de dias entre a data atual e a data do último retorno da consulta, for menor ou igual a quantidade de dias de validade definida no cadastro do autenticador externo, significa que a última consulta é válida. Caso não, a última consulta não é válida ou nunca houve uma consulta.
Há um splitter (linha divisora que permite redimensionar o tamanho de uma área da tela) entre as Informações Cadastrais e as Informações do Crédito, tornando possível a visualização de todas as informações, sem que haja cortes.
Identificadores de regra
Módulo | Código |
VEN | 085INFCL01 |
VEN | 120LIMCL01 |
GER | 000SELEF01 |