No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Comercial - Pedidos - Tratamento de Lotes

1.  Consistência de Campos

Nesta seção estão descritas as consistências aplicadas aos campos de depósito, reserva de estoque e código de lote do item de produto do pedido.

1.1.  Depósito

Ao informar o campo de depósito para um item de produto executará a rotina de sugestão de lotes para o item de produto. Para mais detalhes deve-se verificar na seção Identificadores de Regras - Lotes no Pedido a subseção Sugestão direta ao registro do item.

1.2.  Reserva de Estoque

Ao informar o campo de reserva de estoque para um item de produto, executará uma rotina única para as todas as telas e processos relacionados a pedidos. Por meio desta rotina algumas consistências serão efetuadas, a saber:

1.3.  Código de Lote

Ao informar o campo de código do lote para um item de produto, executará uma rotina única para todas as telas e processos relacionados ao pedido. Por meio desta rotina efetuará algumas consistências, descritas abaixo:

2.  Rotina de Consistência de Registros

Enquanto o pedido não estiver fechado é possível que não haja distribuição diretamente no registro do item de produto. Também não existirá distribuição na tabela de lotes do pedido (E120DLS), pois a distribuição física na tabela de lotes do pedido somente pode ser feita com o pedido fechado. A rotina de consistência de registros garante que em hipótese alguma, todo e qualquer item de produto controlado por lote, com o indicativo de reserva de estoque igual a S(Sim), cuja derivação não é genérica e com seu estado na situação 1(Fechado) seja gravado fisicamente sem a sua correspondente distribuição de lotes na tabela de lotes do pedido (E120DLS). Nesse contexto, vale lembrar que a distribuição direta no registro do item de produto serve apenas de sugestão para a distribuição física na tabela de lotes do pedido. Nada impede que toda a distribuição na tabela de lotes do pedido (E120DLS) seja alterada e que diretamente no item de produto conste um código de lote qualquer ou mesmo não conste informação alguma. O código de lote informado diretamente no item de produto é usado como sugestão para a distribuição física na tabela de lotes do pedido (E120DLS) no momento do fechamento ou então, quando da inserção de um item de produto controlado por lote, com o indicativo de reserva de estoque igual a S(Sim), cuja derivação não é genérica e com o estado do pedido na situação 1(Fechado). Caso o item de produto encontre-se na mesma situação descrita acima, mas o processo decorrente seja a alteração do lote informado diretamente no registro do item de produto, então a sugestão realizada diretamente no item de produto também será usada e deverá sobrepor toda a distribuição de lotes já existente para o item de produto.

2.1.  Ações da Rotina de Consistência de Registros

Ao confirmar um registro (gravar e/ou encerrar a edição de um registro e/ou fechar o pedido) executará a rotina unificada de consistências e/ou distribuição sempre que o produto for controlado por lote. A execução desta rotina tem como finalidade garantir a consistência dos itens de produto do pedido, o que é alcançado por meio das rotinas descritas:

2.2.  Cenários da Rotina de Consistência de Registros

De forma geral, a rotina unificada de consistências e/ou distribuição executa a partir de ações iniciadas pelo usuário ou em função do próprio sistema, como em rotinas de duplicação, ações SID, ERP WEB, processos automáticos, entre outras rotinas. Sua execução trata duas situações distintas para o pedido e seus itens de produto, conforme os cenários descritos abaixo:

2.2.1.  Cenário 1 (Pedido Não Fechado)

Executará em sequência as ações descritas para o cenário 1 caso uma ou mais situações apresentadas para este sejam válidas.

Como única restrição, a situação d precisa necessariamente ser atendida em todos os casos do cenário 1 e deve estar sempre acompanhada de ao menos uma das demais situações deste cenário. Além disso, o item de produto deve sempre ser controlado por lote e não representar uma derivação genérica.

2.2.1.1.  Situações do Cenário 2 (Pedido Não Fechado)

  1. um código de lote válido ter sido informado diretamente no registro (grade) do item de produto;
  2. a quantidade aberta do item de produto ter sido alterada e a existência de um código de lote informado diretamente no registro (grade);
  3. o depósito do item de produto ter sido alterado e a existência de um código de lote informado diretamente no registro (grade);
  4. a situação do item de produto ser igual a 7 ou 9.

2.2.1.2.  Ações do Cenário 2 (Pedido Não Fechado)

2.2.2.  Cenário 2 (Pedido Fechado)

Executará em sequência as ações descritas para o cenário 2 caso uma ou mais situações apresentadas para este sejam válidas.

Como única restrição, as situações e e f precisam necessariamente ser atendidas em todos os casos do cenário 2 e devem estar sempre acompanhadas de ao menos uma das demais situações deste cenário. Além disso, o item de produto deve sempre ser controlado por lote e não representar uma derivação genérica.

2.2.2.1.  Situações do Cenário 2 (Pedido Fechado)

2.2.2.2.  Ações do Cenário 2 (Pedido Fechado)

3.  Identificadores de Regras – Lotes no Pedido

Nesta seção estão descritos os identificadores de regras para a sugestão direta ao registro do item, bem como os identificadores de regra responsáveis pela distribuição de lotes no item.

3.1.  Sugestão direta ao registro do item

Com relação aos identificadores de sugestão direta ao registro do item de produto, executará uma rotina única para as telas e processos relacionados ao pedido. Por meio desta rotina os identificadores de regra VEN-120LOTPA01 ou VEN-120LOTES01 podem ser executados, desde que cadastrados. Além da necessidade do cadastramento dos identificadores, faz-se necessário que a derivação do produto não seja genérica, o código do lote informado diretamente no item seja vazio (ou seja, não esteja informado) e a origem da aplicação seja diferente de duplicação. Os identificadores de regras VEN-120LOTPA01 e VEN-120LOTES01 podem ser usados para sugerir um lote para o item de produto do pedido. Em um primeiro momento verifica a existência do identificador de regras VEN-120LOTPA01. Caso o identificador de regras VEN-120LOTPA01 estiver ativo e com uma regra associada busca o lote padrão da origem. Este lote será enviado para a regra ligada ao identificador de regras VEN-120LOTPA01. Por meio da regra o usuário poderá alterar ou consistir a sugestão feita pelo sistema. Caso o identificador de regras VEN-120LOTPA01 estiver inativo verificará a existência do identificador de regras VEN-120LOTES01. Com este identificador de regras ativo (não é necessário que esteja ligado a alguma regra, uma vez que esta não será utilizada) sugerirá um lote para o pedido desde que a situação do item seja 1 ou 9 e o lote informado na grade seja vazio (ou seja, não informado). Para efetuar a sugestão do lote usa como base a tabela de lotes no estoque (E210DLS), optado primeiramente pelos lotes mais antigos, com saldo suficiente para atender ao item de produto da grade. Deve-se lembrar que sempre que um lote for sugerido pelos identificadores de regra reservará estoque físico por meio do campo RESEST, bem como indicar que a reserva do estoque teve procedência manual. A procedência manual será indicada pelo campo RESMAN. Assim, ambos os campos devem ter valor igual a S(Sim).

3.2.  Distribuição de lotes no item

Com relação à distribuição de lotes do item têm-se disponíveis vários identificadores de regra, alguns específicos para cada uma das rotinas do sistema, tal como as rotinas de pedidos, pré-faturas, notas fiscais de saída ou entrada, ordem de compra ou mesmo para as rotinas de produção. Além dos identificadores específicos existem também os identificadores de regra globais, úteis para a distribuição de lotes em todas as rotinas do sistema. Com relação às rotinas de pedidos pode-se fazer uso de basicamente três identificadores distintos, sendo eles os identificadores de regra GER-120EUDLE01, GER-210EUDLE01 e GER-000EUDLE01. O identificador de regras GER-120EUDLE01 é o identificador mais específico dos três, pois tem aplicabilidade apenas com as rotinas de pedido. A partir deste identificador pode-se definir um critério de busca dos lotes com base em um ou mais campos da tabela E210DLS. Também é possível definir a ordem que deve ser usada para a busca dos registros. Por sua vez, o identificador de regras GER-210EUDLE01 é um dos identificadores globais. Este pode ter seu uso aplicado a qualquer uma das rotinas que necessitem da distribuição de lotes, no entanto, será utilizado pelo sistema apenas quando não existir um identificador específico para a rotina em questão. No caso das rotinas de pedido, se não existisse o identificador GER-120EUDLE01 buscaria em sequência pela definição existente no identificador de regras GER-210EUDLE01. O funcionamento deste identificador de regras global é idêntico ao do identificador de regras GER-120EUDLE01 já descrito anteriormente. Por fim, o identificador de regras GER-000EUDLE01 é o último dos identificadores de regras globais. O sistema usa este identificador de regras quando a sugestão realizada pelos demais identificadores não foi acatada por ser inválida ou então, quando os demais identificadores simplesmente estão inativos ou não foram cadastrados. Seu comportamento é similar aos demais identificadores já analisados, com única diferença residindo na tabela sobre a qual será realizado o critério de busca e ordenação, que no caso do identificador de regras GER-000EUDLE01 é a tabela E210MVP. Deve-se utilizar este identificador apenas quando for extremamente necessário configurar o critério de busca/ordenação sobre um campo da tabela E210MVP. Do contrário é recomendado o uso de um dos demais identificadores descritos anteriormente, pois o tempo de resposta será consideravelmente menor em virtude da utilização:

3.2.1.  Exemplos de regra

Abaixo seguem alguns exemplos de regras que podem ser usados com os identificadores de sugestão para a distribuição de lotes do item. O primeiro exemplo de regra retornará os lotes ordenados de forma ascendente pelo código de lote, enquanto o segundo exemplo de regra retornará os lotes ordenados de forma descendente pelo código de lote.

Este artigo ajudou você?