No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Tratamento de Formas de Vendas

O controle de formas de venda consiste em especificar para cada cliente, através de seu histórico financeiro, quais as formas de pagamento, condições de pagamento e transações que podem ser utilizadas em seus pedidos. Para isso deve ser efetuadas as seguintes configurações:

Em Cadastro > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento (F070FVE), o campo Utiliza Forma de Vendas, da guia Vendas 2, que indica se a filial utiliza ou não o controle de formas de venda. Se for definido 'S' (sim),  o próximo passo será criar as 'hierarquias' nas condições de pagamento, formas de pagamento e transações.

Para criar essas hierarquias foram disponibilizados os campos Hierarquia Forma de Venda e Libera Decrescente nas novas telas localizadas em: 

As três telas funcionam basicamente da mesma forma. Ao <Mostrar> o sistema apresenta os dados selecionados obedecendo as seguintes regras : 

Nestas telas deverão ser informados os campos hierarquia de Forma de Venda e Libera Decrescente, conforme explicação abaixo.

O campo Hierarquia Forma de Venda indica uma sequência para transações, condições de pagamento e forma de pagamento que representa como cada um desses itens pode ser liberado para o cliente.

Os campos hierarquia sempre deverão ser informados no seguinte formato:

99.99 - dois dígitos numéricos que indicam o nível do registro seguidos de um ponto e seguido de mais dois dígitos numéricos que indicam o último nível (total de registros). O total de registros é mostrado no rodapé de cada tela para facilitar o controle do usuário.

Em Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro (F085CAD), guia Definições ou em Cadastro - Clientes - Definições/Histórico foram incluído os campos:

Esses campos também deverão ser informados no formato:

99.99 - dois dígitos numéricos que indicam o nível do registro seguidos de um ponto e seguido de mais dois dígitos numéricos que indicam o último nível (total de registros).

Na entrada de pedidos ao informar o código do cliente o sistema irá verificar qual o nível de condição de pagamento que está liberada para ele, com isso o sistema fará um filtro permitindo que o usuário apenas informe uma condição de pagamento cujo nível seja menor ou igual ao informado no cadastro de clientes. O mesmo para transação e formas de pagamento. 

Existe ainda nos cadastro de transações, condição de pagamento e forma de pagamento o campo Libera Decrescente. Se este campo estiver definido com 'S' o sistema deverá liberar os registros cujo nível seja igual ou menor que o informado no cadastro do cliente, se o campo estiver com 'N' o sistema deverá liberar apenas o registro cujo nível seja igual ao informado no cadastro do cliente. Se no cadastro de filiais vendas o campo Utiliza Forma de Vendas estiver com 'N' não deverá ser feita nenhuma consistência nos pedidos. 

Por enquanto as consistências nos pedidos foram feitas apenas nas telas de Distribuição:

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