No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
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F000FRE - Importação de documentos e retornos do eDocs

Esta tela permite solicitar a importação de retornos para documentos eletrônicos emitidos no Gestão Empresarial | ERP ou buscar os documentos eletrônicos disponíveis no eDocs. A rotina executada pela tela é a mesma do processo automático 102 - Integração com o eDocs para importação de documentos e retornos das emissões.

Opções de processamento:

  1. Importar retornos das emissões dos documentos eletrônicos do eDocs;
  2. Importar documentos de recebimento (Notas Fiscais de Entrada) pendentes no eDocs.

Ao abrir a tela, a primeira opção virá marcada e a segunda desmarcada. O sistema armazena as opções selecionadas por usuário, empresa e filial. Dessa forma, se você abrir a tela logado na empresa/filial 1 e desmarcar a segunda opção, essa configuração será salva ao sair da tela.

Os documentos que serão consultados dependem do seu status eletrônico. Consulte a documentação da integração do ERP com e eDocs para mais informações. A opção Importar os documentos de recebimento (Notas Fiscais de Entrada) pendentes no eDocs vai processar o recebimento de NF-e, CT-e, NFS-e e NF3e. Além disso, a tela exibirá um log para cada documento que teve o retorno processado. A grade superior mostra informações dos documentos que tiveram o retorno solicitado e a inferior mostra um log da comunicação do ERP com o eDocs em .XML.

Importante

O processamento dos registros ocorre apenas para os registros vinculados à empresa/filial na qual o usuário está logado. Se o usuário está logado na empresa 1/filial 1, serão processados os registros apenas dessa empresa/filial. Recomendamos não executar esse processo quando houver muitos registros para retornar (sejam documentos emitidos pelo ERP pendentes de retorno ou documentos recebidos pelo eDocs pendentes de retorno ao ERP). Isso porque o sistema ficará travado na tela até que o processamento termine.

Para habilitar a tela no menu, a filial logada deve preencher o campo Software Emissor NF-e igual a "2 - eDocs - Envio e Retorno via Web Service eDocs" ou "3 - eDocs - Envio via Arquivo e Retorno via Web Service eDocs" em Parâmetros da Filial para Vendas, guia Documentos Eletrônicos.

O usuário utilizado para execução do processo na tela deve ter:

Mais informações podem ser consultadas na documentação de integração de documentos entre o ERP/GO UP e eDocs.

Controle de versão e CST ICMS dos DF-es

A partir das versões 5.10.2.125 e 5.10.3.34 do ERP XT, o sistema passa a validar a versão e o CST ICMS dos documentos importados do eDocs, com uso do parâmetro global ConComDfs que possui seu valor padrão igual a "S". Caso o sistema esteja recebendo do eDocs um documento cuja versão ou CST ICMS não seja atendida pela versão do ERP XT, a importação será interrompida e gerado um erro, que será apresentado no portal do eDocs nos eventos do DF-e.

A tabela a seguir apresenta os DF-es e as validações que serão submetidas às validações no recebimento eletrônico:

DF-e Validar Versão Validar CST ICMS
NFe Sim Sim
NF3e Sim Sim
NFSe Sim Não
CTe Sim Sim
CTeOS Sim Sim

Importante

A seguir, descrevemos como seria um exemplo na prática:

Se a versão atual do ERP XT, suporta apenas o CT-e 3.0, quando o sistema importar um CT-e 4.0 pelo recebimento eletrônico, a rotina identificará e impedirá a continuação da importação do documento. Será gerada uma mensagem de erro, e, este erro será apresentado no eDocs nos eventos do documento.

Caso o sistema identifique que a versão do documento não é atendida pelo ERP XT será apresentada a seguinte mensagem: "Versão do documento "X.X" não é atendido pelo ERP XT. Verifique na documentação a versão compatível para a atualização do sistema. Versão atual do ERP XT: X.XX.X.XXX."

Caso o sistema identifique que a CST ICMS do documento não é atendida pelo ERP XT, será apresentada a seguinte mensagem: "O CST de ICMS "ICMSXX" não é atendido pelo ERP XT. Verifique na documentação a versão compatível para a atualização do sistema. Versão atual do ERP XT: X.XX.X.XXX."

Parâmetros Globais

Nome Descrição
ConComDfs Indicativo para controlar a compatibilidade dos DF-es com eDocs.

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