No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
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F049SQL - Cadastro de Formas de Busca de Dados

Esta tem por finalidade criar configurações de formas de busca de dados de qualquer lugar do sistema e gerar comandos de select (seleção), de uma forma que qualquer usuário possa fazer, pois não há necessidade de conhecimento de linguagem SQL, apenas conhecimento de tabelas e campos do Gestão Empresarial | ERP.
Estas formas de busca de dados poderão ser utilizadas em modelos de relatórios, cálculos, consultas etc...,ou seja, poderão ser ligadas a outras rotinas do sistema.
Além das tabelas base e as demais tabelas do sistema, também será possível utilizar tabelas de usuário e campos de usuário, pois na seleção das tabelas também serão apresentadas as tabelas de usuário.
Para os usuários(clientes) somente será permitido informar código de formas até a faixa 49.999. Acima deste número pertencerá a Senior Sistemas, apresentando a mensagem: "A faixa de valores acima de 50.000 pertence a Senior!".
O tipo da forma "S" (Sistema) não estará habilitado para os clientes, somente o tipo "U" (Usuário).
O tipo "S" (Sistema) é destinado a Senior Sistemas para futuras implementações padrões.
Ao cadastrar a primeira sequência de uma forma, a segunda sequência da forma precisará ser configurada praticamente com os mesmos dados, poderá ser alterado somente os dados da tabela e os campos, respeitando a quantidade de campos escolhido na sequência anterior.

Campos

Código
Informar o código a forma de busca de dados, informado manualmente.
Para os usuários (clientes) somente será permitido informar código de formas até a faixa 49.999. Acima deste número pertencerá a Senior Sistemas, apresentando a mensagem: "A faixa de valores acima de 50.000 pertence a Senior!".
O tipo da forma "S" (Sistema) não estará habilitado para os clientes, somente o tipo "U" (Usuário).
O tipo "S" (Sistema) é destinado a Senior Sistemas para futuras implementações padrões.

Sequência
Informar o número da sequência da forma de busca de dados.

Tabela
Escolher uma das opções da lista para servir como tabela de referência da forma de busca de dados.
Caso não escolher uma das opções da lista, é permitido escolher qualquer tabela no campo abaixo, somente é permitido escolher uma tabela de referência.
A partir da tabela selecionada é realizada a busca de dados, ou seja, a mesma será a tabela base.
Ao selecionar uma tabela, a mesma é demonstrada no campo abaixo da seleção das tabelas.

ITEM TABELA
VEN E140NFV
CPR E440NFC
ENT E660NFC
SAI E660NFV
CTB E650SAL
FCP E501MCP
FCR E301MCR
TES E600MES
PAT E670SAL
FAT E668FML

Descrição
Informar uma descrição (nome) para sequência da forma de busca de dados, opcional.

Documentação
Informar uma documentação para sequência da forma de busca de dados, opcional.
Este permitirá a identificação de qual o objetivo da forma cadastrada.

Filtro de Data
Selecionar um data para a sequência da forma de busca de dados.
As opções deste campo serão demonstradas de acordo com a tabela base definida no campo Tabela, ou seja, todos os campos de datas que pertencem a tabela base serão demonstrados.
Este não é obrigatório podendo escolher opção branco, com isto, serão geradas informações sem filtro de datas.

Retorno de Múltiplos Campos
Este campo definirá se a sequência da forma será com múltimos campos ou não.
Possui as opções: "S" (Sim) e "N" (Não).
Conforme a opção selecionada, a tela será demonstrada de forma diferente.
Quando for "N" (Não), permitirá buscar dados somente de campos numéricos (valores).
Quando for "S" (Sim), permitirá buscar dados de campos numéricos, campos alfanuméricos e campos datas.

Retorno
Demonstra todos os campos da tabela base.
Quando o campo Retorno de Múltiplos Campos estiver com a opção "N" (Não), ao lado deste campo serão demonstrados botões "+", "-", "*" e "/", que servirão para definir as operações básicas da fórmula.
Com isto, será aberto um campo logo abaixo do campo Operação informando a fórmula que está sendo montada, podendo haver intervenções do usuário.
Retorno de Múltiplos Campos igual a "N" (Não): No campo Retorno demonstrará todos os campos da tabela base que sejam valores do tipo "Doble" e que na máscara do campo possua "Z" e ",".
Ao lado deste campo serão demonstrados botões "+", "-", "*" e "/", que servirão para definir as operações básicas.
Logo abaixo desse campo será permitido a visualização da fórmula do cálculo que está sendo montada, podendo haver intervenções do usuário.

Botão Operações Básicas
Retorno de Múltiplos Campos igual a "S" (Sim): No campo Retorno demonstrará todos os campos da tabela base, independente do tipo do campo.
Abaixo do campo será aberta uma grid, podendo o usuário relacionar os campos e visualizá-lo com índice, nome do campo  e o título curto. Este título pode ser alterado pelo usuário. 

Grid do Retorno
Demonstrará os campos selecionados no campo Retorno, quando no campo Retorno de Múltiplos Campos estiver com a opção "S" (Sim).
O usuário poderá relacionar os campos e visualizá-lo com índice, nome do campo  e o título curto. Este título pode ser alterado pelo usuário.
Neste será sugerido a operação "SUM" (S - Somatório), podendo o usuário alterar manualmente para:  "MAX" (M - Máximo), "MIN" (I - Mínimo), "COUNT" (C - Contador) e "AVG" (A - Média).

Operação
Este campo está relacionado com o campo Retorno e será demonstrado quando no campo Retorno de Múltiplos Campos estiver com a opção "N" (Não).
Este indicará qual o objetivo da fórmula de cálculo "SUM" (S - Somatório), "MAX" (M - Máximo), "MIN" (I - Mínimo), "COUNT" (C - Contador) e "AVG" (A - Média).
Por sugestão este campo receberá "S" (Somatório).
Opções Campo Operação:



Opções Campo Operação
 

Condição
Campo condição, demonstra todos os campos da tabela base para poder realizar filtros sobre a busca desejada.
Quando um campo for selecionado, ao lado deverá ser escolhido um dos botões para definir as operações básicas.
Temos as opções de condições de "Valores para Filtro das Condições" com pode-se informar valores numéricos, alfanuméricos ou data em uma condição de forma de busca de dados. Com a condição "Constantes Disponíveis" pode-se selecionar as constantes Empresa (CODEMP) e Filial (CODFIL).

Botão Condições

No campo Condição selecionar CodEmp = E070EMP - Código da Empresa, escolher no botão Operações a opção e informar o código 1, escolher a opção e selecionar o campo CodFil - E070FIL - Código da Filial , escolher a opção e informar o código 1.

Logo abaixo do campo Condição, demonstrará a condição que está sendo montada em linguagem SQL, podendo haver intervenções do usuário.

Demonstrando da seguinte forma: E140NFV.CODEMP = 1 AND E140NFV.CODFIL = 1

Para navegar entre as tabelas, clicar sobre o campo que possui o nome de uma tabela pressionando a tecla "Ctrl", onde será aberta outra tela que possa escolher outro campo da tabela de ligação.
Nesta tela pode ser adicionado vários campos de ligação, como também pode partir para outras tabelas que possuem ligação com a primeira tabela.

Agrupamento
Lista todos os campos indicados no campo Retorno, podendo o usuário estabelecer agrupamentos dos valores e será demonstrado quando no campo Retorno de Múltiplos Campos estiver com a opção "S" (Sim).
Para escolher os campos que serão agrupados, clicar duas vezes sobre o mesmo.
Será aberto um campo logo abaixo informado a montagem do agrupamento dos campos.

Em linguagem SQL significa GROUP BY

Ordenação
Lista todos os campos indicados no campo Retorno, podendo o usuário estabelecer uma ordenação dos campos.
Quando um campo for selecionado, ao lado deverá ser escolhido um dos botões para definir a ordenação. "ASC" (Ascendente) e "DESC" (Descendente).
As informações dos campos serão demonstradas logo abaixo na grade de Ordenação.

Botão Ascendente e Descendente
Em linguagem SQL significa ORDER BY 1 ASC (ASC) e ORDER BY 2 DESC (DESC).

Grid de Ordenação
Demonstrará os campos selecionados na ordenação, quando no campo Múltiplos Campos estiver com a opção "S" (Sim).
O usuário poderá ordenar os campos e visualizá-lo com índice, nome do campo  e a ordenação, podendo o usuário mover as posições dos campos, alterando a ordenação do comando SQL.
Para mover as posições dos campos na grid, utilizar  o botão  para cima para baixo

Tipo
Informar o tipo da sequência da forma de busca de dados, com as opções: "S" (Sistema) e "U" (Usuário).
Quando for a opção "S" (Sistema) não será possível efetuar nenhuma alteração da forma de busca de dados pelo o usuário.

Situação
Indica a situação da sequência da forma de busca de dados, se está "A" (Ativo) ou "I" (Inativo).

SQL
Demonstra o select (seleção) montado pelo cadastramento da forma de busca de dados, conforme os campos e operações selecionadas e configuradas.
Não é possível manipular este select, somente é possível sua visualização.
Caso, o mesmo não esteja de acordo com o desejado, deverá ser alterado nos campos acima.

Botões

Navegação
Permite a navegação entre os registros, primeiro, anterior, próximo e o último registro.

Incluir
Inclui a sequência da forma de busca de dados, ou seja, confirma a inclusão da sequência.

Alterar
Confirma a alteração dos dados. Este botão estará desabilitado para os usuários, quando o tipo da forma for igual a "S" (Sistema).

Excluir
Exclui o registro. Este botão estará desabilitado para os usuários, quando o tipo da forma for igual a "S" (Sistema)

Exportar SQL
Ao clicar neste botão, abrirá a tela F049ESQ onde poderá ser definida uma ou mais forma de busca de dados para exportação.
Todas as Formas de Busca de Dados definida serão com extensão ".txt".

Importar SQL
Realiza a importação de arquivos com extensão ".txt", da forma de busca de dados. Pode importar uma forma de busca de dados de um sistema para dentro de outro sistema.

Imprimir
É habilitado quando houver um identificador de modelo associado, com isso, o botão Imprimir será habilitado e  poderá ser impresso o relatório. Este relatório deve ser um modelo "TBGE017.GER".

Duplicar
É possível duplicar uma forma de busca de dados de uma empresa para outra ou para a mesma empresa, utilizando o mesmo código ou novo código.

Operações Básicas
Este botão define as operações básicas da fórmula, campo Retorno.

Adicionar
Quando um campo for selecionado na tabela de ligação, este campo adicionar o mesmo da forma de busca de dados, campos Retorno e Condição.

Fechar
Fecha a tela de tabela de ligação, campo Retorno e Condição.

Condição
Quando um campo for selecionado no campo Condição, ao lado deverá ser escolhido um dos botões para definir as operações básicas.

Ascendente e Descendente
Quando um campo for selecionado no campo Ordenação, ao lado deverá ser escolhido um dos botões para definir a ordenação. "ASC" (Ascendente) e "DESC" (Descendente).

Identificadores de modelo

TAB F049SQL - Formas de Busca de Dados (Modelo TBGE017.GER)

Funções de programador (Gerador de relatórios)

NOME DA FUNÇÃO

SQLExecutar
SQLValorUnico
SQLProximo
SQLFim
SQLRetornaValor
SQLFechar
SQLQtdCampos
SQLComando

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