No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
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Processo automático 126 - Faturamento de Pedidos

Esta rotina realiza o faturamento de pedidos de determinada empresa e filial, porém não deve ser utilizada para faturamento com itens de serviço.

Parâmetros da rotina (opcionais)

Parâmetros Descrição
EMPRESA Código da empresa onde serão geradas as notas fiscais e de onde serão buscados os pedidos. Não é permitida abrangência. No caso de não ser informada, o sistema utilizará a empresa logada.
FILIAL_NOTA Código da Filial onde serão geradas as notas fiscais. Não é permitida abrangência. No caso de não ser informada, o sistema utilizará a empresa logada.
FILIAL_PEDIDO Código da Filial de onde serão buscados os pedidos. Não é permitida abrangência. No caso de não ser informada, o sistema utilizará a empresa logada.
DEPOSITO Código do depósito que os itens de produto do pedido pertencem. É permitida abrangência de depósitos.
FILTRO_PEDIDO Parâmetro que permite adicionar alguma cláusula SQL adicional na busca dos pedidos. Sempre deve ser iniciada com “AND”. As tabelas E120PED e E120IPD estão disponíveis no SQL principal montado pela rotina.
SERIE_FISCAL Código da série fiscal para geração das notas fiscais. No caso de não ser informada, o sistema utilizará a série padrão configurada na filial logada ou da filial informada como FILIAL_NOTA.
EMITIR Indica ao sistema se as notas fiscais geradas também devem gerar o .XML de emissão. Se o identificador de regras VEN-140IMPRE01 estiver ativo, o parâmetro será considerado automaticamente como N-Não.
EMAIL_PEDIDOS_NAO_FATURADOS Endereço de e-mail da pessoa responsável para avaliar pedidos que eventualmente apresentarem inconsistências no faturamento.
IGNORAR_NAO_DISPONIVEIS Indicativo se os pedidos que foram faturados, cancelados ou bloqueados por outro processo durante o processamento da rotina agendada devem ser ignorados. Caso não forem ignorados, será exibido ao final do processamento um log com a situação dos pedidos não processados.

Características da rotina

Busca de pedidos: serão buscados por padrão todos os pedidos pertencentes a uma empresa/filial (conforme informados) que atendam os seguintes critérios:

Todo pedido que atenda este critério será adicionado em uma lista interna para faturamento e receberá uma observação automática indicando o identificador de processo (PID) que atendeu seu faturamento.

Customização na busca de pedidos

Através do identificador VEN-120FAPED01 é possível realizar validações no pedido. As seguintes variáveis estão disponíveis:

Por padrão, todo pedido enviado à regra será considerado apto para faturamento. Caso seja necessário impedir o faturamento do pedido, pode-se retornar o valor “N” para a variável VenAIndFat.

Lógica de processamento

A sequência de processamento é:

  1. Buscar todos os pedidos disponíveis para faturamento;
  2. Gerar a nota fiscal do primeiro pedido selecionado;
  3. Emitir o XML da nota fiscal gerada (caso configurado o parâmetro EMITIR=S);
  4. Gerar a nota fiscal do segundo pedido selecionado;
  5. Emitir o XML da nota fiscal gerada (caso configurado o parâmetro EMITIR=S);
  6. E assim por diante até atender todos os pedidos...

Este ciclo de processo é diferente da tela F140LOT onde os XML’s são gerados apenas depois que todas as notas fiscais tenham sido geradas. Desta forma, qualquer inconsistência que ocorrer durante a geração da nota fiscal ou do seu XML fará com que todas as alterações sejam revertidas (rollback) deixando o pedido disponível novamente para faturamento.

Falhas de processamento

Quando ocorrer falha no processamento de algum pedido, os detalhes do erro serão armazenados em um arquivo de log que poderá ser consultado na tela F000LPA. O conteúdo do arquivo será enviado para o e-mail do responsável conforme o parâmetro EMAIL_PEDIDOS_NAO_FATURADOS.

Considerações finais

A rotina de faturamento de pedido utilizada por este processo automático é mais otimizada em comparação com a tela F140LOT, visto que permite o processamento completo do pedido, da geração da nota fiscal até a geração do XML. Por padrão, cada pedido é processado em uma transação de banco que será finalizada após a geração da nota fiscal ou do seu XML.

Quando o campo Qtdits (Quantidade de itens de serviço do pedido) da tabela Vendas - Pedidos - Dados Gerais (E120PED) for maior que zero e também houver itens de serviço, não entrará nesse processo automático.

Importante:

Caso o identificador de regras VEN-140LIBTR01 estiver ativo, a transação do banco de dados será liberada após a geração dos dados gerais da nota fiscal, dessa forma liberando a série fiscal mais rapidamente. Caso corra alguma falha após a gravação dos dados gerais, a nota pode ficar avulsa no sistema, fazendo com que sua inutilização na SEFAZ tenha que ser feita manualmente.

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