F075IIB - Integração de arquivos referentes à carga tributária - IBPT
Esta tela é acessada a partir da tela Cadastro da Carga Tributária - IBPT (F075IBP) através do botão Importar.
A rotina permite realizar o processamento e a validação dos dados de carga tributária selecionados para importação, efetuando a integração com as tabelas do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
Processamento de Importação
Após selecionar os registros desejados na tela F075IBP e clicar no botão Importar, a tela F075IIB será aberta automaticamente para realizar o processamento da importação.
Durante o processamento, o sistema executa as validações necessárias e realiza o carregamento das informações tributárias selecionadas.
Observação
O processamento da importação é executado através do botão Processar. Antes da confirmação da importação, o sistema valida os dados conforme as regras de negócio configuradas.
Para fazer a importação
- Clique no botão Importar e será exibida a tela Integração de arquivos referente à carga tributária (F075IIB);
- Selecione o tipo de integração:
- Código NCM: importa somente os registros dos arquivos selecionados cujo código(coluna "codigo" do arquivo IBPT) do NCM esteja cadastrado no campo Classificação Fiscal da tela Cadastro de Produtos (F075PRO);
- Código NBS: importa somente os registros dos arquivos selecionados cujo código(coluna "codigo" do arquivo IBPT) do NBS esteja cadastrado no campo Código NBS da tela Cadastro de Serviços (F080SER);
- Código da LC 116/2003: importa somente os registros dos arquivos selecionados cujo o código(coluna "codigo" do arquivo IBPT) da LC 116/2003 esteja cadastrado no campo Tipo Serviço da tela Cadastro de Serviços (F080SER).
- E o que integrar:
- Não integrados: importa somente os registros que não foram encontrados(importados);
- Já integrados: substitui os registros já importados(mesmo código NCM/NBS/LC116 e versão);
- Todos: excluir todos os registros(com a mesma versão e NCM/NBS/LC116) e importar novamente.
- Clique no botão Processar e será aberta a tela para seleção do(s) arquivo(s). O arquivo .CSV a ser importado deve possuir obrigatoriamente a nomenclatura TabelaIPBTaxSC17.1A.csv, padrão gerado no download. Neste exemplo, o arquivo refere-se ao estado de Santa Catarina.
- A importação do arquivo será realizada considerando as seguintes origens:
| ERP (tabela F075IBP) | Origem |
|---|---|
| CodEmp | Tela de entrada |
| SigUfs | Será extraído do nome do arquivo, por exemplo "TabelaIPBTaxSC17.1A.csv", será "SC" |
| ValIni | Arquivo IBPT, coluna "vigenciainicio" |
| ValFim | Arquivo IBPT, coluna "vigenciafim" |
| CodNcm | Arquivo IBPT, coluna "codigo" |
| CodExc | Arquivo IBPT, coluna "ex" |
| PerNfe | Arquivo IBPT, coluna "nacionalfederal" |
| PerIfe | Arquivo IBPT, coluna "importadosfederal" |
| PerEst | Arquivo IBPT, coluna "estadual" |
| PerMun | Arquivo IBPT, coluna "municipal" |
| TipIte | Arquivo IBPT, coluna "tipo" - 0 = NCM, 1 = NBS, 2 = LC116 |
| DesNcm | Arquivo IBPT, coluna "descricao" |
Caso necessário, é possível fazer a reimportação das informações. Neste caso, quando for reimportado um arquivo de uma versão/estado já existente, as informações são excluídas e reimportadas novamente, ignorando as alterações manuais realizadas.
Botões
Processar
Inicia o processamento da importação dos dados tributários selecionados.
Durante esta etapa, o sistema executa as validações necessárias e registra
os dados importados nas tabelas correspondentes do sistema.
Sair
Fecha a tela F075IIB e retorna à tela anterior
(F075IBP).
Observações
- A tela F075IIB possui comportamento modal, sendo necessário concluir ou cancelar o processamento antes de retornar à tela F075IBP.
- Os dados importados são validados conforme as regras de negócio configuradas nos Parâmetros Fiscais (F070EPF).
- Apenas registros configurados como Tabela do IBPT nos parâmetros fiscais são elegíveis para importação.
- Em caso de inconsistências durante o processamento, o sistema exibirá mensagens de validação indicando os problemas identificados.
English
Español
English
Español


