Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 5.8.11 aqui
Ajuda por telas / Custos / Gestão de Contabilidade de Custos / Custo Integrado / Consultas / Custo Real

F632AMN - Consulta do Custo Ajustado dos Produtos

Esta tela exibe o cálculo do custo real de um produto no período informado numa tabela do tipo 30 - Custo ajustado dos produtos, levando em consideração as variações dos intermediários em cada nível de origem dos produtos. A cada nível de origem é efetuado o fechamento dos estoques. O processamento vai da origem com nível menor até o nível maior, ou seja, dos produtos filhos até os produtos pais.

Esta tela será aberta para alterações ao processar a tabela do tipo 30 - Custo ajustado dos produtos, na tela de Tabelas de Custos (F621GTC), desde que o Tipo de Processamento escolhido for o Manual. Se a tela for aberta pelo menu do sistema, ela serve apenas para consulta.

Processos

Conceito Geração do Custo Ajustado dos Produtos - Multiníveis

Tipo de Processamento: Por ordem de Produção

Tipo de Processamento: Por Processo

Custos X ICMS

Campos

Tabela
Exibirá a tabela informada, tipo: "30 - Custo Ajustado dos Produtos". Abaixo exibirá o período e situação desta tabela, F621CTC.

Durante o processamento da tabela tipo 30, serão consideradas Ordens de Serviço que tiveram algum movimento durante o período da tabela. As que continuarem com valores em processo, estes não serão tratados como cancelados, mas sim, agregados ao saldo final.

Produto e Derivação
Possibilita digitar um produto/derivação ou selecioná-los através do botão Pesquisa [...]. Com esta informação será possível o posterior posicionamento na grade Valores de Produtos com CustosAjustados (Unitário) através do botão POSICIONAR.

Campos

Produto
Exibirá os produtos da Tabela "Tipo 30".

Derivação
Exibirá a derivação do produto.

U.M.
Unidade de Medida do produto.

Em Processo - Qtde.
Quantidade de produtos em Processo ao final do período.

Em Processo - Padrão
Valor padrão unitário do produto/derivação. Este valor corresponde ao custo padrão agregado até o estágio em que o produto/derivação encontra-se na produção.

Em Processo - CMH
Valor CMH - Custo Médio Histórico unitário do produto/derivação, conforme o custo agregado até o momento.

Prod./Acabado - Qtde.
Quantidade produzida no período. É a quantidade acabada que entrou no estoque.

Prod./Acabado - Padrão
Valor padrão unitário.

Prod./Acabado - CMH
Valor CMH - Custo Médio Histórico unitário.

Valores de itens em Processo e Acabado
Por padrão, na contabilidade de custos para calcular o percentual de "CMH" são considerados os valores "Padrão" das O.Ps, ou seja, é realizada uma média do custo padrão dos itens em processos e acabados.

Campos no Rodapé

Totais
Exibirá o somatório das quantidades de Produtos em Processo e Acabado bem como a soma dos valores padrão e real.

Observação para "O.S"(Ordem de Serviço Produzido)

Apenas será gerado custo de serviço acabado para tabelas com tipo de processamento igual a "O" (Ordem de Produção) e tipo de ajuste igual a "4" (Multi-níveis).
Na tela "F632CRR" (Consulta do Resumo de Custo Ajustado), há a página "Serviços" que exibirá os valores dos serviços produzidos.
No modelo de relatório "UTCC009.GER - Resumo movimentação dos estoques (Padrão X Real)" são exibidas em páginas separadas a movimentação de produtos e serviços produzidos.

Componentes de Entrada
Quando houver componentes de entrada no modelo do produto, é possível definir se estes serão descontados ou não do custo do produto. Na tela "F620DEF", página "Custo Padrão" há o campo Considera componentes entrada. Quando estiver como "S" (Sim) e existir componentes de entrada definidos no modelo do produto, irá considerar estes na ficha técnica do produto e descontará do custo total do produto.
Quando o campo estiver definido como "N" (Não), irá realizar o cálculo do custo do produto apenas com os componentes de saída.
Se estes componentes forem de entrada (transações de entrada), não irá considerar no cálculo do custo ajustado multinivel como produto que entrou no estoque, e irá utilizar apenas para descontar do custo total do produto.

Atenção

Índices

Durante o processamento do custo ajustado multiníveis, a cada nível de origem é realizado um select nos movimentos dos estoques para trazer os itens movimentados pelas origens do respectivo nível, estes itens chamamos de produtos intermediários(TipPro = 'P') que saíram dos estoques para consumo na Produção.
Em bases de dados com grande volume de informações na tabela E210MVP, foi percebido que a performance desse acesso pode ser melhorada com a criação de um novo índice. Os campos que deverão compor o índice são: DATMOV, CODEMP, CODPRO, ORIORP, ESTEOS.

Níveis de Origem

Nota:

Ao processar uma tabela com tipo de processamento "P-Por Processo", será gerado um log no diretório de logs (parte inicial do nome CUSTO_MN, seguido de uma chave de valor único), definido no cfg, com as informações de valores aplicados durante a geração dos custos. Isso se faz necessário, pois há uma limitação na forma que o log é gravado no banco de dados, não contemplando todas as informações, por isso a necessidade de um arquivo físico.