Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.30
03/11/2023
Tarefas liberadas: 35
Suprimentos
Geração do título do royalty em romaneios a fixar
Problema: ao realizar um romaneio a fixar, de um fornecedor pessoa jurídica emitente, o título de royalty não era gerado quando vinculado a um contrato de compra imediata.
Correção efetuada: ajustamos para que os títulos de royalties de entradas a fixar de fornecedores emitentes de nota, sejam gerados no processamento da nota.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Ajuste na quantidade a fixar parcial na tela de Fixação
Problema: quando a fixação apresentava uma quantidade a fixar parcial, ao informar o campo Nº NFE Fixação na grade, o sistema zerava a quantidade a fixar e depois, ao sair do campo Série, preenchendo com a quantidade total disponível, o Gestão Empresarial | ERP não respeitava a quantidade a fixar informada inicialmente.
Correção efetuada: realizamos uma correção para que o valor permaneça o mesmo informado anteriormente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Mercado
Geração de ticket de saída com classificações obrigatórias
Problema: na tela F115COS, após gerar uma entrada de um produto que possuia classificação que são obrigatórias de serem informadas, no momento de gerar a saída desta entrada, o sistema não estava verificando se havia valor para essa classificação obrigatória, e estava permitindo o sistema seguir sua rotina quando utilizada a opção "Ticket".
Correção efetuada: alteramos o sistema para sempre verificar se há classificação obrigatória para o produto quando estiver utilizando as opções ticket ou nota fiscal, e caso houver, o sistema irá fazer a verificação se os valores foram informados corretamente.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança > Expedição via Pedido (F115COS)
Produtos e Serviços
Mensagem do sistema ao gerar o grupo fiscal
Problema: ao gerar o grupo fiscal, em algumas situações, o sistema exibia a mensagem Erro o Banco (904): ORA-00904: "REDSNC": invalid identifier.
Correção efetuada: implementamos na atualização do sistema, a remoção das tabelas temporárias utilizadas na geração do grupo fiscal. Essas tabelas serão recriadas automaticamente ao executar a geração do grupo fiscal.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
Web services
Exportação de tabela de preço através de web service
Problema: na exportação de tabelas de preço através do web service com.senior.g5.co.cad.tabelapreco, porta Exportar, utilizando banco de dados PostgreSQL era apresentada a mensagem Banco de Dados: PostgreSQL 13. Erro do Banco (42601): ERROR: syntax error at or near "ORDER"; Error while executing the query.
Correção efetuada: alteramos a rotina de exportação da tabela de preço para que a execução realizada em banco de dados PostgreSQL processe o comando corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contabilidade
Matriz de gastos distribuia valores menores que o esperado
Problema: ao fazer uma distribuição de gastos (F044DCG) onde, na matriz de custos, é determinado que o saldo de um mesmo centro de custo será transferido entre filiais diferentes, o sistema distribuia um saldo menor que o correto.
Correção efetuada: ajustamos para que, no processo de distribuição de gastos, ao transferir o saldo de um mesmo centro de custo para filiais diferentes o sistema transfira todo o saldo da conta e centro de custo para o período informado.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Gestão de Controladoria > Distribuição de Custos/Gastos (F044DCG)
Gestão de Tributos
Atualização das Naturezas de Rendimentos
Atualizamos os parâmetros das Naturezas de Rendimentos conforme as atualizações previstas na Nota Técnica 03/2023, com adequações para a EFD Reinf 2.1.2.
A fim de que as tabelas sejam atualizadas, após atualizar seu sistema faça uma nova importação por meio da tela Natureza de Rendimentos (F055NRE), botão Importar. Essa atualização não afeta a integração dos movimentos, somente a visualização dos parâmetros/permissões de cada Natureza.
Naturezas alteradas:
- 13026: adicionada a dedução 8
- 15001: adicionada a tributação COFINS, PP, Agreg
- 15002: adicionada a tributação CSLL, COFINS, PP, Agreg
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Natureza de Rendimentos (F055NRE)
Data de emissão e de pagamento no mesmo dia
Corrigimos a integração dos eventos R-4010 e R-4020, onde não eram integradas as notas fiscais sem IR que tinham data de emissão e de pagamento no mesmo dia.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Valor pago e valor base das rentenções
Ajustamos a integração da EFD-Reinf (F690ILA), onde o valor pago ficava menor que o valor base das retenções. Após o ajuste, caso isso aconteça o valor pago ficará igual ao valor base das retenções.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Exportação do evento R-4010
Ajustamos a exportação do campo 40 <indJud> no evento R-4010 da EFD-Reinf a fim de corrigir as críticas abaixo:
- MS1397 - Crítica: O grupo de informações complementares - demais rendimentos decorrentes de decisão judicial {infoProcJud} tem preenchimento obrigatório se o indicativo exclusivo de rendimento de natureza diversa de RRA e que seja oriundo de decisão judicial {indJud} for igual a S. (Registro: infoPgto - XPATH: /Reinf/evtRetPF/ideEstab/ideBenef/idePgto/infoPgto)
- MS1410 - Crítica: O indicativo de rendimento de natureza diversa de RRA e que seja oriundo de uma decisão judicial {indJud} tem preenchimento obrigatório quando a natureza do rendimento for igual a 11001 ou igual a 11002 ou igual a 11003. (Registro: infoPgto - XPATH: /Reinf/evtRetPF/ideEstab/ideBenef/idePgto/infoPgto)
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
Melhorias na tela de exportação da EFD-Reinf
Disponibilizamos melhorias na tela de exportação da EFD-Reinf (F669ERE), que não apresentava mensagens em caso de usuário/senha do eDocs inválidos ou de que a competência estava bloqueada para exportação quando fechada.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
Documentação da EFD-Reinf
Atualizamos as páginas da EFD-Reinf conforme as últimas implementações a fim de te ajudar na entrega dessa exigência legal. Confira:
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
- Manual do usuário > Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Conceito
- Manual do usuário > Segmentos > Compliance > EFD-Reinf > Leiaute
Web services
Tag CDATA em XML de retorno de integração
Adicionamos a tag CDATA no XML para exportação de títulos, através do web service com.senior.g5.co.int.varejo.RetornoIntegracao. Através desta tag, ao integrar o título, o sistema fará a leitura correta do XML quando houver caracteres especiais iseridos no cadastro da série, realizado através da tela F020SNF.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Disponibilizados campos de cancelamento de item de produto e serviço em web service de ordem de compra
Adicionamos a versão7 para o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, e disponibilizamos nesta porta, os campos foi adicionado o campo qtdCan, que refere-se à quantidade cancelada para os itens de produto e serviço.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Parametrização de transações que movimentam estoque consignado
Problema: transações que deveriam movimentar estoque consignado não estavam movimentando estoque e estavam parametrizadas de forma incoerente para clientes GO UP.
Correção efetuada: adicionamos três novas transações, para estoque e compras.
Transação de Estoque:
Foi criada a transação 9026D que é uma cópia da transação 90263. Na nova transação 9026D, foi alterado o campo Consignação Cliente para S - Sim. Na transação anterior (90263) este campo estava parametrizado como N - Não, por este motivo, as devoluções não atualizavam o saldo consignado do cliente.
Transação de Compras Fora Estado:
Criamos a transação 2918D, que é uma cópia da transação 2918C. Na aba integrações, integramos a transação de compras com a nova transação de estoque criada (9026D). As devoluções fora do estado onde é necessário atualizar o saldo consignado do cliente devem utilizar essa transação.
Transação de Compras Dentro Estado:
Criamos a transação 1918D que é uma cópia da transação 1918C. Na aba integrações, integramos a transação de compra dentro do estado com a nova transação de estoque criada (9026D). As devoluções dentro do estado onde é necessário atualizar o saldo consignado do cliente devem utilizar essa transação.
Alteração de gravação dos dados validade e fabricação dos lotes ao gerar nota fiscal de saída
Problema: ao gerar uma nota fiscal de saída pela tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE) utilizando o identificador de regras VEN-140EUDLE02 para sugerir os lotes, as datas de validade e fabricação do lote não eram salvas na tabela E140DLS.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para incluir as datas de validade e fabricação na tabela E140DLS quando o sistema utilizar o identificador de regras VEN-140EUDLE02 para sugerir os lotes.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) (F140PRE)
Atualização na integração e cancelamento de nota fiscal de saída do ERP a SEFAZ
Problema: o ERP permitia integração de nota fiscal para tributos como Autorizada no mesmo momento em que outro usuário solicitou o cancelamento da nota fiscal na tela Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN). Desta forma, a nota fiscal é cancelada no ERP e na SEFAZ é integrada para Tributos como Autorizada.
Correção efetuada: atualizamos o processo no ERP e adicionamos mais verificações durante o cancelamento da nota fiscal, consultando se a nota já foi integrada para tributos e assim, impedindo o cancelamento.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Geração de título de contas a pagar com produtos que possuem impostos Agro
Problema: ao gerar uma nota que contenha dois ou mais itens de produto que tenham parametrizado impostos agro na tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF), o sistema faz o cálculo corretamente na tela F140GNF, mas ao gerar o título de contas a pagar da nota fiscal de saída, os valores eram gerados de maneira incoerente com o cálculo apresentado na tela.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, quando a nota que está sendo gerada na tela F140GNF possuir mais de um produto que calcula impostos agro, seja calculado e gerado corretamente o título de contas a pagar.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Gestão de Vendas
Alteração de cliente vinculado a pedido na tela F120GPD
Problema: na tela Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD) ao gerar um pedido novo informando um cliente, ao alterar o cliente vinculado ao pedido, o sistema apresentava a mensagem de erro Field CodPat cannot be modified.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, ao alterar o cliente vinculado ao pedido, não seja exibida a mensagem de erro anterior.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD)
Resolução de Access Violation ao fechar pedido na tela F120GPD
Problema: ao reabilitar uma nota fiscal de saída feita via pedido, na situação digitada, com a opção REABILITA PEDIDO desmarcada, e logo após gerar e fechar um pedido na tela Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD), era apresentado o erro Access Violation, impedindo o fechamento.
Correção efetuada: ajustamos o processo no sistema para não apresentar o erro de Access Violation ao fechar um pedido logo após emitir uma inutilização sem reabilitar o pedido.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Agrupado (F120GPD)
Diagnósticos
Atualização da lista de modelos de diagnóstico
Atualizamos a documentação dos Modelos de Diagnóstico, listando todos os modelos disponíveis para utilização no sistema. Para saber mais, acesse a documentação.
Local: Ferramentas > Diagnósticos de Ambientes > Modelos de Diagnósticos
Processos Automáticos
Revisão de abertura de tela de log ao executar processo automático
Problema: ao executar o processo automático da rotina 001 - Geração de Análise de Embarque, uma tela de Log era aberta, com isso, o sistema ficava em espera para fechar a tela, permanecendo com o processo automático travado.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, ao executar o processo automático da rotina 001 - Geração de Análise de Embarque, o sistema não abra a tela de Log e o processo automático não irá travar.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Compras
Comparação entre valores de cotação nas telas F420GOC, F410CEA e F410QCP
Problema: ao comparar os valores gerados das cotações entre as telas F410CEA e F410QCP e também uma mesma ordem de compra feita na F420GOC, o sistema apresentava diferenças entre as telas referente aos valores das cotações (Valor Presente) e isso gerava desconfiança ao indicar, de fato, a melhor cotação.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que esses valores fiquem corretos em ambas as telas.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Produtos (F410CEA)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Quadro comparativo de propostas (F410QCP)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Gestão de Recebimento
Dedução do valor de retenção de ICMS substituição do valor financeiro
Problema: ao alterar o Valor de Retenção de ICMS Substituição manualmente através do botão Cálculos na grade de Produtos, o imposto não era deduzido do valor financeiro.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao configurá-lo para reduzir as retenções de valor financeiro, ele seja automaticamente atualizado quando houver uma modificação manual no campo Valor Ret. ICMS Subst. de um item de produto.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Distribuição de lote com quantidade distribuída diferente da quantidade do item da nota
Problema: ao receber um XML no qual a quantidade do lote era diferente da quantidade do item, o sistema processava essa diferença sem avisar, gerando problemas no fechamento da nota.
Correção efetuada: ajustamos para que a quantidade distribuída do lote/série seja avisada ao usuário, para não permitir gerar a nota com quantidade diferente do item de produto recebido.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Consulta de anexos em nota de entrada
Problema: ao excluir e, em seguida, incluir novamente um anexo na nota de entrada, o sistema desfazia o vínculo com o anexo, tornando impossível a consulta dos anexos da nota.
Correção efetuada: ajustamos uma falha nos anexos da nota de entrada que zerava a ligação com a nota quando um anexo era excluído e, em seguida, inserido novamente na tela F000ANX, sem sair dela.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Recálculo do PIS/COFINS a recuperar da nota fiscal de entrada
Problema: ao alterar o parâmetro dos campos Recupera PIS e Recupera COFINS de S - Sim para N - Não na tela F001TCP, acessar a tela F440GNE, clicar no botão Recalcular e clicar no botão Sim na pergunta Deseja buscar os valores padrões (Preços/Impostos/Definições) para os itens?, os valores, base e os percentuais dos campos PIS/COFINS, através do botão Cálculos dos itens, não eram recalculados, ou seja, eram zerados.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima para zerar os campos, assim que forem alterados os parâmetros para N - Não e recalcular a nota fiscal de entrada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Rotinas de Banco de Dados
Alteração de rotina de geração de comandos para a base de dados
Problema: alguns clientes relatavam que, ao tentarem alterar certos cadastros, o sistema apresentava o erro Registro não encontrado ou alterado por outro processo. Tabela: XXXXXX. Valores dos campos-chave [CampoX: 0]. Tal problema ocorria quando se alterava um cadastro que continha um campo da tabela que havia sido gravado com texto vazio, na base de dados PostgreSQL.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração do comando emitido para a base de dados, permitindo salvar o cadastro mesmo quando houvesse campos com texto vazio.
Web services
Execução de chamada de web service de terceiro, utilizando o agente Java
Problema: quando executava chamadas de web service de terceiro utilizando o agente Java, o Gestão Empresarial | ERP era encerrado.
Correção efetuada: ajustamos para que o Gestão Empresarial | ERP não se encerre quando executada uma chamada de web service de terceiro, utilizando o agente Java.
Ajustada a rotina de carregamento da ferramenta de requisição de web services
Problema: ocorria o erro Invalid floating point operation ao requisitar um web service com a opção Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5) na Central de Configurações Senior.
Correção efetuada: ajustamos rotina de carregamento da ferramenta de requisição de serviços.
Tratamento de retorno de chamada de web service com múltiplos arrays
Problema: o web service de terceiro não retornava corretamente as informações quando havia múltiplos arrays.
Correção efetuada: ajustamos o tratamento para os nodos do tipo array, quando existem múltiplos arrays retornando da chamada do web service de terceiros.
Relatórios
Arquivos do tipo .xlsx salvos com a extensão minúscula, a partir da tela de visualização de relatórios
Problema: ao salvar um arquivo do tipo .xlsx na tela de visualização de relatórios, a extensão do arquivo ficava com as letras maiúsculas.
Correção efetuada: ajustamos para que os arquivos do tipo .xlsx sejam salvos utilizando a extensão com as letras minúsculas.
Local: Gerador de Relatórios
Intercionalização
Seleção de opções na tela Tradução do dicionário de dados para filtragem de registros
Problema: quando selecionava a opção Não traduzidos na tela Tradução do dicionário de dados, ocorria erro e apresentava a mensagem Invalid variant type conversion. E, após clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção para exportar o arquivo de textos, apresentava a mensagem: No Records.
Correção efetuada: ajustamos para que, independentemente da opção selecionada na tela Tradução do dicionário de dados, o sistema filtre os registros corretamente.
Integrações
Tag CDATA em XML de retorno de integração
Adicionamos a tag CDATA no XML para exportação de títulos, através do web service com.senior.g5.co.int.varejo.RetornoIntegracao. Através desta tag, ao integrar o título, o sistema fará a leitura correta do XML quando houver caracteres especiais iseridos no cadastro da série, realizado através da tela F020SNF.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Disponibilizados campos de cancelamento de item de produto e serviço em web service de ordem de compra
Adicionamos a versão7 para o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, e disponibilizamos nesta porta, os campos foi adicionado o campo qtdCan, que refere-se à quantidade cancelada para os itens de produto e serviço.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Tecnologia
Execução de chamada de web service de terceiro, utilizando o agente Java
Problema: quando executava chamadas de web service de terceiro utilizando o agente Java, o Gestão Empresarial | ERP era encerrado.
Correção efetuada: ajustamos para que o Gestão Empresarial | ERP não se encerre quando executada uma chamada de web service de terceiro, utilizando o agente Java.
Ajustada a rotina de carregamento da ferramenta de requisição de web services
Problema: ocorria o erro Invalid floating point operation ao requisitar um web service com a opção Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5) na Central de Configurações Senior.
Correção efetuada: ajustamos rotina de carregamento da ferramenta de requisição de serviços.
Tratamento de retorno de chamada de web service com múltiplos arrays
Problema: o web service de terceiro não retornava corretamente as informações quando havia múltiplos arrays.
Correção efetuada: ajustamos o tratamento para os nodos do tipo array, quando existem múltiplos arrays retornando da chamada do web service de terceiros.
Cadastros
Exportação de tabela de preço através de web service
Problema: na exportação de tabelas de preço através do web service com.senior.g5.co.cad.tabelapreco, porta Exportar, utilizando banco de dados PostgreSQL era apresentada a mensagem Banco de Dados: PostgreSQL 13. Erro do Banco (42601): ERROR: syntax error at or near "ORDER"; Error while executing the query.
Correção efetuada: alteramos a rotina de exportação da tabela de preço para que a execução realizada em banco de dados PostgreSQL processe o comando corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Menu
Travamento da tela de login após solicitação de alteração de senha
Problema: ao marcar a opção Usuário deve alterar senha no próximo logon, apresentar a tela de alteração de senha, após informar o usuário e senha do primeiro login no ERP, o sistema perdia o foco da tela de alteração, e não era mais possível retornar o foco para tela, fazendo com que o mesmo travasse.
Correção efetuada: criamos uma nova tela de alteração de senha exclusiva para o ERP XT para evitar este tipo de comportamento. Também revertemos a alteração feita na liberação da versão 5.10.3.20 e fizemos a correção da mesma de uma forma mais robusta para evitar que a tela de login do ERP fique travada após informar o usuário e senha corretos. Anteriormente a tela ficava processando internamente esperando uma ação de click do usuário. Também corrigimos uma possível falha na rotina de usuário substituto, que em determinadas situações não aplicava as permissões e heranças de menu.
Local: XTended > Menu
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