Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.47
29/02/2024
- 05/03/2024: retiramos a matéria "Ajuste na Proprietária Compliance Fiscal" por estar de forma duplicada.
Tarefas liberadas: 39
Produtos e Serviços
Inclusão de nota em documentação da tela de Cadastro de Parâmetros Fiscais
Complementamos a documentação da tela de Cadastro de Parâmetros Fiscais (F075PFF), incluindo na guia Derivação, uma nota informando que os valores de ICMS ST e FCP referentes à ultima entrada não serão atualizados ou zerados caso a nota de entrada seja reabilitada ou excluída.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Parâmetros fiscais
Clientes e Fornecedores
Cadastro do endereço de entrega com origem de mercadoria
Problema: quando o parâmetro global UsaEntOri estava com o valor S - Sim, ao cadastrar um endereço de entrega para cliente que tinha um fornecedor vinculado no campo Complemento com um valor maior que 60 caracteres era apresentada a mensagem O valor não cabe no campo CplOrm.
Correção efetuada: alteramos a rotina que replica o endereço de entrega no cadastro de origens de mercado do fornecedor para que o campo do complemento receba apenas 60 caracteres, sendo o tamanho máximo permitido para o campo da origem de mercadoria do fornecedor.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Entrega > Endereço de Entrega do Cliente (F085ENT)
Atualização cadastral do tipo CPF
Problema: na rotina de Atualização Cadastral da tela F000APA e processo automático 105 - Atualização cadastral, quando o cadastro era do tipo CPF eram considerados os registros com o valor do campo Inscrição Estadual ISENTO/ISENTA ou em branco.
A rotina deveria considerar apenas os registros de cadastros do tipo CPF que tenham uma inscrição estadual cadastrada.
Correção efetuada: alteramos a rotina de Atualização Cadastral para considerar apenas os cadastros do tipo CPF com uma inscrição estadual informada, ou seja, quando no cadastro do cliente, fornecedor e transportadora do tipo CPF o campo Inscrição Estadual tiver a informação ISENTO, ISENTA ou em branco, estes cadastros não serão carregados na tela F000APA e não serão considerados no processo automático 105 - Atualização cadastral.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Atualização Cadastral > Atualização cadastral cliente/fornecedor e transportadora (F000APA)
Identificadores e parâmetros
Consistências do sistema em novas compras através de utilização do parâmetro global ConCprReq
Problema: na documentação da tela de Parâmetros Globais do Sistema (F000PGS), no parâmetro ConCprReq, não estava claro quando ocorrem as consistências nas novas compras, e a falta desta informação causava dificuldade de entendimento sobre o comportamento da rotina.
Correção efetuada: adicionamos abaixo da descrição do parâmetro, uma caixa de Observação, informando que a consistência ocorre nas seguintes situações:
- Ao informar uma Quantidade de Compra na grade;
- Ao modificar a Quantidade de Compra através do identificador de regras EST-210ATREP01;
- Ao selecionar requisição que já tenha quantidade atendida, com transação de saída e o usuário permite gerar solicitação de compra automática no atendimento.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > F000PGS - Manutenção dos parâmetros globais do sistema
Ajuste em nomenclatura de parâmetro global
Problema: a documentação da tela F000PGS, informava indevidamente o nome do parâmetro global CplZerIes, confundindo as letras l (éle - minúsculo) e I (i - maiúsculo), fazendo com que o nome do parâmetro ficasse incorreto, dificultando a pesquisa.
Correção efetuada: corrigimos a documentação, corrigindo as letras e deixando o nome do parâmetro como é o correto (para facilitação do entendimento, se fosse om todas as letras maiúsculas, seria CPLZERIES).
Além disso, também corrigimos a documentação da Consulta de cadastros na SEFAZ, que também citava o parâmetro com as letras erradas.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > F000PGS - Manutenção dos parâmetros globais do sistema
- Segmentos > Compliance > Consulta de cadastros na SEFAZ
Comportamento do sistema para utilização de parâmetros globais de alteração de diretório de relatórios gerados
Problema: ao utilizar os parâmetros globais DirGerRel e DirDisRel para alterar o diretório dos relatórios gerados, nada acontecia. Isso ocorria porque estes parâmetros impactam apenas o web service com.senior.g5.co.int.geral.relatorio, o qual está relacionado à geração de relatórios e não têm impacto em todo o sistema, sendo aplicáveis exclusivamente nesse contexto específico. Como este comportamento não estava claro na documentação dos parâmetros, acabava causando confusão na realização do processo.
Correção efetuada: complementamos a documentação dos parâmetros globais DirGerRel e DirDisRel, informando que sua funcionalidade está vinculada ao web service Com.senior.g5.co.int.geral.relatorio.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais
Novas variáveis disponíveis no Identificador de Regras EST-210RCVME01
Disponibilizamos ao Identificador de Regras EST-210RCVME01 duas novas variavéis: ESTACodTns e ESTNFilDep, que permitem acrescentar informações do movimento de estoque realizado.
Confira os detalhes das variáveis disponbilizadas no Gestão Empresarial | ERP ao acessar a documentação do Identificador de Regras EST-210RCVME01.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Filiais
Rateio na Requisição Eletrônica no senior X
Problema: ao criar uma requisição no senior X, ocorria um erro de rateio incompleto mesmo com a informação da tela Parâmetros Gerenciais da Filial (F070FIN), guia Compras estando preenchida.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de requisição a fim de que funcione corretamente.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Gerencial > Parâmetros Gerenciais da Filial (F070FIN)
Gestão de Tributos
Conferência dos CT-e substituídos
Por conta das mudanças aplicadas ao comportamento do CT-e de substituição, onde o CT-e substituído não é mais cancelado e deve ser retirado das operações contábeis e fiscais, disponibilizamos o modelo de relatório 095 - Conferência dos CT-e substituídos (CIOO095.GER). Ele pode ser usado a fim de facilitar a conferência na apuração do faturamento e de impostos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Relatórios > Operacionais > 095 - Conferência dos CT-e substituídos (CIOO095.GER)
Melhoria na documentação da tela F661DOC
Melhoramos a documentação da tela Documentos vinculados aos ajustes da apuração do ICMS (F661DOC), informando que para adicionar notas fiscais de outras competências basta digitar a nota na grade (sem utilizar o botão lupa) da tela.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661I17 > Ajuste da Apuração > Documentos vinculados aos ajustes da apuração do ICMS
Ajuste na proprietária do Compliance Fiscal
Problema: ao acessar qualquer tela do menu de Controladoria, era apresentada a mensagem de erro A quantidade de filiais cadastradas no sistema excedeu a quantidade licenciada de filiais do Processo ECFI-Compliance Fiscal Senior. Entre em contato com o administrador do sistema..
Correção efetuada: ajustamos a rotina de validação da proprietária do Compliance Fiscal para que as filiais de Implantação/Demonstração não sejam consideradas na contagem de filiais cadastradas.
Local: XTended > Autenticação
Ajuste na Proprietária Compliance Fiscal
Problema: ao acessar qualquer tela do menu de Controladoria, ocorria a mensagem de erro: A quantidade de filiais cadastradas no sistema excedeu a quantidade licenciada de filiais do Processo ECFI-Compliance Fiscal Senior. Entre em contato com o administrador do sistema..
Correção efetuada: ajustamos a rotina de validação de proprietária do Compliance Fiscal para que as filiais de Implantação/Demonstração não sejam consideradas na contagem de filiais cadastradas.
Local: XTended > Autenticação
Valor de diferimento anterior do PIS/COFINS
Problema: o valor diferido nas contribuições na apuração do PIS/COFINS ficava com o valor duplicado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de diferimento PIS/COFINS do período anterior para assumir o valor total de diferimento do período.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Informações imobiliárias do relatório DIMOB
Problema: ao gerar o relatório 095 - DIMOB - Dec. Inf. s/ Atividades Imobiliárias (CIAE095.GER), as informações imobiliárias do mês de dezembro ficavam zeradas.
Correção efetuada: ajustamos a informação do nome da propriedade para que o relatório seja gerado corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 095 - DIMOB - Dec. Inf. s/ Atividades Imobiliárias (CIAE095.GER)
Manipulação de campos via regra SQL no registro C600
Problema: na tela SPED Contribuições (F669SPC), ao utilizar um cadastro de declaração ligado a uma regra do tipo SQL, os campos 7 - QTD_CONS e 8 - QTD_CANC do registro C600 não eram manipulados via SQL.
Correção efetuada: alteramos a geração dos campos acima a fim de que possam ser alterados via SQL no cadastro de declarações.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Gestão de Contabilidade
Preenchimento do Registro I051
Problema: ao abrir a tela do SPED Contábil (F669ECD), as informações do último processamento não eram carregadas na guia Registro I051.
Correção efetuada: corrigimos a abertura da tela e o processo automático da rotina 48 de forma que as informações do último processamento sejam carregadas quando a opção Obrigatórios da guia Registro I010 estiver marcada.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (F669ECD)
Recurso de arrastar e soltar na tela F000ANX
Problema: após a liberação do recurso arrastar e soltar para adicionar automaticamente arquivos anexos através da tela F000ANX, a documentação da tela não citava que esta funcionalidade não está disponível quando o sistema é acessado via Windows Access e Browser Access.
Correção efetuada: ajustamos a documentação da tela, adicionando a informação citada acima.
Local: Ajuda por telas > Rotinas em comum > Controle de Anexos
Gestão de Contas a Receber
Data de Entrada/Emissão no cálculo do AVP
Problema: a tela de Cálculo do Ajuste a Valor Presente (F301IAV) apresentava um Erro de acesso ao banco de dados ao calcular notas com data de entrada maior que a data de vencimento.
Correção efetuada: ajustamos a tela para mostrar uma mensagem informando que a data de Entrada/Emissão deve ser maior ou igual à data de Vencimento/Prorrogado.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Ajuste a Valor Presente > Cálculo do Ajuste a Valor Presente (F301IAV)
Gestão de Contas a Pagar
Conta contábil e movimento na baixa do título
Problema: quando o título era baixado na tela Retorno do Pagamento Eletrônico (F510PRT), ele não herdava a conta contábil cadastrada para o movimento do título.
Correção efetuada: ajustamos a tela F510PRT para que, quando o título for baixado, ele herde a conta contábil cadastrada no título e no movimento do título.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Retorno > Retorno do Pagamento Eletrônico (F510PRT)
Alteração botão Desmarcar ao realizar transferências
Problema: na tela de Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM), ao mostrar as transferências o botão Desmarcar não desmarcava nenhum item da grade de títulos.
Correção efetuada: ajustamos o botão Desmarcar a fim de que funcione corretamente.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Valor do IRRF no relatório da DIRF
Problema: no relatório da DIRF, quando a origem das informações era Comercial/Regime de Competência o valor do IRRF apresentado no relatório ficava dobrado.
Correção efetuada: ajustamos as ligações entre as tabelas do relatório na opção Comercial/Regime de Competência para apresentar o valor correspondente.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Relatórios > Gera Informações DIRF - Financeiro (FPCP072)
Recursos
Implementação de funcionalidade na geração de pré-faturas na tela F135FCP
Adicionamos uma nova funcionalidade ao sistema para fechar a carga a cada pré-fatura na tela Formação de Cargas (via Pedidos) (F135FCP) e, também, no Processo automático 145 - Integração Pré-fatura.
Essa funcionalidade somente terá efeito quando as opções Gravar a cada Pré-Fatura e Fechar a cada Pré-Fatura estiverem selecionadas através da tela Formação de Cargas (via Pedidos) (F135FCP), ou se ambos parâmetros do Processo automático 145 - Integração Pré-fatura tiverem valor igual a 1.
Para maiores detalhes, consulte as documentações da tela F135FCP e do Processo automático 145 - Integração Pré-fatura.
Locais:
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos (F135FCP)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 145 - Integração Pré-fatura
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Zeramento dos valores de DIFAL ao fechar a nota fiscal de venda
Problema: após fechar a nota fiscal, o valor dos campos Vlr ICMS UF Destino e Vlr ICMS FCP são zerados apenas no primeiro item.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de arredondamento de valores do ERP para que não zere estes campos no fechamento da nota.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Inserção de quantidade com casas decimais através da tela F000DLS
Problema: ao inserir um item de produto controlado por lote na nota fiscal de saída, em que esse item possuía uma unidade de medida que não aceitava decimais, quando o usuário inseria quantidades na tela de distribuição de lotes (F000DLS), o sistema permitia que o usuário informasse quantidades com decimais.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que, quando o usuário distribuir lote através da tela F000DLS, e o item de produto em questão possuir unidade que não aceite decimais, seja exibida a seguinte mensagem de erro: Quantidade de decimais difere da permitida pelo produto!.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F000DLS)
Gestão de Vendas
Alteração na rotina ao gerar nota fiscal de saída com receituário agronômico
Problema: após gerar uma nota fiscal de saída através da tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE) com receituário agronômico, ao entrar na tela Emissão da receita agronômica (F113REM) para emitir as receitas, o sistema apresentava grande lentidão e travava posteriormente.
Correção efetuada: alteramos a rotina no sistema para que, após ter uma nota fiscal de saída gerada com receituário agronômico, ao entrar na tela Emissão da receita agronômica (F113REM), o sistema não apresenta a lentidão anterior e não trava ao emitir as receitas.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
Mensagem ao carregar receituário agronômico
Problema: quando era utilizado o botão Mostrar0 para listar os dados de exportação receituário na tela F113EXM, o sistema retornava a mensagem de erro Invalid variant type conversion.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ao clicar no botão Mostrar para listar os dados de Exportação receituário na tela F113EXM, o sistema não não retornará a mensagem de erro.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Exportações > Exportação receituário (F113EXM)
Processos Automáticos
Retenções duplicadas no processo automático 155
Problema: ao processar o retorno do pagamento eletrônico pelo processo automático 155 - Retorno Pagamento Eletrônico, as retenções eram duplicadas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina do processo automático para que as retenções não sejam duplicadas.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 155 - Retorno Pagamento Eletrônico
Validação de orçamento do projeto ao aprovar uma solicitação ou requisição de compra
Problema: ao gerar uma solicitação ou requisição e aprovar, o sistema não efetuava a validação de orçamento do projeto vinculado.
Correção efetuada: ajustamos para que o orçamento seja validado tanto com ou sem aprovação multinível ao gerar solicitações e requisições.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Manuais (F405SOL)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Individuais (F207EME)
Gestão de Recebimento
Validação entre ligações para notas ficais de entrada
Problema: gerando uma nota fiscal do tipo 10 - NF Acerto (NF de Saída) com o parâmetro global ObrTxtNfE ativo, ao vincular uma nota fiscal de saída o sistema apresentava a mensagem Os seguintes produtos não podem ser processados, pois suas transações não possuem ligação com transações de entrada (F001TXT).
Correção efetuada: ajustamos a rotina a fim de que a validação de ligação entre as transações ocorra apenas para as notas fiscais de entrada dos tipos 2, 3, 4, 5 e 11.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Validação dos campos Peso Líquido e Peso Bruto na tela F000INE
Problema: na tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), ao acessar os itens da guia Produto e alterar ou incluir um Peso Líquido maior que o Peso Bruto, o sistema não mostrava a mensagem de alerta dessa inconsistência ao clicar na grade superior (Notas Fiscais de Entrada).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para não permitir inserir ou alterar um Peso Líquido maior que o Peso Bruto.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Sugestão de ordem de compra em NF processada e desvinculada a uma OC
Problema: ao consultar uma nota fiscal já processada, o sistema sugeria uma ordem de compra para os itens, mesmo que a nota processada não estivesse vinculada a nenhuma ordem.
Correção efetuada: ajustamos para que o sistema não faça sugestões de ordens de compra para as notas fiscais já processadas pela rotina.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Filtro de produto do tipo produzido na consulta de nota fiscal
Problema: na tela Consulta de Itens de Notas Fiscais de Entrada (F441CIE), ao tentar filtrar um produto do tipo produzido que tem o indicativo de misto igual a N - Não no campo Produto, era apresentada a mensagem Registro com o valor (XXXXX) não existe. Selecione outro.
Correção efetuada: alteramos a tela para permitir filtrar um produto do tipo produzido com o indicativo de produto misto igual a N - Não.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Itens > Consulta de Itens de Notas Fiscais de Entrada (F441CIE)
Geração do XML de confirmação de serviço de transporte
Problema: o XML do evento de confirmação de serviço de transporte era gerado com o nome iniciando como ConSer ao invés de CtrSer e desta forma o eDocs acabava não consumindo o XML por não estar no padrão de nome esperado.
Correção efetuada: alteramos a rotina de geração do XML para gerar o valor com o nome iniciando corretamente com CtrSer.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Controle de Eventos da Manifestação do Destinatário (F440MDE)
Descrição do produto e derivação na tela F000DLA
Problema: no fechamento de uma nota fiscal de entrada através da tela F440GNE, quando o produto era controlado por lote e a tela F000DLA era aberta, ao navegar pelos itens da tela, não era atualizada a descrição do produto e a derivação.
Correção efetuada: alteramos a tela F000DLA para que seja atualizada a descrição do produto e derivação conforme o item posicionado.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Quantidade de casas decimais da tag ID do Manifesto do Destinatário de CT-e
Problema: ao gerar o manifesto do destinatário de uma CTE-e, em que a nota não estava cadastrada, o sistema gerava a tag <ID> do XML com 54 casas decimais, que é o tamanho da tag para notas fiscais eletrônicas, gerando erro na SEFAZ.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o sempre gere o manifesto do destinatário das CT-es com 55 casas decimais, conforme layout da SEFAZ.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Controle de Eventos da Manifestação do Destinatário (F440MDE)
Gestão de Compras
Ordens de compra carregadas de forma duplicada
Problema: quando consultada uma ordem de compra para cancelmento com o usuário comprador informado, e esse mesmo código de usuário possuísse o nome de usuários diferentes em 2 empresas, as ordens de compra eram carregadas de forma duplicada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação para que não haja o carregamento de ordens de compra duplicadas.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Procedimentos Agrupados de Ordens de Compra (F425FOA)
Transação do título nos contratos do tipo 3 e 4
Problema: na tela F460CTR, era permitido processar um contrato do tipo 3 e 4 sem a informação do campo Transação Título na guia Complemento.
Correção efetuada: alteramos a rotina da tela, aplicando uma consistência, onde será apresentada a mensagem Para contratos do tipo 3 e 4 é necessário informar uma transação para a geração dos títulos. Verifique o valor do campo "Transação Título" da guia "Complemento" do contrato.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Comercial/Financeiro/Eventos (F460CTR)
Aplicativos Internos
Alteração da rotina de envio de e-mail
Problema: o sistema era finalizado ao utilizar a rotina de envio de e-mail. O problema ocorria com as funções EnviarEmail/EnviarEmailEx/Envio de e-mail manual.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de autenticação do e-mail por meio da biblioteca oauth-mail-g6-app.jar.
Regras e Funções
Execução de tratamento para utilizar TLS para conexões FTP
Problema: ao utilizar uma regra com a função FtpUpload e executar, ocorria a mensagem de erro: Policy Requires SSL.
Correção efetuada: criamos o tratamento para utilizar TLS para conexões FTP.
Componentes Visuais
Tratamento de imagem ao carregá-la como componente visual
Problema: o Erro JPEG error code 43 acontecia ao iniciar o sistema com menu antigo.
Correção efetuada: realizamos o tratamento para verificar se a imagem não está corrompida antes de carregá-la para que o erro mencionado acima não ocorra.
Processamento de título do Contas a Pagar e a Receber
Problema: ao entrar com um novo título, baixar e calcular o valor atualizado da moeda do título ou ao calcular o valor de juros e multa dele, ocorria o erro List index out of bounds (10) quando o processo era feito no dia anterior ao dia do processamento do título.
Correção efetuada: corrigimos as rotinas do Financeiro ao processar qualquer operação em um título do Contas a Pagar e a Receber, bem como a rotina de extração de dados do ERP para o Analytics.
Local: XTended > Analytics
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