Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.54
19/04/2024
Tarefas liberadas: 30
Suprimentos
Alteração da data de entrada da nota fiscal de entrada da pesagem, em fixação com preço a menor
Problema: ao realizar o processo de fixação de preço, via tela de Compras - Fixação de Preços (F439FIX), caso o preço unitário de um item fixado fosse menor que o preço unitário do mesmo produto, na nota de entrada informada na pesagem (caso de fixação com preço a menor), o sistema alterava indevidamente a data de entrada da nota da pesagem.
Correção efetuada: alteramos a rotina para apenas alterar a data de entrada da nota se o valor a ser ajustado não for negativo.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Valores negativos e vinculação com nota complementar em fixação com preço a menor
Problema: durante o processo de fixação de peso, através da tela Compras - Fixação de Preços (F439FIX), se o preço unitário de um item ficasse menor que o preço unitário do mesmo produto na nota de entrada informada na pesagem, o valor do complemento não ficava negativo. Além disso, mesmo com valor negativo era possível vincular a uma nota de complemento.
Correção efetuada: ajustamos a máscara do campo, para permitir valores negativos. Também tratamos o vínculo com uma nota de complemento, para não permitir que haja vinculação em casos de fixação a menor.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Mercado e Suprimentos
Uso das opções B - Bruto e D - Bruto menos descontos na formação da base de cálculo
Complementamos a documentação da tela Tipos Substituições Impostos / Modalidade Base Cálculo / Antecipação - Por Estado (F019TIS), adicionando a informação de que as opções B - Bruto e D - Bruto menos descontos devem ser usadas para a formação da base de cálculo de produtos produzidos.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Substituições Impostos/Modalidade Base Cálculo/Antecipação > Por Estado
Busca da alíquota do ICMS em telas específicas a depender do tipo da nota de entrada
Complementamos a documentação da tela Parâmetros por Estado (F009PPE), incluindo a informação de que, para notas de entrada de devolução, tipos 2 - Devolução (NF do Cliente) e 3 - Devolução (NF de Saída), ou notas de entrada de retorno, tipos 4 - Retorno (Industrialização) e 5 - Retorno (Outro), com a aplicação da operação sendo O - Retornos, o sistema buscará a alíquota do ICMS nos campos % ICMS Saída Não Contribuinte e % ICMS Saída Contribuinte.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro
Transações
Configuração da geração de títulos sim a filial na base de dados
Problema: ao utilizar a tela Configuração para Geração de Títulos de Impostos (F001TIT) para fazer a configuração da geração de títulos, no momento de carregar os registros, era carregado o valor incorreto para o campo Filial, quando a filial cadastrada nos registros era inexistente na base de dados.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para carregar os valores coerentes com os registros na base de dados. Adicionamos uma mensagem de validação para quando o valor do campo Filial for inexistente na empresa informar sobre a filial inexistente na base de dados, evitando a inserção de novos registros com a filial incorreta.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Configuração para geração de títulos de impostos (Compras/Vendas)(F001TIT)
Produtos e Serviços
Comportamento do campo Produto Novo
Complementamos a documentação da tela Duplicação do Produto (F075DPO), incluindo informações detalhadas sobre o comportamento do campo Produto Novo, nas situações em que o campo utiliza máscara de produto com valor incremental, quando possui mais máscaras de codificação, e quando um valor é inserido manualmente.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Duplicação
Gestão de Tributos
Impostos que não receberão mais evoluções
Complementamos a documentação das telas Resumo de Apuração do Imposto (F661IA6), Resumo de Apuração do Imposto (F661IA4) e Leiaute - SPED Contribuições (PIS/COFINS), inserindo a informação de que os impostos 18 - COFINS, 19 - PIS/PASEP, 20 - PIS/PASEP - Não Cumulativo e 21 - COFINS - Não Cumulativo não receberão mais evoluções.
Locais:
- Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661IA6
- Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661IA4
- Leiaute - SPED Contribuições (PIS/COFINS)
Valor de outros créditos na apuração do INSS retido
Problema: na tela Apuração do INSS retido (F690APU), o valor de retenção do período decendial referente ao bloco 4 do REINF era considerado incorretamente na conciliação, como outros créditos na apuração do INSS retido.
Correção efetuada: corrigimos o valor da apuração do INSS retido para não considerar o valor de retenção do bloco 4 do REINF.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Contribuição Previdenciária - Bloco 2 > Apuração do INSS retido (F690APU)
Integração Notas Fiscais com impostos
Problema: ao rodar a Integração Nota Fiscal - Impostos de forma escalonada, era apresentando lentidão no banco de dados travando as sessões ao atualizar as notas de devoluções.
Correção efetuada: corrigimos a rotina Integração Nota Fiscal - Impostos para funcione corretamente.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
- Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contas a Pagar
Alteração de campos nas definições do fornecedor via identificador de regras
Complementamos a documentação da tela Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar (F501ATL), adicionando uma informação referente ao campo Favorecido, no que diz respeito a alteração de campos nas definições do fornecedor. Essa questão pode ser tratada através de consistência via identificador de regras CPA501ATLCL01 quando, após sair de uma linha alterada, o identificador é executado.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > F501ATL - Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar
Atualização de código de barras quando o título já existir na base de dados
Complementamos a documentação da tela Débito Direto Autorizado por Série (F510DDA), adicionando a informação de que quando um título já existir na base de dados, a rotina apenas atualizará o código de barras. Para mais informações, deve-se conferir o Processo Débito Direto Autorizado.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > F510DDA - Débito Direto Autorizado por Série
Alteração de campos através de botão aplicar
Problema: na tela de Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar (F501ATL), era permitido alterar campos que a rotina 24 não autoriza através do botão Aplicar.
Correção efetuada: ajustamos a tela de Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar(F501ATL), para não permitir alterar campos que a rotina 24 não autoriza através do botão Aplicar.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar (F501ATL)
Gestão de Contas a Receber
Alteração na descrição do detalhamento do valor Total do título de acordo com a Opção selecionada
Ajustamos a documentação da tela Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR), alterando a descrição de qual o valor apresentado em Total na guia Títulos, de acordo com a Opção selecionada no topo da página.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > F302CCR - Consulta de Títulos do Contas a Receber
Gestão de Tesouraria
Habilitação de botões ao acessar campos da tela de Concilição Bancária (F600Con)
Problema: ao acessar a tela de Conciliação Bancária (F600Con) e preencher os campos Conta Interna e Data Inicial, apenas com o uso do ponteiro do mouse ao clicar em Mostrar, ocorria que diversos botões que deveriam estar ativos não eram habilitados.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que os botões sejam habilitados corretamente.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Conciliação > Conciliação Bancária (F600Con)
Web services
Alteração na obrigatoriedade e descrição do campo ideExt
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, incluindo uma nota informando sobre a obrigatoriedade de informar o campo ideExt, na tabela Compras - Ordens de Compra - Dados Gerais (E420OCP) , para novas portas do web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Alteração na descrição do campo NumInt
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mfi.tes.lancamentos, porta GerarLancamentos, alterando a descrição do campo NumInt de (Opcional) - String(100) - Número interno para (Opcional) - String(100) - Número do Documento Externo (Integrado).
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mfi.tes.lancamentos
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Mensagem do sistema ao processar a geração de análises através da tela F135AEA
Problema: ao utilizar a tela F135AEA para gerar análises, o sistema apresentava a seguinte mensagem de erro ao processá-las: Não foi possível executar Análise de Embarque - Violação de Chave.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que esta mensagem não seja exibida quando for gerada e processada uma análise através desta tela.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Automático de Pedidos (Análise de embarque) (F135AEA)
Dados de notas fiscais de saída em consulta de dispositivos fiscais
Problema: ao consultar os dispositivos fiscais de uma nota fiscal de saída através da tela F140GNF, o sistema exibia os registros corretamente. Após já ter consultado a primeira nota fiscal, caso fosse consultada mais uma nota, sem fechar a tela, o sistema exibia os registros carregados para a primeira nota indevidamente.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que quando forem consultados os dispositivos fiscais sugeridos para a nota fiscal de saída, sejam exibidos os valores corretos conforme a nota fiscal de saída carregada na tela F140GNF.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Registro na tela F141HDE sem informações no campo Texto
Problema: ao utilizar uma série eletrônica para gerar nota fiscal de saída através da tela F140GNF e emitir o documento eletrônico, o sistema gerava registros na tela F141HDE com o campo Texto sem informações, ou seja, vazio.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que ao gerar uma nota fiscal de saída, utilizando uma série eletrônica e emitindo o documento eletrônico da nota, o sistema gere registros na tela F141HDE apenas quando houver informações para serem registradas.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Histórico de Documentos Eletrônicos (F141HDE)
Gestão de Vendas
Alteração da ligação entre Produto x Cliente ao alterar o valor do campo Cód. Prod. Cliente na tela F160NOV
Problema: ao alterar o código de produto no cliente, no item de produto de um contrato, que continha ligação entre Produto x Cliente, o sistema alterava o valor do Código Produto no Cliente mesmo optando por alterar.
Correção efetuada: adicionamos no sistema o identificador de regras VEN-160ALTPC01 para otimizar a rotina de atualização do Código Produto no Cliente quando for alterado o valor do campo Cód. Prod. Cliente de um item de produto do contrato, através da tela F160NOV.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro (F160NOV)
Regras e Funções
Novas variáveis de FCP do ICMS Diferido no identificador de regras VEN-000ALICM01
Implementamos no identificador de regras VEN-000ALICM01, as novas variáveis ComNPdiFcp e ComNVdiFcp, que trazem respectivamente o percentual do diferimento de ICMS relativo ao FCP e o valor diferido do ICMS relativo ao FCP.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Processos Automáticos
Processo automático e limpeza da tabela E000CIX
Problema: ao executar o processo de limpeza 160 - Limpeza da tabela E000CIX, um erro permitia a exclusão indevida de registros válidos. Essa falha era acionada quando os parâmetros do processo incluíam os valores específicos de empresa e filial.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o processo ocorra corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Verificação de rotinas de rateio
Problema: ao rodar um processo automático que executava uma regra que chamava alguma rotina que usa rateio financeiro, o sistema poderia apresentar erro na rotina, abortando a execução do processo automático e não gravava no log o registro de conclusão com erro do processo automático.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de rateio financeiro em todo o sistema para que não gere erro ao aplicar o filtro de usuário. Também alteramos para que o sistema não se perca ao gerar um rateio financeiro quando tenha muitos itens ou muitos registros para serem processados ao mesmo tempo. Também melhoramos a rotina de rateio financeiro para gravar no log que é gerado quando ´passado o parâmetro -log com informações úteis na investigação de algum problema na rotina, como qual foi a rotina que chamou o rateio, quanto tempo levou para executar a rotina e quando começou e terminou de executar a rotina.
Criamos um monitoramento na rotina que executa regras no ERP para gravar no log que é gerado quando ´passado o parâmetro -log com informações úteis na investigação de algum problema na rotina como o número da regra em execução, qual o identificador de regras que esteja ligado, qual rotina chamou a regra e quando foi iniciada e finalizada a execução da regra.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos
- Finanças > Rotinas de Rateios Financeiro
Gestão de Compras
Contrato do tipo 3 com Tipo Arrendamento Mercantil
Problema: ao gerar um contrato do tipo 3 - Financeiro Normal/Arrendamento Mercantil com o Tipo Arrendamento Mercantil igual N - Não na F460CTR, e, ao consultar para reajustar o mesmo contrato na F460REA, pelo campo Tipo 3 e a opção Apenas com reajuste previsto desmarcada, o contrato era apresentado na tela. No caso, não era permitido fazer reajuste com esse tipo de contrato.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para não carregar os contratos do tipo 3 com o Tipo Arrendamento Mercantil igual N - Não, independentemente dos filtros informados nos campos da tela.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Reajustes (F460REA)
Liberação de ordem de compra com ICMS Monofásico Destacado
Problema: ao liberar uma ordem de compra com ICMS Monofásico Destacado, através do botão Liberar, era apresentada a mensagem Ordem de Compra precisa ser processada antes da aprovação!.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima, para que a mensagem não seja apresentada.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Ordem de Compra Agrupada (F420GOC)
Geração de pedidos através de OCs
Problema: ao gerar um pedido através de uma ordem de compra na tela F420GOC, informando um item de produto que continha 2ª unidade de medida informado, com o identificador de regras VEN-000SUUMD01 ativo, o sistema gerava o pedido com valor correto para o campo Unidade Medida de Venda, porém não era feita a conversão dos campos Quantidade de Venda e Preço de Venda.
Correção efetuada: alteramos o sistema para quando estiver sendo utilizada a tela F420GOC para gerar pedidos através de ordens de compra, informando um item de produto que contenha valor informado para a 2ª Unidade de Medida, e com o identificador de regras ativo, o sistema sugira a 2ª Unidade de Medida e também converta os valores dos campos Quantidade de Venda e Preço de Venda.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Comportamento dos campos Valor Desconto e % Desconto durante recálculo
Complementamos a documentação da tela Ordem de Compra Agrupada (F420GOC), inserindo a informação de que, ao receber uma nota de entrada, o sistema vai recalculando a ordem de compra, ajustando o % Desconto e reduzindo o Valor Desconto. Porém, se o Valor Desconto é informado, ele é mantido para garantir a recuperação do desconto original em caso de cancelamento da nota.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > F420GOC - Ordem de Compra Agrupada
Gestão de Estoques
Data de fabricação na revalidação de lotes
Problema: na tela F210RLO, o sistema permitia informar no campo Nova Fabricação da grade Lotes uma data superior à data atual indevidamente.
Correção efetuada: alteramos a rotina para que não permita informar uma data superior à data atual. Caso seja informada, será apresentado a mensagem Nova Data de fabricação não pode ser maior que a data atual.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Lote e Série > Inicialização/Revalidação de Lotes > Revalidação de Lotes (F210RLO)
Web services
Ajuste de rotina de leitura ao requisitar serviço com retorno em base64
Problema: ocorria erro de access violation ao requisitar um serviço que retorne conteúdo em base64 utilizando TLS 1.2 habilitado na Central de Configurações Senior.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de leitura do conteúdo de retorno do serviço para não ocorrer o erro mencionado acima.
Ferramentas de Apoio
Alteração de texto em manual sobre esquecimento de senhas de usuário
Alteramos a documentação que menciona o procedimento adequado a ser seguido ao esquecer uma senha para que indique ao cliente o caminho que deve tomar ao se deparar com essa situação.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Editor de Regras > Menu Principal do Editor > Regra > Proteger regra
Integrações
Alteração na obrigatoriedade e descrição do campo ideExt
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, incluindo uma nota informando sobre a obrigatoriedade de informar o campo ideExt, na tabela Compras - Ordens de Compra - Dados Gerais (E420OCP) , para novas portas do web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Alteração na descrição do campo NumInt
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mfi.tes.lancamentos, porta GerarLancamentos, alterando a descrição do campo NumInt de (Opcional) - String(100) - Número interno para (Opcional) - String(100) - Número do Documento Externo (Integrado).
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mfi.tes.lancamentos
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