Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.55
26/04/2024
- 04/07/2024: adicionamos informações referente à matéria Identificador executado quando a sugestão de transação é dos itens para os dados gerais.
Tarefas liberadas: 49
Identificadores e parâmetros
Adição de regra para zerar o cálculo do imposto nos itens de serviços sem ICMS
Complementamos a documentação do identificador de regra VEN-120SUFRA01, adicionando uma regra para zerar o cálculo do imposto nos itens de serviços sem ICMS.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Rotinas que chamam o identificador e não execução deste para contratos de venda
Complementamos a documentação do identificador de regras VEN-000ALIRF01, adicionando a informação de quais as rotinas que o invocam. Além disso, adicionamos a informação de que o identificador em questão não é executado para contratos de venda.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Quebra dos juros original em datas diferentes
Complementamos a documentação do identificador de regras TES-606CCRGP01, incluindo a informação de que a quebra dos juros original em datas diferentes, só é feita no momento do fechamento do contrato. No entanto, para os movimentos de atualização, onde são gerados acréscimos ou descontos, esses valores não serão quebrados em datas diferentes.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Mercado e Suprimentos
Acréscimo/redução de base de cálculo do PIS e COFINS aplicado aos regimes cumulativo e não cumulativo
Complementamos a documentação da tela Reduções e Acréscimos de bases de Cálculos de Impostos - Por Estado (F019TIR), inserindo a informação de que o acréscimo/redução de base de cálculo do PIS e COFINS é aplicado aos itens de ambos os regimes: cumulativo e não cumulativo.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Reduções/acréscimos base impostos > Por Estado
Criação de documentação Sugestão de Depósito Padrão e referência à tela em outras documentações
Complementamos a documentação das telas Origem de Produto (F083ORI), Cadastro de Famílias (F012FAM), Transações de Vendas (F001TVE) e Cadastro de Produtos (F075PRO), inserindo referência a nova documentação Sugestão de depósito padrão, no campo Depósito Padrão das documentações acima citadas.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Sugestão de depósito padrão
Controladoria
Validação dos vínculos para inativação de conta contábil
Problema: na tela de Manutenção de Contas Contábeis (F045PLA), era permitido inativar uma conta contábil mesmo quando estava vinculada com centro de custo, conta padrão, espécie, parâmetro da espécie ou rateio.
Correção efetuada: ajustamos a tela (F045PLA), para não permitir inativação quando existir vinculo com centro de custo, conta padrão, espécie, parâmetro da espécie ou rateio.
Local: Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Plano Contábil > Manutenção de Contas Contábeis (F045PLA)
Produtos e Serviços
Ajuste na duplicação de valores dos campos e usuário de produto e derivação
Complementamos a documentação informando que para as características de produto e derivação a rotina não duplica o valor dos campos de usuário. Para conferir acesse a documentação
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Duplicação > Duplicação do Produto (F075DPO)
Web services
Utilização do parâmetro global AtuInsIse via Web services
Implementamos a funcionalidade do parâmetro global AtuInsIse para ser utilizada também no web service com.senior.g5.co.cad.contribuinte, porta ConsultarCadastro. Para conferir acesse a documentação.
Local: Cadastros > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial | ERP > Com.senior.g5.co.cad.contribuinte@ConsultarCadastro
Gestão de Contabilidade
Carregamento de visão contábil via tela de Cadastro (F045VIS)
Problema: ao tentar carregar uma visão com muitas informações na tela Cadastro de Visões Contábeis (F046VIS), apresentava a mensagem de erro Access violation at address 033B8AA6 in module 'sa_geral_nucleo.bpl'. Read of address 00000008 [TVisaoContabil.CarregarVisao.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que carregue as visões contábeis corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Visões Contábeis > Cadastro de Visões Contábeis (F046VIS)
Integração contábil assíncrona com atualização por intervalos
Problema: ao executar a integração contábil de modo assíncrono utilizando o tipo de atualização por intervalos e quantidade de dias, as requisições enviadas ao servidor eram duplicadas, causando travamento e lentidão nos processos contábeis.
Correção efetuada: ajustamos a integração contábil executada de modo assíncrono para gerar as requisições corretamente de acordo com as configurações determinadas na tela, respeitando o período informado e evitando duplicidade de requisições.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis > Integração Contábil (F645CTB)
Gestão de Tributos
Influência do campo TIPAPU na tabela E051IMP
Complementamos a documentação do Leiaute - SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI), adicionando, na guia Registro E110: Apuração do ICMS - Operações Próprias, para o campo DEB_ESP, a informação de que, se na tabela Impostos - Dispositivos Fiscais (E051DIS) o campo TIPAPU tiver valor 0, então na tabela Impostos - Tabela de impostos (E051IMP), o campo TIPIMP deverá ter valor 2 ou 3 ou 26. Porém, se na tabela Impostos - Dispositivos Fiscais E051DIS o campo TIPAPU tiver valor 2, então na tabela Impostos - Tabela de impostos E051IMP, o campo TIPIMP deverá ser 3.
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal
Gestão de Patrimônio
Taxa de depreciação anual na inclusão de bens via contrato
Problema: ao tentar incluir um bem via contrato na tela Cadastro de Bens via Contrato (F670EBC), a taxa de depreciação anual era calculada incorretamente quando a vigência do contrato era pelo período de um ano completo.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo do campo referente a taxa de depreciação anual do bem, para considerar corretamente a vigência do contrato.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Compras - Contratos > Cadastro de Bens via Contrato (F670EBC)
Redução na base de cálculo da depreciação por vida útil
Problema: ao realizar a atualização patrimonial de um bem que tinha percentual de redução na base de cálculo da depreciação, era reduzido a base de cálculo da depreciação de vida útil.
Correção efetuada: ajustamos a atualização patrimonial para reduzir somente a base de cálculo da depreciação normal do bem, sem afetar o cálculo da depreciação por vida útil.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Atualização Patrimonial > Geração > Memória de Cálculo Patrimonial (F670MEM)
Web services
Busca do próximo número disponível para cadastro de projeto
Problema: ao utilizar o webservice com.senior.g5.co.mfi.prj.cadastroprojeto, porta CadProjeto_2, para cadastrar novos projetos e o número do projeto não é informado, o sistema busca o próximo número disponível e aplica para o projeto. Porem, dependendo do número de requisições que ocorriam ao mesmo tempo, duas ou mais instâncias retornavam o mesmo número disponível, pois a primeira instância que pegou o número ainda não havia realizado o commit no banco. Quando as outras instâncias concluíam o cadastro, era apresentada a mensagem Não é possível inserir registro com chave duplicada.
Correção efetuada: criamos uma trava para que as instâncias que forem buscar o próximo número disponível, fiquem aguardando até a primeira instância concluir. Com isso, será evitado que instâncias diferentes peguem o mesmo número de projeto.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Utilização de valores para evitar duplicidade via Web services
Problema: quando era informado os valores idtReq e o sigInt, que são utilizados para evitar a duplicidade, o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta GerarBaixaPorLoteCR, não localizava os títulos.
Correção efetuada: realizamos um ajuste para que o web service utilize a filial do título e não a filial informada nos dados gerais de entrada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contas a Receber
Recálculo de valor por antecipação de pagamento do título
Problema: no botão Manter da tela Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR), quando era feito o recálculo do valor por antecipação de pagamento do título, não era gravado o valor obtido ao clicar no botão Regrava.
Correção efetuada: ajustamos o programa para garantir que o processo de regravação do novo valor do desconto por antecipação de pagamento do título seja corretamente registrado na tela (F302CCR).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR)
Alteração do caminho da tela na documentação
Ajustamos a documentação da tela Dados PIX do Título do Contas a Receber (F301TPX), alterando o caminho da tela na documentação, visto que anteriormente, ao acessar a documentação pela tecla F1 do sistema, ocorria o erro 404, uma vez que o ERP direcionava para um caminho do menu Finanças. No entanto, a documentação estava no menu de Cadastros, indevidamente.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Dados PIX do Título do Contas a Receber
Validação do campo Nosso Número no retorno bancário de título emitido pelo ERP
Problema: ao importar um arquivo de retorno bancário de um boleto gerado pelo ERP através da tela Retorno de Cobrança Escritural (F310RTB ), o sistema identificava que ele foi gerado pelo banco e o título não era encontrado através do campo Nosso Número.
Correção efetuada: ajustamos a importação de retorno para que identifique o boleto gerado pelo ERP e faça a associação correta do Nosso Número.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno (F310RTB)
Atualização dos valores proporcionais de comissão das baixas
Problema: ao estornar baixas realizadas via tela Consulta de Movimentos de Clientes e Fornecedor (F301CCF), era atualizado as comissões dos títulos do Contas a Receber com valores incoerentes.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que processa as baixas via tela (F301CCF), permitindo que os valores de base de comissão e valor da comissão sejam gravados corretamente nos movimentos de baixa.
Estes valores serão correspondentes a sua proporcionalidade em relação a baixa efetuada. Desta forma, ao estornar a baixa, os valores serão resgatados e atualizados de forma devida em seus títulos do Contas a Receber correspondente.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Movimentos de Fornecedores (F301CCF)
Processamento de arquivo na conciliação de cartão importado da operadora financeira
Problema: não era processado os registros de conciliação de cartão importados do arquivo disponibilizado pela operadora financeira. Essa inconsistência era causada por uma alteração que expandia o tamanho de campo do mesmo registro, o que resultava na sobreposição do conteúdo e afetava outros campos no mesmo registro.
Correção efetuada: ajustamos o tamanho do campo Código de Autorização da Transação (TEF - Sitef) que estava com inconsistência de 100 posições para 128. Essa correção garante que os valores do campo não ultrapassem os limites e interfiram com outros campos e posições do registro.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Conciliação Cartões (F301CCC)
Necessidade de espécie de documento para cada Tipo Interno
Complementamos a documentação da tela Cobrança Escritural - Parâmetros (F030COB), adicionando a informação de que é necessário o cadastro de uma espécie de documento, no banco, para cada Tipo Interno existente.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Cobrança Escritural
Gestão de Plano Financeiro
Baixa de título parcial com rateio
Complementamos a documentação da tela Parâmetros do Fluxo de Caixa Gerencial (F611PFC ), informando que se o titulo tiver baixa parcial, com e sem rateio, serão mostrados apenas os movimentos com rateio. Para Conferir acesse a Documentação.
Local: Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Fluxo de Caixa Gerencial > Parâmetros do Fluxo de Caixa Gerencial (F611PFC )
Web services
Inclusão da obrigatoriedade e descrição dos parâmetros do web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.inversaogerencial
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.inversaogerencial, porta Gerar, adicionando as informações de obrigatoriedade e descrição de seus parâmetros.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mct.ctb.inversaogerencial
Porta LiberarPedidosBloqueados não realiza bloqueio da Sequência de Observação
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta LiberarPedidosBloqueados, inserindo a informação de que a porta em questão não realiza qualquer bloqueio da Sequência Observação, quando utilizado o Bloqueio do Pedido Geral ou a rotina de Liberação de Pedido por Área.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Importação de cupom fiscal na integração com o Gestão de Supermercados
Problema: ao importar um cupom fiscal de venda que tenha a forma de pagamento como cartão, através do web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, porta ImportarNfce, na integração com o Gestão de Supermercados, era possível que os títulos não fossem gerados corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de importação do cupom fiscal para que os títulos sejam sempre gerados corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Web Services
Inclusão do nome de porta ExportarIntegracao
Complementamos a documentação de Pré-requisitos de Proprietária para habilitar integração via web service, inserindo o nome da porta ExportarIntegracao para o web service Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida
Gestor Senior
Geração da pendência de pedido bloqueado quando gerada pendência de aprovação
Complementamos a documentação do aplicativo Gestor Senior | Aprovações - Rotinas de aprovação multinível, inserindo a informação de que a geração da pendência de pedido bloqueado ocorre quando gerada a pendência de aprovação, além de demais orientações acerca do bloqueio do pedido.
Local: Gestor Senior - Manual do Usuário > Aprovações > Gestão Empresarial > Documentos > Rotinas de aprovação multinível
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Identificador executado quando a sugestão de transação é dos itens para os dados gerais
Complementamos a documentação da tela Faturamento de Pedidos Agrupado (F140LOT), adicionando a informação de que o identificador VEN-000TNSDE01 não é executado quando o campo Sugerir Trans. Dados Gerais nos Itens estiver marcado. Esse é acionado apenas quando a sugestão de transação é dos itens para os dados gerais.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Agrupado
Preenchimento do campo % de ICMS Simples Nacional nas notas de saída
Problema: o valor do percentual de ICMS do Simples Nacional não era sugerido corretamente de acordo com as faixas de faturamento da empresa.
Correção efetuada: corrigimos o valor sugerido no campo % de ICMS Simples Nacional nas notas de saída.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Gestão de Vendas
Criação de documentação Influência dos Campos da Filial do Usuário na liberação do Pedido por Área e referência à tela em outras documentações
Complementamos a documentação das telas Liberação de Pedidos bloqueados por Área (F120LIM), Parâmetros de Usuário para Vendas (F099UVE) e Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE), inserindo referência à nova documentação Influência dos Campos da Filial do Usuário na liberação do Pedido por Área, nos seguintes campos:
- Na tela F120LIM, campo Mostrar;
- Na tela F099UVE, campo Aprovar pedido na filial;
- Na tela F070FVE, campo Bloqueio pedido por área.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Aprovações > Influência dos Campos da Filial do Usuário na liberação do Pedido por Área
- Ajuda por telas > Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento
- Ajuda por telas > Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Aprovações > Influência dos Campos da Filial do Usuário na liberação do Pedido por Área
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
NT 2019.001 v1.62 | NF-e NFC-e | Nomeação do grupo de crédito presumido e atualização de regras de validação
Adequamos o sistema para atendimento à NT 2019.001, versão 1.62, publicada em Março de 2024, que trouxe a seguinte alteração no leiaute da NF-e e NFC-e:
- Nomeando a tag do grupo de Crédito Presumido com até quatro ocorrências. A estrutura do grupo de crédito presumido agora é:
- 104.07: (gCred) grupo opcional de informações do crédito presumido
- 104.08 (cCredPresumido): código do benefício fiscal de crédito presumido aplicado ao item
- 104.09 (pCredPresumido): percentual de crédito presumido
- 104.10 (vCredPresumido): valor do crédito presumido
- 104.07: (gCred) grupo opcional de informações do crédito presumido
A geração do grupo de crédito presumido é feita através dos dispositivos fiscais sugeridos automaticamente ou informados manualmente nos itens da nota fiscal.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Alteração no valor do campo % IPI após alterar Produto controlado por lote
Problema: quando o usuário inseria um item de Produto controlado por lote, com apenas uma quantidade a ser faturada, e tentasse alterar o valor do % IPI após gravar o registro, o sistema exibia a mensagem de erro: Regra 322: Emp:200 - R522: Item 1, Para alterar o código do lote, utilize o botão [Dist.Lote].
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que seja possível realizar alterações do % IPI, quando estiver sendo utilizado um item de Produto na nota fiscal de saída e este item for controlado por lote.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Violação de acesso ao alterar campo personalizado nas telas F140PIP e F140PIS
Problema: ao alterar o valor de um campo personalizado através da tela F140PIP, acessada por meio do botão Person. do item de produto da tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF), ou através da tela F140PIS, também acessada pelo botão Person. do item de serviço, o sistema apresentava erro de violação de acesso.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para não gerar erro de violação de acesso, quando for modificado o valor de um campo de usuário por meio das telas F140PIP e F140PIS.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Mudanças na documentação sobre Notas Técnicas
Realizamos uma reestruturação na documentação referente à Notas Técnicas já publicadas para os documentos eletrônicos: CT-e, CT-e OS, MDF-e, NF-e e NFC-e.
Anteriormente, as NTs estavam listadas na documentação de Parametrizações para NF-e 4.0, porém, este não é o foco desta página, a qual visa instruir os usuários a parametrizar o sistema para adequação às alterações no leiaute da NF-e 4.0.
Desta forma, criamos páginas específicas de Notas Técnicas para cada um dos documentos eletrônicos e mantivemos na documentação de Parametrizações para NF-e 4.0, um aviso que direciona para o novo local que centraliza este conteúdo com links para estas novas páginas.
Para conferir estas alterações, acesse:
Locais:
- Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > Notas Técnicas
- Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > CT-e | CT-e OS (Conhecimento de Transporte Eletrônico) > Notas Técnicas
- Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) > Notas Técnicas
- Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > NF-e | NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica) > Notas Técnicas
- Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) > Nota Fiscal Eletrônica 4.0 > Parametrizações
Gestão de Transporte (TMS)
Geração de tag <cBenef> mesmo sem valor para a tag <vICMSDeon>
Problema: ao gerar um arquivo XML de um CT-e, o sistema gerava sempre a tag <cBenef>, desde que houvesse valor para ela, mesmo quando não houvesse valor para a tag <vICMSDeson>.
Correção efetuada: alteramos o sistema para gerar a tag <cBenef> somente quando houver valor para os campos Benefício Fiscal e ICMS Desonerado.
Local: Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração (F140COL)
Gestor Senior
Tela de filtro no Dark Mode do aplicativo Gestor Senior
Problema: os filtros das aprovações apresentavam a cor de fundo errada quando o aplicativo estava com o Tema Escuro, dificultando a visibilidade dos valores a serem filtrados.
Correção efetuada: ajustamos a cor para se adequar aos demais componentes do Tema Escuro.
Local: Gestor Senior > Aprovações > Filtros
Processos Automáticos
Mensagem do sistema ao executar o processo agendado 67 optando por cadastro automático do fornecedor
Problema: ao executar o processo agendado da rotina 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada, informando o parâmetro CadastrarFornecedorAutomatico, era apresentado o erro A class named TE000AEC already exists.
Correção efetuada: ajustamos para que o sistema não gere o erro acima ao cadastrar um novo fornecedor.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Web services
Mensagem de Acess Violation ao processar nota com campo de valor inválido
Problema: ao processar uma nota de entrada via web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, na porta GravarNotasFiscaisEntrada, era apresentado o erro de Access Violation quando passado um valor inválido para o campo CodVii.
Correção efetuada: ajustamos o tratamento de exceções do processamento do web service, que gerava o erro, ao receber campos dos dados gerais da nota com valor inválido, ou seja, de tipagem diferente do TBS.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Usuário logado como não aprovador da ordem de compra
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mcm.est.ordemcompra, porta Aprovar, com o usuário logado como não aprovador, o sistema não avisava que a ordem de compra não havia sido aprovada e apresentava apenas a mensagem OK.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima para apresentar a mensagem A aprovação não foi efetuada. Mensagem reportada: Não há qualquer nível possível para aprovação pelo usuário XXX (pois os níveis, cuja ligação com o usuário está ativa, não fazem parte da expressão ou já foram tratados).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Execução do web service de exclusão de movimentos de estoques impactando outras rotinas
Problema: após a execução através de regra do web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta ExcluirMovimento, o ERP passava apresentar erros de classes na telas alterando o comportamento padrão das mensagens mostradas nas rotinas.
Correção efetuada: ajustamos o web service para que sua execução através de regras não cause impactos nas outras rotinas do sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Recebimento
Falta da Chave NF-e na tela F440GNE afeta integração com a tela F000INE
Complementamos a documentação da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), inserindo a informação de que deve haver conexão do campo ChvNel, dessa tela, com o campo de mesmo nome na tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), evitando, dessa forma, que a chave eletrônica permaneça como Processada na tela F000INE.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico
Desconto do ICMS da base no PIS e COFINS a recuperar
Problema: ao processar uma nota de acerto com valor de ICMS, o sistema não descontava o valor do ICMS na base do PIS e COFINS a recuperar.
Correção efetuada: ajustamos uma falha que zerava o valor do ICMS no recálculo de notas de acerto.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Rejeição ao emitir notas de devolução por conta de falha na tag <indPres>
Problema: ao gerar uma nota de devolução tipo 3 - Devolução (NF de Saída), cuja nota de saída não possuía valor no campo IndPre, o sistema gerava o XML da devolução com a tag <indPres> vazia, ocasionando rejeição.
Correção efetuada: ajustamos a geração do XML das notas de devolução, para que carregue corretamente a tag <indPres>.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gestão de Compras
Informações do complemento do produto em relatório de modelo de ordem de compra
Problema: ao executar o relatório padrão 050 - Modelo de Ordem de Compra (SCOC050.GER), as informações do complemento do produto eram listadas em alguns momentos do primeiro produto da lista para todos os demais produtos, não considerando o complemento informado no cadastro do produto.
Correção efetuada: alteramos o relatório padrão para listar o complemento conforme o que está informado no cadastro do produto.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Relatórios > 050 - Modelo de Ordem de Compra (SCOC050.GER)
Gestão de Estoques
Adição de funcionalidade, campos e identificadores de regras na documentação da tela F075CAP
Complementamos a documentação da tela Consulta Análise do Produto (F075CAP), adicionando as informações de funcionalidade, campos e identificadores de regras disponíveis na tela em questão.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Análise de Produto
Período de estoques ficando com período fechado
Problema: ao executar um fechamento/atualização de estoques e ser retornado o aviso O produto produzido X, derivação Y está com um valor de preço de custo zerado. Verifique!, o processo era interrompido e o período de estoque não era atualizado mesmo deixando fechado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que nesse cenário o período de estoques seja atualizado corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Web services > Editor de web service
Alteração de rotina de informe de número de parâmetros ao publicar web services
Problema: a log do glassfish informava erro de número de parâmetros inválidos ao publicar web services via bridge.
Correção efetuada: alteramos a rotina de request para corrigir o processo quando não há serviço ou parâmetros informados (chamada de publicação de web services).
Web services
Alteração de ocorrência de Access Violation ao utilizar a função HttpGet
Problema: ocorria o aviso de Erro Access Violation na chamada de função HttpGet.
Correção efetuada: realizamos a remoção de caractere de quebra de linha inválido do retorno de requests.
Integrações
Inclusão da obrigatoriedade e descrição dos parâmetros do web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.inversaogerencial
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.inversaogerencial, porta Gerar, adicionando as informações de obrigatoriedade e descrição de seus parâmetros.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mct.ctb.inversaogerencial
Porta LiberarPedidosBloqueados não realiza bloqueio da Sequência de Observação
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta LiberarPedidosBloqueados, inserindo a informação de que a porta em questão não realiza qualquer bloqueio da Sequência Observação, quando utilizado o Bloqueio do Pedido Geral ou a rotina de Liberação de Pedido por Área.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Importação de cupom fiscal na integração com o Gestão de Supermercados
Problema: ao importar um cupom fiscal de venda que tenha a forma de pagamento como cartão, através do web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, porta ImportarNfce, na integração com o Gestão de Supermercados, era possível que os títulos não fossem gerados corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de importação do cupom fiscal para que os títulos sejam sempre gerados corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Web Services
Inclusão do nome de porta ExportarIntegracao
Complementamos a documentação de Pré-requisitos de Proprietária para habilitar integração via web service, inserindo o nome da porta ExportarIntegracao para o web service Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida
Suprimentos
Mensagem de Acess Violation ao processar nota com campo de valor inválido
Problema: ao processar uma nota de entrada via web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, na porta GravarNotasFiscaisEntrada, era apresentado o erro de Access Violation quando passado um valor inválido para o campo CodVii.
Correção efetuada: ajustamos o tratamento de exceções do processamento do web service, que gerava o erro, ao receber campos dos dados gerais da nota com valor inválido, ou seja, de tipagem diferente do TBS.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Usuário logado como não aprovador da ordem de compra
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mcm.est.ordemcompra, porta Aprovar, com o usuário logado como não aprovador, o sistema não avisava que a ordem de compra não havia sido aprovada e apresentava apenas a mensagem OK.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima para apresentar a mensagem A aprovação não foi efetuada. Mensagem reportada: Não há qualquer nível possível para aprovação pelo usuário XXX (pois os níveis, cuja ligação com o usuário está ativa, não fazem parte da expressão ou já foram tratados).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Execução do web service de exclusão de movimentos de estoques impactando outras rotinas
Problema: após a execução através de regra do web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta ExcluirMovimento, o ERP passava apresentar erros de classes na telas alterando o comportamento padrão das mensagens mostradas nas rotinas.
Correção efetuada: ajustamos o web service para que sua execução através de regras não cause impactos nas outras rotinas do sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Finanças
Busca do próximo número disponível para cadastro de projeto
Problema: ao utilizar o webservice com.senior.g5.co.mfi.prj.cadastroprojeto, porta CadProjeto_2, para cadastrar novos projetos e o número do projeto não é informado, o sistema busca o próximo número disponível e aplica para o projeto. Porem, dependendo do número de requisições que ocorriam ao mesmo tempo, duas ou mais instâncias retornavam o mesmo número disponível, pois a primeira instância que pegou o número ainda não havia realizado o commit no banco. Quando as outras instâncias concluíam o cadastro, era apresentada a mensagem Não é possível inserir registro com chave duplicada.
Correção efetuada: criamos uma trava para que as instâncias que forem buscar o próximo número disponível, fiquem aguardando até a primeira instância concluir. Com isso, será evitado que instâncias diferentes peguem o mesmo número de projeto.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Utilização de valores para evitar duplicidade via Web services
Problema: quando era informado os valores idtReq e o sigInt, que são utilizados para evitar a duplicidade, o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta GerarBaixaPorLoteCR, não localizava os títulos.
Correção efetuada: realizamos um ajuste para que o web service utilize a filial do título e não a filial informada nos dados gerais de entrada.
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Analytics
Alteração do endereço e limite de envio de arquivos de e para o Analytics ERP
Alteramos o endereço de envio dos arquivos do Analytics ERP com o objetivo de otimizar a integração dos dados.
Além disso, adicionamos um limite de envio de arquivos ao Analytics ERP por dia, fazendo com que cada arquivo possa ser enviado apenas duas vezes por dia.
SARA
Atualização da FAQ com orientações sobre integração com Bot Factory (SARA)
Adicionamos na documentação de Perguntas Frequentes do Bot Factory (SARA) no ERP XTended, um tópico informando o que deve ser verificado quando esta integração não acontece. Para saber qual o procedimento a ser realizado, consulte a documentação.
Local: XTended > SARA > FAQ
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