Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.71
16/08/2024
Tarefas liberadas: 18
Usuários
Inclusão de parâmetro Simula fechamento
Complementamos a documentação da tela Parâmetros de Usuário para Compras e Recebimento (F099UCP), acrescentando o parâmetro Simula fechamento. Quando este parâmetro estiver definido com valor S - Sim, será realizada uma simulação do fechamento da nota fiscal de entrada, durante a qual algumas validações serão executadas. Caso alguma informação não esteja correta, uma mensagem de consistência será exibida na tela.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento
Integrações
Ajustes em processos automáticos e visibilidade de grades
Problema: Na tela Cadastro de Processo Automático (F000AGE), ao executar o processo agendado da integração contábil com o banco de dados Oracle, era apresentado o erro ORA-00933: SQL command not properly ended, identificado nos logs. Além disso, na tela Consulta de Plano de Requisições (F660REQ), a grade com os passos da execução não ficava visível em telas de menor resolução.
Correção: corrigimos a rotina da tela Cadastro de Processo Automático (F000AGE) para que o processo seja executado corretamente e ajustamos o tamanho das grades na tela Consulta de Plano de Requisições (F660REQ) para garantir que fiquem visíveis em todas as resoluções de tela.
Locais:
- Cadastros > Integrações > Consulta de Plano de Requisições (F660REQ)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Gestão de Contabilidade
Geração dos registros I200 e I250 no SPED Contábil ECD
Problema: ao gerar o SPED Contábil (ECD) (F669ECD) com os registros I200 (Lançamento Contábil) e I250 (Partidas do Lançamento) no modo lista de prioridades usando o Identificador de Regras CTB-669SQLRA01, o erro Out Of Memory era exibido quando havia mais de um milhão de lançamentos por mês.
Correção efetuada: ajustamos o processamento do SPED Contábil (ECD) (F669ECD) para que os registros I200 e I250 no modo lista de prioridades com o Identificado de Regras CTB-669SQLRA01 possam lidar com volumes superiores a milhões de registros por mês.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (ECD) (F669ECD)
Gestão de Tributos
Casas decimais no registro A170 do SPED Contribuições
Problema: na entrega do SPED Contribuições (F669SPC) era apresentado o seguinte erro: Conteúdo do campo inválido. Campo ALIQ_PIS - Registro A170, pois as alíquotas do PIS e COFINS eram geradas com 4 casas decimais para arquivos anteriores a 2023.
Correção efetuada: ajustamos o arquivo do SPED Contribuições para gerar os campos 11- ALIQ_PIS e 15- ALIQ_COFINS anteriores a 2023 com 2 casas decimais.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Adequação de substituição tributária conforme portaria SEF nº 055/24
Realizamos adequações na geração do Quadro 11 - Informações sobre substituição tributária na tela DIME (Santa Catarina) (F669DME), para estar em conformidade com a Portaria SEF nº 055/24. Para conferir, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > DIME (Santa Catarina) (F669DME)
Gestão de Contabilidade de Custos
Geração de saldos mensais com quantidade apontada utilizando decimais
Problema: na geração dos saldos mensais na tela (F630GSE), quando a quantidade na OP incluía decimais, era apresentada uma crítica indicando saldo negativo: Verifique SPE - Estágio: 100 - O.P.: 308 - Saldo negativo (-3,5527136788005E-15). Efetuado ajuste.
Correção efetuada: alteramos a rotina de geração de saldos mensais para evitar que o saldo seja calculado como negativo quando a quantidade for zero.
Local: Custos > Gestão de Contabilidade de Custos > Custo Integrado > Geração de Saldos de Produtos em Elaboração (F630GSE)
Cotei
Inclusão de orientações na FAQ do Cotei referente a bloqueios de TLS
Complementamos a documentação de integração com o Cotei, adicionando na FAQ uma questão, contendo orientações sobre como proceder nos casos em que não se consiga utilizar a integração com o Cotei devido a bloqueios de TLS.
Nesta, informamos, que o Cotei é compatível com todas as versões existentes de TLS, e que, se após validar as configurações de rede o problema persistir, o parâmetro Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5) pode ser avaliado. Este parâmetro é definido na Central de Configurações Senior em Conexões de rede > Acesso à internet > Requisições HTTP. É importante validar outras integrações após a alteração desse parâmetro, pois ele é único para todo o ERP.
Local: Integrações com outros sistemas > Cotações de preços - Cotei
Gestão de Armazenagem | WMS
Comportamento do botão Fechar da tela F440GNE quando há integração com WMS
Adicionamos na documentação de tela de Nota Fiscal Agrupada (F440GNE), no tópico Controle e processamento, informações sobre o comportamento do botão Fechar, quando houver integração com o WMS. Neste caso, ao fechar uma nota em que a filial e o depósito têm integração com o WMS, o sistema realiza uma simulação de fechamento para verificar a necessidade de gerar uma ordem de recebimento no WMS. Durante essa simulação, o sistema muda para o estado de ambiente web, fazendo com que mensagens do tipo retorno sejam tratadas como erro em vez de retorno.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada
Web services
Validações para zerar os valores de VlrFre, VlrFrd e VlrFre
Problema: ao alterar a transportadora, o sistema zerava indevidamente os valores de frete.
Alteração efetuada: foram criadas novas validações para o zeramento do valor de frete (VlrFre) e frete destacado (VlrFrd) ou sugestão do valor de frete (VlrFre) por meio da tabela de preço de frete da transportadora.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Inclusão de informações sobre proprietárias em documentação sobre web service
Problema: na criação das portas EmitirEventoComprovante e ConsultarEvento do web service Com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, não foi informada a Proprietária para utilização destas portas, na documentação Pré-requisitos de Proprietária para habilitar integração via web service.
Correção efetuada: corrigimos a documentação adicionando as proprietárias corretamente, sendo que, em ambas as portas, é necessário que a proprietária contenha o Módulo IPSI e o módulo SRNF.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Pré-requisitos de proprietária para habilitar integração via web service
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Ajuste da tela F140CNF para melhor visualização dos grupos da tela.
Problema: quando a tela Cálculos da Nota Fiscal de Saída (F140CNF) é aberta em monitores com resoluções menores, os usuários enfrentam dificuldades para visualizar e ajustar o tamanho do grupo Gerais da tela.
Correção efetuada: ajustada a tela para possibilitar a visualização do grupo Gerais da tela Cálculos da Nota Fiscal de Saída (F140CNF) em monitores com resolução menores.
Locais:
- Segmentos > Compliance > Configurações para cálculos fiscais > Impostos > Rotinas de ICMS
- Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > Impostos específicos para o Estado do Mato Grosso
Processos Automáticos
Ajustes em processos automáticos e visibilidade de grades
Problema: Na tela Cadastro de Processo Automático (F000AGE), ao executar o processo agendado da integração contábil com o banco de dados Oracle, era apresentado o erro ORA-00933: SQL command not properly ended, identificado nos logs. Além disso, na tela Consulta de Plano de Requisições (F660REQ), a grade com os passos da execução não ficava visível em telas de menor resolução.
Correção: corrigimos a rotina da tela Cadastro de Processo Automático (F000AGE) para que o processo seja executado corretamente e ajustamos o tamanho das grades na tela Consulta de Plano de Requisições (F660REQ) para garantir que fiquem visíveis em todas as resoluções de tela.
Locais:
- Cadastros > Integrações > Consulta de Plano de Requisições (F660REQ)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Gestão de Estoques
Logs e apresentação de mensagens de bloqueio
Complementamos a documentação da tela Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE), adicionando a informação de que os logs apresentados por essa tela são os mesmos que anteriormente eram salvos em arquivos texto dentro da pasta de logs do ERP. Já as mensagens de bloqueios que possam ocorrer durante o processo de atualização ou fechamento de estoques não serão apresentadas nessa tela.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE)
Campo Motivo Cancelamento
Complementamos a documentação da tela Estoques - Consulta de Requisições de Produto (F207CEM), adicionando o campo Motivo Cancelamento, o qual só é preenchido em casos de cancelamento de requisições com integração com o WMS.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Consultas > Produtos
Apresentação de campo Funcionalidade
Complementamos a documentação da tela Revalidação de Lotes (F210RLO), adicionando a informação do campo Funcionalidade, que será exibido quando atender a determinadas condições de validação.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Lote e Série > Inicialização/Revalidação de Lotes > Revalidação de Lotes
Web services
Código de prioridade no web service de solicitação de compra de serviços
Problema: ao acessar a guia Serviço do web service com.senior.g5.co.mcm.est.geracaosolicitacaocompra, porta GerarSolicitacaoCompra, não tinha o campo CodPri (Código de prioridade).
Correção efetuada: corrigimos o web service, adicionando este campo na guia Serviço.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Recebimento
Informações sobre condição para que mensagem seja exibida pelo sistema ao informar OC na nota pela tela F000INE
Complementamos a documentação da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), no tópico Guia Notas Fiscais de Entrada, campo Cond. Pagto., as condições para que o sistema exiba a mensagem A condição de pagamento sugerida para a nota é X e na ordem de compra está Y. Deseja atualizar a nota com a condição de pagamento da ordem de compra?, ao informar a ordem de compra na nota pela tela. Para saber mais, acesse a documentação da tela.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico
Informação sobre herança de lotes e geração de NF
Complementamos a documentação do identificador de regra CPR-440DISLO01 e das telas Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE) e Recebimento Eletrônico, adicionando, no identificador de regra, a informação de que este é utilizado na geração de notas fiscais de entrada e na rotina de recebimento eletrônico, através da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.recebimentoeletronico, porta Processar, ou pelo processo agendado 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada. Na tela Recebimento eletrônico foram adicionadas informações sobre herança de lotes, na grade Herdar Lotes. Por fim, na tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), faz-se uma menção à tela Recebimento Eletrônico.
Locais:
- Ferramentas > Identificadores de Regras
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico
- Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > NF-e | NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica) > Recebimento eletrônico
Instalador e Atualizador
Reparo no método de geração dos arquivos .cds durante atualização do sistema
Problema: ocorria lentidão durante a atualização do sistema devido a geração dos arquivos com extensão .cds acontecer de forma duplicada, era criado um para cada módulo instalado.
Correção efetuada: reparamos no Instalador/Atualizador o método de geração dos arquivos com extensão .cds para que sejam realizados apenas uma vez, desse modo não há lentidão no processo de atualização do sistema.
Suprimentos
Código de prioridade no web service de solicitação de compra de serviços
Problema: ao acessar a guia Serviço do web service com.senior.g5.co.mcm.est.geracaosolicitacaocompra, porta GerarSolicitacaoCompra, não tinha o campo CodPri (Código de prioridade).
Correção efetuada: corrigimos o web service, adicionando este campo na guia Serviço.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integrações
Validações para zerar os valores de VlrFre, VlrFrd e VlrFre
Problema: ao alterar a transportadora, o sistema zerava indevidamente os valores de frete.
Alteração efetuada: foram criadas novas validações para o zeramento do valor de frete (VlrFre) e frete destacado (VlrFrd) ou sugestão do valor de frete (VlrFre) por meio da tabela de preço de frete da transportadora.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Inclusão de informações sobre proprietárias em documentação sobre web service
Problema: na criação das portas EmitirEventoComprovante e ConsultarEvento do web service Com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, não foi informada a Proprietária para utilização destas portas, na documentação Pré-requisitos de Proprietária para habilitar integração via web service.
Correção efetuada: corrigimos a documentação adicionando as proprietárias corretamente, sendo que, em ambas as portas, é necessário que a proprietária contenha o Módulo IPSI e o módulo SRNF.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Pré-requisitos de proprietária para habilitar integração via web service
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