No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico

F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico

Esta tela permite a geração e cancelamento de notas fiscais a partir do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber e de um arquivo do tipo .XML. Essa integração pode ser realizada com a solução de Documentos Eletrônicos da Senior (eDocs).

Trata-se da inclusão de Notas Fiscais Eletrônicas e Conhecimento de Transporte Eletrônico disponibilizadas pelo fornecedor (no caso das notas de entrada) ou pelo cliente (no caso de notas de saída) em um arquivo do tipo .XML.

O web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, transpõe as informações do arquivo .XML para tabelas-clone das tabelas de notas fiscais.

Veja também:

É possível selecionar o tipo de documento a ser processado como Entradas ou Saídas, sendo:

É importante ressaltar que são apresentadas as notas fiscais somente da empresa logada. Para mais informações sobre o processo de Recebimento Eletrônico, consulte a documentação completa. Para documentos de saída, os campos Filial (CNPJ) e Inscrição Estadual não devem estar preenchidos nos parâmetros da tela; caso contrário, o documento não será exibido na grade.

Pré-requisitos

Esta tela está disponível nas seguintes Proprietárias: IENR, EEMB, EMDS, EMDC ou JLRE. O mesmo vale para o web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, para o processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada e para os módulos Controladoria e Suprimentos:

Observação

Os campos de produto e serviço VlrBic, VlrBsi, VlrIcm, VlrIcs, VlrIpi não são consistidos. Esse é o comportamento padrão da rotina no Gestão Empresarial PME | GO UP.

Caso hajam campos personalizados inseridos nas tabelas E000DLS, E000IPC, E000ISC, E000NFC e E000PAR, eles não serão utilizados no arquivo .XML importado. Quando isso ocorrer deverão ser utilizados os campos GenA01, GenA02, GenA03, GenA04, GenN01, GenN02, GenN03 e GenN04, disponíveis nas mesmas tabelas.


 

Processos

Após a execução do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber as tabelas-clone possuirão informações e então, ao acessar a tela deve-se clicar no botão Mostrar para que o registros sejam exibidos, sendo na guia superior os dados gerais e na guia inferior, os itens, parcelas, distribuição por lotes e notas de frete, conforme a página ativa.

Importante


 


 

O padrão do sistema para permitir a entrada de notas fiscais é a criação de uma série para cada série legal utilizada pelos fornecedores. Através da ligação do fornecedor com a série é possível informar a série legal e a subsérie legal diretamente na ligação. Esta opção permite que exista uma única série para notas fiscais de entrada (informar nesta a série legal de maior frequência) e que através da ligação seja definida a série legal e subsérie legal do fornecedor.

Quando no produto da nota fiscal houver o código da filial da ordem de compra e o número da ordem de compra, será possível herdar o código do produto e derivação através da ligação do produto com o fornecedor ou através da sequência do item na ordem de compra:

  1. Se o sequencial do item na ordem de compra constar no XML da nota fiscal de entrada, ao mostrar as notas fiscais, o sistema irá buscar o código do produto e derivação da ordem de compra, considerando a filial da ordem de compra, número da ordem de compra e sequencial do item.

    Para que seja possível fazer essa herança, o item em questão deverá estar cadastrado na base de dados, ou deverá existir a ligação Produto x Fornecedor para realizar esta associação
  2. Se não existir sequencial da ordem de compra no produto, mas existir ligação do produto com o fornecedor, será realizada uma busca pelo código do fornecedor e pelo código do produto no fornecedor, para atualizar o código do produto e derivação da nota fiscal. Ao atualizar com o código do produto e derivação, será realizada automaticamente a busca do sequencial do item na ordem de compra.

    Note que pela existência da ligação do produto ao fornecedor, filial da ordem de compra e número da ordem de compra, o código do produto, derivação e sequência do item na ordem de compra serão sugeridos automaticamente
  3. Se não houver um sequencial da ordem de compra no produto e não houver ligação do fornecedor com o código do produto no fornecedor, ao visualizar os registros não serão sugeridos os dados na guia de produtos

Dessa maneira, o usuário poderá informar diretamente o código do produto e derivação ou o sequencial da ordem de compra manualmente, e o sistema fará a busca do produto e da derivação. Caso já exista código de produto e derivação, será apresentada a mensagem O código do produto/derivação na nota são diferentes do produto/derivação na ordem de compra. Deseja atualizar o produto/derivação da nota fiscal?


 

Configurações

Observação

As filiais definidas como M - Consolidadoras de movimentos no campo Filial Totalizadora da tela Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF), serão desconsideradas na apresentação dos registros caso elas não gerem informações para o SPED Fiscal. Isso pode ser verificado quando as filiais estiverem parametrizadas igual a "N - Não" para os campos Gerar SPED Contribuições e Gerar SPED ECF.


 

Ligação Produto x Fornecedor

Na importação do XML o campo que recebe o código do produto é o Produto no Fornecedor (E000IPC.PROFOR), pois nem sempre o produto no fornecedor tem o mesmo código para o cliente, desta forma, são disponibilizadas três opções:

Os serviços deverão estar cadastrados no ERP conforme estão identificados no arquivo XML, podendo ser alterados na guia Itens afim de evitar inconsistências.

Todas as codificações internas para a geração da nota fiscal, tais como: tabela de preço, condição de pagamento, transações, etc. não estarão presentes no arquivo XML e serão obtidas a partir dos cadastros do próprio ERP.

As configurações dos itens, produtos e serviços, em relação aos impostos deverão estar de acordo com o XML, caso contrário o processamento não será finalizado.


 

Quer saber mais? Confira a matéria Documentos Fiscais Eletrônicos: otimize o recebimento do XML que preparamos para você!

Confira também:

Recebimento eletrônico

Recebimento eletrônico de NFS-e


Este artigo ajudou você?