PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões

A Política de Ciclo de Vida das Versões apresenta a evolução dos softwares da Senior através de suas versões, fornecendo diretrizes consistentes e previsíveis sobre suas manutenções contratuais, manutenções corretivas e atividades de suporte, além de orientações sobre a disponibilidade comercial.

Com esta política, a Senior quer ajudá‐lo a ampliar o tempo de utilização do seu software, planejando com segurança a adoção de uma nova versão e ganhando flexibilidade no processo de atualização.

Ao compreender o ciclo de vida das versões, você será capaz de maximizar a gestão dos investimentos em TI da sua empresa, focando em novas funcionalidades e obtendo vantagens das mais recentes tecnologias e funcionalidades.

Abrangência

A Senior sabe que cada software tem diferentes exigências para seu suporte e manutenção, por isto esta política pode ser aplicada apenas aos sistemas:

Os softwares não listados acima seguem suas próprias políticas de ciclo de vida de versões. Solicite as informações ao seu executivo de conta. 

As versões em suas fases

Para verificar as fases de sua versão ao longo do tempo, veja esta tabela com as 4 fases principais e a data a partir de quando a etapa inicia:

Versão Release candidate Disponibilidade comercial Transição Pré-descontinuação Descontinuação
6.2.35 / 5.8.12 / 5.10.1 (ERP XTended)

ERP e Workflow: 28/02/2020

HCM, Acesso e Portal: 17/03/2020

BI: 27/03/2020

ERP: 24/04/2020

HCM, Acesso, Portal e BI: 1 5/05/2020

Abril de 2021 Abril de 2022 Outubro de 2022
5.8.11 / 6.2.34 Novembro de 2018 12/04/2019 Abril de 2020 Abril de 2021 Outubro de 2021
5.8.10 / 6.2.33 Novembro de 2017 Janeiro de 2018 Novembro de 2018 Novembro de 2019 Maio de 2020

Modelos de Liberação

Os softwares da Senior seguem dois modelos de liberação aos seus clientes: versão e release.

Versão

Em uma versão são disponibilizadas novas funcionalidades e melhorias tecnológicas. Nela também estão todas as correções e alterações legais disponibilizadas desde a liberação da última versão. Os softwares que fazem parte desta política de ciclo de vida têm suas versões atualizadas anualmente.

Antes de adotar uma nova versão, você deve avaliar os impactos desta atualização, levando em consideração as customizações feitas em seu software, a capacitação dos seus colaboradores que utilizam o sistema e eventuais reimplantações que sejam necessárias.

Na próxima sessão você conhecerá cada etapa do ciclo de vida de uma versão.

Releases

A Senior tem o compromisso de fornecer produtos atualizados legalmente, seguros e com qualidade aprimorada. Por isso, disponibiliza releases periódicos dos seus softwares em geral. Nas releases estão apenas as correções de erros e alterações legais. Eventualmente, uma release poderá conter novas funcionalidades em caráter de emergência, em virtude de alguma exigência legal. A frequência das liberações de releases poderá variar de acordo com o volume de correções e alterações legais de cada software.

Para permitir que você analise o impacto na atualização do seu software, seja em uma versão ou em uma release, a Senior fornece a documentação das alterações funcionais e técnicas, de instalação, assim como o manual de telas e campos atualizados. Este documento é chamado de Notas da Versão e pode ser consultado na área de clientes no site da Senior.

O ciclo de vida das versões

O ciclo de vida das versões de softwares da Senior é dividido nas seguintes fases:

  1. Release candidate: É a versão de software com todas as novas funcionalidades consolidas e testadas, disponibilizada para um grupo específico de clientes.
  2. Disponibilidade Comercial: É a versão release candidate, consolidada pelo uso do grupo de clientes, disponível para todos os demais clientes Senior. O acesso à próxima versão de disponibilidade comercial pode ser antecipado para fins de homologação e produção, neste caso ela se caracteriza em direitos e deveres a uma versão em disponibilidade comercial. No final da disponibilidade comercial e antes da descontinuação de uma versão, ainda existem as seguintes etapas com algumas características específicas:
    • Transição: É a versão que já está no mercado há pelo menos um ano e que não recebe novas funcionalidades. Aquisições e implantações não são permitidas nesta versão, salvo a aquisição de módulos adicionais disponíveis nesta versão. Os clientes que estiverem em uma versão na fase de transição têm cerca de um ano e meio para planejar a adoção de uma versão em fase de Disponibilidade Comercial. Este período varia de acordo com a data de início de cada fase, ou da aquisição de uma nova versão.
    • Pré-descontinuação: Nesta fase, a versão do software já está no mercado há pelo menos dois anos. Uma versão em pré-descontinuação exige que você planeje a atualização para uma versão que esteja na fase de Disponibilidade Comercial em até seis meses, pois esta versão entrará em Descontinuação após este período.
  3. Descontinuada: Uma versão descontinuada não conta mais com suporte técnico, nem com manutenções corretivas e legais. O cliente que desejar permanecer nesta versão assume a responsabilidade pela sua utilização. Apenas quando houver possibilidade, o cliente poderá contratar Serviços de consultoria da Senior para atender suas demandas eventuais.

Confira as características de cada fase do ciclo de vida de uma versão:

Fase/características Duração Novas funcionalidades Exigências Legais Vendas e implantação Suporte Serviços de Consultoria Manutenção
Em disponibilidade comercial Cerca de 1 ano Como exceção Correção de erros de prioridade crítica, alta, média e baixa.
Transição 1 ano

Dependerão de uma avaliação de viabilidade técnica da Senior.

Correção de erros de prioridade crítica e alta. Erros de prioridade média e baixa serão corrigidos apenas nos primeiros seis meses.
Pré-descontinuação 6 meses

Somente em condições especiais negociadas com a Senior.

Correção de erros de prioridade crítica.
Descontinuada Indefinida

Direitos e deveres da Senior

A Senior se compromete a seguir as definições contidas nesta política, assim como comunicar aos clientes qualquer eventualidade que possa trazer impacto na sua operação.

Direitos e deveres do cliente

Os clientes devem respeitar as definições desta política e planejar a atualização de novas versões dentro dos prazos possíveis estabelecidos e tomando as devidas precauções em relação à análise de impacto de customizações e em seus processos e capacitação de usuários.

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