No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > NF-e | NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica) > Recebimento eletrônico

Recebimento Eletrônico

O processo de compra e venda de mercadorias é baseado fiscalmente pela emissão de documentos fiscais que são autenticados de forma eletrônica pelo governo. A necessidade de compra de mercadorias pode ocorrer de forma manual ou através de softwares de gestão que fazem a análise automática das necessidades de compra. Independente se a compra é gerada de forma manual ou pelo apoio de software de gestão, quem está vendendo a mercadoria emite um documento de venda conhecido como nota fiscal de venda, ou tecnicamente NF-e (nota fiscal eletrônica). E existe a outra ponta que recebe esse documento fiscal emitido.

O processo de Recebimento Eletrônico de Documentos consiste no recebimento de arquivos provenientes de fornecedores que vendem mercadorias e clientes que recebem essas mercadorias.

Quer saber como automatizar o processo de leitura dos .XMLs e PDFs no ERP, tornando-o mais eficiente, seguro e rápido? Então acesse a matéria Entenda como simplificar a entrada de documentos fiscais que preparamos e veja como essa funcionalidade pode ajudar no dia a dia da sua empresa.

E tem mais! Promovemos esta Talk de Produto onde nossos especialistas contam tudo sobre a funcionalidade. Confira!

São exemplos de operações:

São exemplos de documentos eletrônicos para recebimento:

A recepção de documentos eletrônicos de fornecedores contempla a recepção, validação e tradução das informações inerentes ao negócio do fornecedor para informações do negócio do cliente, seguindo este fluxo:

  1. Cliente envia ordem de compra (OC) para o Fornecedor
  2. Fornecedor gera Nota Fiscal
  3. Fornecedor envia XML da Nota fiscal para validar com a SEFAZ
  4. SEFAZ devolve XML com a nota fiscal autorizada
  5. Fornecedor envia XML para o cliente
  6. Cliente recebe o XML
  7. Fornecedor emite o DANFE
  8. Fornecedor despacha o caminhão com a mercadoria acompanhada da DANFE
  9. Cliente recebe a mercadoria
  10. Cliente faz comparação com OC enviada ao fornecedor
  11. Cliente efetiva o recebimento da mercadoria

A empresa solicitante pode formalizar um pedido de compra de forma manual ou eletrônica para o fornecedor, elencando as necessidades de produtos que devem ser enviados. Nesta negociação existem informações, tais como:

As condições citadas acima devem ser respeitadas pelo fornecedor ao emitir o documento de venda para a empresa solicitante. Ao atender a empresa solicitante o fornecedor emite um documento fiscal que deve acobertar essa operação. No caso da emissão de nota fiscal ou conhecimento de transporte, atualmente todos devem ser emitidos em forma eletrônica e validadas junto à SEFAZ de acordo com as disposições do Manual de Orientação.

É importante salientar que o CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços) é determinante para o processo e o código é definido diante do foco de quem está escriturando o documento fiscal, ou seja, o fornecedor está vendendo a mercadoria com um determinado CFOP de acordo com o seu foco de escrituração e quando o seu cliente escriturar a entrada desta nota fiscal, deve observar o destino da mercadoria e o seu foco de escrituração. Esta diferenciação tem impacto em tributação diferenciada para o produto em uma mesma nota fiscal, porém somente no recebimento, pois o fornecedor não tem conhecimento do destino que o cliente dará a mercadoria adquirida. Exemplo:

CFOP Descrição Aplicação
1.102 Compra para comercialização CFOP ação Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.
1.556 Compra de material para uso ou consumo Classificam-se neste código as compras de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento.

Um mesmo produto pode ser comprado com ambas as finalidades, desta forma a tributação deste produto será diferenciada. E ao fazer o lançamento no sistema é necessário que seja possível fazer esta diferenciação. Exemplo:

O que você precisa fazer?

Informações adicionais

Este artigo ajudou você?