F660NFV - Notas Fiscais de Saída
Esta tela tem por finalidade permitir a inclusão ou alteração de notas fiscais de saída digitadas ou importadas. Também é possível configurar os campos que serão exibidos através da tela de Visualização de campos da Nota Fiscal de Saída (F660CNV).
Processos
Na nota fiscal de entrada é permitido informar números com até nove posições.
Exemplo:
Se a base de cálculo do imposto não for superior ao valor contábil, caso haja alguma diferença nos valores, a rotina apresenta uma mensagem informando essa diferença, sendo que, o mesmo não bloqueia a inclusão da nota fiscal. Também é verificado se os valores informados na página Itens correspondem aos valores informados na página Dados Gerais.
Para as notas fiscais cuja aplicação da operação seja V(Serviço), os campos relativos a ICMS, IPI e FUNRURAL são desabilitados (Página Dados Gerais e Itens), não permitindo informar valores para os mesmos.
Ao informar os dados da nota fiscal na página Dados Gerais é possível que a página Itens seja aberta automaticamente. Para isso, foi incluído na tela de Filial Impostos F070FEF, o campo Informa Itens, caso esteja selecionado com a opção SIM, será aberta a página Itens após digitar os dados na página Dados Gerais.
Caso desejar sair da Página Itens sem informar valores, apresentará uma mensagem se deseja informar os valores dos itens ou se deseja sair da página Itens. Selecionando a opção Não, a página Itens não é aberta automaticamente após a digitação da página Dados Gerais. Exceção: caso a aplicação da natureza de operação da transação da nota fiscal for I(Imobilizado) ou S(Consumo Próprio), abrirá a página de Itens ignorando o parâmetro cadastrado para a filial.
Consistência na Numeração
Ao informar um número de nota fiscal, caso este número for diferente do último
número digitado ( + 1), o sistema apresenta uma mensagem informando que o número informado não esta obedecendo a
sequência de numeração para a série informada, além de informar qual deve ser o número informado. Esta advertência não
bloqueia o processo de digitação da nota fiscal. Esta consistência somente será efetuada caso não utilize de
Vendas na tela F070EMP, campo Vendas = Não e na tela
F070FEF, página Impostos 2, o campo
Controla Numeração seja igual a SIM.
Mensagem de Consistência
Quando houver configuração de visualização de tela para não apresentar os campos referentes aos impostos IPI ou ICMS, será apresentada a mensagem consistências entre os valores desses impostos somente quando os campos estiverem visíveis na tela.
Exemplo:
Configuração de tela para não apresentar os campos referentes ao IPI. Ao digitar a nota fiscal de saída, não será apresentada mensagem de consistência dos valores de IPI: Há diferença de R$ 999,99 do Valor Contábil menos Base IPI menos Valor IPI menos Base IPI Destacado menos Isentas IPI menos Outras IPI. Deseja corrigir?.
Configuração de tela para não apresentar os campos referentes ao ICMS. Ao digitar a nota fiscal de saída, não será apresentada mensagem de consistência dos valores de ICMS: Há diferença de R$ 999,99 do Valor Contábil menos Base ICMS menos Isentas ICMS menos Outras ICMS. Deseja corrigir?.
No lançamento do item da nota fiscal será sugerido o dispositivo com o tipo de ajuste do documento fiscal igual a J - ICMS Desonerado com o valor do ICMS Desonerado do item.
Campos
Cliente
Código do cliente da Nota Fiscal de Saída.
Número Inicial/sequência NF
Saída
Informar o número da Nota Fiscal e seu sequencial.
Série NF Entrada
Código da Série da Nota Fiscal. É sugerida a série da nota fiscal que tenha a maior data de saída (Data e
hora).
Transação
Código da transação da Nota Fiscal. É sugerida a transação da nota fiscal que tenha a maior data de saída (Data e
hora). As transações das notas fiscais de saída
permitem, transações inversa ao seu movimento. Quando em Transação Inversa ao Movimento, estiver com a opção S (Sim ),
poderá ser digitada uma nota fiscal de Entrada ou Saída com transação de
operação contrária ao movimento, exibirá uma mensagem confirmando o lançamento
de uma transação de entrada.
Importante:
É possível selecionar apenas transações que estejam ativas e o módulo da transação seja: COF, COS, VEF e VES.
Guias
Data Emissão
Por padrão, não é permitido que a data de emissão seja maior do que a data de saída da nota fiscal. Caso isto ocorra, a seguinte mensagem será apresentada: "Data de emissão não pode ser maior que a data de saída!"
No entanto, se o campo Cons. data ex. serv. prestado como data de emissão da tela Parâmetros da Filial para Tributos for "S-Sim" e a nota fiscal estiver com o campo Aplicação Operação da tela Transações de Vendas igual a "V - Serviços", a mensagem não será apresentada porque, neste caso, a data de prestação do serviço poderá ser maior que a data de saída.
Além disso, é permitido inserir uma data de emissão maior que a data de saída da nota fiscal para notas tipo 10.
Data Saída
Não é permitido data de saída menor do que a data de emissão da nota fiscal.
Somente podem ser informadas datas que estejam dentro do período em aberto para
impostos em F070FEF. Observação: a tela possui uma consistência para não aceitar que se informe datas
diferentes para uma mesma nota fiscal com sequências ou transações diferentes.
Ao digitar uma nova sequência ou transação para a nota fiscal, sugerirá a data de emissão a data informada na sequência anterior. Ao tentar alterar a data de emissão ou a data de saída de alguma sequência da nota fiscal, apresentará a seguinte mensagem:
- "Existem mais lançamentos desta nota para este cliente. Será alterada a data dos demais lançamentos desta nota fiscal. Confirma?". Selecionando a opção "S - Sim", a data de todos os lançamentos da nota fiscal serão alteradas para a nova data informada
Data Execução Serviço
Este campo ficará ativo quando o campo Aplicação Operação na tela Transações de Vendas for igual a V-Serviços.
Data Extemporâneo SPED Contribuições
Data da escrituração do documento extemporâneo SPED Fiscal.
Estado Cálculo ICMS
Sigla do estado base para o cálculo do ICMS.
Natureza Operação
Código da Natureza da Operação. Esse campo é sugerido de acordo com a natureza de operação cadastrada na
transação, sendo possível alterar a mesma nesta tela.
Caso informado uma natureza de operação incompatível com o estado do cliente
cuja aplicação da operação da transação for diferente de F ou V, a rotina
efetua uma consistência e bloqueia as naturezas de operação incompatíveis com o
estado do cliente.
Caso o parâmetro global ConNatUnf esteja preenchido com N, a rotina deixará de consistir a CFOP com o Estado(UF) do fornecedor, permitindo a informação de qualquer valor neste campo.
Uso da CFOP como CFPS na geração do LFPD
O valor informado neste campo é utilizado como código fiscal de prestação de serviços (CFPS) na exportação do LFPD. Como a natureza de operação é originada do cadastro da transação, é necessário cadastrar a CFPS das transações de serviço no campo Nova Natureza Operação - CFOP, para que contenham um código fiscal de prestação de serviços.
Nota
Ao informar o código de transação de serviço na nota fiscal de entrada ou saída, o sistema verifica a natureza de informação, caso seja encontrada alguma inconsistência, apresenta a mensagem Natureza de Operação (xxx) incompatível com o Estado do Cliente/Fornecedor.
Para que as transações que têm a CFPS como nova natureza de operação não sejam recusadas, deve-se associar estas transações de serviço ao identificador de regras COM-C00NATUF01 (essa associação deve ser feita por transação). Para empresas que utilizam GO UP, deve-se configurar o parâmetro global ConNatUnf com o valor N.
Além disso, deve-se cadastrar a CFPS nas transações de itens de serviço lançados via ECF (emissor de cupom fiscal), já que tais itens são utilizados na geração do LFPD.
Espécie Documento
Informar espécie de documento para fins fiscais. A Espécie de Documento será sugerida conforme a série informada na nota fiscal. Deve-se informar no cadastro de séries em F020SNF a espécie de documento a ser utilizada pela série.
Grupo Fiscal
Código do Grupo Fiscal. O agrupamento fiscal será sugerido neste campo, caso exista apenas um
agrupamento fiscal cadastrado.
Cód. Trib. P/ DARF
Informar código de tributação para DARF.
Código Cidade ISS
Código do ISS da cidade.
Valor Total
Este campo é visível apenas quando há configuração de visualização cadastrada. Ele é acessado através do botão VL Total, sendo que este, é habilitado também quando há configuração de visualização cadastrada.
Esse campo compreende o valor total da nota fiscal, ou seja, corresponde à soma de todos os valores contábeis
das transações e sequências informadas para a nota fiscal.
O campo VlrTot (Valor Total) das Notas Fiscais de Entrada e Saída na Gestão de Tributos sempre recebe o valor total da nota fiscal, independente da quebra realizada nos dados gerais.
Exemplo:
NF 20
Dados Gerais 1
Valor Contábil 30,00
Valor Total: 100,00
NF 20
Dados Gerais 2
Valor Contábil 70,00
Valor Total: 100,00
Para a conferência dos valores dos Dados Gerais, deve ser verificado o Valor Contábil, pois é este campo que terá a proporcionalidade de acordo com cada valor. A informação do valor total é utilizada para consistências internas das rotinas do módulo de Tributos, para a geração das apurações e declarações fiscais sempre baseadas no valor contábil.
Observação
Não é permitido que o campo Valor Total seja menor que a soma do campo Valor Contábil das transações e sequências informadas para a nota fiscal. Caso não seja informado valor para o campo Valor Total, a consistência em relação ao campo Valor Contábil não é efetuada.
Valor Contábil
Valor Contábil da Nota Fiscal.
% ICMS
Percentual de ICMS. Quando as notas fiscais forem integradas e estas forem do tipo 9(NF
Acerto) e não houver valor no campo, na integração não será preenchido mesmo que houver valor de base e valor de
ICMS.
Base/Valor ICMS
Base de cálculo do ICMS e seu respectivo valor.
* Quando no cadastro do cliente o parâmetro Tributa ICMS estiver com a opção
S(Sim), e no cadastro da transação utilizada na nota os parâmetro Isenta
ICMS estiver com a opção N(Não), a base de cálculo do ICMS da nota fiscal
será sugerida nos dados gerais da nota e o valor sugerido será o valor contábil
da nota.
Caso o parâmetro da transação estiver com a opção S(Sim), o valor contábil da
nota será sugerido como Isentas ICMS e Outras ICMS.
Valor Isento ICMS
Valor correspondente ao ICMS como Isento.
Valor Outros ICMS
Valor correspondente ao ICMS como Outras.
A rotina sugere automaticamente a Base de Cálculo, Valor do ICMS, Valor Outros e
Valor Isento.
É verificado nos parâmetros da Transação da nota fiscal se recupera ICMS, caso
esteja selecionado como S-Sim, é sugerido a Base de Cálculo e o Valor do ICMS.
Estando selecionada a opção N-Não, é sugerido Valor Outros ou Valor Isento,
conforme definido no parâmetro Forma Não Tributadas, também localizado na
Transação.
Caso zerar o valor da Base de cálculo do ICMS ou informar valor menor que o
valor contábil, a diferença será sugerida para Valor Outros ou Valor Isento,
conforme definido no parâmetro Forma Não Tributadas, localizado na Transação.
Devolução do ICMS Cobrado na Importação
Irá listar o total da devolução do ICMS cobrado na importação somente quando se tratar de uma nota fiscal de saída ou prestação de serviço para o exterior, ou seja, com a CFOP iniciada em "7".
Observação ICMS
Informações quanto ao ICMS.
É possível informar até 120 caracteres e incluir até 2 (duas) observações, para
o mesmo. O caractere separador de observações é o ponto e vírgula (;).
Este campo contempla também a geração do ICMS
sobre o Frete na integração das notas fiscais.
A rotina de Integração irá lançar o valor do ICMS sobre o frete na coluna
Observação dos Livros de Saídas com a descrição FRT:nnnn,nn e o Cálculo do
ICMS irá gravar o valor do ICMS sobre o frete na tabela de apurações, cujo valor
é trazido automaticamente para os Livros de Apuração do ICMS.
No Cálculo do ICMS o valor do ICMS sobre o frete será lançado a débito, pois é
a Empresa que emitiu a NF de Saída que irá efetuar o recolhimento do referido
imposto (Transportador Autônomo.)
Base/Valor ICMS Substituído
Base de cálculo do ICMS Substituto e seu respectivo valor.
Utilizado na identificação das operações com ICMS Substituto em que o Imposto
foi retido pelo cliente.
Serão sugeridos valores nos campos Base de Cálculo ICMS Substituído e Valor
ICMS Substituído ao digitar uma nota fiscal, conforme a base de cálculo do
ICMS.
Os valores sugeridos irão variar de acordo com a configuração feita no código do
imposto substituído na tela F019TIS.
Este código deverá ser informado na transação utilizada na nota fiscal,
na tela
F001TVE no campo Código ICMS Substituído para
sugerir os valores nos campos.
Ao alterar os valores nos campos Valor de IPI, Valor de Frete ou Valor do
Seguro, os valores dos campos Base de Cálculo ICMS Substituído e Valor ICMS
Substituído serão recalculados automaticamente, conforme configuração do
código.
Ao alterar manualmente os valores dos campos Base de Cálculo ICMS Substituído
e Valor ICMS Substituído, serão exibidas as mensagens:
O valor sugerido de base de ICMS Substituição Tributária foi alterado. Deseja
realmente alterar o valor sugerido? e
O valor sugerido de ICMS Substituição Tributária foi alterado. Deseja realmente
alterar o valor sugerido?.
Base/Valor ICMS Substituído Destacado
Base de cálculo do ICMS Substituto Destacado e seu respectivo valor.
Na integração da nota fiscal, quando o ICMS Substituto fazer parte
do valor do ICMS CIAP não creditado(Página Itens), este não será integrado.
Valor ICMS partilhado UF remetente
Valor do ICMS partilhado com o ICMS remetente.
Base/Valor ICMS par. destino
Valor base ICMS partilha para estado de destino e valor de ICMS partilhado com o estado destinatário
Vlr. ICMS FCP
Valor do ICMS para o fundo de combate a pobreza.
Valor Retenção ICMS Substituto
Valor de retenção do ICMS substituto.
Diferencial Alíquota Interestadual
Valor correspondente a tributação do ICMS pela Diferença de Alíquota entre
Operações Interestaduais.
Base IPI
Base de cálculo do IPI e seu respectivo valor. Quando no cadastro do cliente os parâmetros
Tributa IPI estiver com a opção S(Sim), e no cadastro da transação
utilizada na nota o parâmetro Isenta ICMS estiver com a opção N(Não), a
base de cálculo do ICMS da nota fiscal será sugerida nos dados gerais da nota e
o valor sugerido será o valor contábil da nota.
Caso o parâmetro da transação estiver com a opção S(Sim), o valor contábil da nota será sugerido como Isentas IPI ou Outras IPI.
Quantidade Base IPI
Neste campo será calculado o IPI por quantidade de unidade de medida.
Valor IPI
Neste campo será preenchido o valor da alíquota multiplicada pela quantidade base IPI quando este campo
for calculado pela unidade de medida.
Base/Valor IPI Destacado/Presumido
Base de cálculo do IPI Destacado/Presumido e seu respectivo valor.
Valor Isento IPI
Valor correspondente ao IPI como Isento.
Valor Outros IPI
Valor correspondente ao IPI como Outras. A tela sugere automaticamente a Base de Cálculo, Valor do IPI, Valor Outros e
Valor Isento.
É verificado nos parâmetros da Transação da nota fiscal se recupera IPI, caso
esteja selecionado como
S(Sim), é sugerido a Base de Cálculo e o Valor do IPI.
Estando selecionada a opção
N(Não), é sugerido Valor Outros ou Valor Isento,
conforme definido no parâmetro Forma Não Tributadas, também localizado na
Transação.
Caso zerar o valor da Base de cálculo do IPI ou informar valor menor que o sugerido, a diferença será sugerida para Valor Outros ou Valor Isento, conforme definido no parâmetro Forma Não Tributadas, localizado na Transação.
Valor do IPI Devolvido
Indique o valor do IPI a ser devolvido. Esse campo
será considerado como valor do estorno de crédito na
apuração do IPI.
Qtd Base ICMS Mono
Quantidade da Base ICMS Monofásico.
Vlr ICMS Monofásico
Soma dos valores do ICMS Monofásico.
Qtd Base ICMS Mono Ret
Quantidade da Base ICMS Monofásico Retido.
Vlr ICMS Mono Ret
Soma dos valores do ICMS Monofásico Retido.
Qtd Base ICMS Mono Dif
Quantidade da Base ICMS Monofásico Diferido.
Vlr ICMS Mono Dif
Soma dos valores do ICMS Monofásico Diferido.
Qtd Base ICMS Mono Des
Quantidade da Base ICMS Monofásico Destacado.
Vlr ICMS Mono Des
Soma dos valores do ICMS Monofásico Destacado.
Observação IPI
Informações quanto ao IPI. É possível informar até 120 caracteres e incluir até 2 (duas) observações, para
o mesmo. O caractere separador de observações é o ponto e vírgula (;).
Base/Valor II
Base e valor do Imposto de Importação. Este campo somente estará habilitado para cliente do exterior.
% IRRF
Percentual referente ao IRRF.
Base/Valor IRRF
Base de cálculo do IRRF e seu respectivo valor.
% COFINS Retido
Percentual referente ao COFINS.
Base/Valor COFINS Retido
Base de cálculo e valor do COFINS.
% PIS Retido
Percentual referente ao PIS.
Base/Valor PIS Retido
Base de cálculo e valor do PIS.
% CSLL Retido
Percentual referente ao CSLL.
Base/Valor CSLL Retido
Base de cálculo e valor do CSLL.
% Outras Retenções
Percentual referente a Outras Retenções.
Base/Valor Outras Retenções
Base de cálculo e valor de Outras Retenções.
Importante
COFINS Retido - Tipo Imposto 22
PIS Retido - Tipo Imposto 23
CSLL Retido - Tipo Imposto 24
Outras Retenções - Tipo Imposto 25
Para que seja sugerido o percentual dos impostos acima, na digitação de
uma nota fiscal, a rotina tratará da seguinte forma:
- Será verificado se existem Impostos cadastrados para empresa e filial com os
tipos de impostos descritos acima, e se os mesmos são Padrão na tela
F055PPF, depois verificado como está no
cadastro do fornecedor os parâmetros referente a retenção dos Impostos
- Estando o imposto cadastrado conforme parâmetros acima e o parâmetro no cliente for igual a S(Sim), a rotina buscará os percentuais dos impostos na tabela de tributação
% INSS
Percentual referente ao INSS.
Base/Valor INSS
Base de cálculo e valor do INSS.
Base/Valor Aposent. Espec.
Base de cálculo e valor da aposentadoria especial.
% ISS
Percentual referente ao ISS. A sugestão do percentual do ISS funciona da seguinte forma:
- Primeiramente busca o percentual ISS do cadastro do cliente, caso não
encontre, busca do cadastro de cidades
- Somente é feita a sugestão do percentual do ISS para as transações cuja a aplicação da operação da transação seja V(Serviço)
Valor de deduções base ISS
O valor de deduções da base de ISS é exportado no arquivo LFPD. É possível informar o valor deste campo quando o item de serviço utilizar uma transação de vendas configurada para descontar o valor da dedução da base de cálculo. Ou seja, o campo Descontar dedução da base ISS da guia ISS da tela Transações de Vendas (F001TVE) deve estar parametrizado como S – Sim.
Caso seja necessário, este valor pode ser alterado. Porém, não é possível informar neste campo um valor superior ao informado no campo Valor Contábil. Quando este valor é alterado, o valor do campo Base/Valor ISS é recalculado utilizando a fórmula “Valor Contábil – Valor de deduções base ISS”, e consequentemente o campo Valor ISS também é recalculado.
É possível customizar o valor de dedução da base de cálculo de ISS, gravado no item da nota fiscal integrada e na nota fiscal integrada, através da regra configurada no campo Código Regra Integração da tela Parâmetros da filial para tributos (F070FEF).
Quando a regra é acionada para customizar a integração da nota fiscal de saída e a variável TipMov possuir o valor NOTSAI, a variável VlrDed recebe a soma do valor de dedução da base de cálculo de ISS de todos os itens da nota fiscal de saída do módulo de Mercado. O valor da soma da dedução da base de cálculo do ISS pode ser alterada, atribuindo um valor novo para a variável.
Quando a regra é acionada para customizar a integração dos itens de nota fiscal de saída, e a variável TipMov possuir valor ITESAI, a variável VlrDed recebe o valor de dedução da base de cálculo de ISS informado no item da nota fiscal de saída do Módulo de Mercado. O valor da soma pode ser alterado, atribuindo um valor novo para a variável.
Não são realizadas consistências no valor atribuído pela regra. É de responsabilidade do autor da regra verificar que os valores informados na regra estejam consistentes.
O valor de dedução de base de cálculo de ISS está disponível para consulta nas telas Consulta de Lançamentos (F660BLA), Consulta de Itens de Notas Fiscais (F660CIN) e Consulta de Notas Fiscais (F660CNF).
Base/Valor ISS
Base de cálculo do ISS e seu respectivo valor.
% FUNRURAL
Percentual referente ao FUNRURAL. Quando houver Base/Valor FUNRURAL nas notas fiscais de vendas,
gerará o % FUNRURAL do item para os Dados Gerais.
Quando uma nota fiscal tiver vários itens, com valor e sem valor de FUNRURAL, na integração, o % FUNRURAL carregado
para os Dados Gerais será sempre do primeiro item que tiver % FUNRURAL informado.
Base/Valor FUNRURAL
Base de cálculo e valor do FUNRURAL.
% SENAR/SENAT
Percentual do SENAR/SENAT
Base/Valor SENAR/SENAT
Valor base e valor do SENAR/SENAT.
Base/Valor PIS Recuperar
Base de cálculo e valor do PIS não cumulativo.
Ao digitar uma nota fiscal de saída possui algumas consistências conforme segue: quando no cadastro do cliente e da transação utilizada na nota os parâmetros Recupera PIS estiver a opção S(Sim), a base de cálculo do PIS a Recuperar será sugerida nos dados gerais da nota.
O valor sugerido será o valor da base de cálculo do ICMS quando este for maior que zero, caso o valor seja igual a zero será sugerido o resultado do valor contábil menos o valor do IPI.
Base/Valor COFINS Recuperar
Base de cálculo e valor do imposto COFINS não cumulativo.
Importante
- PIS Não Cumulativo - Tipo Imposto 20
COFINS Não Cumulativo - Tipo Imposto 21
Para que sejam sugeridos os valores dos impostos acima, na digitação de uma nota fiscal de saída, a rotina tratará da seguinte forma:
- Será verificado se existem Impostos cadastrados para empresa e filial com os
tipos de impostos descritos acima, e se eles são do Padrão definido na tela
F055PPF. Depois, serão verificados
como estão na transação e no cadastro do fornecedor os parâmetros referentes à
recuperação dos Impostos.
- Estando o imposto cadastrado conforme parâmetros acima e o parâmetro no cliente
e na transação for igual a S(Sim), a rotina buscará os percentuais dos
impostos no cadastro de cliente, caso o percentual for zero0, passa a buscar
da tabela de tributação sugerindo o valor do imposto.
- Ao digitar uma nota fiscal de saída, existem algumas
consistências, conforme abaixo:
- Quando no cadastro do cliente e da transação utilizada na nota os parâmetros
Recupera COFINS estiverem com a opção S - Sim, a base de cálculo do COFINS a
Recuperar será sugerida nos dados gerais da nota.
- Quando no cadastro do cliente e da transação utilizada na nota os parâmetros
Recupera COFINS estiverem com a opção S - Sim, a base de cálculo do COFINS a
Recuperar será sugerida nos dados gerais da nota.
- O valor sugerido será o valor da base de cálculo do ICMS quando este for maior que zero, caso o valor seja igual a zero será sugerido o resultado do valor contábil menos o valor do IPI.
Base/Valor Substituição PIS
Base de cálculo e valor da Substituição do PIS.
Base/Valor Substituição COFINS
Base de cálculo e valor da Substituição do COFINS.
Base PIS Faturamento
Base de cálculo e valor do PIS Faturamento. Nesse campo será tratado para impostos do tipo 19(PIS) e 20(PIS - Não Cumulativo). Quando na Grid (Base Liga Filial), o campo Ori.Cal.Imp estiver com a opção
M (Movimento). Os Impostos do tipo 19 e 20 serão tratado da seguinte forma:
- O valor do PIS deverá ser lançado
nesse campo, logo no cálculo deste
imposto deverá trazer o valor que foi lançado em cada nota fiscal
- Os impostos por faturamento serão tratados da mesma forma. Essa é mais uma opção para calcular o PIS
Quantidade Base PIS Faturamento
Neste campo será calculado o PIS por quantidade de unidade de medida.
Valor PIS Faturamento
Neste campo será preenchido o valor da base multiplicada pela quantidade do PIS faturamento quando este campo for
calculado pela unidade de medida.
Base COFINS
Faturamento
Base de cálculo e valor do COFINS Faturamento. Nesse campo será tratado para impostos do tipo 18(COFINS) e 21(COFINS - Não
Cumulativo). Quando na grade Base Liga Filial o campo Ori.cal.Imp for
M (Movimento), os Impostos do tipo 19 e 20 serão tratados da seguinte forma:
- O valor do COFINS deverá ser lançado nesse campo, logo no cálculo deste impostos deverá trazer o valor que foi lançado em cada nota fiscal
- Os impostos por faturamento continuarão a ser tratado, da mesma forma. Essa é mais uma opção para calcular o COFINS
Quantidade Base COFINS Faturamento
Neste campo será calculado o COFINS por quantidade de unidade de medida.
Valor COFINS Faturamento
Neste campo será preenchido o valor da base multiplicada pela quantidade do COFINS faturamento quando este campo
for calculado pela unidade de medida.
Valor Desconto
Informa o valor do desconto da nota fiscal. O valor informado neste campo será sugerido, nos itens da nota fiscal.
Data ingresso na ZFM
Informar a data do ingresso na Zona Franca Manaus.
Valor Desconto Zona Franca de Manaus
Informar o valor do desconto referente a zona franca de Manaus.
Vlr. ICMS Des
Quando preenchido, indica que houve um abatimento no valor líquido da nota fiscal e esta relacionado ao ICMS Desonerado.
Valor desconto PIS Zona Franca
Informar o valor do desconto do PIS referente a zona franca de Manaus.
Valor desconto COFINS Zona Franca
Informar o valor do desconto do COFINS referente a zona franca de Manaus.
Valor Total do Imposto
CIDE
Informar o valor total do imposto CIDE. Esse valor será a soma do valor informado nos itens. Para fins de cálculo do imposto na tela F661IA5, será
considerado o valor informado neste campo.
Condição Pagamento
Condição de Pagamento da Nota Fiscal. Nesse campo Condição Pagamento poderá incluir ou alterar a condição de
pagamento para qualquer Estado.
Forma Pagamento
Informar a Forma de pagamento da nota fiscal.
Este campo tem a finalidade de informar de que
forma será o pagamento da nota fiscal, conforme cadastrado na tela de Forma de
Pagamento(F066FPG).
Remetente/Destinatário/Consignatário
Informar se é remetente, destinatário ou consignatário:
- R - Remetente
- D - Destinatário
- C - Consignatário
Este campo visualizado apenas por empresas do tipo 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista)
ou tipo 6 - Indústria/Transporte, ou que a filial seja do Estado do Ceará, e têm
por finalidade indicar os envolvidos com a movimentação dos produtos da nota
fiscal (Remetente, Destinatário e Consignatário). Para os demais tipos de empresa este campo não é visualizado.
- Caso seja informado que o cliente da nota fiscal é o remetente das mercadorias,
o campo Cliente 1 será usado para receber o código do cliente destinatário das
mercadorias e o campo Cliente 2 estará desabilitado (não será usado)
- Caso seja informado que o cliente da nota fiscal é o destinatário das
mercadorias, o campo Cliente 1 será usado para receber o código do cliente
remetente das mercadorias e o campo Cliente 2 estará desabilitado (não será
usado)
- Caso seja informado que o cliente da nota fiscal é o consignatário das mercadorias, o campo Cliente 1 será usado para receber o código do cliente remetente das mercadorias e o campo Cliente 2 será usado para receber o código do cliente destinatário das mercadorias
Cliente Remetente/Destinatário
Código do cliente remetente/destinatário. Esse campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou
se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 -
Indústria/Transporte - Definido em Cadastros > Filiais > Cadastro).
Tipo de Remetente/Destinatário
Tipo de remetente/destinatário.
- J - Pessoa Jurídica
- F - Pessoa Física
Esse campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 - Indústria/Transporte - Definido na tela F070FCA.
CNPJ/CPF do Remetente/Destinatário
CNPJ ou CPF do remetente/destinatário.
Este campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou
se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 -
Indústria/Transporte - Definido na tela F070FCA.
UF do Remetente/Destinatário
Unidade de Federação do remetente/destinatário.
Este campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou
se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 -
Indústria/Transporte - Definido na tela F070FCA.
Inscrição Estadual do Remetente/Destinatário
Inscrição Estadual do remetente/destinatário.
Este campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou
se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 -
Indústria/Transporte - Definido
na tela F070FCA.
Será feita consistência da inscrição
estadual do cliente remetente/destinatário/consignatário de acordo com a unidade
fiscal informada, apresentando mensagem com as opções de corrigir ou não a
inscrição estadual já informada.
Município do
Remetente/Destinatário
Município do Remetente/Destinatário.
Este campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou
se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 -
Indústria/Transporte - Definido na tela F070FCA.
Cliente Consignatário
Código do Cliente Consignatário.
Este campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou
se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 -
Indústria/Transporte - Definido na tela F070FCA.
Transportadora
Código da Transportadora.
Este campo somente estará habilitado caso a Filial seja do Estado do Ceará ou se
o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 -
Indústria/Transporte - Definido na tela F070FCA.
Motorista
Informar o motorista.
Via Transporte
Informar por qual via o transporte levará a mercadoria. Opções: Aéreo,
Ferroviário, Marítimo, Rodoviário.
Placa do Veículo
Placa do veículo. Esse campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou
se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 -
Indústria/Transporte - Definido na tela F070FCA.
UF do Veículo
Unidade de Federação do veículo.
Este campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou
se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 -
Indústria/Transporte - Definido na tela F070FCA.
Distância (em km)
Distância até o destino.
Este campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou
se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 - Indústria/Transporte - Definido na tela
F070FCA.
Forma de Cálculo do Frete
Forma de Cálculo do Frete.
Este campo somente estará disponível caso a Filial seja do Estado do Ceará, ou
se o tipo da empresa for 4 - TRR (Transp./Rev./Retalhista) ou tipo 6 -
Indústria/Transporte - Definido na tela F070FCA.
Nº Pré-Impresso
Número pré-impresso da Nota Fiscal.
Este campo é habilitado para digitação manual da nota fiscal e alteração,
independente do estado da filial ativa.
Número do Selo Fiscal
Número do Selo Fiscal de Segurança
Este campo estará habilitado apenas para as filiais do Estado do Ceará, e será
permitido informá-lo apenas caso não tenha sido informado o número do
pré-impresso. Sua utilização se dá na rotina de exportação do SISIF (Sistema
Integrado de Simplificação das Informações Fiscais - exigência legal do estado
do Ceará) no registro do tipo 66 - Números de Segurança do referido arquivo
magnético.
Para as filiais dos demais estados da federação o presente campo estará
desabilitado.
Conta Contábil
Conta Contábil da Nota Fiscal.
Utilizado na forma de contabilização, caso seja definido contabilização pelas
Notas Fiscais em Impostos.
Centro Custo
Informar o Centro de Custo.
Neste campo é possível gerar o rateio por centro de custo, de forma manual ou
pré definido na tela F001TVE.
Nº Lote Contábil
Identificação do Lote Contábil para a contabilização.
Ao efetuar a contabilização através de Impostos, será gerado um número de lote
para a nota fiscal, não sendo mais possível alterar ou excluir o documento
fiscal enquanto o número do lote informado existir na Contabilidade.
Situação
Situação em que a Nota Fiscal se encontra.
2 - Fechada
3 - Cancelada
Para as nota fiscal de saída este
campo estará habilitado para que seja informada a situação da nota fiscal.
Somente poderá ser informada a situação 2 - Fechada ou 3 - Cancelada, para a situação 1 - Digitada será apresentada a mensagem: Não é permitido informar
notas com a situação Digitada. Apenas Fechada e Cancelada. Verifique!.
Para as notas fiscais de saídas integradas, não será
possível efetuar a alteração deste campo, permanecendo o mesmo desabilitado.
Tipo Nota Fiscal Saída
Tipo da Nota Fiscal de Saída.
% ICMS Frete
Percentual do ICMS sobre o Frete. Será preenchido pela rotina da Integração.
Será sugerido o % ICMS Frete quando a nota fiscal for manual se for informado Valor/ICMS Frete. Caso não tenha
sido informado o % ICMS Frete o valor do frete calculará automaticamente o valor do ICMS do frete.
Valor/ICMS Frete
Será preenchido pela
rotina da Integração.
Será sugerido o % ICMS Frete quando a nota fiscal for manual se for informado Valor/ICMS Frete. Caso não tenha
sido informado o % ICMS Frete o valor do frete calculará automaticamente o valor do ICMS do frete.
Frete CIF ou FOB
Frete CIF ou FOB
CIF (Frete Pago)
FOB (Frete a Pagar)
Somar Frete
Informar se é para somar S(Sim) ou N(Não) o frete a base de cálculo.
Hora Saída
Informar a hora de saída da nota fiscal.
Valor do Seguro
Valor do Seguro.
Valor Despesas Acessórias
Valor das
Despesas Acessórias.
O valor informado neste campo será sugerido, em despesas acessórias dos itens da
nota fiscal.
Peso Bruto
Peso bruto da nota fiscal de saída.
Peso Líquido
Peso líquido da nota fiscal de saída.
Mensagem
Código da mensagem 1.
As mensagens são gravadas
na tela E024MSG.
Obs.: Para a geração do SPED Fiscal:
Será
considerado o código de mensagens dos Dados Gerais da nota fiscal,
e Itens da nota fiscal.
Caso seja informado um código nos Dados Gerais e outro nos Itens no
registro C110 e 0450 serão gerados os dois códigos de mensagens.
A mesma informação vale para o registro 0450.
Obs.: Para a Mensagem ser gerada, nos registros C110 e 0450 no cadastro de mensagens em E024MSG deve ser preenchido o campo Documento Referenciado.
Mensagem - 2
Código da mensagem 2.
As mensagens são gravadas na tabela E024MSG e cadastradas na tela
E024MSG
Obs.: Para a geração do SPED Fiscal:
Será
considerado o código de mensagens dos Dados Gerais da nota fiscal,
e Itens da nota fiscal.
Caso seja informado um código nos Dados Gerais e outro nos Itens no
registro C110 e 0450 serão gerados os dois códigos de mensagens.
A mesma informação vale para o registro 0450.
Obs.: Para a Mensagem ser gerada, nos registros C110 e 0450 no cadastro de mensagens na tela E024MSGdeve ser preenchido o campo Documento Referenciado.
Mensagem - 3
Código da mensagem 3.
As mensagens são gravadas na tabela E024MSG e cadastradas na tela E024MSG
Obs.: Para a geração do SPED Fiscal:
Será
considerado o código de mensagens dos Dados Gerais da nota fiscal,
e Itens da nota fiscal.
Caso seja informado um código nos Dados Gerais e outro nos Itens no
registro C110 e 0450 serão gerados os dois códigos de mensagens.
A mesma informação vale para o registro 0450.
Obs.: Para a Mensagem ser gerada, nos registros C110 e 0450 no cadastro de mensagens na tela E024MSG deve ser preenchido o campo Documento Referenciado.
Mensagem - 4
Código da mensagem 4. As mensagens são gravadas na tabela E024MSG e cadastradas na telaE024MSG. Obs.: para a geração do SPED Fiscal:
Será considerado o código de mensagens dos Dados Gerais da nota fiscal, e Itens da nota fiscal. Caso seja informado um código nos Dados Gerais e outro nos Itens no registro C110 e 0450 serão gerados os dois códigos de mensagens. A mesma informação vale para o registro 0450.
Obs.: para a Mensagem ser gerada, nos registros C110 e 0450 no cadastro de mensagens na tela E024MSG deve ser preenchido o campo Documento Referenciado.
Sequência Endereço Entrega
Endereço Alternativo
Número do Registro de Exportação
Número do registro de exportação.
Data Comprovante
de Exportação
Data referente a data de averbação.
Ao alterar a Data Comprovante
Exportação de uma nota fiscal, sendo que a mesma foi integrada será alterado também da onde ela veio.
Caso a Data Comprovante Exportação for alterada, e já
estiver integrada será alterada a data na integração.
Código Equipamento
Este campo tem como objetivo ligar um cupom fiscal a uma nota fiscal de saída.
Data de Referencia
Informar a data de referencia.
Número do Cupom Fiscal
informar o Número do Cupom Fiscal, que pode ser integrado.
Seq. Endereço Participante Coleta
Estes campos devem ser preenchidos conforme o conceito REMDES.
Seq. Endereço Participante Entrega
Estes campos devem ser preenchidos conforme o conceito REMDES.
Número Sequencial
Único
O número sequencial único é gerado pelo sistema, sendo assim, cada nota fiscal
emitida é gravada essas informações.
Estes campos não estão habilitados para inclusão ou alteração, somente é
possível a visualização.
Quando a nota fiscal for integrada as informações são armazenadas nesses campos.
Para notas fiscais digitadas manualmente, não são gravadas
informações nesses campos.
Data Geração
Número Sequencial Único
A data da geração número sequencial único é gerado pelo sistema, sendo assim,
cada nota fiscal emitida é gravada as informações.
Estes campos não estão habilitados para inclusão ou alteração, somente é
possível a visualização.
Quando a nota fiscal for de origem for integrada para, as informações são armazenadas nesses campos.
Para notas fiscais digitadas manualmente não são gravadas
informações nesses campos.
Hora Geração Número Sequencial Único
A hora da geração do número sequencial único é gerado pelo sistema, sendo assim,
cada nota fiscal emitida no são gravadas essas informações.
Estes campos não estão habilitados para inclusão ou alteração, somente é
possível a visualização.
Quando a nota fiscal for de origem for integrada, as informações são armazenadas nesses campos.
Para notas fiscais digitadas manualmente não são gravadas
informações nesses campos.
Origem da Movimentação
Origem da Nota Fiscal - Informado pelo sistema.
Filial Consolidação
Informa a Filial de origem do documento consolidado.
Usuário Consolidação
Informa o usuário que efetuou a consolidação.
Data Consolidação
Informa a data da consolidação.
Hora Consolidação
Informa a hora da consolidação.
Usuário Integração
Usuário que integrou a Nota Fiscal- Informado pelo sistema.
Usuário Geração
Usuário que gerou a Nota Fiscal - Informado pelo sistema.
Usuário atualização
Usuário que atualizou pela última a nota fiscal.
Data Geração
Data em que a Nota Fiscal foi gerada - Informado pelo sistema.
Hora Geração
Hora em que a Nota Fiscal foi gerada - Informado pelo sistema.
Data Integração
Data em que a Nota Fiscal foi integrada - Informada pelo sistema.
Hora Integração
Hora em que a Nota Fiscal foi integrada - Informada pelo sistema.
Observação
Caso o identificador de regras IMP - 660NCALC01 estiver cadastrado e com a situação A - Ativo, ao efetuar alteração de uma nota fiscal de saída, o mesmo não irá consistir os valores e dados das notas fiscais. Quando estiver sendo inserida uma nota fiscal de saída, mesmo que o identificador esteja ativo, serão efetuadas as consistências normais, ou seja, este identificador, somente não efetuará as consistências, quando uma nota fiscal estiver sendo alterada.
Valor Contábil;
% ICMS;
Base ICMS;
Valor ICMS;
Valor Isento ICMS;
Valor Outros ICMS;
Base IPI;
Valor IPI;
Base IPI Destacado/Presumido;
Valor IPI Destacado/Presumido;
Valor Isento IPI;
Valor Outros IPI;
Natureza Operação;
% ISS;
Base ISS;
% IRRF;
Base IRRF;
% COFINS Retido;
Base COFINS Retido;
% PIS Retido;
Base PIS Retido;
% CSLL Retido;
Base CSLL Retido;
% Outras Retenções;
Base Outras Retenções;
% FUNRURAL;
Base FUNRURAL;
% INSS;
Base INSS;
Base PIS Recuperar;
Base COFINS Recuperar.
Sequência
Código do Sequencial de lançamento do Produto/Serviço.
Sequência do Item na NF
sequência do item na nota fiscal de
saídas.
* Este campo somente é visível caso não possua a gestão de vendas ligado na
Empresa.
Derivação
Código da Derivação do Produto.
Código do Bem
Este campo será
utilizado apenas para controle de saídas de bens de imobilizado, não afetando o
funcionamento da tela de cálculo de CIAP ou de ICMS.
Complemento
Descrição complementar do produto/serviço utilizada na nota fiscal.
Sequência Item NF Impressa
sequência em que o item foi impresso na nota fiscal.
Desc. Impressão
Descrição impressa na nota fiscal de saída.
Código Classif. Fiscal
Código da
Classificação Fiscal do Produto.
Ao alterar o código da classificação fiscal, o sistema sugere nova classificação
fiscal e nova alíquota de IPI, caso esta esteja zerada.
Classif. Fiscal (NCM)
Código da Classificação Fiscal do Produto conforme a NCM (Nomenclatura Comum do
Mercosul).
Situação Tributária
A busca do seu preenchimento obedece à regra descrita no campo Forma não tributadas.
Origem Fiscal da Mercadoria
Permite informar a origem fiscal da mercadoria.
Código ICMS Substituído
Código do ICMS Substituído.
Este campo é utilizado pela rotina de exportação do Sintegra 2004, registro tipo
53.
Situação
Tributária IPI
Este campo sempre estará ativo na
tela de notas fiscais de compra.
Este pode ser preenchido através da integração e também será utilizados no registro C170(Itens do Documento
(Código 01, 1B, 04 e 55)) do SPED.
Códigos disponíveis para a geração da Instrução Normativa 1009 e 978:
Código | Descrição |
---|---|
00 | Entrada com Recuperação de Crédito |
01 | Entrada Tributável com Alíquota Zero |
02 | Entrada Isenta |
03 | Entrada Não-Tributada |
04 | Entrada Imune |
05 | Entrada com Suspensão |
49 | Outras Entradas |
50 | Saída Tributada |
51 | Saída Tributável com Alíquota Zero |
52 | Saída Isenta |
53 | Saída Não-Tributada |
54 | Saída Imune |
55 | Saída com Suspensão |
99 | Outras Saídas |
Código de enquadramento
Código do enquadramento legal do IPI.
Situação
Tributária PIS
Este campo sempre estará ativo na
tela de notas fiscais de compra.
Este pode ser preenchido através da integração e também será utilizados no registro C170(Itens do Documento
(Código 01, 1B, 04 e 55)) do SPED.
Códigos disponíveis para a geração da Instrução Normativa 1009 e 978:
Código | Descrição |
---|---|
01 | Operação Tributável com Alíquota Básica |
02 | Operação Tributável com Alíquota Diferenciada |
03 | Operação Tributável com Alíquota por Unidade de Medida de Produto |
04 | Operação Tributável Monofásica - Revenda a Alíquota Zero |
05 | Operação Tributável por Substituição Tributária |
06 | Operação Tributável a Alíquota Zero |
07 | Operação Isenta da Contribuição |
08 | Operação sem Incidência da Contribuição |
09 | Operação com Suspensão da Contribuição |
49 | Outras Operações de Saída |
50 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada Exclusivamente a Receita Tributada no Mercado Interno |
51 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada Exclusivamente a Receita Não Tributada no Mercado Interno |
52 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada Exclusivamente a Receita de Exportação |
53 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada a Receitas Tributadas e Não-Tributadas no Mercado Interno |
54 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada a Receitas Tributadas no Mercado Interno e de Exportação |
55 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada a Receitas Não-Tributadas no Mercado Interno e de Exportação |
56 | Operação com Direito a Crédito -Vinculada a Receitas Tributadas e Não-Tributadas no Mercado Interno, e de Exportação |
60 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada Exclusivamente a Receita Tributada no Mercado Interno |
61 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada Exclusivamente a Receita Não-Tributada no Mercado Interno |
62 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada Exclusivamente a Receita de Exportação |
63 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada a Receitas Tributadas e Não-Tributadas no Mercado Interno |
64 | Crédito Presumido -Operação de Aquisição Vinculada a Receitas Tributadas no Mercado Interno e de Exportação |
65 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada a Receitas Não-Tributadas no Mercado Interno e de Exportação |
66 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada a Receitas Tributadas e Não-Tributadas no Mercado Interno, e de Exportação |
67 | Crédito Presumido - Outras Operações |
70 | Operação de Aquisição sem Direito a Crédito |
71 | Operação de Aquisição com Isenção |
72 | Operação de Aquisição com Suspensão |
73 | Operação de Aquisição a Alíquota Zero |
74 | Operação de Aquisição sem Incidência da Contribuição |
75 | Operação de Aquisição por Substituição Tributária |
98 | Outras Operações de Entrada |
99 | Outras Operações |
Natureza Receita PIS
Informar a natureza da receita do PIS de acordo com a tabela 4.3.6. da Receita
Federal (Tabela Código de Tipo de Crédito).
Situação Tributária COFINS
Este campo sempre estará ativo na
tela de notas fiscais de compra.
Este pode ser preenchido através da integração e também será utilizados no registro C170(Itens do Documento
(Código 01, 1B, 04 e 55)) do SPED.
Códigos disponíveis para a geração da Instrução Normativa 1009 e 978:
Código | Descrição |
---|---|
01 | Operação Tributável com Alíquota Básica |
02 | Operação Tributável com Alíquota Diferenciada |
03 | Operação Tributável com Alíquota por Unidade de Medida de Produto |
04 | Operação Tributável Monofásica - Revenda a Alíquota Zero |
05 | Operação Tributável por Substituição Tributária |
06 | Operação Tributável a Alíquota Zero |
07 | Operação Isenta da Contribuição |
08 | Operação sem Incidência da Contribuição |
09 | Operação com Suspensão da Contribuição |
49 | Outras Operações de Saída |
50 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada Exclusivamente a Receita Tributada no Mercado Interno |
51 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada Exclusivamente a Receita Não Tributada no Mercado Interno |
52 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada Exclusivamente a Receita de Exportação |
53 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada a Receitas Tributadas e Não-Tributadas no Mercado Interno |
54 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada a Receitas Tributadas no Mercado Interno e de Exportação |
55 | Operação com Direito a Crédito - Vinculada a Receitas Não-Tributadas no Mercado Interno e de Exportação |
56 | Operação com Direito a Crédito -Vinculada a Receitas Tributadas e Não-Tributadas no Mercado Interno, e de Exportação |
60 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada Exclusivamente a Receita Tributada no Mercado Interno |
61 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada Exclusivamente a Receita Não-Tributada no Mercado Interno |
62 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada Exclusivamente a Receita de Exportação |
63 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada a Receitas Tributadas e Não-Tributadas no Mercado Interno |
64 | Crédito Presumido -Operação de Aquisição Vinculada a Receitas Tributadas no Mercado Interno e de Exportação |
65 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada a Receitas Não-Tributadas no Mercado Interno e de Exportação |
66 | Crédito Presumido - Operação de Aquisição Vinculada a Receitas Tributadas e Não-Tributadas no Mercado Interno, e de Exportação |
67 | Crédito Presumido - Outras Operações |
70 | Operação de Aquisição sem Direito a Crédito |
71 | Operação de Aquisição com Isenção |
72 | Operação de Aquisição com Suspensão |
73 | Operação de Aquisição a Alíquota Zero |
74 | Operação de Aquisição sem Incidência da Contribuição |
75 | Operação de Aquisição por Substituição Tributária |
98 | Outras Operações de Entrada |
99 | Outras Operações |
Natureza Receita COFINS
Informar a natureza da receita do COFINS de acordo com a tabela 4.3.6. da Receita
Federal (Tabela Código de Tipo de Crédito).
Quantidade/Unidade de medida
Quantidade expressa do Produto ou Serviço e sua
Unidade de Medida.
Ao lançar um item e não informar valor no campo Quantidade apresentará a
mensagem Informe Quantidade na Nota Fiscal.
Está mensagem ocorre quando o tipo da nota fiscal for diferente de 9(NF
Acerto).
Preço Unitário
Este campo tem preenchimento manual quando a nota for inserida direto na Gestão de Tributos.
Quando a nota fiscal for integrada, será gerado o preço unitário de acordo com o especificado na nota fiscal da
Gestão de Faturamento e Outras Saídas.
Valor da Mercadoria
Este campo tem será preenchido automaticamente com o produto da
multiplicação da Quantidade (E660INC/E660INV.QTDENT) pelo Preço Unitário
(E660INC/E660INV.PREUNI).
Código Redução Imposto
Código
de Redução do Imposto cadastrado na tela F019TIR.
Permite definir os percentuais de redução e acréscimo a serem aplicados à base
de ICMS.
Valor Contábil
Valor Contábil do Item.
O valor do item será sugerido de acordo com o valor informado nos Dados Gerais
da nota fiscal.
Base/Valor ICMS
Base de cálculo e o valor do ICMS do Item
Valor Isento ICMS
Valor de isentas ICMS do item
Valor Outros ICMS
Valor de outras ICMS do item
Devolução do ICMS Cobrado na Importação
Irá listar o total da devolução do ICMS cobrado na importação somente quando se tratar de uma nota fiscal de saída ou prestação de serviço para o exterior, ou seja, com a CFOP iniciada em "7".
Diferencial Alíquota Interestadual
Diferencial de alíquota interestadual de ICMS do item
Base/Valor ICMS Substituído
Base de cálculo e o valor do ICMS substituído do Item
Valor Retenção ICMS Substituto
Valor de retenção do ICMS substituto
Base/Valor do ICMS Substituído Destacado
Base de cálculo e o valor do ICMS Substituído Destacado
Alíquota ICMS partilhado UF remetente
Alíquota de ICMS partilhado com o estado remetente
Valor ICMS partilhado UF remetente
Valor de ICMS partilhado com o estado remetente.
Alíquota ICMS partilhado UF destinatário
Alíquota de ICMS partilhado com o estado destinatário.
Base/Valor ICMS par. destino
Valor base ICMS partilha para estado de destino e valor de ICMS partilhado com o estado destinatário
Alíquota ICMS FCP
Alíquota do ICMS para o fundo de combate a pobreza na venda.
Vlr. ICMS FCP
Valor do ICMS para o fundo de combate a pobreza na venda.
Aliq ICMS Monofásico
Alíquota ad rem ICMS Monofásico.
Qtd Base ICMS Mono
Quantidade da Base ICMS Monofásico.
Vlr ICMS Monofásico
Soma dos valores do ICMS Monofásico.
Aliq ICMS Mono Ret
Alíquota ad rem ICMS Monofásico Retido.
Qtd Base ICMS Mono Ret
Quantidade da Base ICMS Monofásico Retido.
Vlr ICMS Mono Ret
Soma dos valores do ICMS Monofásico Retido.
Aliq ICMS Mono Dif
Alíquota ad rem ICMS Monofásico Diferido.
Qtd Base ICMS Mono Dif
Quantidade da Base ICMS Monofásico Diferido.
Vlr ICMS Mono Dif
Soma dos valores do ICMS Monofásico Diferido.
Aliq ICMS Mono Des
Alíquota ad rem ICMS Monofásico Destacado.
Qtd Base ICMS Mono Des
Quantidade da Base ICMS Monofásico Destacado.
Vlr ICMS Mono Des
Soma dos valores do ICMS Monofásico Destacado.
Aliq ICMS Mono Ori
Alíquota ad rem ICMS Monofásico Original.
Especificador substituição tributária
Código especificador da substituição tributária.
Base IPI
Base de cálculo e valor do IPI
Alíquota Valor IPI
Informar a alíquota do IPI por unidade de medida.
Quantidade Base IPI
Neste campo será calculado o IPI por quantidade de unidade de medida.
Valor IPI
Neste campo será preenchido o valor da alíquota multiplicada pela quantidade base IPI quando este campo
for calculado pela unidade de medida.
Base/Valor IPI Presumido
Base de cálculo e valor do IPI Presumido
Valor Isento IPI
Valor correspondente à tributação do IPI como Isento
Valor Outros IPI
Valor correspondente à tributação do IPI como Outras
Valor do IPI Devolvido
Indicar o valor do IPI a ser devolvido. Este campo
será considerado como valor do estorno de crédito na
apuração do IPI.
Base/Valor Substituição do PIS
Base de cálculo e o valor da Substituição do PIS
Base/Valor Substituição do COFINS
Base de cálculo e o valor da Substituição do COFINS
Valor de deduções base ISS
O valor de deduções da base de ISS é exportado no arquivo LFPD. É possível informar o valor deste campo quando o item de serviço utilizar uma transação de vendas configurada para descontar o valor da dedução da base de cálculo, ou seja, o campo Descontar dedução da base ISS da guia ISS da tela Transações de Vendas (F001TVE) deve estar parametrizado como S – Sim.
Caso seja necessário, este valor pode ser alterado. Porém, não é possível informar neste campo um valor superior ao informado no campo Valor Contábil. Quando este valor é alterado, o valor do campo Base/Valor ISS é recalculado utilizando a fórmula “Valor Contábil – Valor de deduções base ISS”, e consequentemente o campo Valor ISS também é recalculado.
Base/Valor ISS
Base de cálculo e o valor do ISS
Base/Valor IRRF
Base de cálculo e o valor do IRRF
% FUNRURAL
Percentual do FUNRURAL
Base/Valor do FUNRURAL
Base de cálculo e o valor do FUNRURAL
Base/Valor do INSS
Base de cálculo e o valor do INSS
% PIS a Recuperar (Est. dev.)
Informar o % de PIS a recuperar .
Base PIS a Recuperar (Est. dev.)
Base de cálculo e o valor do PIS a Recuperar.
Alíquota Valor do PIS a Recuperar (Est. dev.)
O PIS a recuperar pode ser calculado pela alíquota valor.
O cálculo do PIS a recuperar pode ser gerado por quantidade de unidade de medida, ou seja a alíquota é um valor que será multiplicado pela quantidade base PIS a recuperar. Ao informar dados nos campos de alíquota e quantidade não será possível gerar por % PIS Recuperar (Est. dev.) e Base PIS Recuperar (Est. dev.).
Quantidade Base PIS a Recuperar (Est. dev.)
Neste campo será calculado o PIS a recuperar por quantidade de unidade de medida.
Valor do PIS a Recuperar (Est. dev.)
Neste campo será preenchido o valor da base multiplicada pela quantidade do PIS a recuperar quando este campo
for calculado pela unidade de medida.
% COFINS a Recuperar (Est. dev.)
Informar o % de COFINS a recuperar .
Base COFINS a Recuperar (Est. dev.)
Base de cálculo e o valor do COFINS a Recuperar.
Alíquota Valor do COFINS a Recuperar (Est. dev.)
O COFINS a recuperar pode ser calculado pela alíquota valor.
O cálculo do COFINS a recuperar pode ser gerado por quantidade de unidade de medida, ou seja a alíquota é um valor
que será multiplicado pela quantidade base COFINS a recuperar. Ao informar dados nos campos de alíquota e quantidade
não será possível gerar por Base PIS COFINS (Est. dev.).
Quantidade Base COFINS a Recuperar (Est. dev.)
Neste campo será calculado o COFINS a recuperar por quantidade de unidade de medida.
Valor do COFINS a Recuperar (Est. dev.)
Neste campo será preenchido o valor da base multiplicada pela quantidade do COFINS a recuperar quando este campo
for calculado pela unidade de medida.
% COFINS Retido (Est. dev.)
Percentual do COFINS Retido
Base/Valor COFINS Retido(Est. dev.)
Base de cálculo e o valor do COFINS Retido
% PIS Retido
Percentual do PIS Retido
Base/Valor PIS Retido
Base de cálculo e o valor do PIS Retido
% CSLL Retido
Percentual do CSLL Retido
Base/Valor CSLL Retido
Base de cálculo e o valor do CSLL Retido
% Outras Retenções
Percentual do Outras Retenções
Base/Valor Outras Retenções
Base de cálculo e o valor de Outras Retenções
% II
Percentual do Imposto de Importação
Base/Valor II
Base e valor do Imposto de Importação.
Este campo somente estará habilitado para fornecedor do exterior.
% PIS Faturamento
Percentual do PIS Faturamento.
Base PIS Faturamento
Base de cálculo e valor do PIS Faturamento.
Nesse campo será tratado para impostos do tipo 19(PIS) e 20(PIS - Não Cumulativo),
sendo sugerido o valor a partir dos Dados Gerais da nota fiscal.
Quando na Grid(Base Liga Filial) campo Ori.Cal.Imp estiver com a opção
M(Movimento).
Os Impostos do tipo 19 e 20 serão tratado da seguinte forma:
O valor do PIS deverá ser lançado no campo acima, logo no cálculo deste
impostos deverá trazer o valor que foi lançado em cada nota fiscal.
Os impostos por faturamento continuarão a ser tratado, da mesma forma.
Está é mais uma opção para calcular o PIS.
Alíquota Valor PIS Faturamento
O PIS pode ser calculado pela alíquota valor.
O cálculo do PIS pode ser gerado por quantidade de unidade de medida, ou seja a alíquota é um valor que será
multiplicado pela quantidade base PIS faturamento. Ao informar dados nos campos de alíquota e quantidade não será
possível gerar por % PIS faturamento e Base Valor PIS Faturamento.
Quantidade Base PIS Faturamento
Neste campo será calculado o PIS por quantidade de unidade de medida.
Valor PIS Faturamento
Neste campo será preenchido o valor da alíquota multiplicada pela quantidade base PIS faturamento do COFINS faturamento quando este campo
for calculado pela unidade de medida.
% COFINS Faturamento
Percentual do COFINS faturamento
Base COFINS Faturamento
Base de cálculo e valor do COFINS Faturamento.
Nesse campo será tratado para impostos do tipo 18(COFINS) e 21(COFINS - Não
Cumulativo), sendo sugerido o valor a partir dos Dados Gerais da nota fiscal.
Quando na Grid(Base Liga Filial) campo Ori.cal.Imp estiver com a opção
M(Movimento).
Os Impostos do tipo 19 e 20 serão tratado da seguinte forma:
O valor do COFINS deverá ser lançado no campo acima, logo no cálculo deste
impostos deverá trazer o valor que foi lançado em cada nota fiscal.
Os impostos por faturamento continuam a ser tratado, da mesma forma.
Está é mais uma opção para calcular o COFINS.
Alíquota Valor COFINS Faturamento
O COFINS pode ser calculado pela alíquota valor.
O cálculo do COFINS pode ser gerado por quantidade de unidade de medida, ou seja a alíquota é um valor que será
multiplicado pela quantidade base COFINS faturamento. Ao informar dados nos campos de alíquota e quantidade não será
possível gerar por % COFINS faturamento e Base Valor COFINS Faturamento.
Quantidade Base COFINS Faturamento
Neste campo será calculado o COFINS por quantidade de unidade de medida.
Valor COFINS Faturamento
Neste campo será preenchido o valor da base multiplicada pela quantidade do COFINS faturamento quando este campo
for calculado pela unidade de medida.
Valor Desconto
Valor do desconto do item
O valor de desconto dos Dados Gerais será sugerido neste campo.
Valor Desconto Zona Franca de Manaus
Informar o valor do desconto referente a zona franca de Manaus.
Valor desconto PIS Zona Franca
Informar o valor do desconto do PIS referente a zona franca de Manaus.
Valor desconto COFINS Zona Franca
Informar o valor do desconto do COFINS referente a zona franca de Manaus.
Valor Despesas Acessórias
Valor das Despesas Acessórias do item
O valor de despesas acessórias dos dados gerais da nota fiscal será sugerido
neste campo.
Valor do Seguro
Valor do seguro do item
Valor do Frete
Valor do frete do item
Valor Unitário/Total Imposto CIDE
Informar manualmente o valor unitário e total do CIDE manualmente, caso não
esteja configurado para buscar o valor do CIDE da tela de produto. Para buscar do produto, deve ser informado um valor no campo Valor Unitário
do Imposto CIDE no cadastro do produto, página de
Derivações.
A transação deve estar com o campo Tributa CIDE igual a S(Sim). Com essas parametrizações é possível gerar o valor unitário do CIDE automático.
Exemplo:
Se a quantidade da nota fiscal for 10(Dez) e o valor do produto para CIDE 2,00(dois reais), então no valor unitário ele levará 2,00(dois reais) e no campo Total Imposto CIDE ele fará a multiplicação ou seja gerará 20,00(Vinte reais).
Conta Contábil
Conta Contábil da Nota Fiscal. Utilizado na forma de contabilização, caso for definido contabilização pelas
Notas Fiscais em Impostos.
Centro de Custo
Centro de Custo da nota fiscal.
Este campo pode ser preenchido manualmente ou na integração de notas
fiscais.
Filial NF Entrada
Filial da Nota Fiscal de
Entrada. Esse campo serve para controle de devoluções da nota fiscal
Somente estará visível caso a empresa não possua
a gestão de vendas e somente
será habilitado para que se informe algum conteúdo no mesmo caso a aplicação da
operação da transação seja Devolução.
Fornecedor NF Entrada
Este campo somente estará ativo quando a empresa não possui
a gestão de Finanças.
Série NF Entrada
Série da Nota
Fiscal de Entrada. Esse campo serve para controle de devoluções da nota fiscal
Somente estará visível caso a empresa
a gestão de vendas, e somente
será habilitado para que se informe algum conteúdo no mesmo caso a aplicação da
operação da transação seja Devolução.
Transação
Este campo somente estará ativo quando a empresa não
possuir a gestão de Finanças.
NF Entrada
Este campo somente estará ativo quando a empresa não possuir
a gestão de Finanças.
Sequência
sequência do item na Nota
Fiscal de Entrada.
Este campo serve para controle de devoluções da nota fiscal.
Somente estará visível caso a empresa
não possua a gestão de vendas, e somente
será habilitado para que se informe algum conteúdo no mesmo caso a aplicação da
operação da transação seja Devolução.
Seqüencial Item NF Entrada
Número da sequência da Nota Fiscal de Entrada. Esse campo serve para controle de devoluções da nota fiscal. Somente estará visível caso
a empresa não possua a gestão de vendas, e somente
será habilitado para que se informe algum conteúdo no mesmo caso a aplicação da
operação da transação seja Devolução.
Mensagem - 1
Código da mensagem 1.
As mensagens são gravadas na tela
F024MSG.
Obs.: Para a geração do SPED Fiscal:
Será considerado o código de mensagens dos Dados Gerais da nota fiscal, e Itens da nota fiscal. Caso seja informado um código nos Dados Gerais e outro nos Itens no registro C110 e 0450 serão gerados os dois códigos de mensagens. A mesma informação vale para o registro 0450.
Obs.: para a Mensagem ser gerada, nos registros C110 e 0450 no cadastro de mensagens na tela F024MSG deve ser preenchido o campo Documento Referenciado.
Mensagem - 2
Código da mensagem 2.
As mensagens são gravadas na tela
F024MSG.
Obs.: Para a geração do SPED Fiscal:
Será
considerado o código de mensagens dos Dados Gerais da nota fiscal,
e Itens da nota fiscal.
Caso seja informado um código nos Dados Gerais e outro nos Itens no
registro C110 e 0450 serão gerados os dois códigos de mensagens.
A mesma informação vale para o registro 0450.
Obs.: Para a Mensagem ser gerada, nos registros C110 e 0450 no cadastro de mensagens na tela F024MSGdeve ser preenchido o campo Documento Referenciado.
Mensagem - 3
Código da mensagem 3.
As mensagens são gravadas na tela
F024MSG.
Obs.: Para a geração do SPED Fiscal:
Será
considerado o código de mensagens dos Dados Gerais da nota fiscal,
e Itens da nota fiscal.
Caso seja informado um código nos Dados Gerais e outro nos Itens no
registro C110 e 0450 serão gerados os dois códigos de mensagens.
A mesma informação vale para o registro 0450.
Obs.: Para a Mensagem ser gerada, nos registros C110 e 0450 no cadastro de mensagens na tela F024MSGdeve ser preenchido o campo Documento Referenciado.
Mensagem - 4
Código da mensagem 4.
As mensagens
são gravadas na tela F024MSG.
Obs.: Para a geração do SPED Fiscal:
Será
considerado o código de mensagens dos Dados Gerais da nota fiscal,
e Itens da nota fiscal.
Caso seja informado um código nos Dados Gerais e outro nos Itens no
registro C110 e 0450 serão gerados os dois códigos de mensagens.
A mesma informação vale para o registro 0450.
Obs.: Para a Mensagem ser gerada, nos registros C110 e 0450 no cadastro de mensagens na tela F024MSG deve ser preenchido o campo Documento Referenciado.
Base/Valor
INSS Parte Empresa
Base de cálculo e valor do INSS Parte Empresa.
Número NF Saída
Número da Nota Fiscal de
Entrada.
Este campo serve para controle de devoluções da nota fiscal. Apenas estará visível caso a empresa não possua
a gestão de vendas, e somente
será habilitado para que se informe algum conteúdo no mesmo caso a aplicação da
operação da transação seja Devolução.
Usuário Geração
Usuário que gerou a Nota Fiscal - Informado pelo sistema.
Usuário atualização
Usuário que atualizou pela última a nota fiscal.
Data Geração
Data em que a Nota Fiscal foi gerada - Informado pelo sistema.
Hora Geração
Hora em que a Nota Fiscal foi gerada - Informado pelo sistema.
Data Atualização
Data que foi atualizada pela última vez a nota fiscal.
Hora de Atualização
Hora em que foi atualizada pela última vez a nota fiscal.
Caso a filial esteja parametrizada como sendo do tipo 04-TRR-Transp/Rev/Retalhista ou tipo 6 - Indústria/Transporte F070FCA, esta pasta será apresentada. Sua finalidade é discriminar os documentos fiscais que compõem o conhecimento de transporte.
Sequência da Composição
sequência da Composição do Conhecimento.
Nº Nota Fiscal Transportada
Número da nota fiscal transportada.
Data de Emissão
Data de emissão.
Espécie Documento
Espécie do Documento.
Código da Série Legal
Código da Série Legal.
Código da Subsérie Legal
Código da Subsérie Legal.
Unidade de Medida
Unidade de Medida da Mercadoria.
Quantidade Mercadorias
Quantidade de Mercadorias.
Quantidade Volumes
Informar a quantidade de volumes transportados.
Peso Bruto
Informar o peso bruto da mercadoria.
Este campo pode ser preenchido de forma manual ou via integração das notas
fiscais.
Peso Líquido
Informar o peso líquido da mercadoria.
Este campo pode ser preenchido de forma manual ou via integração das notas
fiscais.
Valor
Mercadorias
Informar o valor das mercadorias que serão transportadas.
Este campo pode ser preenchido de forma manual ou via integração das notas
fiscais.
Valor Total da Nota Fiscal
Valor Total da Nota Fiscal.
Chave da Nota
Fiscal Eletrônica
Este campo será preenchido na integração das notas fiscais, quando a
nota fiscal for Eletrônica.
Botões
Excluir
Excluir o item informado.
Para exclusão de notas fiscais, somente é possível através da tela
F660ELI.
Seleção
Abre a tela de consulta F660CNF, onde é possível selecionar a nota fiscal
desejada, que será carregada para a tela de digitação de notas fiscais.
Rateio
Este botão somente ficará habilitado quando na tela F070FEF na página
Impostos 2 no campo Rateio NF Impostos estiver com uma das opções A(Todos),
S(Saída), W (Entrada e Saída), e Y (Saída e Redução Z). E somente
será aberto quando posicionado nos campos chaves,
após os campos chaves abre a tela F000RPF onde poderá alterado
o rateio informado anteriormente.
Detalhes
Acessa a tela Dados Gerais da Nota Fiscal de Saída (F660DGV), que permite informar detalhes adicionais para notas fiscais digitadas que tenham a finalidade de Cobrança Serviço Via Remessa
Produto, Cobrança via Remessa, Remessa via Cobrança e Retorno de Componentes, e somente estará ativa após o lançamento das informações na guia Dados Gerais.
Para mais detalhes sobre o preenchimento dos dados gerais, acesse a documentação da tela Geração de detalhes das Notas Fiscais (F660GDG).
Valor Total
Este botão somente é exibido caso exista alguma configuração de
visualização cadastrada.
Ao clicar neste botão é aberta uma tela para se informar o valor total da nota
fiscal.
Corresponde ao valor total da nota fiscal, ou seja, a soma de todos os valores
contábeis das transações e sequências informadas para a nota fiscal.
O valor informado é apresentado no campo Valor Total.
Não é permitido que o campo Valor Total seja menor que a soma do campo Valor
Contábil das transações e sequências informadas para a nota fiscal. Caso não
seja informado valor para o campo Valor Total, a consistência em relação ao
campo Valor Contábil não é efetuada.
Dispos. Fiscais
Acesso à tela F660DIS para o cadastro e consulta de dispositivo fiscal. Este botão é habilitado ao acessar a guia Itens.
Mensagem
Acesse a tela F660MSG para visualizar as mensagens dinâmicas cadastradas na tela Mensagens de Notas Fiscais (F024MSG) ou através dos identificadores de regra IMP-660MSGDNFV.(Nota Fiscal de Saída) e IMP-660MSGDINV (Item da Nota Fiscal de Saída).
Impostos Agro
Acessa a tela F660IMS para visualizar os valores de impostos de agronegócio por item. Esse botão só será habilitado quando posicionado na guia Itens, a transação estiver configurada com o campo Calcular Imposto igual a "S - Sim" na tela F001TAG e se os produtos estiverem ligação com impostos do tipo "76 - Agronegócio".
Guias
Acesse a tela Guias de Recolhimento (F661GRI) para consultar as guias de recolhimento vinculadas à nota fiscal.