F000PGS - Manutenção dos parâmetros globais do GO UP
Os parâmetros globais atendem situações específicas de algum ponto ou tela do sistema, que necessitem de configuração especial.
Campos
Parâmetro
Exibe o nome do parâmetro global.
Valor
Define se o valor será o padrão ou não. O padrão é a indicação original do parâmetro global.
A definição do valor pode ser realizada através das teclas Ctrl + F3 ou clicando no botão de pesquisa.
Descrição do parâmetro
Esse campo, abaixo da grade, apresenta a finalidade do parâmetro global.
Valor padrão
Exibe o valor padrão do parâmetro global, ou seja, a configuração inicial do sistema.
Parâmetros globais disponíveis
BLO-PORTADOR
Finalidade: Indica ao sistema se a tabela do portador deve ser bloqueada ao gerar boletos de forma manual.
Caso esta variável esteja com o valor igual a "S - Sim", ao clicar em "Ok" na tela F146NNU será exibida a pergunta: "ATENÇÃO! Ao imprimir os boletos a tabela de portador (E039POR) será travada para outros usuários e processos. Deseja continuar?" Ao clicar em "S - Sim", o processo de impressão continuará. Caso opte por "N - Não", a impressão será cancelada.
Valor padrão: "N"
COM-000VLRET01
Finalidade: Quando ativo, o valor das retenções será considerado apenas no valor financeiro das notas fiscais de entrada e saída, de acordo com a parametrização de cada imposto no cadastro da transação. Além disso, as retenções não serão aplicadas no campo <vDesc> na geração do XML das notas fiscais.
Quando ativado este parâmetro, o sistema se comportará da mesma forma que identificador de regra COM-000VLRET01 quando está ativo.
Valor padrão: "N"
COM-CLIENTECFOP
Finalidade : Obriga ligação cliente x CFOP
Nas notas fiscais de venda, se o parâmetro estiver com valor "S", o sistema verifica a existência de ligação cliente X transação, se não encontrar a ligação, retorna inconsistência que a CFOP não está prevista para o cliente.
Solução: Efetuar a ligação cliente X transação (Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Transação).
Valor padrão: "N"
COM-CNPJNFSTIP2E5
Finalidade: Obriga que o cliente e fornecedor tenham o mesmo CNPJ para notas fiscais saída tipo 2(devolução).
Nas notas fiscais de venda tipo 2 e 5, o sistema verifica se o fornecedor (referente a nota fiscal de entrada vinculada na nota fiscal de saída), possui o mesmo CNPJ que o cliente da nota fiscal de saída, se o CNPJ for diferente e o tipo de nota fiscal igual a 2-Devolução, retorna inconsistência que o tipo de nota exige que o cliente tenha o mesmo CNPJ do fornecedor.
Quando o CNPJ for diferente e o tipo de nota fiscal for igual a 5-Retorno Industrialização, o sistema verifica se o identificador de regras "VEN-140LIGNE01" está cadastrado e ativo, se não encontrar, retorna inconsistência que o tipo de nota exige que o cliente tenha o mesmo CNPJ do fornecedor.
Solução: Verificar o cadastro do cliente e fornecedor das notas fiscais envolvidas (CNPJ).
Valor padrão: "S"
COM-CODBEMVEN
Finalidade: Obriga código do bem para produtos da classe imobilizado na geração da nota fiscal de saída quando integrar com o módulo patrimonial.
O sistema verifica nas notas fiscais de venda se o produto informado tem controle de ativo imobilizado (campo Controla Ativo Imobilizado), e verifica se a transação de venda tem integração com o patrimônio . Se o produto tiver controle de ativo, a transação integrar com patrimônio, e o código do bem não estiver preenchido, retorna a inconsistência: Transação integra com patrimônio, obrigatório código do bem.
Solução: Informar o código do bem patrimonial na nota fiscal.
Valor padrão: "S"
COM-CODSITTRIITENFE
Finalidade: Obriga código da situação tributária ICMS e consiste primeiro dígito da CST conforme país da empresa e país do fornecedor nos itens da nota fiscal de compra.
Nas notas fiscais de entrada, o sistema verifica se o campo de situação tributária está vazio, neste caso retorna inconsistência.
Verifica também, se o código do país no cadastro do fornecedor, é igual ao cadastro da empresa, se for igual, verifica se a situação tributária inicia com o digito "1", neste caso retorna inconsistência que CST é incompatível com o país do fornecedor.
Se o código do país for diferente, verifica se a situação tributária não inicia com o digito "1", neste caso retorna inconsistência que CST é incompatível com o país do fornecedor.
Solução: Verificar se o cadastro do fornecedor (País) está correto, ou preencher a situação tributária de acordo com operação comercial que estiver sendo executada.
Valor padrão: "S"
COM-CODSITTRIITENFS
Finalidade: Obriga código da situação tributária ICMS e consiste primeiro dígito da CST conforme país da empresa e país do cliente nos itens da nota fiscal de venda.
Nas notas fiscais de venda, o sistema verifica se o campo de situação tributária está vazio, neste caso retorna inconsistência.
Verifica também se o código do país do cadastro do cliente, é igual ao cadastro da empresa, e se a filial não pertence ao regime tributário simples nacional, nesta situação é verificado se a situação tributária inicia com o digito "1", neste caso retorna inconsistência que CST é incompatível com o país do cliente.
Se o código do país for diferente, e se a filial não pertencer ao regime tributário simples nacional, verifica se a situação tributária não inicia com o digito "1", neste caso retorna inconsistência que CST é incompatível com o país do cliente.
Solução: Verificar se o cadastro do cliente (País) está correto, ou preencher a situação tributária de acordo com operação comercial que estiver sendo executada.
Valor padrão: "S"
COM-COMSOMNFV
Finalidade: Cálculo de comissão deverá ser feito somente para nota fiscal de venda, tipo 1-saída.
O sistema verifica se o tipo de nota fiscal é maior que 1, neste caso zera o valor da comissão calculada para o representante.
Valor padrão: "S"
COM-CONCODCSTSPEDFIS
Finalidade: Obriga código de CST IPI, ICMS, PIS e COFINS, e consiste CST IPI, PIS e COFINS nas Notas Fiscais de Entrada e Saída, e cadastro de Produtos e Serviços.
Nas notas fiscais de compra e venda, o sistema verifica se as CST’s de ICMS, IPI, PIS e COFINS estão preenchidas, se não estiver retorna inconsistência que é obrigatório o preenchimento.
Na nota fiscal de entrada, o sistema verifica as seguintes situações:
- CST do IPI é maior ou igual a "50";
- CST do PIS é menor que "50";
- CST do COFINS é menor que "50".
Se ocorrer uma das situações, retorna inconsistência que CST é incompatível.
Na nota fiscal de venda, o sistema verifica as seguintes situações:
- CST do IPI é menor ou igual a "49";
- CST do PIS é maior ou igual a "50";
- CST do COFINS é maior ou igual a "50".
Se ocorrer uma das situações, retorna inconsistência que CST é incompatível.
No cadastro de produtos/serviços, o sistema verifica as seguintes situações:
CST’s vendas:
- CST do IPI é menor ou igual a "49";
- CST do PIS é maior ou igual a "50";
- CST do COFINS é maior ou igual a "50".
CST’s de compras:
- CST do IPI é maior ou igual a "50";
- CST do PIS é menor ou igual a "49";
- CST do COFINS é menor ou igual a "49".
Se ocorrer uma das situações, retorna inconsistência que CST é incompatível.
Solução: Ajustar o código da CST na nota fiscal ou no cadastro do produto/serviço.
Valor padrão: "S"
COM-DATREQIGUSIS
Finalidade: Obriga que a data de requisição seja igual à data do sistema.
O sistema verifica se a data da requisição é diferente da data do sistema, neste caso retorna inconsistência que a data da requisição deve ser igual a data do sistema.
Solução: Informar a data de requisição conforme a data do sistema (data atual).
Valor padrão: "S"
COM-DEPOSITORIGEM
Finalidade: Verifica depósito origem x depósito entrada para notas fiscais do tipo devolução, retorno e remessa.
O sistema verifica na entrada das notas fiscais de entrada do tipo 2,3,4,5 (Devolução e Retorno), se o depósito informado é igual ao depósito de origem (informado na nota fiscal de saída). Se os depósitos forem distintos, retorna inconsistência.
Solução: Informar o mesmo depósito que foi movimentado o estoque na saída na entrada da nota fiscal.
Valor padrão: "S"
COM-DIFBASCALVLR
Finalidade: Permite diferença entre base de cálculo x alíquota x valor imposto.
O sistema recalcula os impostos (COFINS retido, PIS retido, CSLL retido, Outra Retenções, ISS, IRRF e INSS), buscando o valor do imposto na nota fiscal, com o valor do imposto calculado, a diferença entre estes valores (tolerância), é o valor informado neste parâmetro, se a diferença for maior retorna a inconsistência: valor "IMPOSTO" retido difere base de cálculo x percentual x tolerância permitida.
Solução: Verificar o cálculo do imposto na nota fiscal, ou ajustar o valor padrão de tolerância.
Valor padrão: "0,10"
COM-ESTOQUENEGATIVO
Finalidade: Permite movimentação de estoque com assinalamento aceita negativo igual a SIM.
Nas movimentações de saída de estoque, o sistema verifica se na ligação produto X depósito (F210EST) o campo Aceita Estoque Negativo está com valor "S-Sim", neste caso retorna inconsistência que não é permitido na ligação produto x depósito assinalar aceita estoque negativo = SIM.
Solução: Na ligação produto X depósito informar o campo Aceita Estoque Negativo como "N-Não".
Valor padrão: "N"
Escopo: Global
COM-FORNECEDORCFOP
Finalidade: Obriga ligação fornecedor x CFOP.
Quando o tipo de nota fiscal for diferente de 3 (devolução – nota fiscal de saída) e diferente de 10 (nota fiscal de acerto – nota fiscal de saída), o sistema verifica a existência da ligação fornecedor X transação (F095FXT), se não encontrar retorna inconsistência que a transação não está prevista para o fornecedor.
Solução: Verificar se a transação utilizada está correta, se sim, efetuar a ligação do fornecedor X transação (F095FXT).
Valor padrão: "N"
COM-NFETITAPROVADO
Finalidade: Permitir cancelar ou reabilitar nf de entrada com título aprovado.
Quando a filial optar pela aprovação de títulos no contas a pagar, ao reabilitar/cancelar uma nota fiscal, o sistema verifica se o título já está aprovado (F501TCP), se sim retorna inconsistência que a nota fiscal não pode ser reabilitada ou cancelada, pois existe título aprovado pelo financeiro.
Solução: Desaprovar o(s) título(s) do contas a pagar (F501APG) para efetuar o cancelamento ou reabilitação da nota fiscal.
Valor padrão: "N"
COM-NFORINOBSNFACE
Finalidade: Obriga informar na observação da nota fiscal de acerto os dados da nota fiscal origem.
Nas notas fiscais de acerto entrada (tipos 9 e 10), o sistema verifica se o campo Observação está preenchido.
Nas notas fiscais de acerto saída (tipo 9), o sistema verifica se o campo Observação está preenchido.
Se estes campos não estiverem preenchidos, retorna inconsistência que para a nota fiscal de acerto, é obrigatório o preenchimento da nota fiscal origem no campo observação.
Solução: Verificar se o tipo de nota fiscal informado está correto, se sim, preencher o campo de observação da nota fiscal.
Valor padrão: "S"
COM-PRODSUBST
Finalidade: Consiste produto com substituição tributária x aplicação da transação.
O sistema compara a CST (CodStr – relacionada a substituição tributária) utilizada no item da nota fiscal, e verifica se a aplicação da operação (transação) é do tipo "A - Devoluções com Subt. Tributária" ou "B – Substituição Tributária", se estiver divergente retorna inconsistência que a transação é incompatível para produto com substituição tributária.
Solução: Verificar se a CST e transação utilizadas estão corretas.
Valor padrão: "S"
COM-REQSER
Finalidade: Permite requisição de serviço.
Com valor "N-Não" (default) neste parâmetro, ao efetuar uma entrada de requisição de serviço, retorna a inconsistência: Não é permitido requisitar serviço, utilize solicitação de compra.
Solução: Utilizar o processo de solicitação de compra, ou alterar o parâmetro para o valor "S-Sim".
Valor padrão: "N"
COM-RESPROREQ
Finalidade: Permite reservar produtos na requisição.
O sistema verifica nas requisições de produtos, se o depósito e reserva de estoque (produtos) está informado, se sim, retorna inconsistência que não é permitido a reserva de estoque.
Solução: Se deseja reservar estoque na requisição, alterar o valor do parâmetro.
Valor padrão: "N"
COM-SUGTNSNFS
Finalidade: Sugere a transação para o item da nota fiscal e para o faturamento do pedido, considera as informações do ICMS ST dos produtos e código do Suframa do cliente.
Quando este parâmetro estiver como "S – Sim", a regra GO UP associada ao identificador VEN-000TNSDE01 será executada, atribuindo as transações de acordo com os parâmetros do produto e cliente.
Quando o produto possuir ICMS ST e for realizada uma operação estadual será sugerida a transação 5403 para produtos comprados e a transação 5401 para produtos produzidos. Para operações interestaduais será sugerida a transação 6403 para produtos comprados e a transação 6401 para produtos produzidos.
Quando o produto não possuir ICMS ST, porém o cliente indicar o código do Suframa será sugerida a transação 6110 para produtos comprados e a transação 6109 para produtos produzidos
Valor padrão: "N"
COM-SUPIMEREQ
Finalidade: Verifica se o usuário logado possui superior imediato em seu cadastro na digitação da requisição, quando empresa não utilizar aprovação multi-nível para requisição.
Na inclusão de requisições eletrônicas, o sistema verifica se o usuário possui um superior imediato cadastrado, se não encontrar retorna inconsistência que o usuário logado está sem superior imediato.
Valor padrão: "S"
COM-TIPPROIMP
Finalidade: Obriga o tipo de produto para impostos nos itens da ordem de compra e nota fiscal de entrada.
O sistema verifica nos itens da ordem de compra e nota fiscal de entrada, se o campo Tipo de produto para imposto é maior que 0(zero). Se o parâmetro global estiver com o valor "S-Sim" e o campo igual a 0(zero), retorna inconsistência que o produto está sem tipo de produto p/impostos em seu cadastro.
Solução: Informar no cadastro do produto (F075PRO) a classificação correta no campo Tipo de Produto para Imposto.
Valor padrão: "N"
COM-TRUNCCSLL
Finalidade: Indica se o valor do CSLL deve ser truncado, deixando o valor com duas casas decimais e sem arredondamento.
Valor padrão: N-Não.
COM-TRUNCISS
Finalidade: O parâmetro é responsável por definir de que forma o arredondamento de ISS será realizado, por padrão o valor do ISS será arredondado conforme o a lógica matemática, arredondando para cima a segunda casa decimal quando a terceira casa for igual ou maior a 5.
A rotina responsável pela alteração na fórmula do arredondamento é executada no fechamento da nota fiscal, por isso é importante que o parâmetro esteja com valor igual a "S" quando a nota for fechada. Uma nota já fechada não é mais corrigida, necessitando ser reabilitada e novamente fechada para que o sistema atue e corrija as divergências.
Quando o parâmetro for selecionado como "S", o ISS terá seu valor arredondado após duas casas decimais, dessa forma será possível emitir notas fiscais de serviço para a prefeitura de SP ou qualquer outra que utilizar a mesma dinâmica.
Exemplos:
1. COM-TRUNCISS = 'N'
Valor Base ISS * Percentual de ISS = Valor Imposto ISS
200,94 * 2% = 4,0188 -> Arredondamento padrão = 4,02
2. COM-TRUNCISS = 'S'
Valor Base ISS * Percentual de ISS = Valor Imposto ISS
200,94 * 2% = 4,0188 -> Arredondamento 'truncado' = 4,01
Valor Padrão: "N"
COM-TRUNCINSS
Finalidade: Indica se o valor do INSS deve ser truncado, deixando o valor com duas casas decimais e sem arredondamento.
Valor padrão: N-Não.
COM-TRUNCIRRF
Finalidade: Indica se o valor do IRRF deve ser truncado, deixando o valor com duas casas decimais e sem arredondamento.
Valor padrão: N-Não.
COM-TRUNCCOFINSRET
Finalidade: Indica se o valor do COFINS Retido deve ser truncado, deixando o valor com duas casas decimais e sem arredondamento.
Valor padrão: N-Não.
COM-TRUNCPISRET
Finalidade: Indica se o valor do PIS Retido deve ser truncado, deixando o valor com duas casas decimais e sem arredondamento.
Valor padrão: N-Não.
COM-VERTRIBFOR
Finalidade: Verifica a tributação do cadastro fornecedor durante a digitação dos itens de produtos e serviços na ordem de compra e nota fiscal de entrada.
O sistema verifica os seguinte parâmetros no cadastro do fornecedor, e compara com os valores de impostos da nota fiscal no fechamento da nota fiscal de entrada:
- Se tributa ICMS igual a NÃO e valor do ICMS maior que zero;
- Se tributa IPI igual a NÃO e valor do IPI maior que zero;
- Se tributa ISS igual a NÃO e valor do ISS maior que zero;
- Se tem IRRF retido igual a NÃO e valor do IRRF maior que zero;
- Se tem PIS retido igual a NÃO e valor do PIS maior que zero;
- Se tem COFINS retido igual a NÃO e valor do COFINS maior que zero;
- Se tem CSLL retido igual a NÃO e valor do CSLL maior que zero;
- Se tem Outras Retenções igual a NÃO e valor de Outras Retenções maior que zero.
Nestes casos retorna inconsistência que o fornecedor não tributa determinado imposto.
Solução: Rever os parâmetros tributários no cadastro do fornecedor.
Valor padrão: "S"
COM-VLRATIIMONFE
Finalidade: Considera o valor do ativo imobilizado informado na filial do patrimônio para compra de ativo imobilizado na entrada da nota fiscal.
Quando o tipo de nota fiscal for igual à "1-NF Entrada", o sistema verifica se a classe do produto é igual à "3-Imobilizado", se o preço unitário do produto é maior ou igual ao valor mínimo definido na filial e a aplicação da operação diferente de "I-Imobilizado, e retorna inconsistência que transação não compatível para compra de ativo imobilizado.
Se o preço unitário for menor que o valor mínimo definido na filial e a aplicação da operação for à "I-Imobilizado", retorna inconsistência que o valor unitário é menor que o permitido para transação de ativo imobilizado.
Solução: Ajustar o valor mínimo no cadastro da filial e verificar a classe do produto e a transação utilizada para entrada deste item.
Valor padrão: "S"
COM-ZERBASECALC
Finalidade: Permite indicar se a base de cálculo das substituições deverá ser zerada quando o valor da substituição for negativo.
Valor padrão: "S".
ConCndPgt
Finalidade: Consiste se a condição de pagamento informada na tela de pedido e nota fiscal de saída é igual a cadastrada como padrão para o cliente. Valores válidos: 0-Nenhum, 1-Pedido, 2-Nota Fiscal de Saída, 3-Ambas.
Valor padrão: "0"(zero).
Escopo: Global.
Aplicação: Indicar em quais situações o sistema deve verificar se a condição de pagamento informada deve ser consistida com a condição de pagamento padrão do cliente.
ConNatUnf
Finalidade: Faz a consistência da natureza de operação com a UF do cliente/fornecedor.
Valor Padrão: "S".
CPA-CHCPOSBAIXALOT
Finalidade: Controla a exibição da tela de Geração de Movimentos e Emissão de Cheques e Avisos (F600ECH) após o processamento na tela de Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT)
Após o processamento de uma baixa de títulos por lote no contas a pagar é comum que seja realizada uma emissão de cheques preparados, para isso a tela de Geração de Movimentos e Emissão de Cheques e Avisos (F600ECH) é aberta por padrão após o processamento do lote, esse parâmetro pode ser utilizado para desativar a chamada dessa tela.
CPR-000REDUC01
Finalidade: possibilitar ou não a soma do valor de frete antes de calcular a redução de ICMS.
Valor padrão: "N"
CPR-440BLONF01
Finalidade: bloquear uma nota fiscal de entrada quando o número desta já existir em outra filial.
Valor padrão: "S"
CTB-669ECDVC01
Finalidade: gerar o registro I051 do SPED ECD sem considerar a data de validade das contas do plano referencial.
EST-215VPCTB01
Finalidade: Indicativo para interromper o processo de fechamento de estoques caso seja encontrado algum movimento de estoque que esteja fora do período contábil da filial. Caso não queira que o bloqueio ocorra, é necessário alterar o valor do identificador para N.
Valor Padrão: S.
EST-DESMONTNATRAN
Finalidade: Indica se o processo de desmonte deve ser executado via tela de transferência de estoques (F210TPA). Nesse processo, o produto produzido será sugerido automaticamente no item de origem da transferência e os insumos da ordem de produção serão sugeridos automaticamente nos itens de destino da transferência. Para utilizar esse recurso deve ser selecionado o tipo de transferência "Entre Produtos" e informado nos filtros da pesquisa a origem e ordem de produção já finalizada. O valor dos insumos será o rateio do valor do produto produzido pela quantidade de insumos. Nesse caso, as transações devem ser modificadas para utilizarem a Forma Valorização Movimento como F-Pelo Fechamento, utilizando assim o preço médio na contabilização.
Valor Padrão: N-Não.
Observação: Para que o processo de desmonte possa ocorrer, também é necessário que o parâmetro global TipDifTrf esteja definido como S-Sim.
ExiAtuFis
Finalidade: Define se a mensagem no cadastro de Produto será exibida: "Produto usa ligação Fornecedor X Produto. Deseja atualizar este parâmetro fiscal nas Ligações?".
Valor padrão: "P" (perguntar).
Escopo: Filial.
ExiCotZer
Finalidade: Indica se será exibida a mensagem "Deseja eliminar as cotações sem preço informado para o(s) processo(s) de cotação X?" ao utilizar o botão Gerar OC na tela Quadro comparativo de propostas (F410QCP).
Valor padrão: "N - Não".
Escopo: Empresa e Usuário.
Aplicação: Se estiver definido como "S" - Sim, permite excluir cotações sem preço quando finalizadas.
FIN-BANCOTITULO
Finalidade: Controla se o banco do título deve ser consistido na importação do retorno do pagamento eletrônico.
Pode ser utilizado quando for necessário definir um banco que não seja a própria empresa nas configurações da filial para o Contas a Receber (F070FRE).
Valor padrão: "S" - Sim.
FIN-BLOBAITITCRNFNAU
Finalidade: Bloqueia a baixa de títulos no contas a pagar e receber (exceto cancelamento) oriundos de nota fiscal eletrônica de saída que não esteja autorizada.
O sistema verifica se o tipo de baixa é diferente de "CA-Cancelamento", se o dispositivo autorizado da série da nota fiscal é do tipo 6,7 ou 8, e se a situação da nota fiscal eletrônica é diferente de 3-Autorizada, e retorna inconsistência que o título foi gerado via nota fiscal não está autorizada, baixa não permitida.
Solução: A nota fiscal precisa ser autorizada para a baixa dos títulos. Verificar se o retorno automático do SDE está em funcionamento (reiniciar serviços Windows do SDE).
Valor padrão: "S"
FIN-DATBASTITTAI
Finalidade: Obriga que a data de títulos do contas a receber e a pagar do tipo "TAI" seja menor que a data definida. Neste parâmetro deve ser informada a data de implantação (virada do sistema) para a gestão financeira.
Na geração do título de tipo "TAI" o sistema verifica se a data de entrada (CP e CR) é maior que a data informada no parâmetro. Neste caso ocorre uma mensagem informando que a data base é maior do que a data permitida.
Solução: Ajustar a data informada no parâmetro global.
Valor padrão = "01/01/2013"
FIN-DIASBAIXASIS
Finalidade: número de dias máximo permitido entre a data de baixa x data do sistema.
O sistema verifica a data de movimento de baixa de títulos (CP e CR), a data de preparação da Tesouraria e a data de movimentação manual na Tesouraria, onde a diferença de dias entre a data do movimento e a data do sistema precisa ser menor ou igual à quantidade de dias definido no parâmetro. Caso seja maior, retorna uma inconsistência indicando que a data de movimento excede a quantidade de dias permitida entre a data de movimento x data do sistema.
Solução: verificar a data do movimento (baixa) informada ou ajustar a quantidade de dias no parâmetro.
Valor padrão: "5"
Observação
O prazo máximo permitido no sistema é de 9999 dias, portanto informe apenas números de 0 a 9999.
FIN-EFETIVATITPRE
Finalidade: Permite efetuar o pagamento de título previsto.
O sistema verifica se o tipo de título está com o campo Soma C. Receber ou Soma C.Pagar diferente de "C" (Soma crédito/Pagtos Indevidos), e verifica se no título a transação de previsão é "CRP" (Contas a Receber - Entrada de Previsões) ou "CPP" (Contas a Pagar - Entrada de Previsões), neste caso retorna inconsistência que não é permitido efetivar título previsto.
Solução: Deve existir título efetivo para efetuar a baixa.
Valor padrão: "N"
FIN-FORMAPAGAMENTO
Finalidade: Obriga forma de pagamento para cliente e fornecedor.
O sistema verifica no cadastro de cliente e fornecedor se o campo Forma de Pagamento está em branco. Neste caso, retorna inconsistência que o campo é obrigatório.
Solução: Preencher o campo Forma de Pagamento ou desativar o parâmetro global para não exigir forma de pagamento.
Valor padrão: "S"
FIN-GERCOMWSV
Finalidade: Indica se a comissão é gerada via web service.
Quando a comissão é gerada via web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.GerarComissao, porta Gravar, utilizando o identificador de regra CRE- 301CONBA01, é preciso definir este parâmetro para "S - Sim", para que quando o movimento de baixa do título que gerou a comissão for excluído a comissão seja estornada. Utilizado nas telas: F301EBL, F600ELC.
Valor padrão: "N"
FIN-GERGUIRECTITMAN
Finalidade: Gera guia de recolhimento para títulos de impostos lançados manualmente no contas a pagar.
Quando efetuar a entrada de um título de forma manual, e este título corresponder ao pagamento de um imposto, o sistema verifica se este fornecedor está ligado a mais de um imposto (F055PPF) e se tem guia de recolhimento informada, neste caso retorna inconsistência que o fornecedor está associado a mais de um imposto e não é permitido gerar guia de recolhimento.
Se encontrar apenas um cadastro do fornecedor (F055PPF), o sistema insere uma guia de recolhimento e vincula com este título manual.
Obs.: Para cada tipo de imposto, tem um único fornecedor cadastro. Ao efetuar a baixa do título, a guia de recolhimento também é atualizada.
Valor padrão: "S"
FIN-GERRETBXCRECR
Finalidade: Gerar retenção de impostos nas baixas por aproveitamento de crédito no Contas a Receber.
Tem como valor padrão N-Não. Quando alterado para S-Sim o sistema considera os valores movimentados por aproveitamento de crédito no valor base do cálculo de impostos em baixas por pagamento e permite gerar retenções (PIS, COFINS, CSLL,OUR) para títulos baixados por crédito (F301BAA), conforme parâmetros utilizados em baixas por pagamento.
FIN-GERRETBXCRECP
Finalidade: Gerar retenção de impostos nas baixas por aproveitamento de crédito no Contas a Pagar.
Tem como valor padrão N-Não. Quando alterado para S-Sim o sistema considera os valores movimentados por aproveitamento de crédito no valor base do cálculo de impostos em baixas por pagamento e permite a retenção do impostos nas baixas por aproveitamento na tela F501BAA.
FIN-GRUPOCPCR
Finalidade: Obriga grupo de contas a pagar/receber para cliente e fornecedor.
O sistema verifica o campo Grupo Contas Pagar/Receber nos seguintes processos: Cadastro de Cliente, Cadastro de Fornecedor, Inclusão de Títulos Contas a Pagar e Receber. Se o campo não estiver informado, retorna mensagem que o campo é obrigatório.
Solução: Informar o grupo contas pagar/receber nos respectivos campos, ou desabilitar o parâmetro global, se optar em não utilizar a classificação dos títulos por grupo.
Valor padrão: "S"
FIN-PERVARTITPREV
Descrição: "Percentual de variação permitido entre Títulos Previstos/Efetivos para conciliação".
Valor padrão: "0" (zero).
Escopo: Global
- Global: Afeta todo o sistema.
- Empresa: Afeta a empresa logada.
- Filial: Afeta a filial logada.
- Usuário: Afeta o usuário logado.
Observação:
- Valores possíveis: 0 á 100.
- Aplicação: Conciliação Títulos Previstos/Efetivos (F501CPE_FPCP)
FIN-RELTIPTITCOMP
Finalidade: Obriga relacionamento entre tipo de título no aproveitamento (tipo de relacionamento "1") e compensação (tipo de relacionamento "2").
Ao efetuar as baixas de títulos no contas a receber e contas a pagar, por substituição, compensação (CR x CP) e aproveitamento de crédito, o sistema verifica se existe o relacionamento entre os tipos de títulos que estão sendo baixados, caso não tenha o relacionamento, retorna inconsistência que não está previsto a baixa entre os tipos de títulos.
Solução: Verificar os tipos de títulos que estão sendo baixados estão corretos, se estiver correto relacionar os tipos de títulos (F002RXT).
Valor padrão: "S"
FIN-RELTIPTITENTMAN
Finalidade: Obriga relacionamento transação x tipo de título para títulos manuais.
Na inclusão de títulos manuais no conta a receber e contas a pagar, o sistema verifica se existe relacionamento entre a transação e o tipo de título, se não encontrar relacionamento, ocorre retorna inconsistência que o tipo de título não está previsto para a transação.
Solução: Verificar se o tipo de título e transação utilizados estão corretos, se sim, efetuar a ligação entre tipo de título e transação (F002TXT).
Valor padrão: "S"
FIN-RELTIPTITSUBST
Finalidade: Obriga relacionamento entre tipo de título na substituição.
Nas baixas de títulos por substituição do contas a receber e contas a pagar, o sistema verifica se existe o relacionamento entre os tipos de títulos baixados, se não encontrar relacionamento, retorna inconsistência que não está previsto baixa por substituição entre os tipos de títulos.
Solução: Verificar se o tipo de título utilizado para baixa está correto, se estiver correto efetuar o relacionamento entre os tipos de títulos (F002RXT).
Valor padrão: "S"
FIN-TIPPAGREMPE
Finalidade: Consiste o tipo de pagamento na geração da remessa do pagamento eletrônico.
O sistema efetua consistências no momento da geração de remessa do pagamento eletrônico, comparando a forma de pagamento do fornecedor com o tipo de pagamento selecionado na tela, se encontrar divergência retorna inconsistência que o tipo de pagamento não permitido de acordo com assinalamento do cadastro do fornecedor.
Verifica também para os tipos de pagamento "PO", "PS" e "PT", se o tamanho do código de barras é diferente de 44 posições, se sim retorna inconsistência que para título de imposto ou concessionária, o código de barras deve ter 44 posições.
Quando tipo de pagamento "TR" ou "TN", verifica se existe código de barras informado, se não existir retorna inconsistência que não foi informado código de barras.
Quando tipo "TR", o sistema compara as três primeiras posições do código de barras com o banco, se for diferente retorna inconsistência que o banco do código barras é diferente do banco do portador.
Quando tipo "TN", se as três primeiras posições forem iguais ao banco, retorna inconsistência que o banco do código barras é igual ao banco do portador.
O sistema faz várias consistências para DOC mesmo titular/outro titular, TED mesmo titular/outro titular e Crédito em conta-corrente.
Solução: Verificar o tipo de pagamento informado no cadastro do fornecedor e tipo de pagamento utilizado na tela de remessa. Verificar tambem: número da conta (banco, agência, conta), valor do título, banco do título, CNPJ da filial X CNPJ Fornecedor.
Valor padrão: "S"
GER-ALTCLAPRO
Finalidade: Permite alterar classe de produto com movimentação.
Na alteração do campo Classe Produto, o sistema verifica se o produto já foi movimentado em alguma nota fiscal de entrada ou saída , se encontrar movimentação retorna inconsistência que a alteração da classe do produto não é permitida, pois existe movimentação.
Solução: Excluir as notais fiscais movimentadas para o produto.
Valor padrão: "N"
GER-CRIRATU
Finalidade: Critério para validação do rateio U. Informe C ou F.
Quando informado tipo "F" na geração do rateio automático (F000RCF) é gerado rateio tipo "U – Por C. Custos" sem código de centro de custo (em branco).
Quando informado tipo "C", o rateio será gerado com tipo "U – Por C. Custos", com o centro de custo informado na tela no campo Centro de Custo.
Valor padrão: "F"
GER-EMAPROCAUT
Finalidade: Endereço para envio de email dos erros retornados pelos processos automáticos de integrações e conciliações.
O sistema envia um e-mail com as inconsistências referente aos processos automáticos de integrações e conciliações. Informar neste parâmetro o e-mail da pessoa responsável.
Valor padrão: "seu@email.com.br"
GER-ENDWSGECEX
Finalidade: Informar o endereço do Web Service (Base) do sistema Gecex. (Ex.: http://101.1.1.1/Gecex/). As preencher este parâmetro será ativada a exportação de cadastros de Fornecedores, Transportadoras e Produtos para o sistema Gecex.
GER-ENVBOLIMPEMA
Finalidade: define se o boleto deve ser enviado para o cliente via e-mail automaticamente. Por padrão, este parâmetro fica definido como "N - Não".
Quando "S - Sim", a opção de enviar o bloqueto para o cliente de forma automática é disponibilizada nas telas Consulta de Remessa para Banco de Contas a Receber (F302CRB) e Emissão bloquetos ou duplicatas do Contas a Receber (F305EBD). O boleto é enviado após você clicar no botão Imprimir dessas telas.
GER-ENVEMAAPRMN
Finalidade: Indica se o e-mail deve ser enviado automaticamente para os aprovadores da Ordem de Compra. Caso seja alterado para "S - Sim", após o usuário clicar no botão para fechar a ordem de compra, ao apresentar a mensagem de que ela precisa de aprovação, é enviado um e-mail para o usuário aprovador avisando da necessidade de aprovação.
GER-GRUPOCONTAS
Finalidade: Obriga grupo de usuários para informação de contas contábeis e financeiras no cadastro de produto e serviço.
O sistema verifica se o usuário logado pertence ao grupo (1073742165), se não pertencer ao grupo e foi informado uma conta contábil ou financeira no cadastro do produto e serviço, retorna inconsistência que o usuário está sem permissão de acesso ao campo.
Solução: Incluir o grupo (Controladoria – Contador) no cadastro do usuário (SGU), ou solicitar a pessoa autorizada para informar as contas contábeis e financeiras no cadastro.
Valor padrão: "1073742165"
GER-HERFRMUSUMOD
Finalidade: Código usuário modelo para herdar seleção campos e configurações de grade no primeiro logon do usuário.
Valor padrão: "4"
Obs.: Usuário 4-Configurador.
GER-MASPRODFAM
Finalidade: Obriga máscara de produto no cadastro de família.
Com valor "S-Sim" nesse parâmetro, o sistema verifica na inclusão do cadastro de famílias (F012FAM), se o campo Máscara 1 está vazio, e retorna inconsistência que é obrigatório o código da máscara.
Solução: Informar um código de máscara no cadastro da Família.
Valor padrão: "N"
GER-OBRCEPCLIFOR
Finalidade: Obriga código do CEP no cadastro de cliente e fornecedores do mercado interno.
No cadastro de clientes e fornecedores, o sistema verifica se o código do CEP está vazio e o campo Tipo Mercado igual à "Interno", neste caso retorna inconsistência que é obrigatório código do CEP.
Solução: Informar o código do CEP no cadastro do cliente/fornecedor.
Valor padrão: "S"
GER-ORDENACAOLOTE
Finalidade: Indica quais campos devem ser usados para ordenar a busca automática de lotes. A ordenação, por sua vez, será em ordem ascendente, e deve-se utilizar o separador , (vírgula) para informar mais de um campo. Quando esse parâmetro estiver preenchido, os lotes serão sugeridos automaticamente de acordo com a ordenação informada, nos módulos de Mercado, Suprimentos e Manufatura.
Valores Possíveis: É possível informar campos das tabelas de controle do lote, tais como DATVLT, DATFAB, CODLOT.
Valor padrão: ""
GER-PERFILZERPARFIS
Finalidade: Permite informar código da filial zero em parâmetros fiscais: parâmetros por estado, regime especial, redução/acréscimos, substituições impostos.
Ao efetuar o cadastro dos parâmetros fiscais com filial 0(zero), retorna inconsistência que não é permitido filial zero.
Solução: Cadastrar os parâmetros fiscais informando a filial, ou alterar o parâmetro para "S-Sim" quando se tratar de apenas uma filial no cadastro.
Valor padrão: "N"
GER-SENHAPROXYGECEX
Finalidade: Informar a senha do usuário do Proxy para integração com o sistema Gecex. Este parâmetro é opcional e deve ser preenchido apenas se for necessário.
GER-SETFRMPADUSU
Finalidade: Assinala no usuário os valores padrões definidos para os forms no primeiro logon.
Valor padrão: "S"
GER-SPEDFISCAL
Finalidade: Consiste a existência do código do IBGE para as cidades da transportadora e do cliente nas notas de saída e para as cidades da transportadora e do fornecedor nas notas de entrada.
O sistema verifica nas notas fiscais de entrada e saída, se existe código de IBGE para a cidade do cliente/fornecedor e da transportadora informada, se não existir retorna inconsistência que está sem código de IBGE no cadastro de cidades.
Solução: Informar o código do IBGE no cadastro de CEP (F008CEP).
Valor padrão: "S"
GER-TEMPOTELARATEIO
Finalidade: Tempo limite para a tela de rateios permanecer aberta.
Informar o tempo (em segundos) que a tela de rateios ficará aberta para o usuário informar as contas, após o tempo esgotado a tela de rateios será fechada, cancelando o processo, evitando travamento de tabelas no banco de dados (multiusuário).
Valor padrão: "60"
GER-USUPROXYGECEX
Finalidade: Informar o usuário do Proxy para integração com o sistema Gecex. Este parâmetro é opcional e deve ser preenchido apenas se for necessário.
IMP-ZERCREPISCOFPAT
Finalidade: Zera crédito de PIS e COFINS na integração de nota fiscal de entrada com o módulo de impostos quando trata-se de patrimônio. O crédito será gerado pelo módulo patrimonial (1/48).
O sistema verifica no momento da integração das notas fiscais (Comercial Tributos) se a aplicação da transação é igual a "I-Imobilizado", se é de imobilizado zera os campos de PIS e COFINS a recuperar.
Valor padrão: "S"
MAN-PERCOMCTRLOTFIC
Finalidade: Define se o cliente pode utilizar componentes com controle de lote na composição da ficha técnica dos produtos produzidos.
Quando este parâmetro estiver ativo, o campo Lote da tela Movimento de OP/OS (F909MIF), é habilitado para indicar qual lote corresponde ao produto apontado.
Valor Padrão: N.
MAN-TNSTRSCOMATEOP
Finalidade: Define se vai transferir os componentes na separação de componentes das OPs para um depósito de fabricação.
Este parâmetro global só deverá ser preenchido com a transação "90281" se a empresa utiliza um depósito de fabricação, ou seja, retira do depósito de almoxarifado para levar para o depósito de fabrica.
Quando informada a transação padrão "90281" (saída de estoque), a qual tem vinculada a transação de transferência "90231" (entrada no estoque), irá transferir os componentes das OPs na tela F913SCE, para o depósito definido na transação "90231", que tem como padrão o depósito de fabricação "1-100".
Observações:
Não será possível transferir componentes para o mesmo depósito de origem, ou seja, se estiver definido na transação "90231" que transfere para o depósito "1-200" (Almoxarifado), e o componente também estiver localizado no depósito "1-200", irá apresentar uma mensagem no momento do atendimento dos componentes da OP na tela F913SCE.
Valor padrão: Em branco.
NFE-EMAILADICIONAL
Finalidade: Cadastra os e-mails adicionais que deseja-se enviar o XML da NF-e. Este parâmetro suporta somente quatro e-mails e um total de 250 caracteres. A cada e-mail informado, deve-se utilizar o separador ; (ponto e vírgula).
Essas informações são geradas no XML da nota na tag <infAdic>.
NFE-ICMOPECALCNFE
Finalidade: Indica se o ICMS da Operação deve ser calculado na geração do XML da nota fiscal eletrônica.
Valor padrão: "N"
NFE-MSG_AUTOMATICA
Finalidade: Automatiza a inclusão das mensagens fiscais "8", "9" e "10" na emissão de nota fiscal de saída para filiais que tenham o regime tributário do "Simples Nacional" ou "Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", além de critérios específicos que serão descritos a seguir.
Solução: As mensagens que serão adicionadas são:
- 8 - Documento Emitido por EPP optante pelo Simples Nacional. Não gera direito a crédito Fiscal de ISS e IPI
- Esta mensagem será adicionada quando a filial for do regime tributário do "Simples Nacional" ou "Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta".
- 9 - ST. 30% de MVA - Anexo 3, artigo 229, Inciso 4º
- Esta mensagem será adicionada quando a filial for do regime tributário do "Simples Nacional" ou "Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", tiver produto na nota fiscal com código de situação tributário (CSOSN) igual a "202" e tenha no item o valor do ICMS substituído maior que "0"(zero).
- 10 - Permite o aproveitamento do crédito de ICMS no valor de R$ #VLRISN# correspondente à alíquota de #PERISN#%, nos termos do ART. 23 da LC 123
- Esta mensagem será adicionada quando a filial for do regime tributário do "Simples Nacional" ou "Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", tiver produto na nota fiscal com código de situação tributário (CSOSN) igual a "101" ou "201", e tenha no item o valor do ICMS Simples Nac. maior que "0"(zero).
Valor padrão: "5"
NFS-NOTA_PERSONALIZA
Finalidade: permite a personalização do XML da nota fiscal de saída através da regra 13.
Solução: alterar as informações das tags do XML da nota fiscal de serviço eletrônica através da edição das variáveis disponíveis na regra 13.
Valor Padrão: "N".
Observação:
Para que a tag <situacaoespecial> seja gerada no XML da NFS-e, do grupo InfSenior, é necessário incluir a variável VSIntSitEsp na regra.
NFS-TruncaImpostosNF
Finalidade: Bloqueia o arredondamento dos valores de ISS e INSS nas Notas Fiscais de Saída.
Valor Padrão: N
NFE-OBSADICITEM
Finalidade: apresentar informações complementares do produto nos dados adicionais do produto na NF-e. Opções:
- DCP - Descrição Complementar do Produto
- DNF - Descrição do Produto para NF
- DCD - Descrição Complementar da derivação
- OIN - Observações do Item da NF
- LOT - Lote do produto ou séries. A validade do lote também é informada
Informe quais informações serão apresentadas na tag, concatenando os campos com +. Exemplo: DCP+DCD. Nesse caso, a tag será gerada com a descrição complementar do produto + a descrição complementar da derivação).
Nota 1
A tag <infadprod> é limitada a 500 caracteres. Por conta disso, são reservadas 70 posições para detalhamento do valor aproximado de impostos caso o parâmetro global NFE-VLRAPROXTRIBPROD esteja configurado para apresentar esse valor. Sendo assim, o limite de informações apresentadas com os dados complementares do produto é de 430 caracteres.
Nota 2
Ao utilizar esse parâmetro global, na tag <infAdProd> do .XML da nota fiscal de saída serão impressos apenas os valores que correspondem ao parâmetro global, não fazendo a concatenação com uma mensagem gerada na tela F024MSG e atribuída à nota fiscal ou ao item da nota.
Valor padrão: vazio.
NFE-VLRAPROXTRIBPROD
Finalidade: Define como deve ser feito o cálculo do valor aproximado dos impostos, tendo como possibilidades calcular por item, calcular pelo valor total dos impostos da nota fiscal ou se não deve ser realizado o cálculo.
- Quando o parâmetro for configurado I - Itens, o valor será calculado por item e será informado nos dados adicionais do produto (tag <infadprod>)
- Quando o parâmetro for configurado G - Dados Gerais, o valor será calculado pelo valor total dos impostos da nota fiscal e será informado nas Informações Adicionais de Interesse do Fisco (Tag <InfAdFisco>)
- Quando o parâmetro for configurado como N - Não se aplica, o valor não será calculado
Valores Possíveis: I - Itens, G - Dados Gerais e N - Não se aplica.
PAT-DEPPARALELA
Finalidade: contabiliza o patrimônio pela depreciação paralela caso esteja como Sim ou pela depreciação normal caso esteja como Não.
Valor Padrão: "N".
Utilizando a depreciação paralela, a contabilização se dará pela transação 90827 - Depreciação Paralela do Bem.
Utilizando a depreciação normal, a contabilização se dará pela transação 90815 - Depreciação Normal do Bem.
StrConCrt
Finalidade: Permite acesso somente às situações tributárias conforme o regime tributário da filial.
O sistema ativa um filtro para as situações tributárias conforme o regime tributário da filial. Este parâmetro afetará a seleção de situações tributárias conforme critério a seguir:
Com o valor "S - Sim", as seguintes situações tributárias poderão ser utilizadas:
Todas as situações tributárias com o código do regime tributário igual a 0 (zero).
Situações com regime tributário iguais a 1 (um) ou 2 (dois), se o regime tributário da filial for igual a 1 (um) ou 2 (dois).
Situações com regime tributário igual a 3 (três), se o regime tributário da filial for igual a 3 (três).
Valor padrão: "N"
UsaFinVnd
Finalidade: Libera o acesso ao conceito de finalidade de venda.
Escopo: Empresa.
Valores possíveis: "S - Sim" ou "N - Não".
Aplicação:
Habilita o campo de código de finalidade de venda nas seguintes telas:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro (F085CAD)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Definições/Histórico (F085HCL)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Produto > Individual (F075PPC)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Produto > Agrupado (F075PCA)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Cadastro (F120GPC)
Na emissão de uma nota fiscal de saída, o sistema irá buscar a sugestão de finalidade de venda na ligação cliente X produto. Caso não a encontre, a sugestão será buscada no cadastro do cliente.
Obs.: Será feita apenas a sugestão da finalidade, podendo esta ser alterada no item da nota fiscal.
Valor padrão: "N"
UtiDatPar
Finalidade: Indicativo se o sistema utiliza a data da Nota Fiscal de Saída, a data atual do sistema ou a data da Nota Fiscal de Entrada para gerar as datas do estorno da comissão.
Escopo: Global
Valores Possíveis: Sim, Não ou Perguntar.
Aplicação:
- se preenchido com "N - Não": o estorno da comissão será gerado utilizando a data atual do sistema.
- se preenchido com "S - Sim": a data da Nota Fiscal de Saída será utilizada para gerar a data do estorno da comissão.
- se preenchido com "P - Perguntar": ao fechar a Nota Fiscal de Entrada do tipo "2 - Devolução", será apresentada a mensagem "Deseja utilizar qual data para o estorno da comissão?", com os botões: NF Saída, Hoje e NF Entrada.
Valor padrão: "N"
VEN-EMIXMLPRE
Importante
Esse parâmetro será descontinuado a partir das versões 5.8.11.117 e 5.10.1.30.
Finalidade: indica ao sistema que a emissão dos arquivos eletrônicos das notas fiscais de venda deve ser realizada em dois passos.
Com o parâmetro habilitado, o arquivo XML de uma nota fiscal de venda é gerado no diretório de geração das NFes, configurado no cadastro do usuário (prioridade, caso estiver informado) ou no cadastro da série (segunda opção) normalmente. Mas essa geração não salva o arquivo com o formato padrão .XML, mas sim com o formato temporário .prexml. Depois que todas as operações inerentes à emissão do documento fiscal estiverem efetuadas no banco de dados, então os arquivos gerados com formato .prexml são renomeados e tornam-se, efetivamente, arquivos XML.
O parâmetro ajuda nos casos em que o arquivo eletrônico é gerado e o programa de documentos eletrônicos interpreta o arquivo, valida na SEFAZ e retorna ao sistema antes que todos os processos tenham sido finalizados. Processos esses que concretizam a nota como emitida e efetivamente disponibilizam a nota para sistemas externos.
O uso deste parâmetro tem como pré-requisito que o usuário logado no sistema tenha permissão de alteração de arquivos no diretório das NFes.
Tela: todas as telas de nota fiscal de venda que realizam a emissão de notas fiscais de venda.
VEN-IMPCOMPDESSER
Finalidade: Indica se a competência é impressa junto à discriminação do serviço no faturamento via contrato.
Quando este parâmetro estiver como "S – Sim", a descrição do produto/serviço será composta por "Descrição do item" + "Competência do Contrato", exemplo: "Item 01 - Ref.: 10/2015". E quando estiver como "N – Não", a descrição do produto/serviço será composta somente pela "Descrição do item", exemplo: "Item 01".
VEN-ORCSEMESTOQUE
Finalidade: Indica se deverá consistir estoques ao gerar um pedido de orçamento. O parâmetro somente é verificado se o parâmetro da filial Aceita Pedido sem Estoques na tela F070FVE estiver informado para Não. Para que o mesmo surta efeito, deverá estar como N e a transação utilizada deverá ser do módulo de Pedidos de Orçamento.
Seu valor padrão será S, para não afetar quem já consiste estoques na geração de pedidos.
VEN-RECVLRDIFDES
Finalidade: Indica se deverá recalcular o valor de Partilha de ICMS do estado de destino ao fechar a nota.
Valor padrão: "S"
VEN-RECVLRFCPDES
Finalidade: Indica se deverá recalcular o valor de Fundo de Combate à Pobreza do estado de destino ao fechar a nota.
Valor padrão: "S"
Observação
Por padrão o sistema recalcula o valor de Partilha de ICMS do estado de destino ao fechar a nota.
Ao ativar o Identificador de Regras VEN-140MNTVL01 as variáveis VSMntVde e VSMntVfc serão alteradas caso o valor dos parâmetros globais, VEN-RECVLRDIFDES e VEN-RECVLRFCPDES, for "N", fazendo com que os campos Vlr. FCP UF Dest e Vlr. ICMS UF destino, da tabela Notas Fiscais de Saídas - Diversos (E140TNF), não sejam recalculados ao fechar a nota.
VEN-SUGEREICMSSEMFCI
Finalidade: Sugere automaticamente o ICMS interestadual para operações com produtos importados quando a origem do produto indicar tal situação
Quando ativo, esse parâmetro global faz a sugestão do ICMS para os produtos da nota fiscal de saída quando estes possuírem a Origem Fiscal da Mercadoria como 1 - Estrangeira - Importação direta, 2 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno, 3 - Nacional, mercadoria ou bem com conteúdo de importação superior a 40% e inferior ou igual a 70% ou 8 - Nacional, mercadoria ou bem com conteúdo de importação superior a 70%.
A sugestão será realizada quando a operação for interestadual, o % de ICMS a ser sugerido será o % ICMS interestadual Operação Importação cadastrado nos parâmetros do estado do cliente (F009PPE).
Valor Padrão: "N".
VEN-UTIXMLPRE
Finalidade: Indica ao sistema se, na emissão dos arquivos eletrônicos das notas fiscais de venda (NFE-e/NFS-e), ele deve ou não gerá-los no padrão .PREXML. Esse parâmetro está disponível a partir das versões 5.8.11.117 e 5.10.1.30. O valor padrão é S-Sim. Caso seja alterado para N-Não, o sistema não gera o arquivo no formato.PREXML para que, posteriormente, seja renomeado para .XML. É utilizado em todas as rotinas do sistema que permitem a geração de uma NF-e ou NFS-e.
Ver Geração de .XML em duas etapas.
VEN-ZERCOMREPSUPCTR
Finalidade: Não fazer o pagamento de comissão ao representante superior do representante de um determinado contrato de venda, quando for faturada alguma competência fora do período de pagamento de comissão indicado neste contrato.
Valor Padrão: "N"
VEN-ZERVALISSSN
Finalidade: Informa se o valor do ISS deve ser zerado ao emitir uma nota fiscal.
Solução: Indicar que apenas o percentual da alíquota do ISS e a base de cálculo serão preenchidas na emissão do XML da nota fiscal.
Valor Padrão: "N"
VEN-140LIBCB01
Finalidade: Liberar a geração das Tags <cBarra> e <cBarraTrib> nos XMLs de NFE.
Quando este parâmetro estiver igual a "S - Sim", a tag <cBarra> e <cBarraTrib> serão geradas no XML da NFE. Caso esteja igual a "N- Não", não serão geradas.
Valor Padrão: "N"
VEN-140TNSDF01
Finalidade: pode ser utilizado para que o sistema não valide a natureza de operação da transação da nota fiscal de saída para a geração das tags do DIFAL. Por padrão, o parâmetro global valida a natureza de operação; qualquer valor diferente de S-Sim fará com que o sistema ignore a validação.
VEN-000REDUC01
Finalidade: soma o valor de frete antes de calcular a redução de ICMS.
Valor Padrão:"N"