No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Finalização de O.P. > Apontamento de O.P.

F909MIF - Apontamento de O.P.

Para movimentos de operações por Operador-parcial. O termo Individual é porque esta tela movimenta somente uma OP por vez (campo OP não é abrangente).

Importante

Se o sistema estiver parametrizado para a geração do Bloco K, algumas consistências e bloqueios podem ser realizadas nessa tela, garantindo geração correta do arquivo, conforme guia prático. Confira estas consistências na tela Parâmetros e consistências da empresa (F070ECN).

Processo

Essa tela permite colocar uma operação em andamento e já finalizá-la, através de um único processamento. Para isto, os campos Data/Hora de início e fim devem estar informados. Caso somente a data/hora de início esteja informada, estando zeradas a data/hora de fim, somente o andamento da operação será registrado.

Permite movimentar uma sequência de roteiro superior, mesmo a anterior estando apenas movimentada com quantidade igual a zero (só iniciada).

  1. Quando informada uma O.P. onde existam pelo menos 3 operações, sendo a primeira e terceira com o tipo de posicionamento 1 (início - fim) e a segunda operação com o tipo de posicionamento 2 (início - início).
    Se a primeira operação estiver finalizada com quantidade 50 unidades, por exemplo, e a segunda operação parcialmente movimentada com quantidade 20 unidades, ao informar os dados para realizar o movimento da terceira operação, o sistema sugere quantidade de 50 unidades (advinda da primeira operação) e não 20 unidades (realizada na segunda operação). Isto ocorre pois, o sistema ao levantar as quantidades realizadas das operações para sugestão, ignora as operações de tipo de posicionamento 2 (início - início).  
  2. Ao realizar um movimento parcial tendo o tipo de baixa dos componentes definido com um dos tipos de baixa manual, ao abrir a tela F900BAC, será sugerida a quantidade a utilizar do componente proporcional a quantidade movimentada e também serão considerados os critérios de uso dos lotes. Para que seja realizado esse processo é necessário que a opção Util. Crit. Baixa Reserva esteja selecionada;
  3. é possível gerar o número de série dos produtos na finalização da ordem de produção sem a entrada no estoque. Caso o produto controle por série e o usuário usar uma transação que não dá entrada no estoque, é chamada a função que gera os números de série. A numeração de série é apenas para o produto de primeira qualidade, para os de segunda, terceira e refugo não é feito.
  4. Se na origem do produto, na página P.C.P., o campo Mostrar Tela Insp. Movto. O.P. estiver com algum valor diferente de N (Não), ao processar irá abrir a tela F900EIQ, permitindo executar a inspeção do movimento;
  5. Se na origem do produto, na página P.C.P., o campo Mostrar Tela Esp. Movto. O.P., estiver com algum valor diferente de N (Não), abre a tela F900EMO;
  6. Ao finalizar o movimento da OP, fica registrado na página Movtos O.P/O.S da tela F901ACP a data, hora e o usuário que realizou o movimento;
  7. É possível incluir um produto/derivação durante o apontamento;
  8. Quando o campo Finalização Estágio/Operação estiver como A-Automático (tela F083ORI aba Chão de Fábrica), para finalizar uma operação intermediária, é necessário usar a tela F900FFO, já na última operação da O.P., pode ser finalizada ao processar na própria F909MIF, bastando informar S na opção Forçar Fim OP/OS.
  9. Um operador não pode iniciar a mesma O.P. mais de uma vez.
  10. Um operador pode fazer um apontamento somente com a data de inicio, considera-se que o operador está lançando o inicio do estágio produtivo.
  11. É possível realizar vários apontamentos na mesma O.P. no mesmo estágio, desde que a quantidade lançada não seja a quantidade total (prevista), ou seja, se houver uma O.P. de 100 UN, posso apontar que foram produzidos 50 UN hoje e o resto aponto posteriormente quando produzir as outras 50 UN. A operação é considerada finalizada quando a quantidade atingir o total de 100 UN neste caso.
    Pode haver situações onde não se deseja continuar a produção, ou seja, a quantidade prevista era de 100 UN, mas por algum motivo só irá produzir 80, portanto, neste caso deve-se forçar a finalização do estágio desejado através da tela F900FFO.
  12. A O.P. é considerada finalizada somente quando todos os estágio de operação estiverem finalizados, e é neste momento que é habilitado os campos Qtde 2ª, 3ª qld. ou refugo manual, Transação, Depósito, C. Custos e Forçar Fim da OP.
  13. Quando a filial possui integração com a Megasul e credenciada na versão 02.03 ou superior do PAF-EC a baixa dos componentes é realizada no fechamento da nota fiscal de saída .

Importante

Não é possível realizar a baixa de componentes que tiveram o status alterado para Inativo, após a criação da O.P. Quando houver algum componente nesta situação no momento da baixa, ele é desconsiderado e será gerada uma observação, nas observações da O.P., informando que a baixa não foi realizada, pois o componente estava inativo.

Quer acompanhar todas as operações presentes no chão de fábrica e identificar oportunidades de melhorias? Então acesse a matéria Integração com o App Aponta leva a informação da produção para o ERP que preparamos para você, e veja como esta integração pode oferecer uma melhor visão gerencial de todo o processo da gestão industrial!

E tem mais! Promovemos também esta talk onde nossos especialistas contam tudo sobre o registro em tempo real de ocorrências produtivas.

Campos

O.P.
Número da O.P. que será movimentada.

Seq. Rot.
Permite selecionar para qual a operação que vai realizar o apontamento.

Data/Hora Início
Esse campo sugere a data e hora atual, contudo, é possível modificar essas informações.
É importante ressaltar que, ao configurar a opção de início automático da operação seguinte no cadastro da operação (F720OPR), o campo Data/Hora Fim da operação anterior será sugerido.

Data/Hora Fim
Esse campo sugere a data e hora atual, contudo, é possível que essas informações sejam alteradas.

Equipamento
Permite informar o equipamento utilizado na movimentação da O.P.

A validação do equipamento informado nos apontamentos é realizada da seguinte forma:

Qtde de 1ª Qlde
Permite informar a quantidade de 1ª qualidade do movimento.

Qtde de 2ª Qlde
Permite informar a quantidade de 2ª qualidade do movimento.

Qtde de 3ª Qlde
Permite informar a quantidade de 3ª qualidade do movimento.

Qtde Inspec.
Permite informar a quantidade inspecionada no momento de produção do produto. Este campo fica habilitado quando na tela de Cadastro de Estágios de Produção o campo Ponto Inspeção Qualidade estiver definido como S - Sim.

Quando existe um plano de inspeção cadastrado para o produto da OP, pode ser mostrada a tela de Execução de Inspeções (SGQ), através do campo Mostrar Tela Insp. Mvto. O.P. na tela de Origem de Produto, guia Chão de Fábrica. A quantidade informada no campo Qtde Inspec no momento do apontamento de produção não é levado para a tela de execução de inspeção, pois sempre será inspecionada a quantidade apontada de 1ª, 2ª, 3ª qualidade e refugo.

Quando não existe um plano de inspeção cadastrado, a quantidade informada neste campo, significa que essa quantidade foi inspecionada no momento da produção. Essa quantidade pode ser consultada na tela de Acompanhamento de Produção na aba Qtde O.P./O.S.

Qtde Refug.
Se o produto refugo for reaproveitado para produção de produtos semelhante com dimensões (tamanho) menores, pode ser utilizada a opção descrita no documento Produto Reaproveitado como Componente. Quando na tela for informado a Data/Hora Início, Data/Hora Fim, e a Qtde. Refug., o sistema registra o refugo como quantidade de primeira no movimento de início, com o objetivo de apenas mostrar que a quantidade iniciou como de primeira e depois no movimento de fim fica registrado que ela virou quantidade de refugo.

Observação

Ao realizar movimentos de finalização de O.P. será feita a consistência da quantidade movimentada com o parâmetro Tolerância Excedente (quantidade prevista + tolerância excedente) cadastrada na origem do produto da O.P. (tela F083ORI). Caso esta quantidade ultrapassar a tolerância, ao processar os dados, uma mensagem informativa é emitida não permitindo concluir a movimentação.

Existe o parâmetro global VerTolMif na tela F000PGS, que tem por objetivo definir se a tolerância excedente definida no cadastro de origens deve ser considerada durante os apontamentos nesta tela. Por padrão seu valor é definido como S, ou seja, realiza a consistência, quando estiver definida como N não consistirá. 

Saldo a Movimentar
Exibe o saldo disponível a movimentar da O.P., que é a diferença entre os campos Qtde. Prevista e Qtde. já Movim. Só é mostrado se a tela estiver habilitada para fazer leitura por balança.

Acessório 1,2,3.
Permite definir quais acessórios foram utilizados durante a movimentação informada. Ao informar algum acessório, irá busca o centro de custo do acessório que foi informado (mais detalhes em F727ACS).

Lote
Apenas irá habilitar se a origem do produto controlar por lote, se o campo Lote Base estiver definido como S - Sim ou o parâmetro global MAN-PERCOMCTRLOTFIC estiver ativo. O botão ao lado do Lote, abre a tela F911DLO para definir os lotes. Ele somente será mostrado se na guia PCP da tela Origem de Produto (F083ORI), o campo Gerar Lote OP estiver definido como S - Na liberação da OP, N - No Apontamento OP ou G - Geração OP (F900ROP).

Transação
Permite informar qual o código da transação realizada, apenas em movimentos de finalização de O.P.

Depósito
Permite determinar o depósito, apenas em movimentos de finalização de O.P.

Observação

Caso o depósito informado possua integração com o WMS WIS, será realizado o processo de solicitação de armazenamento ao WMS.

Cód. Barras
Esse campo é exibido apenas quando o identificador de regras CHA-909MIFCB01 estiver ativo e ligado a uma regra. Ele permite que o código de barras lido na tela F909MIF seja interpretado, retornando para a tela os valores dos campos Origem e OP/OS.

C. Custos
Permite determinar o centro de custos, apenas em movimentos de finalização de O.P.

Observação

O centro de custos é sugerido conforme definição do parâmetro Centro de custo de apontamento de produção na guia Manufatura 2 da tela Parâmetros da Filial para Manufatura e Serviços (F070FPR).

Turno
Indique o turno de trabalho para finalizar a OP. O Turno de trabalho deve estar previamente cadastrado para o estágio da operação.

Observação

Um mesmo movimento não pode estar inserido em mais de uma versão de turno, exemplo: caso  tenha uma versão com validade até 31/12/2012 e outra com validade posterior, ou seja, se houver um movimento nesse turno iniciado no dia 30/12/2012 e terminado 02/01/2013, ele terá duas versões. Essa limitação existe porque o sistema não saberia qual das duas versões  usar para calcular o tempo despendido no movimento. Neste caso, deverá ser apontado o fim do movimento no dia 31/12/2012 e abrir um novo movimento no dia 01/01/2013 (este último então terminando no dia 02/01/2013), assim cada movimento estaria dentro de uma versão do turno e poderia ser calculado normalmente. 

O.Ps.
Permite visualizar as informações da O.Ps.. Ao clicar neste botão será exibida a tela F901ACP.

Lote/Série
Ao clicar neste botão será exibida a tela F000MSL para montagem do código de Lote/Série de produtos. O botão somente estará disponível quando na origem do produto estiver informada uma máscara de lote ou série.

Este artigo ajudou você?