F909MIF - Apontamento de O.P.
Para movimentos de operações por Operador-parcial. O termo Individual é porque esta tela movimenta somente uma OP por vez (campo OP não é abrangente).
Importante
Se o sistema estiver parametrizado para a geração do Bloco K, algumas consistências e bloqueios podem ser realizadas nessa tela, garantindo geração correta do arquivo, conforme guia prático. Confira estas consistências na tela Parâmetros e consistências da empresa (F070ECN).
Processo
Essa tela permite colocar uma operação em andamento e já finalizá-la, através de um único processamento. Para isto, os campos Data/Hora de início e fim devem estar informados. Caso somente a data/hora de início esteja informada, estando zeradas a data/hora de fim, somente o andamento da operação será registrado.
Permite movimentar uma sequência de roteiro superior, mesmo a anterior estando apenas movimentada com quantidade igual a zero (só iniciada).
- Quando informada uma O.P. onde existam pelo menos 3 operações, sendo a
primeira e terceira com o tipo de posicionamento 1 (início - fim) e a segunda
operação com o tipo de posicionamento 2 (início - início).
Se a primeira operação estiver finalizada com quantidade 50 unidades, por exemplo, e a segunda operação parcialmente movimentada com quantidade 20 unidades, ao informar os dados para realizar o movimento da terceira operação, o sistema sugere quantidade de 50 unidades (advinda da primeira operação) e não 20 unidades (realizada na segunda operação). Isto ocorre pois, o sistema ao levantar as quantidades realizadas das operações para sugestão, ignora as operações de tipo de posicionamento 2 (início - início). - Ao realizar um movimento parcial tendo o tipo de baixa dos componentes definido com um dos tipos de baixa manual, ao abrir a tela F900BAC, será sugerida a quantidade a utilizar do componente proporcional a quantidade movimentada e também serão considerados os critérios de uso dos lotes. Para que seja realizado esse processo é necessário que a opção Util. Crit. Baixa Reserva esteja selecionada;
- é possível gerar o número de série dos produtos na finalização da ordem de produção sem a entrada no estoque. Caso o produto controle por série e o usuário usar uma transação que não dá entrada no estoque, é chamada a função que gera os números de série. A numeração de série é apenas para o produto de primeira qualidade, para os de segunda, terceira e refugo não é feito.
- Se na origem do produto, na página P.C.P., o campo Mostrar Tela Insp. Movto. O.P. estiver com algum valor diferente de N (Não), ao processar irá abrir a tela F900EIQ, permitindo executar a inspeção do movimento;
- Se na origem do produto, na página P.C.P., o campo Mostrar Tela Esp. Movto. O.P., estiver com algum valor diferente de N (Não), abre a tela F900EMO;
- Ao finalizar o movimento da OP, fica registrado na página Movtos O.P/O.S da tela F901ACP a data, hora e o usuário que realizou o movimento;
- É possível incluir um produto/derivação durante o apontamento;
- Quando o campo Finalização Estágio/Operação estiver como A-Automático (tela F083ORI aba Chão de Fábrica), para finalizar uma operação intermediária, é necessário usar a tela F900FFO, já na última operação da O.P., pode ser finalizada ao processar na própria F909MIF, bastando informar S na opção Forçar Fim OP/OS.
- Um operador não pode iniciar a mesma O.P. mais de uma vez.
- Um operador pode fazer um apontamento somente com a data de inicio, considera-se que o operador está lançando o inicio do estágio produtivo.
- É possível realizar vários apontamentos na mesma O.P. no mesmo estágio, desde que a quantidade lançada não seja a quantidade total (prevista), ou seja, se houver uma O.P. de 100 UN, posso apontar que foram produzidos 50 UN hoje e o resto aponto posteriormente quando produzir as outras 50 UN. A operação é considerada finalizada quando a quantidade atingir o total de 100 UN neste caso.
Pode haver situações onde não se deseja continuar a produção, ou seja, a quantidade prevista era de 100 UN, mas por algum motivo só irá produzir 80, portanto, neste caso deve-se forçar a finalização do estágio desejado através da tela F900FFO. - A O.P. é considerada finalizada somente quando todos os estágio de operação estiverem finalizados, e é neste momento que é habilitado os campos Qtde 2ª, 3ª qld. ou refugo manual, Transação, Depósito, C. Custos e Forçar Fim da OP.
- Quando a filial possui integração com a Megasul e credenciada na versão 02.03 ou superior do PAF-EC a baixa dos componentes é realizada no fechamento da nota fiscal de saída .
Importante
Não é possível realizar a baixa de componentes que tiveram o status alterado para Inativo, após a criação da O.P. Quando houver algum componente nesta situação no momento da baixa, ele é desconsiderado e será gerada uma observação, nas observações da O.P., informando que a baixa não foi realizada, pois o componente estava inativo.
Quando houver um apontamento de produção em uma O.P. de reprocesso que possui movimentos de estoque, utilizando uma transação de saída de estoques por reproceso e com o campo OP de Reprocesso Movimenta Estoque, dos Parâmetros da Filial para Manufatura e Serviços (F070FPR), definido com Sim:
- o movimento de estoque ocorre utilizando a transação informada no campo Transação de Entrada OP de Reprocesso, da tela Parâmetros da Filial para Manufatura e Serviços (F070FPR), sendo realizada a entrada no estoque da quantidade apontada do produto produzido;
- a ligação entre os movimentos de estoque ocorre utilizando o tipo de movimentação REM - Movimento de entrada de produto de reprocesso;
- quando o produto for refugo e não possuir o produto de origem associado, o movimento de estoque não é realizado.
Possibilita somar várias OPs (OPs Originais) em apenas uma. Abaixo, algumas considerações:
Geração:
- as OPs originais devem ter o mesmo roteiro, estágio e sequência do roteiro;
- o roteiro não pode ter centro de recurso do externo;
- as OPs originais devem ter a situação igual a L (Liberada);
- a origem do produto deve ter controle por operador;
- todos os estágios/operações serão duplicados, não sendo possível desmarcar os campos ou selecionar a opção Gerar Comp.;
- as OPs originais ficam suspensas até a O.P. sumarizada ser concluída.
Apontamento:
- não é possível informar quantidade de segunda, terceira qualidade ou refugo;
- não é possível fazer movimentações parciais em OPs sumarizadas;
- uma OP do tipo sumarizada não dará entrada no estoque;
- os movimentos são registrados nas OPs originais somente quando o estágio da OP sumarizada for finalizado;
- quando o centro de recurso tiver o campo Calcula OEE definido como Sim (F725CRE), não devem ser realizados ajustes no apontamento de um estágio/operação de uma O.P que foi sumarizada, pois a alteração pode impactar os cálculos dos índices do Painel OEE.
Campos
O.P.
Número da O.P. que será movimentada.
Seq. Rot.
Permite selecionar para qual a operação que vai realizar o apontamento.
Data/Hora Início
Esse campo sugere a data e hora atual, contudo, é possível modificar essas informações.
É importante ressaltar que, ao configurar a opção de início automático da operação seguinte no cadastro da operação (F720OPR), o campo Data/Hora Fim da operação anterior será sugerido.
Data/Hora Fim
Esse campo sugere a data e hora atual, contudo, é possível que essas informações sejam alteradas.
Equipamento
Permite informar o equipamento utilizado na movimentação da O.P.
A validação do equipamento informado nos apontamentos é realizada da seguinte forma:
- deve possuir grupo de equipamento cadastrado na tela F103CEM (assim se caracteriza como um equipamento da manufatura - o sem grupo é um equipamento da qualidade);
- deve ser o equipamento principal (não pode possuir equipamento pai);
- não pode ser uma ferramenta;
- deve estar ativo;
- deve ter em seu cadastro o mesmo centro de recurso que o usado no apontamento;
- rquipamento não pode estar sendo usado no mesmo período por outro movimento de O.P. (a não ser no mesmo estágio, da mesma O.P., onde é permitido). Esta validação pode ser desativada pelo parâmetro global ValEqpPer (F000PGS);
- não pode ter uma parada iniciada ou finalizada para o equipamento durante o instante do apontamento (uma ou mais paradas podem no máximo estar contidas dentro do período do movimento de O.P., nunca podendo uma parada englobar todo um movimento de O.P., ou um movimento iniciar ou terminar durante uma parada).
Qtde de 1ª Qlde
Permite informar a quantidade de 1ª qualidade do movimento.
Qtde de 2ª Qlde
Permite informar a quantidade de 2ª qualidade do movimento.
Qtde de 3ª Qlde
Permite informar a quantidade de 3ª qualidade do movimento.
Qtde Inspec.
Permite informar a quantidade inspecionada no momento de produção do produto. Este campo fica habilitado quando na tela de Cadastro de Estágios de Produção o campo Ponto Inspeção Qualidade estiver definido como S - Sim.
Quando existe um plano de inspeção cadastrado para o produto da OP, pode ser mostrada a tela de Execução de Inspeções (SGQ), através do campo Mostrar Tela Insp. Mvto. O.P. na tela de Origem de Produto, guia Chão de Fábrica. A quantidade informada no campo Qtde Inspec no momento do apontamento de produção não é levado para a tela de execução de inspeção, pois sempre será inspecionada a quantidade apontada de 1ª, 2ª, 3ª qualidade e refugo.
Quando não existe um plano de inspeção cadastrado, a quantidade informada neste campo, significa que essa quantidade foi inspecionada no momento da produção. Essa quantidade pode ser consultada na tela de Acompanhamento de Produção na aba Qtde O.P./O.S.
Qtde Refug.
Se o produto refugo for reaproveitado para produção de produtos semelhante com
dimensões (tamanho) menores, pode ser utilizada a opção descrita no documento
Produto
Reaproveitado como
Componente. Quando na tela for informado a Data/Hora Início, Data/Hora Fim, e a Qtde. Refug., o sistema registra o refugo como quantidade de primeira no movimento de início, com o objetivo de apenas mostrar que a quantidade iniciou como de primeira e depois no movimento de fim fica registrado que ela virou quantidade de refugo.
Observação
Ao realizar movimentos de finalização de O.P. será feita a consistência da quantidade movimentada com o parâmetro Tolerância Excedente (quantidade prevista + tolerância excedente) cadastrada na origem do produto da O.P. (tela F083ORI). Caso esta quantidade ultrapassar a tolerância, ao processar os dados, uma mensagem informativa é emitida não permitindo concluir a movimentação.
Existe o parâmetro global VerTolMif na tela F000PGS, que tem por objetivo definir se a tolerância excedente definida no cadastro de origens deve ser considerada durante os apontamentos nesta tela. Por padrão seu valor é definido como S, ou seja, realiza a consistência, quando estiver definida como N não consistirá.
Saldo a Movimentar
Exibe o saldo disponível a movimentar da O.P., que é a diferença entre os campos Qtde. Prevista e Qtde. já Movim. Só é mostrado se a tela estiver habilitada para fazer leitura por balança.
Acessório 1,2,3.
Permite definir quais acessórios foram utilizados durante a movimentação
informada. Ao informar algum acessório, irá busca
o centro de custo do acessório que foi informado (mais detalhes em F727ACS).
Lote
Apenas irá habilitar se a origem do
produto controlar por lote
Transação
Permite informar qual o código da transação realizada, apenas em movimentos
de finalização de O.P.
Depósito
Permite determinar o depósito, apenas em movimentos de finalização de O.P.
Observação
Caso o depósito informado possua integração com o WMS WIS, será realizado o processo de solicitação de armazenamento ao WMS.
Cód. Barras
Esse campo é exibido apenas quando o identificador de regras CHA-909MIFCB01 estiver ativo e ligado a uma regra. Ele permite que o código de barras lido na tela F909MIF seja interpretado, retornando para a tela os valores dos campos Origem e OP/OS.
C. Custos
Permite determinar o centro de custos, apenas em movimentos de finalização de O.P.
Observação
O centro de custos é sugerido conforme definição do parâmetro Centro de custo de apontamento de produção na guia Manufatura 2 da tela Parâmetros da Filial para Manufatura e Serviços (F070FPR).
Turno
Indique o turno de trabalho para finalizar a OP. O Turno
de trabalho deve estar previamente cadastrado para o estágio da
operação.
Observação
Um mesmo movimento não pode estar inserido em mais de uma versão de turno, exemplo: caso tenha uma versão com validade até 31/12/2012 e outra com validade posterior, ou seja, se houver um movimento nesse turno iniciado no dia 30/12/2012 e terminado 02/01/2013, ele terá duas versões. Essa limitação existe porque o sistema não saberia qual das duas versões usar para calcular o tempo despendido no movimento. Neste caso, deverá ser apontado o fim do movimento no dia 31/12/2012 e abrir um novo movimento no dia 01/01/2013 (este último então terminando no dia 02/01/2013), assim cada movimento estaria dentro de uma versão do turno e poderia ser calculado normalmente.
O.Ps.
Permite visualizar as informações da O.Ps.. Ao clicar neste botão será exibida a tela F901ACP.
Lote/Série
Ao clicar neste botão será exibida a tela F000MSL para montagem do código de Lote/Série de produtos. O botão somente estará disponível quando na origem do produto estiver informada uma máscara de lote ou série.