F085HCL - Definições/Histórico de Cliente
Essa tela permite o cadastro das parametrizações por empresa e por filial de cada cliente.
Quando um cliente estiver ligado a um grupo de empresas, ao alterar alguma informação desta guia, os campos Usuário Última Alteração, Data Última Alteração e Hora Última Alteração serão atualizados para todos os clientes ligados ao grupo.
Processos
Campos
Cliente
Código do cliente.
Empresa
Código da empresa para a qual as definições serão cadastradas.
Filial
Código da filial para a qual as definições serão cadastradas.
Data/Valor Limite Crédito
Data de última atualização e valor do limite de crédito do cliente.
Limite Aprovado
Indicativo se o limite de crédito do cliente esta ou não aprovado.
Categoria
Categoria do cliente (prioridade para faturamento).
Grupo Contas Receber
Código do grupo do contas a receber.
Aceita Pedido Parte
Informação sugerida na geração do pedido se o cliente aceita faturamento parcial de pedidos.
% Acima Pedido Aceito
Este campo será utilizado para consistir o faturamento de pedidos acima da quantidade pedida.
Representante
Código do representante padrão para o cliente. Não é possível informar representante nesse campo se a categoria for diferente de "REP".
Quando utilizado módulo de Varejo EM igual a "S"-Sim, no campo Representante, poderá ser informado diferentes categorias.
Vendedor
Código do vendedor do cliente.
Região Venda
Código da região de venda do cliente.
% Comissão
Percentual de comissão nas vendas para o cliente (+ ou -).
% ISS
Percentual de ISS para serviços prestados ao cliente.
% ISS Retido
Percentual de ISS Retido para serviços prestados ao cliente.
Tabela Preço Padrão
Código da tabela de preço padrão para o cliente.
Condição Pagamento Padrão
Condição de pagamento padrão para o cliente.
% Desconto 1
Percentual de desconto 1 para o cliente.
% Desconto 2
Percentual de desconto 2 para o cliente.
% Desconto 3
Percentual de desconto 3 para o cliente.
% Desconto 4
Percentual de desconto 4 para o cliente.
% Oferta 1
Percentual de oferta 1 para o cliente.
% Oferta 2
Percentual de oferta 2 para o cliente.
% Frete
Percentual de frete.
% Seguro
Percentual de seguro.
% Embalagem
Percentual de embalagens.
% Encargos
Percentual de encargos.
% Outras Despesas
Percentual de outras despesas.
Percentual do Diferimento de ICMS relativo ao FCP
Percentual do diferimento de ICMS relativo ao FCP sugerido para o cálculo do valor do diferimento de ICMS relativo ao FCP nos processos de vendas e faturamento. Este campo não tem preenchimento obrigatório.
Transportadora Padrão
Código da transportadora padrão para o cliente.
Redespacho Padrão
Código da transportadora de redespacho padrão para o cliente.
Frete CIF ou FOB
Indicativo se o frete para o cliente é CIF ou FOB.
Código Forma Pagamento
Código da forma de pagamento.
Esta informação será carregada automaticamente para o título durante a inclusão do mesmo nas telas de entrada do Contas a Receber. Em todas as telas de inclusão de títulos no Contas a Receber, somente será permitido informar Formas de Pagamento relacionadas para determinado cliente na tela F085FPG.
Quantidade Cheques s/Fundo
Quantidade de cheques sem fundo do cliente.
Data Início Prazo Médio Recebimento
Definir a data de início para o cálculo do Prazo Médio de Recebimento.
Calcula Desc. Antecipação
Indicativo se calcula desconto por antecipação de recebimento.
O valor definido neste campo, será sugerido nas telas de inclusão de títulos do contas a pagar e do contas a receber. Com isto, quanto mais antecipadamente for efetuado o pagamento de um título, maior será o desconto concedido/recebido. Deve-se utilizar o campo Percentual Desconto para definir o percentual diário de antecipação.
Percentual = 0,05 % /dia. Caso o título seja quitado com um dia de antecedência, será concedido/recebido um desconto de 0,05%. Caso seja quitado três dias antes do vencimento, será concedido/recebido um desconto de 0,15 %.
- Foram alteradas todas as rotinas de baixas de títulos para prever e utilizar este novo campo;
- O nome do campo é ANTDSC (Indicativo se calcula desconto por antecipação) e foi criado nas tabelas E085HCL (Cadastros - Clientes - Histórico), E095HFO (Cadastros - Fornecedores - Histórico), E301TCR (C.Receber - Títulos - Dados Gerais) e E501MCP (C.Pagar - Títulos - Dados Gerais);
- Nos relatórios foi alterado os que utilizam a função MMCalculaDescontoTituloCR e MMCalculaDescontoTituloCP.
Fórmula
Calcula a quantidade de dias entre o vencimento prorrogado e a data de pagamento. Essa quantidade de dias multiplicado pelo % desconto e o resultado dividido por 100 e multiplicado pelo valor em aberto do título. Como se fosse o juros simples do título.
Período para cálculo do desconto
Este campo contém as opções D (Diário) e M (Mensal). O padrão deste campo é ser mostrado automaticamente como "D" (Diário) e caso esteja vazio também será considerado como "D" (Diário). Quando este campo estiver preenchido como "M" (Mensal) o valor informado no campo Percentual/Valor Desconto será considerado sobre uma base de 30 dias, ou seja, o sistema irá calcular o valor do percentual diário automaticamente de acordo com os dias de antecipação utilizados baseado no padrão de 30 dias.
Este campo também se encontra nas telas "F301TCR" (Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção) e "F301GTR" (Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Geração de Títulos em Lote).
% Tolerância Desconto Títulos
Percentual padrão de desconto e quantidade de dias de tolerância para os títulos gerados.
% Desconto Antecipação
Percentual do desconto de antecipação.
% Desconto Pontualidade
Percentual do desconto de pontualidade.
Observação
O campo Desconto de Pontualidade é de uso exclusivo do Agronegócio.
% Mora Mês/Tolerância
Percentual de juros de mora mês e quantidade de dias de tolerância para o contas a receber.
Tipo Juros
Tipo de juros para o contas a receber.
% Multa/Tolerância
Percentual de multa para atraso e quantidade de dias de tolerância do contas a receber.
1º Portador Aceito
Código do primeiro portador aceito pelo cliente.
2º Portador Aceito
Código do segundo portador aceito pelo cliente.
Carteira
Código da carteira padrão para o cliente.
1º Portador Não Aceito
Código do primeiro portador não aceito pelo cliente.
2º Portador Não Aceito
Código do segundo portador não aceito pelo cliente.
1ª Instrução
Código da primeira instrução bancária.
2ª Instrução
Código da segunda instrução bancária.
Banco
Código do banco onde o cliente mantém conta corrente.
Tipo de Conta
Indica qual o tipo de conta:
- 1-Conta Corrente
- 2-Conta Poupança
- 3-Conta Investimento
- 4-Conta Aplicação Financeira
- 5-Conta Empréstimo
- 6-Conta Capital
- 7-Conta de Retenção
- 8-Conta da Loja
- 9-Conta Salário
- 10-Outros
Agência
Código da agência bancária onde o cliente mantém conta corrente.
Nº CC no Banco
Número da conta bancária do cliente.
Critério Dia Vencimento
Critério para escolha do dia de vencimento. Este critério de dia de vencimento será utilizado no cálculo automático de vencimento das parcelas de contratos de venda, pedidos, orçamentos, pré-faturas, notas fiscais de saída e dos títulos do contas a receber
Quantidade Dias Vencimento
Quantidade de dias para cálculo de vencimento. Esta quantidade de dias será no cálculo de vencimento das parcelas dos contratos de venda. Para mais informações, acesso o tópico Critério Dia Vencimento.
Fórmula Reajuste
Fórmula de reajuste do título a receber.
Quantidade de Protestos
Indicativo da quantidade de protestos do cliente.
Este campo deve ser atualizado quando:
- Ao alterar a situação de um título envolvendo a situação "AP" (Aberto Protestado);
- Ao conciliar o saldo de clientes através da tela "F302FSC" (C.Receber - Conciliação de Saldos).
Valor de Protestos
Valor dos protestos do cliente.
Este campo deve ser atualizado quando:
- Ao alterar a situação de um título envolvendo a situação "AP" (Aberto Protestado);
- Ao conciliar o saldo de clientes através da tela "F302FSC" (C.Receber - Conciliação de Saldos).
Conta Contábil - 1
Conta contábil reduzida - 1.
Conta Contábil - 2
Conta contábil reduzida - 2.
Conta Contábil - 3
Conta contábil reduzida - 3.
Conta Contábil - 4
Conta contábil reduzida - 4.
Conta Auxiliar - 1
Conta contábil 1 de composição auxiliar do fornecedor.
Conta Auxiliar - 2
Conta contábil 2 de composição auxiliar do fornecedor.
Há a função de programador
"GerarContaAuxiliarCliFor" que pode ser utilizada para a criação da conta auxiliar,
ao gerá-la será adicionado o texto "Adiantamento" ao final da sua descrição.
Conta Auxiliar Cliente
Informa-se uma conta auxiliar cliente.
- Verificar parâmetro "DesCtaAux" da tela F000PGS.
- Verificar os campos Gerar Conta Auxiliar Cliente da tela F070ECT.
- Verificar os campos Tipo Relacionamento, Incrementar pelo Relacionamento e Critério na tela F045CXA, sendo que este último deve estar como "2".
Conta Auxiliar Adto. Cliente
Informa-se uma conta auxiliar adiantamento cliente.
- Verificar parâmetro "DesCtaAux" da tela F000PGS.
- Verificar o campos Gerar Conta Auxiliar Cliente da tela F070ECT.
- Verificar os campos Tipo Relacionamento, Incrementar pelo Relacionamento e Critério na tela F045CXA, sendo que este último deve estar como "2".
Exige Ligação Cliente/Produto
Indicativo se o cliente exige ligação 'Cliente X Produto/Derivação'.
Esse campo é influenciado pelo identificador de regra VEN-000LIGPC01. A recomendação da Senior é não utilizar o sistema sem o uso desse identificador de regra. Para mais informações sobre o identificador de regra, consulte a documentação correspondente.
Tabela Preço Frete
Código da tabela de preço de frete.
Forma Venda Tns
Hierarquia da forma de venda.
Forma de Venda Forma Pagamento
Hierarquia da forma de venda.
Forma de Venda Condição Pagamento
Hierarquia da forma de venda.
Finalidade de Venda
Código da finalidade de venda.
Marca Padrão
Código da marca/etiqueta padrão do cliente.
Dia Vencimento Semana
Indicativo do dia da semana para vencimento das parcelas do cliente.
1º Dia Especial Mês
Primeiro dia especial do mês para vencimento das parcelas do cliente.
2º Dia Especial Mês
Segundo dia especial do mês para vencimento das parcelas do cliente.
3º Dia Especial Mês
Terceiro dia especial do mês para vencimento das parcelas do cliente.
Gera Tit. Cliente Contrato
Indicativo se após gerar a nota fiscal e o título referente a esta nota para o
cliente definido no campo Cliente Fat do cadastro do contrato, o sistema deverá efetuar
a baixa por substituição deste título e gerar títulos para os clientes titulares dos
contratos vinculados a esta nota fiscal.
Nº Contrato Padrão
Este campo servirá para sugestão do contrato para o cliente no momento do pedido e
poderá ser alterado pelo usuário, será alimentado quando na entrada de algum
contrato para o cliente onde for indicado que o contrato é padrão.
Aceita Pedido para a Mesma Data Entrega
Indicativo se aceita pedido para o cliente com a mesma data de entrega (S/N)
Exige Nº do Pedido do Cliente no Pedido
Indicativo se o cliente, no momento da digitação do pedido, exige a informação do
campo de número do pedido do cliente (S/N).
Exige Produto Cliente no Pedido
Indicativo se o cliente, no momento da digitação do pedido, exige a informação do
código do produto do cliente (S/N) no item do pedido.
% Acréscimo na diária
Percentual de acréscimo na diária paga ao motorista.
Valor Acréscimo na diária
Valor de acréscimo na diária paga ao motorista.
Exige Agendamento
Indicativo se o cliente exige o agendamento da entrega.
Código Fator Correção Contratos
Código da moeda ou índice como fator de correção dos contratos.
Sequência Endereço Cobrança Padrão e Sequência Endereço Entrega Padrão
Indicativo de quais os endereços gravados nas tabelas "E085ENT" (endereços de
entrega) e "E085COB" (endereços de cobrança) serão sugeridos automaticamente
nas rotinas de pedido (F120GPD, F120GPC, F120GRA e F129PED), notas fiscais
(F140GNF) e contratos de venda (F160NOV).
Recibo Obrigatório
Indica se o cliente obriga o recebimento do recibo para cobrança via fatura automática.
Código ICMS Especial
Código do ICMS especial.
Situação Tributária
Código da situação tributária do cliente.
Código Redução Impostos
Código de redução de impostos.
Origem Percentual Comissão
Indicativo para definir de quem será a origem do percentual da Comissão na inclusão de
títulos no Contas a Receber. Por padrão o percentual de comissão é herdado do
representante, caso seja definido "C" será sugerido do cliente (E085HCL.PERCOM).
Desc. percentual perda
Desconsidera percentual de perda do componente utilizado para industrialização.
Categoria Análise Crédito
Indicação da categoria de análise de crédito.
Motivo desoneração ICMS
Aceita valores de 0, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 12 listados no cadastro de
motivo.
Gerar pedido com componentes/volumes separados
Defini se os volumes de um produto devem ser separados na geração do pedido. Com este parâmetro definido como
"S - Sim", ao incluir um produto acabado no pedido, ele será cancelado e serão gerados seus respectivos volumes.
Zerar cálculo DIFAL
Indicativo se o cálculo do DIFAL na nota fiscal de saída deve ser zerado.
Para que este parâmetro tenha realmente efeito é necessário que o cliente cadastrado esteja parametrizado como Não Contribuinte ICMS e que seja consumidor final. Dessa forma, o campo ficará habilitado para edição e será considerado nas rotinas do sistema. Caso contrário, a rotina mantém o comportamento padrão gerando DIFAL na nota.
Mesmo indicando para zerar os valores do DIFAL, os percentuais do DIFAL ainda continuarão sendo gerados na nota, isso pois estes percentuais não são passíveis de alteração via regra, e vem automaticamente da configuração feita na tela de Alíquotas de partilha de ICMS (ou buscadas da nota fiscal referenciada em casos específicos conforme determina a validação do leiaute da NF-e).
Consumidor Final
Indicativo se é consumidor final, opções: S-Sim ou N-Não.
Indicativo presencial
Indicador de presença do comprador no estabelecimento comercial no momento da operação.
As opções de preenchimento são: 0 - Não se aplica; 1 - Operação presencial; 2 - Operação não presencial, pela Internet; 3 - Operação não presencial, Teleatendimento; 4 - NFC-e em operação com entrega a domicílio; 5 - Operação presencial, fora do estabelecimento e 9 - Operação não presencial, outros.
A sugestão automática para as operações de pedido e notas fiscais de saída seguirá o critério abaixo:
- Utilizar o indicativo presencial informado nas definições do cliente;
- Se não encontrar nas definições do cliente, irá buscar da transação de produto ou serviço (F001TVE);
- Se não encontrar nas definições do cliente e nas transações, será utilizado o indicativo presencial da filial (F070FVE);
- Se não encontrar valor na sugestão automática, o indicativo deve ser informado manualmente.
% Diferimento
Percentual que será utilizado para o cálculo do valor do ICMS Diferido em cotações, contratos, ordens de compras, pedidos, pré-faturas e notas fiscais de entrada e saída.
Usuário de Geração
Usuário que cadastrou as definições do cliente para a empresa/filial.
Data da Geração
Data em que as definições do cliente foram criadas para a empresa/filial.
Hora da Geração
Hora em que as definições do cliente foram criadas para a empresa/filial.
Usuário Última Alteração
Último usuário que alterou as definições do cliente para a empresa/filial.
Data Última Alteração
Última data em que as definições do cliente para a empresa/filial foram
alteradas.
Hora Última Alteração
Última hora em que as definições do cliente para a empresa/filial foram
alteradas.
Observação
No contrato, quem determina os endereços de entrega e de cobrança é o "Cliente Faturamento".
Botões
Duplicar
Serão duplicadas as informações de todos os campos da
tabela "E085HCL - Cadastros > Clientes > Históricos", com exceção dos
seguintes:
- VlrMac - Valor do maior acúmulo de saldo devedor do cliente;
- DatUpe - Data do último pedido do cliente;
- VlrUpe - Valor do último pedido do cliente;
- DatUfa - Data do último faturamento do cliente;
- VlrUfa - Valor do último faturamento do cliente;
- DatUpg - Data do último pagamento do cliente;
- VlrUpg - Valor do último pagamento do cliente;
- QtdPgt - Quantidade total de pagamentos efetuados pelo cliente;
- DatUpc - Data do último pagamento em cartório do cliente;
- VlrUpc - Valor do último pagamento em cartório do cliente;
- QtdTpc - Quantidade total de pagamentos em cartório do cliente;
- DatMfa - Data da ocorrência da maior fatura do cliente;
- VlrMfa - Valor da maior fatura do cliente;
- DatAtr - Data da ocorrência do maior atraso do cliente;
- VlrAtr - Valor de pagamento do maior atraso do cliente;
- MaiAtr - Quantidade de dias do maior atraso do cliente;
- MedAtr - Quantidade de dias de média de atraso do cliente;
- QtdChs - Quantidade de cheques sem fundo do cliente;
- CodFrj - Código da fórmula de reajuste do título a receber;
- FveTns - Hierarquia da Forma de Venda;
- FveFpg - Hierarquia da Forma de Venda;
- FveCpg - Hierarquia da Forma de Venda;
- QtdPrt - Quantidade de protestos do cliente;
- VlrPrt - Valor total de protestos do cliente.
Identificadores de regras
Módulo | Código |
---|---|
GER | 085HCLAO01 |