No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Plano Contábil > Plano de Composição Auxiliar > Criação Automática de Contas Auxiliares

Criação Automática de Contas Auxiliares

O processo de criação automática de contas auxiliares é utilizado para facilitar a criação da conta auxiliar no momento em que efetuar a definição do cadastro de clientes e/ou fornecedores. As contas serão geradas apenas quando a empresa possuir um modelo de planos de contas de composição auxiliar pré-cadastrado, contendo pelo menos uma conta sintética.

Para a criação das contas contábeis auxiliares de forma automática, o sistema considera dois comportamentos: com base na conta contábil, e com base no tipo de relacionamento.

Observação

Apesar dos web services com.senior.g5.co.int.vetorh.titulos, porta IntegrarTitulos, com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR e com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta EntradaTitulosLoteCP copiarem as definições do cliente ou fornecedor para a filial do título, a geração de uma nova conta auxiliar não é feita. A conta auxiliar deve ser gerada nas telas Cadastro de Fornecedores (F095CAD) ou Cadastro de Clientes (F085CAD).

Processos

Primeiramente, a empresa precisa ter um modelo de plano de contas auxiliar vinculado na tela F070EMP. Caso não tenha, em Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Plano Contábil > Modelo X Empresa (F045PLE) pode ser feita a ligação do plano auxiliar na empresa.

Para gerar as contas auxiliares para clientes, deve-se acessar a tela F070ECT e informar o valor S (Sim) no campo Gerar Conta Auxiliar Cliente. O mesmo funciona para os fornecedores, assinalando o campo Gerar Conta Auxiliar Fornecedor.

Na tela F043MPC, selecionar o modelo de plano utilizado pela empresa. Na página Plano Contas selecionar a conta contábil e no parâmetro "Exige Conta Auxiliar" informar S (Sim). Essa rotina não verifica a tela F045PLA.

Deve-se relacionar a conta auxiliar sintética com uma conta contábil que exige conta auxiliar. Este relacionamento é feito na tela F045CXA, devendo selecionar o valor "2 - Todos subordinados a ela/ele" no campo Critério. Os demais tipos de critérios não são tratados na criação automática de contas de composição auxiliar.

A partir do momento que for efetuada qualquer relacionamento na tela F045CXA, serão apresentadas somente as contas auxiliares relacionadas para a conta contábil informada. Caso a conta contábil exija conta auxiliar e não possua relacionamento com a conta auxiliar, será necessário criá-lo.

Nas telas F085CAD, F085HCL, F095CAD e F095HFO deve-se informar a conta contábil relacionada e deixar o campo Conta Auxiliar com o valor zero. Após as alterações, é apresentada uma incnsistência para confirmar a atualização das empresas, criando assim, a nova conta auxiliar com o nome do cliente/fornecedor. O código da conta auxiliar é informado automaticamente.

Considerações:

Se o conteúdo do campo Tipo de Relacionamento estiver vazio ou igual a 0 (zero), a rotina de geração terá o comportamento com base na conta contábil.

Observação

Para esse comportamento, se houver mais de uma ligação na  tela F045CXA para a mesma conta contábil, será selecionado o primeiro registro disponível.

Exemplo:

Este artigo ajudou você?