LGPD - Manual do Usuário > Soluções > Gestão de Pessoas > Recrutamento e Seleção > Termos de Uso e Privacidade do Portal do Candidato - HCM senior X

Termos de Uso e Privacidade do Portal do Candidato e Portal de Talentos do Gestão de Pessoas | HCM senior X

O cadastro dos Termos de Uso e Privacidade no Portal do Candidato e Portal de Talentos, em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é realizado em Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Termos de uso e privacidade.

Essa configuração engloba o cadastro dos Termos de Uso dos dados dos candidatos externos, a Política de Privacidade e a obtenção do consentimento com relação à utilização de cookies.

Para os candidatos internos, os Termos de Uso e Privacidade são apresentados via contrato de trabalho.

Importante

Se a sua empresa ainda está gerenciando vagas que foram criadas antes de migrar para a versão atualizada do Gestão de Recrutamento e Seleção:

A aplicação dos Termos de Uso e Privacidade não se aplica para as vagas criadas na versão original do módulo, intitulada de Gestão do Recrutamento.

Isso significa que os processos seletivos das vagas, cadastradas na versão original do módulo, não serão impactados quando o usuário não aceitar os Termos de Uso e Privacidade, apresentados no Portal do Candidato ou Portal de Talentos. Assim, o RH poderá considerar também os candidatos que revogaram o aceite como participantes nos processos seletivos em andamento.

E um detalhe importante: ao verificar quais candidatos revogaram o aceite, na tela Banco de talentos, situada na versão atualizada do módulo Gestão de Recrutamento e Seleção, os candidatos que negaram os termos aparecerão como Revogados. Mas, mesmo assim, será possível movimentá-los na tela em que se encontra a Lista de candidatos pois, conforme já mencionado, os Termos de Uso e Privacidade não se aplicam à versão original módulo, e, consequentemente, as vagas criadas nela.

Caso a empresa opte por também receber currículos de candidatos via e-mail/impresso e cadastrá-los manualmente no Banco de Talentos, é de responsabilidade da mesma realizar a tratativa de consentimento do candidato sobre a coleta dos dados, em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por meio da assinatura de um termo de consentimento ou algo semelhante.

Gerenciamento dos Termos de Uso e Privacidade

Para incluir os Termos de Uso e Privacidade, acesse o menu em Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Termos de Uso e Privacidade, botão Adicionar.

Na tela de inclusão dos termos, é necessário selecionar o idioma e cadastrar o conteúdo dos Termos em três versões, ou seja, nos três idiomas disponíveis no Portal do Candidato. São eles: Português, Inglês e Espanhol.

Além de incluir novos Termos de Uso e Privacidade para publicação, outras ações podem ser realizadas com relação aos termos, que são: salvar como rascunho, editar, duplicar e excluir, conforme estão documentadas abaixo.

Publicar e tornar um Termo Vigente

Após selecionar um idioma, preencha o conteúdo e clique em Ações > Publicar. E assim, sucessivamente. Dessa forma, cada um dos Termos deverá ser disponibilizado nas três línguas, para que o conteúdo seja salvo no banco de dados do sistema e, então, publicado.

A cada publicação de um novo Termo de Uso e Privacidade, este será considerado como Vigente.

Salvar um Termo como Rascunho antes da publicação

Se preferir, também é possível redigir o Termo e mantê-lo como Rascunho, clicando em Ações > Salvar rascunho. Para publicar o Termo na situação Rascunho, basta clicar em Ações > Publicar.

Editar os Termos de Uso e Privacidade

É possível editar o conteúdo dos Termos, desde que, ainda não tenham sido publicados, ou seja, estejam na situação Rascunho. Para isso, é só clicar em clicar em Ações > Editar.

Enquanto o Termo estiver salvo como rascunho, o usuário terá a opção de salvá-lo novamente como rascunho, além de executar as ações: publicar, duplicar ou excluir.

Duplicar o conteúdo de um Termo já publicado ou na situação Rascunho

Outra possibilidade é duplicar o conteúdo de um dos termos já publicados ou na situação Rascunho, para fazer alterações pontuais, baseadas em um conteúdo que já foi criado.

Para isso, basta clicar em Ações > Duplicar. O termo copiado será intitulado de "Cópia de ...", concatenado com o título usado atualmente e poderá ser editado enquanto estiver na situação Rascunho. Somente quando for publicado, será possível saber o autor e a data final em que o novo termo se tornou vigente.

Excluir Termos de Uso e Privacidade

Todo e qualquer Termo poderá ser excluído, desde que ainda não tenha sido publicado. Caso contrário, a opção é criar outro para que se torne o vigente, com as alterações desejadas.

Observações

Tratamento dos Termos de Uso e Privacidade no Portal do Candidato

No Portal do Candidato, a apresentação dos termos para a validação dos candidatos ocorrerá em dois momentos, dependendo do cadastramento prévio do candidato. Confira cada situação:

Tratamento dos Termos de Uso e Privacidade no Portal de Talentos Senior

No Portal de Talentos, a apresentação dos termos para a validação dos candidatos ocorrerá no momento em que efetuar a candidatura em uma vaga da empresa, que também é o momento em que o currículo deste candidato passará a fazer parte do banco de talentos da empresa da vaga.

Sobre a decisão do candidato

As decisões do candidato implicam em:

A opção de revogação de consentimento não está disponível no Portal de Talentos Senior. Caso o candidato não queira mais ter seus dados compartilhados, deverá solicitar a exclusão via e-mail.

Aceite dos Termos de Uso e Privacidade

Assim que o candidato aceitar os Termos de Uso e Privacidade, o RH poderá conferir o aceite na guia Histórico, em Informações do Candidato. O candidato que efetuou sua candidatura via Portal de Candidatos poderá visualizar o conteúdo do termo, bem como a data e o horário em que ele o aceitou, através da opção Termos de Uso e Privacidade, clicando sobre o ícone do seu nome ou foto, assim que acessar o Portal do Candidato.

O candidato que efetuou sua candidatura via Portal de Talentos Senior terá acesso somente ao Termo de Uso e Privacidade que aceitou ao se cadastrar no Portal de Talentos Senior, no rodapé da página. Para obter acesso aos termos que houve aceite em cada candidatura deverá entrar em contato com a empresa responsável pela vaga.

Rejeição aos Termos de Uso e Privacidade
Portal do Candidato

Caso o candidato não aceite os Termos de Uso e Privacidade, ele será deslogado automaticamente do Portal do Candidato e retornará para a tela de login, sem poder participar dos processos seletivos da empresa, mesmo que, já esteja concorrendo à uma vaga. Neste caso, o RH visualizará apenas o nome o CPF dos candidatos que não aceitaram os termos, mesmo que eles já estejam participando de algum processo seletivo ou somente registrados no Banco de talentos.

Todos os candidatos que rejeitaram o termo de consentimento vigente serão destacados com uma etiqueta próxima ao nome, denominada Revogou o aceite. Além disso, será possível visualizar somente o nome do candidato nas telas do sistema e o CPF na guia Currículo, em Informações do candidato. Não será possível selecionar o candidato para nenhuma das ações do sistema, seja individual ou em lote, pois a opção de selecionar o candidato e o botão Ações estarão ocultos para aqueles que rejeitaram os termos de Uso e Privacidade vigentes.

Portal de Talentos Senior

Caso o candidato não aceite os Termos de Uso e Privacidade da empresa responsável pela vaga, não conseguirá efetuar candidatura pois o botão de conclusão não será habilitado.

Solicitação de exclusão de dados pessoais e dados pessoais sensíveis

O candidato poderá ainda solicitar ao RH a exclusão dos dados pessoais fornecidos por ele. Esta possibilidade será anunciada junto à mensagem de confirmação, na qual o candidato aceitará ou negará ou Temos de uso e Privacidade. E também em todos os rodapés das páginas do Portal do Candidato.

É importante que o RH disponibilize um contato acessível para o candidato solicitar a exclusão dos seus dados, como um e-mail, número de telefone ou link. Para isso, no Portal de Candidatos é necessário configurar o parâmetro Texto contendo informações sobre o contato do RH, disponível em Tecnologia > Configuração > Por tenant > HCM > Recruitment > Sistema > Domínios e Serviços 'HCM' > Serviço 'Recruitment' > botão Editar > guia Sistema. Em relação ao Portal de Talentos Senior, recomendamos que essa informação conste no termo publicado.

Revogação do consentimento de acesso aos dados no Portal do Candidato

Mesmo que o candidato já tenha aceitado os Termos de Uso e Privacidade anteriormente, ele poderá mudar de opinião e solicitar a revogação do consentimento e/ou exclusão dos dados para RH.

A solicitação pode ser realizada a qualquer momento pelo Portal do Candidato. Basta o candidato efetuar o login e clicar no botão Revogar o aceite, localizado na tela onde o candidato consulta o aceite dos Termos de Uso e Privacidade.

Após revogar o aceite ao termo vigente, o candidato poderá acessar o Portal novamente desde que aceite os Termos apresentados, até porque, ele será deslogado do Portal do Candidato sempre que recusar os termos.

Consultar e imprimir a comprovação da decisão do candidato

Sempre que precisar de um ônus da prova para comprovar que o candidato aceitou ou rejeitou os termos de uso e privacidade vigentes, o RH poderá imprimir o documento referente, acessando as Informações do Candidato, através do link do nome do candidato.

Na guia Histórico, em Visualizar histórico por é necessário selecionar a opção Geral e optar pelo Tipo de histórico: Termos de Uso e Privacidade, a fim de consultar qual termo foi aceito ou recusado pelo candidato e, se desejar, imprimi-lo.

Consentimento dos Cookies e outras tecnologias

Ao acessar o Portal do Candidato, além dos Termos de Uso e Privacidade, também será apresentado um banner, uma faixa contendo as informações dos cookies utilizados. Estes poderão ser habilitados na íntegra pelo candidato, customizados (habilitando alguns e rejeitando outros) ou então, rejeitados.

Os cookies utilizados pelo sistema estão divididos em duas categorias:

Veja na tabela a lista completa dos cookies utilizados no sistema da Senior.

Recursos de permissão

As configurações dos recursos de permissão são realizadas em Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.

Para as funcionalidades dos Termos de Uso e Privacidade devem ser configurados os seguintes recursos:

Este artigo ajudou você?