Termos de Uso e Privacidade do Portal do Candidato do Gestão de Pessoas | HCM Senior X
O cadastro dos Termos de Uso e Privacidade do Portal do Candidato, em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é realizado em Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Termos de uso e privacidade.
Essa configuração engloba o cadastro dos Termos de Uso dos dados dos candidatos externos, a Política de Privacidade e a obtenção do consentimento com relação à utilização de cookies.
Para os candidatos internos, os Termos de Uso e Privacidade são apresentados via contrato de trabalho.
Importante
Caso a empresa opte por também receber currículos de candidatos via e-mail/impresso e cadastrá-los manualmente no Banco de Talentos, é de responsabilidade da mesma realizar a tratativa de consentimento do candidato sobre a coleta dos dados, em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por meio da assinatura de um termo de consentimento ou algo semelhante.
Gerenciamento dos Termos de Uso e Privacidade
Para incluir os Termos de Uso e Privacidade, acesse o menu em Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Termos de Uso e Privacidade, botão Adicionar.
Na tela de inclusão dos termos, é necessário selecionar o idioma e cadastrar o conteúdo dos Termos em três versões, ou seja, nos três idiomas disponíveis no Portal do Candidato. São eles: Português, Inglês e Espanhol.
Além de incluir novos Termos de Uso e Privacidade para publicação, outras ações podem ser realizadas com relação aos termos, que são: salvar como rascunho, editar, duplicar e excluir, conforme estão documentadas abaixo.
Publicar e tornar um Termo Vigente
Após selecionar um idioma, preencha o conteúdo e clique em Ações > Publicar. E assim, sucessivamente. Dessa forma, cada um dos Termos deverá ser disponibilizado nas três línguas, para que o conteúdo seja salvo no banco de dados do sistema e, então, publicado.
A cada publicação de um novo Termo de Uso e Privacidade, este será considerado como Vigente.
Salvar um Termo como Rascunho antes da publicação
Se preferir, também é possível redigir o Termo e mantê-lo como Rascunho
Editar os Termos de Uso e Privacidade
É possível editar o conteúdo dos Termos, desde que, ainda não tenham sido publicados, ou seja, estejam na situação Rascunho.
Enquanto o Termo estiver salvo como rascunho, o usuário terá a opção de salvá-lo novamente como rascunho, além de executar as ações: publicar, duplicar ou excluir.
Duplicar o conteúdo de um Termo já publicado ou na situação Rascunho
Outra possibilidade é duplicar o conteúdo de um dos termos já publicados ou na situação Rascunho, para fazer alterações pontuais, baseadas em um conteúdo que já foi criado.
Excluir Termos de Uso e Privacidade
Todo e qualquer Termo poderá ser excluído, desde que ainda não tenha sido publicado. Caso contrário, a opção é criar outro para que se torne o vigente, com as alterações desejadas.
Observações
- O cadastro dos Termos de Uso e Privacidade é de responsabilidade de cada empresa, de acordo com suas particularidades. O módulo Gestão de Recrutamento e Seleção fornece a ferramenta para o cadastro, consulta e publicação dos Termos.
- Lembre-se de revisar o conteúdo antes da publicação ou mantê-lo na situação Rascunho, pois para alterar algum detalhe após a publicação será necessário publicar um novo termo, nos três idiomas do Portal do Candidato.
Tratamento dos Termos de Uso e Privacidade no Portal do Candidato
No Portal do Candidato, a apresentação dos termos para a validação dos candidatos ocorrerá em dois momentos, dependendo do cadastramento prévio do candidato. Confira cada situação:
- Candidato ainda não cadastrado: antes mesmo de realizar o cadastro ao Portal, será necessário aceitar os Termos de Uso e Privacidade.
- Candidato já cadastrado no Portal: assim que realizar acessar o Portal do Candidato, serão apresentados os Termos de Uso e Privacidade para validação.
- Acesso ao Portal do Candidato por redes sociais: sempre que um candidato acessar o Portal pelo Facebook ou LinkedIn, será considerada a sua aceitação aos Termos, visto que, a validação ocorrerá via rede social acessada.
Sobre a decisão do candidato
As decisões da pessoa candidata implicam em:
- Aceitar ou não os Termos de Uso de Privacidade (via portal de candidatos ou Portal de Talentos Senior);
- Revogar o consentimento de acesso aos dados, fornecidos anteriormente (via portal de candidatos);
- Solicitar a exclusão dos seus dados (solicitação via e-mail para a empresa).
Aceite dos Termos de Uso e Privacidade
Assim que a pessoa candidata aceitar os Termos de Uso e Privacidade, o RH poderá conferir o aceite na guia Histórico, em Informações do Candidato. O candidato que efetuou sua candidatura via Portal de Candidatos poderá visualizar o conteúdo do termo, bem como a data e o horário em que ele o aceitou, através da opção Termos de Uso e Privacidade, clicando sobre o ícone do seu nome ou foto, assim que acessar o Portal do Candidato.
Rejeição aos Termos de Uso e Privacidade
Caso a pessoa candidata não aceite os Termos de Uso e Privacidade, ele será deslogado automaticamente do Portal do Candidato e retornará para a tela de login, sem poder participar dos processos seletivos da empresa, mesmo que, já esteja concorrendo à uma vaga. Neste caso, o RH visualizará apenas o nome o CPF dos candidatos que não aceitaram os termos, mesmo que eles já estejam participando de algum processo seletivo ou somente registrados no Banco de talentos.
Todos as pessoas candidatas que rejeitaram o termo de consentimento vigente serão destacados com uma etiqueta próxima ao nome, denominada Revogou o aceite. Além disso, será possível visualizar somente o nome do candidato nas telas do sistema e o CPF na guia Currículo, em Informações do candidato. Não será possível selecionar a pessoa candidata para nenhuma das ações do sistema, seja individual ou em lote, pois a opção de selecionar o candidato e o botão Ações estarão ocultos para aqueles que rejeitaram os termos de Uso e Privacidade vigentes.
Solicitação de exclusão de dados pessoais e dados pessoais sensíveis
A pessoa candidata poderá ainda solicitar ao RH a exclusão dos dados pessoais fornecidos por ele. Esta possibilidade será anunciada junto à mensagem de confirmação, na qual o candidato aceitará ou negará o Temos de uso e Privacidade. E também em todos os rodapés das páginas do Portal do Candidato.
É importante que o RH disponibilize um contato acessível para o candidato solicitar a exclusão dos seus dados, como um e-mail, número de telefone ou link. Para isso, no Portal de Candidatos é necessário configurar o parâmetro Texto contendo informações sobre o contato do RH, disponível em Tecnologia > Configuração > Por tenant > HCM > Recruitment > Sistema > Domínios e Serviços 'HCM' > Serviço 'Recruitment' > botão Editar > guia Sistema.
Revogação do consentimento de acesso aos dados no Portal do Candidato
Mesmo que a pessoa candidata já tenha aceitado os Termos de Uso e Privacidade anteriormente, ele poderá mudar a opção e solicitar a revogação do consentimento e/ou exclusão dos dados para RH.
A solicitação pode ser realizada a qualquer momento pelo Portal do Candidato. Basta a pessoa candidata efetuar o login e clicar no botão Revogar o aceite, localizado na tela onde o candidato consulta o aceite dos Termos de Uso e Privacidade.
Após revogar o aceite ao termo vigente, o candidato poderá acessar o Portal novamente desde que aceite os Termos apresentados, até porque, ele será deslogado do Portal do Candidato sempre que recusar os termos.
Consultar e imprimir a comprovação da decisão do candidato
Sempre que precisar de um ônus da prova para comprovar que o candidato aceitou ou rejeitou os termos de uso e privacidade vigentes, o RH poderá imprimir o documento referente, acessando as Informações do Candidato, através do link do nome do candidato.
Na guia Histórico, em Visualizar histórico por é necessário selecionar a opção Geral e optar pelo Tipo de histórico: Termos de Uso e Privacidade, a fim de consultar qual termo foi aceito ou recusado pelo candidato e, se desejar, imprimi-lo.
Consentimento dos Cookies e outras tecnologias
Ao acessar o Portal do Candidato, além dos Termos de Uso e Privacidade, também será apresentado um banner, uma faixa contendo as informações dos cookies utilizados. Estes poderão ser habilitados na íntegra pela pessoa candidata, customizados (habilitando alguns e rejeitando outros) ou então, rejeitados.
Os cookies utilizados pelo sistema estão divididos em duas categorias:
- Estritamente necessários: os cookies e outras tecnologias, considerados estritamente necessários, jamais poderão ser excluídos, caso contrário, o site não poderá ser utilizado pelo usuário.
- Desempenho e/ou analíticos: os cookies e outras tecnologias de desempenho e/ou analíticos são necessários para medir o desempenho da aplicação e coletar informações para análise e melhoria dos produtos fornecidos.
Veja na tabela a lista completa dos cookies utilizados no sistema da Senior.
| Nome | Descrição | Categoria |
|---|---|---|
| _gid | Usado para coletar informações sobre o período de carregamento de cada página |
Desempenho e/ou analíticos |
| _gat | Usado para coletar informações sobre o período de carregamento de cada página |
Estritamente necessários |
| _ga | Usado para coletar informações sobre o período de carregamento de cada página |
Estritamente necessários |
| HCMTenantDomainAuth | Armazena informações relacionadas à empresa que está disponibilizando o Portal do Candidato |
Estritamente necessários
|
| HCMTenantAuth | Armazena informações relacionadas à empresa que está disponibilizando o Portal do Candidato |
Estritamente necessários
|
| SeniorHCMTheme | Tema do Portal do Candidato configurado pela empresa |
Estritamente necessários |
| doLogout | Usado para identificar se o usuário deve ser deslogar | Estritamente necessários |
| selectedLanguage | Idioma atual do usuário |
Estritamente necessários |
| lastLanguageSaved | Usado para comparação no momento da troca do idioma, a fim de validar se a troca realmente ocorreu |
Estritamente necessários |
| lastLanguageLoaded | Usado para comparação no momento da troca do idioma, a fim de validar se a troca realmente ocorreu |
Estritamente necessários
|
| translationBundleKey | Arquivo padrão do idioma apresentado no Portal |
Estritamente necessários |
| translationBundleKey-pt-BR | Arquivo do idioma português |
Estritamente necessários |
| translationBundleKey-en-US | Arquivo do idioma inglês |
Estritamente necessários |
| translationBundleKey-es-ES |
Arquivo do idioma espanhol |
Estritamente necessários |
| dateTimeWhenWhenCustomTranslationsBundleWasSaved | Informa o momento em que o arquivo de algum idioma foi salvo |
Estritamente necessários |
| customTranslationLoaded | Usado para validar qual arquivo de idioma usar, o padrão ou o do idioma selecionado |
Estritamente necessários |
| server-config | Usado para validar qual arquivo de idioma usar, o padrão ou o do idioma selecionado |
Estritamente necessários |
| usingVacancyManagement-* | Usado para validar as informações que são do novo Portal. * = empresa que está disponibilizando o Portal |
Estritamente necessários |
| hasTermActive-* | Usado para validar as informações que são referentes à LGPD. * = empresa que está disponibilizando o Portal |
Estritamente necessários |
| com.senior.pau.token | Usado para identificar o usuário e a empresa ao buscar as informações | Estritamente necessários |
| com.senior.pau.soap.url | Usado para identificar o usuário e a empresa ao buscar as informações |
Estritamente necessários |
| com.senior.pau.services.url | Usado para identificar o usuário e a empresa ao buscar as informações |
Estritamente necessários |
| com.senior.pau.odata.url | Usado para identificar o usuário e a empresa ao buscar as informações | Estritamente necessários |
| com.senior.pau.domain | Usado para identificar o usuário e a empresa ao buscar as informações | Estritamente necessários |
| com.senior.base.url | Usado para identificar o usuário e a empresa ao buscar as informações | Estritamente necessários |
| com.senior.domain | Usado para identificar o usuário e a empresa ao buscar as informações | Estritamente necessários |
| com.senior.services.url | Usado para identificar o usuário e a empresa ao buscar as informações |
Estritamente necessários |
| com.senior.token | Usado para identificar o usuário e a empresa ao buscar as informações |
Estritamente necessários |
| acceptCookies |
Usado para saber quais cookies foram aceitos |
Estritamente necessários |
| customAcceptCookies | Usado para saber quais cookies foram aceitos | Estritamente necessários |
| currentPage | Usado para saber a página da listagem visitada anteriormente | Estritamente necessários |
| currentOrder | Usado para saber a ordenação da listagem visitada anteriormente | Estritamente necessários |
| fromVacancyDetail | Usado para saber se a navegação anterior foi o detalhamento de uma vaga | Estritamente necessários |
| steps | Usado para saber quais informações são obrigatórios para a candidatura | Estritamente necessários |
| requiredFields | Usado para saber quais informações são obrigatórios para a candidatura | Estritamente necessários |
| vacancy | Informação da vaga que está tentando se candidatar | Estritamente necessários |
| user | Informação do candidato que vai se candidatar, usada para validar os campos obrigatórios | Estritamente necessários |
| i18nextLng | Idioma do usuário na rede social | Estritamente necessários |
| googleSecret | Chaves de acesso da aplicação nas configurações da empresa | Estritamente necessários |
| googleKey | Chaves de acesso da aplicação nas configurações da empresa | Estritamente necessários |
| facebookSecret | Chaves de acesso da aplicação nas configurações da empresa | Estritamente necessários |
| facebookKey | Chaves de acesso da aplicação nas configurações da empresa | Estritamente necessários |
| linkedInSecret | Chaves de acesso da aplicação nas configurações da empresa | Estritamente necessários |
| linkedInKey | Chaves de acesso da aplicação nas configurações da empresa | Estritamente necessários |
| commonAuthId | Chave de autenticação da aplicação externa (LinkedIn/Facebook) | Estritamente necessários |
Recursos de permissão
As configurações dos recursos de permissão são realizadas em Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.
Para as funcionalidades dos Termos de Uso e Privacidade devem ser configurados os seguintes recursos:
- Termos de uso e privacidade (res://senior.com.br/hcm/vacancymanagement/entities/termsOfUseAndPrivacy), cujas ações, indicadas para o papel Recrutador, são Editar, Excluir, Incluir, Publicar e Visualizar.
- Aceite dos termos de uso e privacidade (res://senior.com.br/hcm/vacancymanagement/entities/termsOfUseAndPrivacy), cujas ações, indicadas para o papel Recrutador, são: Incluir e Visualizar.
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