Entidades de Ensino
A fim de suprir a necessidade de controlar o acesso de alunos em entidades de ensino, o sistema Ronda Senior disponibiliza funcionalidades específicas que tratam do acesso de funcionários e alunos nesse ambiente.
Além do tratamento de acesso, ainda há a questão do relacionamento entre aluno e as disciplinas que cursa, a turma e o curso a que pertence. A vantagem em controlar o fluxo de atividades desse ambiente e que é possível verificar sua utilização em tempo real, o que facilita no momento de organizar horários e locais não conflitantes para a organização de disciplinas, professores e alunos.
Para cada aluno é possível verificar seu estado junto à entidade de ensino, sua localização em determinado momento baseado em suas marcações, é possível relacioná-lo com responsáveis (e responsáveis com alunos) onde o acesso do responsável depende das permissões que o aluno tem para com a entidade.
Recursos apresentados:
- Histórico de Crachás: utilização de crachás titulares ou provisórios.
- Disponibilidade de utilização da tecnologia Smart Card para os crachás de alunos.
- Controle de Créditos de acesso para alunos.
- Histórico de mensagens no acesso: aviso nos dispositivos no acesso do aluno.
- Consulta de acessos e presenças dos alunos.
- Controle das disciplinas, turmas, fases e cursos da entidade.
- Controle da grade de disciplinas e atividades que o aluno participa.
- Controle das permissões de acesso do aluno.
- Controle da situação do aluno: liberação ou bloqueio do acesso à entidade.
Para que o sistema realize o controle de Entidades de Ensino, é necessário que essa opção seja habilitada em definições de acesso. Dessa forma os menus relacionados a essas funcionalidades serão exibidos para uso no sistema.
As rotinas de disciplinas do sistema funcionam da seguinte maneira: os cursos são cadastrados, sendo que o curso é dividido em fases que podem ser usadas para controle de semestres ou séries.
Cada Fase do Curso tem as suas disciplinas que são cadastradas independentemente e depois são associadas às fases do curso. Cada disciplina compõe determinada atividade.
Uma atividade pode abranger várias disciplinas. Uma disciplina pode fazer parte de várias fases de diferentes cursos. Há cadastramento de turmas para o caso de haver a mesma disciplina para a mesma fase do curso porém em horários ou salas diferentes. A turma sempre é informada na grade de horários de tal disciplina.
Também é possível acessar no sistema à tela para o cadastro da grade de disciplina do aluno. O objetivo dessa tela é disponibilizar as disciplinas de forma gráfica, utilizando uma tree-view para apresentar ao usuário uma maneira mais eficiente de relacionar quais são as atividades do aluno. Esta tela poderá ser acessada em Pessoas > Alunos > Grade de Disciplinas do Aluno.
O módulo Campus pode controlar também o relacionamento de um professor com a disciplina que ele leciona. O professor é considerado um empregado da empresa, que é cadastrado pelo cadastro de empregados.
O relacionamento do empregado com as disciplinas e atividades tem objetivo apenas informativo, pois o acesso (faixas horárias) do professor é controlado de acordo com a escala informada no histórico de escalas do empregado.
O aluno é a entidade principal controlada pelo módulo Campus. Ele é cadastrado com suas informações básicas que são referenciadas pela sua matrícula, que por sua vez é a principal diferença entre os alunos, não podendo haver a mesma matrícula usada por mais de um aluno no sistema. O aluno pode participar de atividades, que são processos diferentes a participar de uma disciplina.
A intenção da atividade é informar que o aluno participa de um evento extra classe. Pode ser citado como exemplo de atividade uma monitoria onde o aluno é monitor de uma certa disciplina ou uma bolsa de trabalho.
Créditos de Acesso
Para o controle de créditos de acesso do aluno há um assinalamento nas definições de acesso que informa como será o controle de créditos de acesso para alunos.
Histórico de Crachá
O aluno deve estar vinculado a um crachá para ter acesso aos locais controlados do campus. Para isso há um histórico de crachá para aluno. Temos o recurso de informar um crachá titular ou até mesmo um crachá provisório para o aluno. Ao informar o histórico de crachá é possível imprimir o crachá do aluno de acordo com o modelo padrão de impressão de crachá do aluno que é informado nas definições de acesso.
Para validar o acesso do crachá do aluno é necessário informar a situação do aluno no cadastro principal do aluno. Esta situação faz referência ao cadastro de situações do aluno, onde é possível cadastrar várias situações e para cada situação deve-se informar se esta situação bloqueia ou não o aluno.
Mensagens
Pode ser utilizado o recurso de mensagens nos dispositivos de acesso para o aluno. Para isso é necessário cadastrar a mensagem com o período e quantidade de vezes de apresentação da mensagem.
A mensagem será apresentada quando o crachá do aluno for usada nos dispositivos de acesso.
Faixa Horária
A faixa horária de acesso do aluno aos controladores será montada de acordo com as disciplinas e atividades na qual o aluno participa.
Permissões de Acesso
O aluno pode ter permissões de acesso para áreas restritas que devem ser cadastradas em um determinado período informando a permissão da área restrita.
É a pessoa controlada pelo sistema que relaciona-se com algum aluno(a) da instituição, podendo obter um crachá com suas permissões e horários. Um responsável pode ter relação com mais de um aluno, assim como um aluno pode ter relação no sistema com mais de um responsável. O responsável do aluno é controlado no sistema a partir de sua documentação. No "Cadastro" é possível informar seu nome, telefone e e-mail. Há a pasta de "Acesso", onde são informadas as permissões de acesso e os horários para os dias normais, sábado, domingo e feriado. Na pasta "Responsabilidades" é possível fazer o relacionamento entre o responsável e os alunos, destacando qual o parentesco/relação entre os mesmos.
É possível cadastrar a foto do responsável, para isso é necessário que o tipo de armazenamento da foto esteja configurado na pasta "Alunos" da tela de definições gerais do acesso. Não há um cadastro de situações do acesso para o responsável do aluno informando se este está liberado ou bloqueado no sistema. A situação do responsável é definida pela situação dos alunos no qual ele é responsável. Portanto, é realizada uma pesquisa nos alunos responsabilizados pela pessoa e nesta pesquisa o primeiro aluno que tiver acesso liberado ao sistema de acesso faz com que o responsável esteja também liberado.
Consulta de Acessos
A função desta pasta é semelhante às demais pastas desta tela, na qual busca todos os acessos registrados no sistema para o tipo de pessoa: Aluno.
Informa a matrícula, nome e crachá do aluno, assim como as características do acesso registrado: data e hora do acesso, tipo do acesso e dispositivo.
Para executar a consulta é necessário informar o período e a site do acesso. Também é possível informar o dispositivo e o tipo do acesso a ser consultado. É possível consultar o acesso usando filtros especiais de seleção que podem ser ajustados pelo botão Seleção. Pode-se usar filtro pela Matrícula do aluno.
Consulta de Presenças
A função desta pasta é consultar a presença de alunos em um determinado momento (data e hora). Faz a consulta dos acessos dos alunos e verifica se o aluno está presente ou não.
Constitui uma opção do usuário poder mostrar todos os alunos, somente presentes, ou somente os ausentes, de acordo com uma classificação escolhida: por matrícula do aluno ou por nome do aluno.
É possível consultar a presença do aluno usando filtros especiais de seleção, que podem ser ajustados pelo botão Seleção, onde podem-se informar Matrículas dos Alunos ou dispositivos para o filtro da consulta.
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