Ronda Senior - Manual do Usuário > Integrações com Dispositivos > Arquitetura de Comunicação e Integração > Concentradora > SDK - Kit de Desenvolvimento de Software

SDK - Kit de Desenvolvimento de Software

O Kit de Desenvolvimento de Software, chamado de SDK (Software Development Kit), é um protocolo de comunicação e ferramentas disponibilizado pela Senior para que os fabricantes de hardware desenvolvam um driver que interaja com o sistema Ronda Senior

Ao resultado da aplicação do protocolo por parte do fabricante dá-se o nome de “driver fabricante”. Já o sistema Senior que interage com o driver do integrador é chamado de “driver Senior”.

Arquitetura Senior SDK

A arquitetura do Ronda Senior é baseada em componentes. Quando a Concentradora é iniciada, é realizada a carga do Datamart, na qual são obtidos do banco de dados do sistema os dispositivos, faixas horárias, crachás etc. Após a carga, é iniciado o plugin DriverSenior, que aguardará uma conexão de um driver de fabricante para interagir com as mensagens especificadas mais adiante.

Componente DriverSenior
As mensagens enviadas e recebidas do driver do fabricante, assim como as mensagens recebidas e passadas para o componente concentradora, são processadas pelo DriverSenior. Ele é a ponte entre o TCPConnector e o driver do fabricante com o sistema Ronda Senior.

Componente TCPConnector
A comunicação entre o driver do fabricante e o componente DriverSenior é realizada através do componente TCPConnector. Esse componente utiliza o protocolo TCP/IP como meio de comunicação e o protocolo de aplicação descrito neste documento para realizar a troca de informações.

A conexão é realizada do driver do fabricante para o TCPConnector, via socket, e é monitorada de forma constante. Caso ocorra alguma falha, os dispositivos associados ao driver do fabricante terão seu status alterado para off-line.

Mensagens

A troca de mensagens entre o Acesso e o driver deve ser de um dos seguintes tipos:

Otimização dos drivers cadastrados na Concentradora

Cada driver cadastrado no sistema e habilitado na Concentradora abre alguns canais de comunicação para receber e enviar informações que garantem o funcionamento on-line dos equipamentos de acesso. Como esses canais ocupam uma parte considerável da memória utilizada pela Concentradora, sugerimos a otimização do número de drivers cadastrados. Ou seja, recomendamos que cada driver gerencie o maior número de dispositivos possível. O número máximo recomendado de drivers para cada Concentradora é de 150. Essa quantidade varia de acordo com o fabricante do driver e a infraestrutura do cliente.

Importante
Utilizar um número maior de drivers do que o recomendado pode ocasionar estouro da memória da JVM e a parada inesperada do serviço da Concentradora. Entretanto, é importante observar que há diversas variáveis utilizadas para o cálculo do consumo de memória da Concentradora, tais como quantidade de pessoas gerenciadas, equipamentos, permissões etc.

Este artigo ajudou você?