Configurações iniciais
Esse módulo da documentação vai auxiliar a execução das configurações de acesso ao sistema e criação de usuário, necessárias para explorar todas as funcionalidades do AI Logistics, e a configurar perfis de acesso distintos e mais adequados para cada grupo de usuários. Também traz as instruções para a personalização de temas e aparência.
O acesso à ferramenta ocorrerá por meio do endereço web do AI Logistics.
Para fazer o login, basta clicar no botão Entrar, localizado no canto inferior esquerdo da página inicial. Na janela que abrirá em seguida, preencha os campos com e-mail ou username e senha de acesso ao sistema, e novamente clique em Entrar. Se as informações forem informadas corretamente, será feito o direcionamento automático para a Home da plataforma.
Primeiro acesso
O primeiro acesso será realizado a partir do recebimento de um e-mail do endereço eletrônico Sistemas Senior. Essa correspondência informará o username e e-mail para login (deve ser usado um ou outro) e uma senha provisória formada por letras e números, e que obrigatoriamente precisará ser trocada nesse primeiro acesso.
O cadastro de um novo usuário, ação que irá gerar automaticamente o e-mail de primeiro acesso, só poderá ser feito por um usuário administrador com perfil habilitado para realizar essa ação.
Um primeiro usuário administrador habilitado para cadastrar usuários e perfis de acesso será definido junto ao consultor no momento do projeto. É esse administrador quem dará início aos primeiros cadastros.
Recuperação de senha
Para a recuperação de senha, siga os seguintes passos:
- Acesse a página inicial da ferramenta e clique no botão Entrar, como se fosse fazer login;
- Em seguida, na janela aberta sobre a página inicial, clique em Esqueceu a senha?;
- Digite seu e-mail de login e aguarde chegar em sua Caixa de Entrada uma mensagem com um link e instruções para cadastramento da nova senha;
- Após a recuperação da senha, volte à página inicial do AI Logistics e faça o login na ferramenta.
Essa seção vai auxiliar a configurar o idioma padrão da ferramenta, dentre os cinco disponíveis, e também personalizar temas e aparência, aproximando a identidade visual da plataforma a da empresa ou das preferências e necessidades do usuário.
Idiomas
O AI Logistics é uma ferramenta multi-idiomas, desenvolvida em cinco línguas:
- Português
- Espanhol
- Inglês
- Francês
- Alemão
O idioma padrão da ferramenta será configurado pela Senior, no momento do projeto, de acordo com a nacionalidade da empresa, mas ele poderá ser alterado pelo usuário durante o uso.
Como configurar
- Para alterar o idioma durante o acesso, segure o cursor sobre a bandeira de país localizada no canto superior direito do cabeçalho da ferramenta.
- Nesse momento, abrirá uma janela com todos os idiomas disponíveis e basta clicar sobre o que desejar.
- A partir desse comando, todos os menus, campos e demais conteúdos das páginas do AI Logistics serão convertidos automaticamente para a língua selecionada.
Temas e aparência
O AI Logistics permite a configuração das cores da ferramenta de acordo com preferências ou necessidades pessoais (como vista cansada) ou alinhadas à identidade visual da empresa, inclusive com importação de logomarca. Essa última alternativa dá à organização a possibilidade de aumentar junto aos clientes e parceiros a visão de unidade do negócio. Dessa forma, esse recurso se torna estratégia relevante de mercado.
A ferramenta tem três opções de configuração de Temas e aparência. Duas delas são padrão:
- Light: com fundos na cor branca e textos em azul
- Dark: fundo preto e textos em amarelo (ideal para vista cansada)
Há uma terceira opção, totalmente personalizável, na qual é possível escolher as cores do Header, Menu, Itens de menu, Fundo, Conteúdo, Texto, Botão, Tabela, Ativo e Footer. Além de importar logos em tamanho miniatura e expandido, para serem exibidos no canto superior esquerdo do cabeçalho da ferramenta, em substituição ao logo padrão, da Senior.
Como configurar
- No Menu lateral do AI Logistics clique no último botão da lista, o
Configurações do sistema; - Em seguida, abrirá uma página de configuração com as três opções disponíveis, nesta ordem: Criar tema, Light (que já estará selecionada) e Dark;
- Se quiser manter o tema Light basta deixar essa opção selecionada;
- Se optar pelo tema Dark, posicione o cursor sobre essa opção e clique em Usar. Automaticamente o tema da ferramenta será alterado. Tanto o tema Light quanto o Dark também podem ser editados e personalizados.
- Se quiser retornar para a o tema da configuração inicial, Light, o procedimento é o mesmo: posicione o cursor sobre o botão referente a esse tema e clique em Usar;
- Se a escolha for Criar tema, a opção personalizável, clique em cima desse botão;
- Automaticamente o sistema passará para a página Personalização de tema, onde será possível configurar e personalizar as cores do sistema;
- Nessa página, há uma lista de campos a serem preenchidos;
- Comece dando um Nome a esse tema, e perceba que na caixa lateral aparecerá um Layout que funcionará como preview de todas as seleções realizadas, conforme a configuração for avançando;
- A partir do campo seguinte, Header, até o último, Footer, para selecionar uma cor é necessário clicar sobre o campo a ser preenchido e, com ajuda do cursor, escolher a cor e tonalidade desejadas.
- Ao final do preenchimento de todos os campos, será possível importar logos da empresa em dois tamanhos diferentes (Miniatura e Expandido) para personalizar a ferramenta. Basta clicar em Escolher arquivo;
- Somente após realização de todas essas configurações o sistema vai habilitar, no canto inferior direito da tela, o botão Salvar tema. É preciso clicar nele para guardar a personalização;
- Se a ação tiver sido executada corretamente, o sistema mostrará, no canto superior direito da página, o aviso Tema salvo com sucesso!, e imediatamente a ferramenta voltará para a página Configurações do sistema, onde o tema criado aparecerá ao lado das outras opções já disponíveis (Criar Tema, Light e Dark);
- Para aplicar o tema recém criado basta posicionar o cursor sobre ele e clicar em Usar.
Usabilidade
Na mesma página de configuração de Temas e aparência é possível definir se o menu inicial da ferramenta ficará disposto no lado esquerdo ou direito da tela.
O acesso a essa página é feito pelo Menu lateral do AI Logistics. Clique no último botão da lista, o
Configurações do sistema.
Para selecionar uma das opções, basta mover para direita ou esquerda o botão que encontra-se abaixo da função Usabilidade, localizada ao lado das opões de Temas e aparência. Após o comando, o menu se ajustará automaticamente.
Por meio do botão
Controle de acesso, localizado no menu lateral da ferramenta, será possível cadastrar perfis e novos usuários, verificar a lista de pessoas habilitadas para usar o AI Logistics e acompanhar os registros de acesso de cada uma delas.
A plataforma permite uma gestão de acesso com conceito de perfil de permissionamento. Ou seja, é possível criar diferentes perfis de usuários, o que irá conferir a cada um deles diferentes possibilidades de uso e gestão da plataforma. Essa funcionalidade é importante porque a ferramenta pode ser utilizada como base para colaboração de informações com clientes de clientes do AI Logistics, assim como todo o ecossistema de negócios, considerando fornecedores, outras áreas ou departamentos da empresa.
Importante
Antes de criar um novo usuário é recomendável realizar as configurações de perfis, pois ao habilitar uma pessoa para usar a ferramenta será necessário vinculá-la a um perfil já cadastrado.
Perfis de usuários
Parte importante da usabilidade da plataforma, os perfis de acesso ajudam na gestão das permissões e escopo de trabalho dos colaboradores, garantindo que as áreas de atuação estejam adequadas ao tipo de acesso à plataforma.
O perfil de acesso é completamente personalizável. Por meio dessa configuração é possível controlar todas as ações que o usuário poderá realizar na plataforma, desde a permissão para criar perfis e cadastrar novos usuários, até a possibilidade de gerar consultas e criar apresentações ou apenas visualizar o que já tiver sido criado.
Como configurar
Para criar perfis de usuário clique em Controle de acesso > Perfis de usuários > Adicionar perfil para acessar a página Cadastrar Perfil de usuário. Nela, há um formulário de cadastro no qual é preciso dar um Nome àquele perfil, fazer uma breve Descrição e, abaixo, ativar os permissionamentos e seus níveis para cada página da plataforma. A ativação/desativação deve ser feita com um clique sobre cada botão Sim/Não.
Os níveis de permissionamento disponíveis são:
- Visualizar
- Criar
- Editar
- Deletar
- Ativar/Desativar (opção que executa esse comando para todos os quatro níveis anteriores de uma só vez)
Eles devem ser configurados para as seguintes páginas da ferramenta: Logs de login, Perfis de usuários, Usuários, Slideshows, Dashboard, Publicações, Gestão menu publicações, Fontes de dados, Notificações, Apresentações, Repositório de consultas, Builder avançado, Empresas, Configurações do sistema.
Após realizadas todas essas configurações, no canto inferior direito da página o botão Salvar será habilitado e é preciso clicar sobre ele para guardar esse perfil.
Se todas as configurações tiverem sido executadas corretamente, aparecerá no canto superior direito da página a mensagem Perfil criado com sucesso e, automaticamente, a ferramenta irá redirecioná-lo para a página anterior, Perfis de usuários, onde o perfil recém criado já integrará a lista de perfis cadastrados.
Importante
- Ao criar um novo perfil, é importante se atentar a combinações de permissões. Por exemplo: um usuário habilitado para criar slideshows, mas que não pode visualizar, criar ou editar dashboards, não conseguirá executar a ação porque slideshows são formados por dashboards.
Usuários
O cadastro de usuário deve ser feito pelo caminho Controle de acesso > Usuários > Adicionar usuário para acessar a página Cadastrar Usuário.
- Nessa página, há um formulário onde devem ser preenchidos Dados pessoais, manualmente; e selecionados o Perfil, dentre os cadastrados na etapa anterior, o Idioma, dentre os cinco disponíveis, e o Tema, dentre os padrões existentes ou configurados.
Importante
A escolha de perfil de usuário é o que determinará a quais funcionalidades da plataforma ou permissões a pessoa terá acesso.
- A área Dados pessoais deve ser obrigatoriamente preenchida com as seguintes informações: Nome, E-mail e Username, todos à escolha de quem realiza o cadastro. Há, ainda, dois campos de preenchimento não obrigatório: Usuário e Telefone (número pessoal ou corporativo para contato).
- Essa página também possuiu uma área de Configurações de acesso, na qual é possível definir se o usuário terá Acesso vitalício à ferramenta ou Status Ativo. Nesse último caso, é preciso definir até qual data o ingresso na plataforma será permitido.
- Por fim, o campo Senha permite ativar a necessidade de troca de senha pelo usuário. Se ativada, também deve ser definido em quanto tempo a senha irá expirar e se, na hora da troca, será bloqueada tentativa de cadastrar uma combinação usada anteriormente.
- Após realizadas todas as configurações obrigatórias, o botão Salvar, no canto inferior direito da página, estará habilitado para que a criação de usuário seja finalizada. É nesse momento que o sistema envia a ele um e-mail com as instruções para o primeiro acesso ao AI Logistics.
Logs de login
A página Logs de login traz uma lista com todos os registros de acesso (data e hora) ao sistema de cada usuário. Para acessar as informações referentes a uma determinada pessoa, clique em Controle de acesso > Logs de login e selecione o nome dela no campo disponível.
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