Campos
Personalize campos das entidades conforme a necessidade de cada empresa através desta funcionalidade da XPlatform. Ao realizar qualquer alteração, elas serão válidas para todos os usuários do tenant.
O que você pode fazer:
- Acesse Tecnologia > Customização > Campos;
- Escolha o domínio, serviço e localize a entidade que será personalizada. Clique em Entidade para acessar as suas informações e verificar os campos padrões (representados com ícone de cadeado) e personalizados do sistema. Para criar um novo campo, clique em Novo;
- Informe o ID do campo, e defina se estará ativo ou não;
- Em Label do campo, informe o nome que ele será exibido na tela da entidade e informe o seu tipo;
- No campo Regex de validação identifique os padrões de caracteres dentro do campo personalizado;Exemplo:
- [0-9];
- [^A-Za-z0-9_].
- Em Tooltip, adicione uma explicação sobre o campo, que será exibida em forma de hint no ícone de ajuda;
- Se necessário, crie uma máscara para o campo:
- A - Qualquer letra;
- 9 - Qualquer número;
- * - Qualquer letra ou número;
- ? - Torne opcional qualquer parte da máscara.
Por exemplo: (99) 9?999-9999, AAA-999.* e 999.999.999-99.
- Para os serviços que suportam O LGPD - Lei geral de Proteção de Dados Pessoais nos campos customizados, será apresentada uma opção Suporte LGPD que ao habilitar será possível configurar o campo para fazer parte dos dados tratados pela LGPD. Ao configurar o campo você terá a opção Obrigação Legal, para definir se o campo irá armazenar informações fiscais. Entende-se como obrigação legal informações que atendem a base legal de atendimento a legislação fiscal e não podem ser excluídas. Ao determinar um campo como parte do LGPD ele não poderá ser removido das configurações do LGPD.
- Clique em Salvar na tela Campo Customizado e em Entidade.
Nota
- Os campos Chave de tradução do label, Chave de tradução do tooltip e Recurso são criados automaticamente e disponibilizados para visualização na tela de edição do campo após salvar;
- Caso o tipo do campo seja Enumeration, serão apresentados os campos: Permitir selecionar mais de um valor e Adicionar/Alterar Opções, para configuração da entrada de dados.
- A edição ou exclusão de campos deve ser realizada em Tecnologia > Customização > Campos;
- Escolha o domínio, serviço e localize a entidade que será personalizada. Clique em Entidade para acessar as suas informações e verificar os campos personalizados (representados com ícone de usuário);
- Somente é possível editar os seguintes campos: Ordem de exibição, Ativo, Label do campo, Tipo do campo, Regex de validação, Tooltip e Máscara;
- Clique em Excluir para a exclusão de um campo personalizado;
- Clique em Salvar na tela Campo Customizado e em Entidade.
É permitida apenas a edição dos campos customizados. Além disso, não é recomendada a exclusão de um campo customizado, apenas a desativação do campo.
Acesse Tecnologia > Customização > Campos para inativar um campo. Selecione o domínio, serviço e, em seguida, a entidade onde deseja inativar o campo. Após isso, selecione o campo que deseja inativar e clique em Editar. No campo Ativo, altere a seleção para Não e clique em Salvar na entidade.
Notas
- Para visualizar os campos customizados é necessária a permissão Visualizar no recurso res://senior.com.br/field/customization, além dos recursos customizados criados automaticamente após a criação do campo;
- Para alterar a ordem de exibição dos campos, clique em um campo e arraste para a posição desejada.