Integrador

Procedimento de instalação do Integrador e configuração do RabbitMQ para um ambiente híbrido em Windows, utilizando o Instalador dos sistemas.

Arquitetura

Os serviços senior X são contratados na nuvem mas com integração de dados a partir da base de dados dos sistemas que está no ambiente on-premises. A integração de dados ocorre através dos componentes Integrador e RabbitMQ instalados no on-premises e se comunicando com a nuvem de forma segura. Para isso é necessário:

Pré-requisitos

Replicação de dados

A replicação de dados consiste em quatro etapas:

  1. Buscar as pendências das tabelas monitoradas, que ainda não foram tratadas;
  2. Ler os dados correspondentes às pendências;
  3. Publicar um evento com estes dados;
  4. Marcar a pendência como tratada.

É considerado o conceito de zero ser nulo da base de dados dos sistemas G5. Portanto, caso o campo possuir um valor zerado e puder receber o valor nulo, este será o valor enviado. Por exemplo, um campo VARCHAR no banco de dados Oracle que tenha como valor ' ' (espaço em branco) será enviado como null.

Tabelas de replicação

Monitore as pendências geradas pelas triggers da base G5 que estão cadastradas para tal. Este cadastro é feito na tabela RTC_REPLICATIONDEF com os dados:

Em seguida, faça a consistência da base de dados pelo CBDS.

Identificação de triggers ausentes

Comandos para identificar triggers do banco de dados faltantes, ou, no caso do Oracle, inválidas:

Limpeza de pendências

O Integrador efetua a limpeza das pendências de integração através da Stored Procedure SP_CLEARREPLICATION. Essa SP deve existir na base de dados para que o ETL acione-a e efetue a limpeza. Essa SP é padrão do ERP G5 quando a integração com a Plataforma Senior X é ativada.

Importante

A limpeza das pendências ocorre apenas para pendências já processadas (integradas com a Plataforma Senior X).

A limpeza das pendências ocorre na inicialização do serviço e também conforme a configuração efetuada no parâmetro Intervalo da limpeza de pendências da tela Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Domínio Integration > Serviço etl > acionar o botão Editar.

O intervalo é definido em horas. Para ambientes com fluxo de integração alto, a recomendação é efetuar a limpeza a cada 1 hora.

Utilização do Integrador ETL

Atualmente, qualquer sistema da versão senior X pode utilizar o integrador ETL, porém apenas alguns optam por utilizá-lo. Verifique os tipos de integração utilizados por cada solução da versão senior X:

Quais integradores utilizar?

  Integrador HCM Integrador ETL Integrador Wiipo Integrador BI Gateway Integrador Konviva Integrador SAM Integrador Nexxera Integrador ETL/DML
Gestão de Pessoas              
Gestão Empresarial              
Gestão de Pessoas + Gestão Empresarial (Sem Painel de Gestão)              
Unificação de Bases – Base Primária ERP
Gestão de Pessoas + Gestão Empresarial (Com Painel de Gestão)            
Unificação de Bases – Base Primária HCM
App Marcação de Ponto 1.0/2.0 (Com Painel de Gestão)              
App Marcação de Ponto 1.0/2.0 (Sem Painel de Gestão)              
Agro              
Painel de Gestão              
Colabbe              
Wiipo              
Camada de Gestão              
Konviva              
Gestão de Acesso e Segurança              
Skyline – Van Bancária              
WMS              

 

 

 

Este artigo ajudou você?