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Aplicativo Gestor Senior | Aprovações do Gestão Empresarial

A integração entre o aplicativo Gestor Senior e o sistema Gestão Empresarial é um recurso de decisão externo, ou seja, não retira do sistema a possibilidade de ações sobre o documento de aprovação (não impede ações ou seu estado de aprovação pelo sistema). Com esta integração, é possível realizar a aprovação ou reprovação de documentos a partir do seu dispositivo móvel, com a resposta recuperada e aplicada no documento do próprio sistema. Os resultados exibidos na pesquisa consideram apenas as aprovações realizadas nos últimos seis meses.

Ambos os controles de aprovação continuam funcionando tanto no sistema quanto no aplicativo, simultaneamente. Sendo que a prioridade definida pela resposta é de qual chegar primeiro. As ações no sistema refletem imediatamente no documento, enquanto que as do aplicativo aguardam até que o processo agendado de retorno ou envio seja disparado.

Rotinas de aprovação multinível

Lembrando que no Gestão Empresarial PME | GO UP há apenas a aprovação de Ordem de Compra.

Para utilizar as rotinas de aprovações multinível, é obrigatório que as rotinas estejam configuradas devidamente em Cadastro > Controle de aprovações.

Como o aplicativo funciona?

Detalhamos abaixo alguns aspectos sobre a o visual e usabilidade da rotina de aprovações no aplicativo Gestor Senior:

O que são tarefas?

As tarefas (pendências) são elementos que contém dados sobre um documento de aprovação, que fazem o envio das informações com as opções para a sua aprovação ou reprovação.

É um conjunto de informações para tomada de decisão sobre um determinado documento do produto que enviou a tarefa para o aplicativo. Essa tarefa é gerada no sistema e enviada ao aplicativo, que exibe as informações para o usuário no aplicativo que assim, então toma (ou não) uma decisão.

Como funciona o envio das informações?

Quando ocorre um evento no sistema, como criação do documento e a sua entrada no processo de aprovação, o seu cancelamento ou a mudança de seu estado de aprovação, há uma latência no processo de envio e recebimento de tarefas para o aplicativo, devido a utilização de processos agendados na integração. Estes processos devem estar ativos para que o envio seja feito devidamente (113 - Envio de tarefas do ERP ao WF20 e 114 - Recuperação de tarefas do ERP do WF20).

Essa integração com processos agendados permite que as ações no sistema não interfiram com a experiência do usuário durante a operação do documento no próprio sistema, delegando para outro momento e outro processo (o agendado) a execução da integração. O processamento permite deixar o aplicativo móvel mais leve, sem a necessidade de aguardar, em tempo de uso, a resposta direta do sistema.

Importante

No caso do envio das informações em relação a uma requisição eletrônica, se tratando dos campos Conta Contábil, Conta Financeira e Centro de Custos, a rotina está preparada para enviar somente a informação do centro de custo, que consta no item da requisição. Com isso, esta informação do centro de custo (quando o campo estiver preenchido) será apresentada no aplicativo.

Você pode monitorar os processos integrados entre o Gestão Empresarial e o aplicativo e quais usuários receberam os pedidos de aprovações por meio da tela F999IGS, disponível em Cadastros > Integrações > Workflow 2.0.

Emissão de tarefas para aprovação

De acordo com as configurações das rotinas e processos de aprovação que indicam a quantidade de usuários envolvidos na aprovação, e também a sequencialidade definida nessas configurações, o sistema emite tarefas para todos os envolvidos com a aprovação. Porém, devido a latência no processo de envio e recebimento, podem ocorrer várias ações diferentes durante esse período, como:

O sistema avalia como proceder nesses casos e efetua alguma ação. Entre elas, as mais comuns são:

Observações

Reprovação de tarefas

Uma ação de reprovação através do aplicativo afeta o documento, independentemente dos níveis do controle de aprovação. Ou seja, essa reprovação não considera os estágios dos níveis na aprovação multinível.

Ao receber uma tarefa e reprová-la, no momento em que for processada a resposta, o documento é cancelado, independentemente das respostas já processadas dos demais usuários, porém, observando o estado do documento.

Em uma aprovação multinível de nota fiscal de entrada, não será cancelado ou excluído o documento. A rotina gera uma situação de reprovação na ação individual do usuário. Ou seja, o estado da aprovação individual do nível do usuário fica como Reprovada, e não poderá ficar fechada. Caso desejar modificar a situação de sua aprovação para Aprovada, é necessário utilizar a rotina de aprovação para a nota fiscal de entrada (F440APR).

Tempo do retorno de resposta

Há uma latência entre o evento que alterou um documento a ser aprovado no sistema e o efetivo envio da tarefa, assim como há também entre a resposta do usuário da tarefa e o sistema. Essa latência dependerá do tempo dos processos agendados e do volume de eventos ou tarefas a processar. Porém, no aplicativo as operações são efetuadas sem a necessidade de aguardar uma resposta direta do sistema.

Envio de pendências para processos personalizados

O Gestão Empresarial permite o envio de pendências (tarefas) para qualquer processo personalizado através dos recursos de controle, envio e recepção do próprio sistema. Desta forma, é possível, para um processo customizado ou personalizado que exige a aprovação de algum documento (alvo do processo), bloquear, gerar pendências e aprovar ou cancelar seu documento. Para que essa rotina seja realizada é necessário:

Registro do processamento

Em caso de erros críticos no processamento, o processo agendado interrompe sua execução e em seu registro de execução encontra-se a origem do erro. Para detalhes mais específicos do problema ou erro, verifique no log de processamento do processo, que está disponível no diretório de logs do sistema, configurado na Central de Configurações Senior.

Para cada execução são gerados dois arquivos, sendo um para o processo de envio e outro para o processo de retorno. Os arquivos possuem a seguinte sintaxe: EVENTOSWF20-PROCESSAMENTO-ENVIO-AAAAMMDDTHHNNSS-XXXXXXXX-NNNN.log para processamento do envio (tipo de processo 113) e EVENTOSWF20-RETORNO-PROCESSAMENTO-AAAAMMDDTHHNNSS-XXXXXXXX-NNNN.log para processamento do retorno (tipo de processo 114). Em que:

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