BI - Manual do Usuário > Carga dos dados > Gestão Empresarial | ERP > Agronegócio e sementes > Recebimento de grãos

Regra da carga do Data Mart de Recebimento de grãos

O sistema faz a carga das informações dos recebimentos de produtos que entram pela balança do sistema Gestão Empresarial | ERP. Trazendo os dados das classificações dos produtos (E113ICL), realizada durante a entrada pela balança e que ficam armazenadas nas tabelas de Controle de entrada e saída (E115CES) e Controle de entrada e saída Itens de classificação (E115ICL), onde a aplicação do item de classificação for Classificação ou Ambos (E113ICL.APLCLA = "C" ou "A").

As principais tabelas do sistema são:

Nota

Recomendamos que a extração automática de dados deste Data Mart seja diária (até o dia anterior).

A cada execução de carga do Data Mart de Recebimento de grãos, o sistema remove os registros conforme o período da carga, considerando o campo Data de entrada da tabela Controle de entrada e saída.

É obrigatório que na implantação do sistema de Gestão Empresarial | ERP, os cadastros de Fornecedor (E095FOR) e Cliente (E085CLI) sejam considerados iguais. Assim, o campo Indicativo se os códigos de cliente e fornecedor são iguais precisa estar marcado como "Sim" na tabela de filial (E070FIL.VENCIFI = "S");

O cadastro de Fornecedor é considerado como Produtor e o campo Data de entrada da tabela controle de entrada e saída é considerado como base para as cargas e análises.

Apenas serão carregadas as entradas que possuírem uma classificação. Não sendo consideradas as entradas pela balança sem classificação.

Não utilize os códigos *P* (para produtos) ou *S* (para serviços) para cadastrar uma origem ou família. Estes valores já são utilizados internamente pelo sistema. Além disso, caso seja cadastrado com um código composto apenas de espaços (indiferente da quantidade), estes valores são considerados como vazios e substituídos por estes códigos já utilizados pelo sistema.

A Regra também tem a função de apresentar as definições do Modelo Dimensional.

Modelo Dimensional

O Data Mart de Recebimento de grãos possui 24 tabelas com uma determinada sequência. Seus campos e definições, chaves primárias e estrangeiras das Tabelas Fatos estão no objeto de cada tabela no Diagrama Dimensional.

Sequência das tabelas:

  1. DI_JURFIS
  2. DI_SIMNAO
  3. DI_TIPPRO
  4. DI_SITNFC
  5. DI_ORICES
  6. DI_TIPDEV
  7. DI_E070EMP
  8. DI_E070FIL
  9. DI_APLCLA
  10. DI_E113ICL
  11. DI_E085CLIREG
  12. DI_E085CLIUF
  13. DI_E085CLICID
  14. DI_E095FOR
  15. DI_E095ORM
  16. DI_E113SAF
  17. DI_E083ORI
  18. DI_E012FAM
  19. DI_E015MED
  20. DI_INDPRODSER
  21. DI_PRODSER
  22. DI_E075DER
  23. DI_E205DEP
  24. FT_RGR

Fato

É a tabela central no modelo EstrelaModelo Dimensional em que todas as tabelas relacionaciom-se diretamente com as tabelas Fato. ou SnowflakeModelo Dimensional em que as tabelas relacionam com as tabelas Fato, porém algumas tabelas Dimensão relacionam-se apenas entre si. Isto ocorre com objetivo de normalizar das tabelas dimensionais, visando diminuir o espeaço ocupado por estas tabelas., responsável por armazenar as informações quantitativas para análise dimensional e, assim, disponibilizar informações significativas e com medições necessárias para avaliar determinado assunto, quando relacionada a Dimensão.

Dimensão

Os registros a serem inseridos nas Tabelas Dimensão são verificados a fim de analisar se já existem na base, através da sua chave primária. Caso existam, o sistema verifica se o registro precisa ser atualizado, através de uma comparação do seu valor atual com o valor já carregado pela Stage. Não havendo necessidade, o sistema inclui esses registros.

Este artigo ajudou você?