BI - Manual do Usuário > Carga dos dados > Gestão Empresarial | ERP > Varejo > Gerenciamento de vendas

Regra da carga do Data Mart de Gerenciamento de vendas

Faz a carga dos registros que indicam as metas, atendimentos e vendas do sistema Gestão Empresarial | ERP, originados da integração com o Gestão de Lojas. Na carga são considerados como atendimentos, todos os pedidos/orçamentos realizados, independente de serem convertidos em vendas ou cancelados, os cupons de venda direta e as notas fiscais de simples faturamento para entrega futura.

Para as metas são carregados todos os níveis cadastrados considerando o valor do nível mais detalhado, exceto para metas do tipo serviço (E130DME.PROSER = "S") em que começam a ser informadas por agrupamentos. No sistema Gestão Empresarial | ERP, as metas são informadas por mês e transformadas a nível dia, realizando uma divisão pelo número de dias do mês carregado. Os níveis são:

Em todas as cargas são consideradas as configurações da filial, que informa se existe integração com o sistema Gestão de Lojas (E000SIS.TIPINT = "2").

Importante

O cubo Gerenciamento de Vendas - Realizado x Metas está disponível apenas para o Dossier. Para os dashboards é utilizado o cubo Gerenciamento de Vendas.

As tabelas principais do sistema de origem são:

Período de extração

Recomendamos que a extração automática de dados deste Data Mart seja diária, com o período do mês anterior até o dia atual e com execução após o horário comercial.

Nota

A cada execução, o sistema remove os registros do Data Mart de acordo com o período da carga, considerando o campo Data.

A Regra também tem a função de apresentar as definições do Modelo Dimensional.

Modelo Dimensional

A tabela Stage é responsável por manter, temporariamente, os dados que serão incluídos no Modelo Dimensional, que é composto pelas Tabelas Fato e Dimensão com as informações para análise. O Data Mart de Recebimento possui 15 tabelas com uma determinada sequência. Seus campos e definições, chaves primárias e estrangeiras das Tabelas Fatos estão no objeto de cada tabela no Diagrama Dimensional.

Sequência das tabelas:

  1. DI_VARSER
  2. DI_PROSER
  3. DI_TIPAME
  4. DI_E070EMP
  5. DI_E070FIL
  6. DI_E090REP
  7. DI_E083ORI
  8. DI_E012FAM
  9. DI_E015MED
  10. DI_SIMNAO
  11. DI_TIPPRO
  12. DI_INDPRODSER
  13. DI_PRODSER
  14. DI_E013AGP
  15. DI_E075DER
  16. DI_E085CLIREG
  17. DI_E085CLIUF
  18. DI_E085CLICID
  19. DI_E026RAM
  20. FT_GEV_REALIZADO
  21. FT_GEV_METAS

Observação

Os campos nulos no sistema de origem são considerados não obrigatórios pelo BI e preenchidos com uma descrição padrão, por exemplo "vazio".

Fato

É a tabela central no modelo EstrelaModelo Dimensional em que todas as tabelas relacionaciom-se diretamente com as tabelas Fato. ou SnowflakeModelo Dimensional em que as tabelas relacionam com as tabelas Fato, porém algumas tabelas Dimensão relacionam-se apenas entre si. Isto ocorre com objetivo de normalizar das tabelas dimensionais, visando diminuir o espeaço ocupado por estas tabelas., responsável por armazenar as informações quantitativas para análise dimensional e, assim, disponibilizar informações significativas e com medições necessárias para avaliar determinado assunto, quando relacionada a Dimensão.

Dimensão

Os registros a serem inseridos nas Tabelas Dimensão são verificados a fim de analisar se já existem na base, através da sua chave primária. Caso existam, o sistema verifica se o registro precisa ser atualizado, através de uma comparação do seu valor atual com o valor já carregado pela Stage. Não havendo necessidade, o sistema inclui esses registros.

Este artigo ajudou você?