Conferência de valores do dossier Conta a receber
Apresenta a tela do sistema de origem e lista o relatório do MicroStrategy para que a conferência dos valores carregados para a base possa ser realizada após uma execução de carga.
Para realizar essa conferência com a base de origem é necessário verificar os dados dos relatórios de conferência do MicroStrategy com os valores listados na tela do sistema Gestão Empresarial | ERP. Sendo que para a validação é preciso avaliar os valores apresentados nesses dois locais:
Para conferir o valor de entrada deve ser escolhido um mês para fazer a conferência e realizar a soma dos valores dos movimentos de entrada, onde o módulo da transação seja CRE e CRP. Além disso esses movimentos devem ter a data de vencimento dentro do mês que deseja fazer a conferência.
Tela ERP
Acesse a tela Consulta de Movimento de Títulos do Contas a Receber (F302CMT), em Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Movimentos, e preencha os campos da seguinte maneira:
- Movimento: informe o 1º e último dia do mês do período de extração, com data inicial e final (não utilizar o mês atual);
Nota
O período da carga a qual o movimento se refere é o mesmo do qual foram extraídas as informações, ou seja, todo o período em que foi realizada a carga das informações via ETL.
Exemplo:Supõe-se que foram extraídas informações de janeiro à dezembro do ano de 2014. Depois, extraíram-se informações de 2015 (janeiro à dezembro) e, por fim, de 2016 (somente janeiro).
Neste caso, no campo Movimento deve-se informar o período de 01/01/2014 até 31/01/2016, pois este é o período que corresponde à carga.
- Opção: informe "Outros";
- Pressione o botão Seleção e na tela informe a filial. Clique em OK;
- Clique em Mostrar;
- Na grade são apresentados os movimentos de entrada;
- Clique com o botão direito no cabeçalho da grade e selecione a opção "Exportar dados para arquivo .xlsx";
- Para realizar a comparação dos valores das contas, é necessário descobrir o campo Adiciona ou Subtrai (RECDEC) de cada transação e para isso:
- Acesse a tela Consulta e Manutenção de Transações (F001MTR), em Cadastros > Transações > Manter Transação;
- No campo Módulo informe "CRP" e clique em Mostrar (deixe o campo Transação vazio);
- Novamente, no campo Módulo informe "CRE" e clique em Mostrar (deixe o campo Transação vazio);
- Na grade da tela, guia Contas a Receber, serão exibidas todas as transações do módulo acima determinado;
- Role a barra de rolagem para a direita até encontrar a coluna Ad/Sub CR e a arraste para ser a primeira coluna da grade, antes da coluna Descrição;
- Salve o valor da transação e da coluna Ad/Sub CP (com valores 1 e 2). Eles serão utilizados em seguida.
Observação
Esse passo deve ser realizado para todos os módulos ("CRP", "CRE").
- Com o movimentos no arquivo .xlsx, faço o cálculo do valor:
- Filtre as linhas da planilha em que a data do vencimento (coluna Vencto) esteja dentro do mês que deseja conferir;
- Some o valor do campo Valor das linhas em que a transação tenha o RECDEC (Ad/Sub CR) igual a 1;
- Some o valor do campo Valor das linhas em que a transação tenha o RECDEC (Ad/Sub CR) igual a 2;
- Faça a diferença das duas somas e, assim, obtenha o valor das entradas no mês escolhido.
- Faça a comparação desse valor com o de entrada do relatório de conferência no MicroStrategy.
Para conferir o valor de baixa deve ser escolhido um mês para fazer a conferência e realizar a soma dos valores dos movimentos de baixa, onde o módulo da transação seja CRB. Além disso esses movimentos devem ter a data de pagamento dentro do mês que deseja fazer a conferência.
Tela ERP
Acesse a tela Consulta de Movimento de Títulos do Contas a Receber (F302CMT), em Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Movimentos, e preencha os campos da seguinte maneira:
- Pressione o botão Seleção;
- Informe a filial, o período que deseja conferir no campo Pagamentoe clique em OK. Informe o 1º e último dia do mês do período de extração, com data inicial e final (não utilizar o mês atual) e Clique em OK;
Nota
O período da carga a qual o pagamento se refere é o mesmo do qual foram extraídas as informações, ou seja, todo o período em que foi realizada a carga das informações via ETL.
Exemplo:Supõe-se que foram extraídas informações de janeiro à dezembro do ano de 2014. Depois, extraíram-se informações de 2015 (janeiro à dezembro) e, por fim, de 2016 (somente janeiro).
Neste caso, no campo Pagamento deve-se informar o período de 01/01/2014 até 31/01/2016, pois este é o período que corresponde à carga.
- Opção: informe "Baixas";
- Clique em Mostrar;
- Na grade são apresentados os movimentos de baixa;
- Clique com o botão direito no cabeçalho da grade e selecione a opção "Exportar dados para arquivo .xlsx";
- Para realizar a comparação dos valores das contas, é necessário descobrir o campo Adiciona ou Subtrai (RECDEC) de cada transação e para isso:
- Acesse a tela Consulta e Manutenção de Transações (F001MTR), em Cadastros > Transações > Manter Transação;
- No campo Módulo informe "CRB" e clique em Mostrar (deixe o campo Transação vazio);
- Na grade da tela, guia Contas a Receber, serão exibidas todas as transações do módulo acima determinado;
- Role a barra de rolagem para a direita até encontrar a coluna Ad/Sub CR e a arraste para ser a primeira coluna da grade, antes da coluna Descrição;
- Salve o valor da transação e da coluna Ad/Sub CP (com valores 3 e 4). Eles serão utilizados em seguida.
- Com os movimentos no arquivo .xlsx, faço o cálculo do valor:
- Filtre as linhas da planilha em que a data do pagamento (coluna Pagamento) esteja dentro do mês que deseja conferir;
- Some o valor do campo Valor das linhas em que a transação tenha o RECDEC (Ad/Sub CR) igual a 4;
- Some o valor do campo Valor das linhas onde a transação tenha o RECDEC (Ad/Sub CR) igual a 3;
- Faça a diferença das duas somas e, assim, obtenha o valor das baixas no mês escolhido.
Faça a comparação desse valor com o de baixa do relatório de conferência no MicroStrategy.
Relatório MicroStrategy
Acesse o relatório CRE - RL - Conferência de valor, em Relatórios compartilhados > Conferência, e informe os campos Empresa e Filial, conforme informado na tela do ERP.
Sua ordenação de valores é feita pelo mês.

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